The Gaslight Anthem: Por Que Ouvir?

The Gaslight Anthem: Por Que Ouvir?

por Bruno Marise

O Gaslight Anthem é uma banda de Rock Alternativo formada em 2006, na cidade de New Jersey, Estados Unidos. O grupo participou de grandes festivais como Glastonbury, Lollapalooza e Austin City Limits entre outros. Incrivelmente, a banda ainda é praticamente desconhecida no Brasil, quase nunca sendo citada entre os principais veículos especializados.

O som da banda tem como base o punk rock (The Clash principalmente), pitadas de folk e uma forte influência de Bruce Springsteen. No disco de estreia, Sink or Swim (2007), essa pegada mais crua é bastante evidente, porém, já se percebe um cuidado especial com as letras do principal compositor e líder Brian Fallon e melodias mais bem trabalhadas que dão uma atmosfera bem particular às canções. O debut teve uma boa, porém tímida, recepção, e a banda só foi ser reconhecida no ano seguinte, com o segundo trabalho, The 59′ Sound (2008). O disco tem uma produção mais vintage, e um senso melódico ainda mais forte, deixando as guitarras e a distorção em segundo plano, mas sem perder a pegada característica da banda. O relativo sucesso fez com que o Gaslight excursionasse com o Social Distortion e teve até a participação do ídolo Bruce Springsteen no seu show em Hyde Park.

A partir do terceiro disco, American Slang (2010) e principalmente em Handwritten (2012), o Gaslight Anthem foi deixando de lado sua verve mais punk e investindo nas influências de rock dos anos 70, com músicas mais cadenciadas e harmonias mais elaboradas. Get Hurt (2014) seguiu na mesma linha, e depois de um hiato de 9 anos, o grupo retornou com o excelente History Books (2023), que inclusive entrou na lista de Melhores de 2023 do colega Emerson Lopes. É uma pena que uma banda que consegue fazer um som acessível, com muita qualidade nas composições e atitude que não deixa nada devendo pra nenhum grupo “true” seja praticamente desconhecida aqui no Brasil.

Por Onde Começar?

61X6QD4eDqL

Mesmo considerando American Slang (2010) o melhor álbum da banda, é também o de mais difícil assimilação. Eu mesmo demorei algumas audições para apreciá-lo. Recomendo começar pelo disco de estreia, que tem uma pegada mais urgente e melodias cativante que vão deixar as músicas presas na sua cabeça por dias. Se gostar, corra atrás de toda a discografia que vale a pena, e muito.

 The Gaslight Anthem

Gênero: Rock Alternativo/Folk Punk

Origem: New Jersey – EUA

Atividade: 2006 – Atualmente

Discografia:

Sink Or Swim [2007]

Señor And The Queen (EP) [2008]

The 59′ Sound [2008]

American Slang [2010]

Handwritten [2012]

Get Hurt [2014]

History Books [2023]

Para quem gosta de: Bruce Springsteen, Against Me!, Chuck Ragan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.