Box Set: Thin Lizzy – Live And Dangerous [2023]

Box Set: Thin Lizzy – Live And Dangerous [2023]

Por Marcello Zapelini

A data era 2 de junho de 1978, e nas lojas de discos havia um álbum duplo com uma capa em que aparecia um sujeito ajoelhado, vestido de preto e com um baixo apontando para cima. Live and Dangerous tinha sido finalmente lançado pelo Thin Lizzy. E quem comprou o disco na época muito provavelmente não foi às lojas para procurar pelo novo lançamento de algum astro da disco music, e sim buscava rock na veia. O disco vendeu bem – apesar de só ter chegado ao 84º lugar nos EUA, ficou em segundo na parada britânica (a trilha sonora de Grease evitou que chegasse à liderança).

O Thin Lizzy ralava desde o final dos anos 60, levado pelo mago Phil Lynott (baixo/vocais, a figura central na capa do disco) e pelo baterista Brian Downey. Após ter perdido seu guitarrista original (o excelente, mas um pouco subestimado, Eric Bell), o Lizzy passou por um período complicado até estabilizar a formação com dois ótimos músicos, o explosivo escocês Brian “Robbo” Robertson e o tranquilo californiano Scott Gorham. Após lançar cinco discos de estúdio em pouco mais de três anos (Nightlife, Fighting, Jailbreak, Johnny The Fox e Bad Reputation), o Lizzy confirmava o que quem tinha assistido aos shows já sabia: a banda era absurdamente boa. Mas, verdade seja dita, era no palco que o grupo rendia seu potencial.

Capa do LP original

De acordo com o que os músicos sobreviventes lembram, Phil Lynott queria um álbum ao vivo desde que ficou de saco cheio de ouvir “Show me the Way”, do megassucesso Frampton Comes Alive em toda rádio que ligava. Ele sabia que sua banda podia fazer melhor que o ex-Humble Pie. O sucesso de Jailbreak, em 1976, fez Lynott acreditar que era a hora de lançar um ao vivo para acabar com a concorrência. Assim, em novembro de 1976, o Lizzy se apresentou no Hammersmith Odeon, e três shows foram gravados (um álbum ao vivo seria lançado a partir dele, mas Lynott ficou doente com hepatite, e, sem nada para fazer, compôs as músicas de Johnny The Fox, preferindo assim lançar mais um disco de estúdio); outras apresentações em outubro de 1977 nos EUA e Canadá renderiam mais gravações. Por fim, um show no Rainbow em março de 1978 completou a série; este show foi filmado para que se tivesse a possibilidade de um filme-concerto. Meses depois, em outubro, a banda se apresentaria em Sydney, na Austrália, onde mais um show seria gravado e filmado e recentemente relançado em um pacote CD+DVD+Blu-Ray com o áudio e o vídeo do show, mais o documentário “Songs for While I’m Away” no álbum The Boys are Back in Town.

Live and Dangerous saiu com gravações feitas no Hammersmith, no Tower Theatre da Filadélfia (em 1977) e no Rainbow – ainda que, nos créditos originais, não seja mencionada as gravações do Tower Theatre e sim a do Seneca College. Na box, as datas de gravação das músicas são apresentadas – mas, curiosamente, os shows do Tower não estão datados nesses créditos, e nem todas as músicas que aparecem no álbum original estão repetidas nos CDs dedicados a cada apresentação para comparar e determinar qual versão foi usada. O que fica nítido é: se você ouve as diferentes versões de cada música, fica difícil escolher a melhor…

As mídias do box aqui tratado

Ao longo do tempo, as gravações renderam novas edições. Em 2007 foi lançado Still Dangerous, com parte do show de 20 de outubro no Tower Theatre, e posteriormente, já em 2011, Live and Dangerous recebeu uma edição Deluxe que acrescentou duas músicas de Bad Reputation (a faixa-título e “Opium Trail”), bem como um DVD com a apresentação no Rainbow. Por fim, em 2023 foi lançada uma Super Deluxe Edition que trouxe o álbum original acompanhado dos sete shows gravados em oito discos – alguns deles incompletos, por “problemas técnicos”, conforme o livreto que acompanha a box, e em alguns casos evitou-se repetir a música no CD do show original. Como é comum nesses casos, há muita repetição, pois somente 23 músicas diferentes foram registradas (das quais 17 formaram o disco original), e o leitor vai perguntar: vale a pena investir na box? Para o fã ocasional, talvez não, mas para quem gosta do Lizzy, ou simplesmente está atrás de um álbum fantástico, a resposta é um enfático sim.

Em primeiro lugar, existe a controvérsia que cerca o disco há anos: quão ao vivo ele realmente é? Alguns afirmam que, à parte a bateria de Brian Downey, todo o resto foi refeito em estúdio. Scott Gorham e Brian Robertson negam. Admite-se que Phil Lynott corrigiu alguns erros nos vocais e no baixo (afirmou-se que inclusive ele colocou sua voz nos backing vocals!) em estúdio, que Gorham e Robertson de fato regravaram alguns trechos de guitarra, mas a maioria do que se ouve no álbum realmente foi registrado nos shows, e culpam Tony Visconti por espalhar a ideia de que o disco fora quase integralmente regravado. Robbo afirma que não ficou mais do que quinze minutos fazendo overdubs. Há correções? Sim, mas não parece haver tantas mexidas assim. É claro, há o caso de “Southbound”, registrada num soundcheck no Tower Theatre e que teve o som da plateia mixado depois, mas isso foi porque Lynott queria oferecer mais música para os compradores do disco. As músicas que reaparecem nos shows podem ser comparadas com as do LP original para verificar as mexidas de estúdio – mas confesso não tê-lo feito.

Propaganda do LP

Em segundo lugar, os próprios shows: os três primeiros CDs, gravados no Hammersmith Odeon em novembro de 1976, foram registrados na turnê de Johnny The Fox, e especialmente o terceiro show, de 15 de novembro, é simplesmente apoteótico. Nenhum dos três shows está apresentado na íntegra, e, evidentemente, o repertório não inclui nada de Bad Reputation, mas são uniformemente bons e merecem uma audição atenta; o Lizzy não era uma banda de improvisos, mas existem diferenças entre as músicas em cada show. Os shows no Hammersmith foram abertos pelos americanos do Clover, e seu vocalista, um certo Huey Lewis (que faria sucesso nos anos 80 com uma banda própria), dá uma canja na harmônica em “Baby Drives Me Crazy”, com direito a ser apresentado como parte da gangue por Lynott.

As duas apresentações no Tower Theatre (Philadelphia) e no Seneca College (em Toronto, Canadá) em outubro de 1977 foram extraídas da turnê de “Bad Reputation”, e as músicas deste álbum estão muito bem em suas versões ao vivo. Quanto ao show no Rainbow, o setlist é idêntico ao do álbum original; conforme consta do livreto da box, esse show foi realizado com o intuito específico de ser filmado, pois havia o plano de lançar a filmagem para acompanhar o álbum ao vivo original. Esses quatro shows permitem comparar a evolução do Lizzy em 1977 e 1978 com as gravações de 1976, mostrando que a banda não perdera nada do seu poder ao vivo, e ganhava com o novo repertório. Afinal, começar com uma quase balada como “Soldier of Fortune”, como fazem nos shows de 1977, não é para qualquer um.

Imagens do livreto do box

O terceiro ponto é a performance sensacional dos músicos. O Thin Lizzy ao vivo era muito superior ao do estúdio, e os quatro estão no seu auge: Lynott reafirma a fama de ser um dos maiores frontmen da história, levando o público na palma da mão – e além de seu baixo estar perfeito, seu trabalho vocal é fantástico, transbordando de feeling. As guitarras de Robertson e Gorham se entrelaçam de forma quase telepática, cada um tendo seus momentos de brilho nos solos, e Downey, por sua vez, é fenomenal em cada show do início ao fim – sou só eu ou vocês também acham que ele merecia mais destaque na lista de melhores bateristas do rock? Suas bases são fortes e conferem peso quando necessário, e seus solos são verdadeiras obras-primas de concisão e habilidade, mostrando que você não precisa tentar ser John Bonham e fazer um solo de vinte minutos para provar que é bom baterista. Confira as versões de “Sha La La” e “Bad Reputation” nos diferentes shows.

Em quarto lugar, há o repertório apresentado. De Vagabonds of the Western World a Bad Reputation, nada menos do que seis discos do Lizzy estão cobertos pelo álbum duplo, em versões superiores às de estúdio – basta conferir músicas como “Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed”, mais pesada do que a original, mas ainda assim funky até o talo. No álbum de 1978, apenas duas faixas de Bad Reputation estavam presentes, mas na box tem-se versões para mais três, e todas dentre as melhores do disco: a faixa-título, “Opium Trail” e “Soldier of Fortune”. Jailbreak, o LP de maior sucesso da banda, é representado por cinco músicas indispensáveis. Para completar, ainda se tem “Are You Ready”, que a banda nunca gravara antes, e mais duas músicas que já eram tocadas em shows, mas também não tinham registro oficial, “Baby Drives me Crazy” (com Lynott provocando e inspirando a plateia), e “Me and the Boys (Were Wondering How You and the Girls are Getting Home From Here Tonight)”, que saiu como lado B do single com “Rosalie”, mas não apareceu no disco original (foi lançada em “). Pelo que se confere no Setlist.fm, no todo tem-se uma boa reprodução dos shows das duas turnês.

Gatefold interno do LP

Por fim, como não destacar a própria apresentação da box? Os oito CDs (acomodados numa capa) são ilustrados pelo clássico selo da Vertigo com os discos voadores de Roger Dean, e o livreto (48 páginas em capa dura) traz dezenas de fotos, como no LP original. Embora tiradas em diferentes apresentações, as fotos são apresentadas na ordem das músicas que a banda estava tocando quando foram tiradas. O texto narra a história da gravação do disco e traz memórias de Gorham, Downey e Robertson, bem como do produtor Tony Visconti, falando também da sua recepção pelo público e mídia, além de trazer um breve histórico do grupo. Os problemas de Robertson com Phil Lynott são detalhados ao longo do texto, e fica nítido que Scott Gorham adorava trabalhar com o escocês nervosinho e o defendeu enquanto pôde. Também há vários posters e anúncios de shows reproduzidos no livreto, tornando-o muito interessante. O título e a foto de capa são também discutidos: originalmente seria chamado apenas Thin Lizzy Live, ganhando o Dangerous para marcar presença em relação a bandas punk como The Clash; a capa seria uma foto de toda a banda, mas na hora de decidir, todos concordaram que a foto de Phil estava perfeita – embora ele não tenha gostado da ideia de aparecer em destaque.

Live and Dangerous é presença obrigatória na coleção de quem gosta de rock, e essa edição completa vale cada centavo para os fãs da banda e recompensa o sacrifício dos suados reais para o ouvinte ocasional. Agora, com licença, tenho que colocar “The Rocker” para tocar novamente.

Contra-capa do box

Track list

Live And Dangerous (Released 2nd June 1978)
1-1 Jailbreak 4:46
1-2 Emerald 4:20
1-3 Southbound 4:50
1-4 Rosalie (Cowgirl’s Song) 3:57
1-5 Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In Its Spotlight) 3:54
1-6 Massacre 2:56
1-7 Still In Love With You 7:40
1-8 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 3:39
1-9 Cowboy Song 4:53
1-10 The Boys Are Back In Town 4:41
1-11 Don’t Believe A Word 2:18
1-12 Warrior 4:08
1-13 Are You Ready 2:38
1-14 Suicide 5:17
1-15 Sha La La 5:21
1-16 Baby Drives Me Crazy 7:14
1-17 The Rocker 3:43

Hammersmith Odeon, London (Recorded 14th November 1976)
2-1 Jailbreak 4:33
2-2 Massacre 3:30
2-3 Emerald 4:15
2-4 Johnny 4:22
2-5 It’s Only Money 3:26
2-6 Still In Love With You 9:10
2-7 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 4:16
2-8 The Boys Are Back In Town 5:04
2-9 Rosalie (Cowgirl’s Song) 5:08
2-10 Suicide 5:29
2-11 Warriors 4:38
2-12 Sha La La 6:29
2-13 Baby Drives Me Crazy 8:53

Créditos das gravações

Hammersmith Odeon, London (Recorded 15th November 1976)
3-1 Jailbreak 4:26
3-2 Massacre 3:26
3-3 Emerald 3:31
3-4 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 4:09
3-5 The Boys Are Back In Town 4:58
3-6 Rosalie (Cowgirl’s Song) 5:22
3-7 Suicide 5:18
3-8 Warriors 4:31
3-9 Sha La La 7:01
3-10 Baby Drives Me Crazy 9:20
3-11 Me And The Boys (Were Wondering How You And The Girls Were Getting Home From Here Tonight) 8:07
3-12 The Rocker 4:33

Hammersmith Odeon, London (Recorded 16th November 1976)
4-1 Jailbreak 4:22
4-2 Massacre 3:24
4-3 Emerald 4:19
4-4 Johnny 4:27
4-5 It’s Only Money 3:32
4-6 Still In Love With You 9:27
4-7 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 4:24
4-8 The Boys Are Back In Town 4:59
4-9 Rosalie (Cowgirl’s Song) 5:08
4-10 Suicide 5:18
4-11 Warriors 4:35
4-12 Sha La La 7:03
4-13 Baby Drives Me Crazy 9:57
4-14 Me And The Boys (Were Wondering How You And The Girls Were Getting Home From Here Tonight) 7:31

Tower Theatre, Philadelphia (Recorded 20th October 1977)
5-1 Soldier Of Fortune 5:58
5-2 Jailbreak 4:55
5-3 Johnny 4:05
5-4 Warriors 4:24
5-5 Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In Its Spotlight) 4:18
5-6 Massacre 3:16
5-7 Still In Love With You 7:58
5-8 Cowboy Song 4:55
5-9 The Boys Are Back In Town 4:55
5-10 Opium Trail 4:50
5-11 Don’t Believe A Word 2:27
5-12 Emerald 4:32
5-13 Bad Reputation 6:03
5-14 Baby Drives Me Crazy 7:18

Tower Theatre, Philadelphia (Recorded 21st October 1977)
6-1 Soldier Of Fortune 5:22
6-2 Jailbreak 4:40
6-3 Johnny 2:17
6-4 Warriors 4:18
6-5 Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In Its Spotlight) 4:37
6-6 Massacre 3:20
6-7 Still In Love With You 8:18
6-8 Cowboy Song 5:17
6-9 The Boys Are Back In Town 5:07
6-10 Opium Trail 5:13
6-11 Don’t Believe A Word 2:47
6-12 Emerald 4:53
6-13 Bad Reputation 6:03
6-14 Baby Drives Me Crazy 8:59
6-15 Me And The Boys (Were Wondering How You And The Girls Were Getting Home From Here Tonight) 6:54

Seneca College Field House, Toronto (Recorded 28th October 1977)
7-1 Soldier Of Fortune 5:23
7-2 Jailbreak 5:01
7-3 Emerald 4:38
7-4 Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In Its Spotlight) 4:38
7-5 Massacre 3:13
7-6 Still In Love With You 7:58
7-7 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 3:53
7-8 Warriors 4:13
7-9 Opium Trail 4:37
7-10 Cowboy Song 4:59
7-11 The Boys Are Back In Town 5:00
7-12 Don’t Believe A Word 2:33
7-13 Bad Reputation 6:13
7-14 Are You Ready 4:46
7-15 Me And The Boys (Were Wondering How You And The Girls Were Getting Home From Here Tonight) 6:17
7-16 The Rocker 3:56

Rainbow Theatre, London (Recorded 29th March 1978)
8-1 Jailbreak 4:58
8-2 Emerald 4:22
8-3 Southbound 4:46
8-4 Rosalie (Cowgirl’s Song) 4:38
8-5 Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In Its Spotlight) 3:54
8-6 Massacre 3:12
8-7 Still In Love With You 7:44
8-8 Johnny The Fox Meets Jimmy The Weed 3:52
8-9 Don’t Believe A Word 2:43
8-10 Warriors 4:10
8-11 Cowboy Song 5:00
8-12 The Boys Are Back In Town 5:06
8-13 Suicide 5:07
8-14 Are You Ready 2:59
8-15 Sha La La 5:25
8-16 Baby Drives Me Crazy 6:10
8-17 The Rocker 4:05

Um comentário em “Box Set: Thin Lizzy – Live And Dangerous [2023]

  1. Hoje que me dei conta de que não tinha mencionado um aspecto importante sobre o show de Sydney mencionado no texto: a gravação foi feita após a saída definitiva de Brian Robertson, com Gary Moore no seu lugar, e Brian Downey estava temporariamente afastado da banda, tendo sido substituído por Mark Nauseef, recém dispensado – junto com Ray Fenwick e John Gustafsson – da Ian Gillan Band!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.