Pior Música de Cada Disco: Pink Floyd (Parte I)

Pior Música de Cada Disco: Pink Floyd (Parte I)

Por André Kaminski

Discos em sua maioria caprichados, letras bem pensadas, arranjos milimetricamente encaixados, sensibilidade em meio a toda a técnica progressiva… este é o Pink Floyd. Dentre tantas bandas, parece até meio injusto colocá-los nesta seção e ter o trabalho de pinçar as piores músicas (ou as boas mas que não se destacaram tanto) de um quarteto que tanto caprichava neste quesito. Mas encararei o desafio e tentarei justificar as minhas escolhas da melhor forma possível dentro do meu limitado conhecimento artístico.


The Piper at the Gates of Dawn [1967] – Flaming

Tenho um carinho especial por este disco por demonstrar um Pink Floyd mais divertido e menos sério e “sisudo” da era Waters. Era outra banda com Syd compondo quase tudo que temos aqui. Adoro as improvisações de “Interstellar Overdrive” ou aquela sonoridade meio folk de “The Gnome”. Mas dentre as coisas de Barrett, só mesmo “Flaming” não me agrada muito por considerá-la meio bobinha até para as coisas de Syd. Porém, o restante do álbum só me faz lamentar mesmo termos perdido um gênio musical que nos deixou uma obra pequena, mas importantíssima para a música e para o rock.


A Saucerful of Secrets [1968] – Jugband Blues

Que me perdoem novamente os fãs de Syd, mas “Jugband Blues” não me vai.  O pessoal da orquestra de metais sem saber o que fazer, tocaram qualquer coisa que soasse “psicodélica” e saiu essa coisa meio esquisita já vinda de um Syd atormentado mentalmente. Não nego a representatividade da letra, uma espécie de despedida dele com a banda, como se previsse que logo sairia, mas acabou que me sinto mais chateado de uma canção como esta entrar no disco mesmo que fosse mais por consideração ao Barrett do que constatar o quanto ele estava mal e o ajudassem de outra forma.


More [1969] – Party Sequence

Nunca fui muito chegado na trilha sonora do filme que a banda toda gravou. Não assisti ao filme para ver se encaixa na cena. Então fica aí esta passagem simplória de bongôs e flauta.


Ummagumma [1969] – The Grand Vizier’s Garden Party

Na parte “de estúdio” da banda, esta de Nick Mason é a piorzinha a meu ver das três. Tendo Waters, Gilmour e Wright para “competir” entre qual criou a melhor canção, dá de ver que ele era o menos criativo dos três. Não chego a achar que a música toda é fraca, gosto das partes com o mellotron. Entretanto, não dá de competir com “Sysyphus” (a melhor de todas) ou com “Grantchester Meadows” em termos de qualidade.


Atom Heart Mother [1970] – Fat Old Sun

Não sou lá grande fã do disco da vaca, mas tem coisas boas nele. Porém, acho “Fat Old Sun” uma faixa bem esquecível em todos os aspectos. Waters e Mason nem tocaram na música, que foi gravada apenas por Gilmour fazendo quase tudo e por Wright no Hammond. Tudo aqui é muito levinho e açucarado, até o vocal de David.


Meddle [1971] – Seamus

Adoro Meddle, é o meu favorito do Floyd. Nela tem a minha canção favorita da banda, “One of These Days” que já ouvi incontáveis vezes. Mas vamos ser honestos: mesmo que você ache engraçadinho o blues do cachorro, não dá para colocar outra nesta seção que não seja “Seamus”. No vídeo acima, temos a versão sem letra e com Wright “tocando” o cachorro.


Obscured by Clouds [1972] – Absolutely Curtains

Aqui eu tive dúvidas entre esta e “Mudman”. Acabei optando por esta porque ela dá a impressão que o Floyd logo vai explodir em algum instrumental empolgante e essa hora nunca chega. Além disso, esse instrumental psico-espacial da banda não combina em nada com os cânticos tribais ao final.

8 comentários sobre “Pior Música de Cada Disco: Pink Floyd (Parte I)

  1. Curioso que concordei com a maior parte das escolhas!! Minhas divergências:
    – “The Piper at the Gates of Dawn” – já foi “Bike”, hoje é a do Waters, “Take Up Thy Stethoscope and Walk”. Mudei de opinião porque passei a considerar a primeira divertida, ao passo que não vejo nada de interessante na segunda. Nunca vi problema em “Flaming”, mas confesso que é daquelas músicas que tenho que puxar pela memória para lembrar da melodia;
    – “Atom Heart Mother” – nunca gostei de “Alan’s Psychedelic Breakfast” (desde a primeira vez que ouvi o disco). “Fat Old Sun” para mim é redimida pelo ótimo solo do Gilmour, que ele estendia bastante ao vivo nos shows da época;
    – “Meddle” – “Seamus” é uma música que não combina com o Pink Floyd, mas não compromete. “St. Tropez” também não combina em nada, mas não me atrai de jeito nenhum, por isso leva o troféu abacaxi do disco para mim.
    No caso do “A Saucerful of Secrets”, “Corporal Clegg” e “Jugband Blues” são, para mim, músicas igualmente fracas, mas concordo com a escolha do André Kaminski porque Syd Barrett fez coisa muito melhor! E no caso do “Obscured by Clouds”, acho “Mudmen” bem interessante, mas “Absolutely Curtains” realmente fica entalada na garganta.

  2. Pink Floyd n~]ao tem música ruim! kkkkk Sou fã da banda desde o final dos anos 70. E considero o disco mais fraco da banda o A Momentary Lapse Of Reason, cuja participação de Mason e Wright é mínima, que mais parece um disco solo do David Gilmour. Se eu for listar as menos ótimas (mas mesmo assim boas) desses discos eu colocaria as seguintes:

    1) Chapter 24
    2) See Saw
    3) Quicksilver
    4) Several Spieces
    5) If
    6) A Pillow Of Winds
    7) Absolutely Curtains

  3. Confesso que me surpreendi com não ver “several species of small furry animals gathered together in a cave and grooving with a pict” como a pior do Ummagumma, ou “Alan’s Psychedelic Breakfast” no Atom Heart Mother. Não tenho condições de fazer uma lista de pior nesses discos aqui. Vou ter que aguardar a segunda parte para me manifestar.

    1. “Several Species…” é uma música que, por estranho que pareça, eu gosto – como aliás faço parte daquela minoria que acha “Ummagumma” um ótimo álbum. Mas “Alan’s Psychedelic Breakfast”, como mencionei, está entalada na goela desde que comprei o LP nos anos 80 (e fiquei meio decepcionado com a imagem das vaquinhas na parte interna da capa – esperava pelo menos as letras das músicas!), e como o álbum é extenso, podia ter sido limada sem dificuldades… mas, deixa para lá, deve ter gente que gosta!!

  4. Falando do Meddle, concordo com a citação de “Seamus” como a pior faixa do álbum (essa sim poderia ser eliminada do tracklist tranquilamente). Eu até gosto de “San Tropez”, acho-a bonitinha – quando ela acaba vou direto para “Echoes” no lado B inteiro, não engulo a “Seamus” de jeito nenhum.
    Quanto ao Atom Heart Mother, vou citar as piores – ou dispensáveis – partes na minha opinião (além da capa): “Sunny Side Up” (segunda parte da “Alan’s Psychedelic Breakfast”, seria mais fácil dizer essa faixa toda) e a esquisita “Mind Your Throats Please” (quinta parte da faixa-título).

    1. Assino embaixo… Também não gosto da “Alan’s Psychedelic Breakfast” e acho “Fat Old Sun” muito legal – embora o próprio Gilmour não a aprecie!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.