Na Caverna da Consultoria: José Antunes Jr.
Por Mairon Machado
Hoje, a Caverna da Consultoria apresenta a coleção de José Antunes Jr., dono do canal Cultura Metal no youtube, e um dos grandes colecionadores de rock pesado do nosso país. Prepare o babador e curta mais uma entrevista em nosso site.
Ola José, como vai? Bem–vindo à Consultoria do Rock. Por favor, apresente-se aos leitores
Olá meu nome é José Antunes Jr sou colecionador e tenho um canal no Youtube chamado Cultura Metal lá apresento itens de minha coleção, faço entrevistas com bandas de Rock/Metal e discuto temas ligados ao assunto.
Quais suas principais lembranças sobre o começo de sua paixão pela música?
Eu era adolescente e um amigo fez convite para que eu fosse na casa dele e chegando lá ele apresentou o Killers do Iron Maiden e assim que eu escutei eu pirei, lembro da icônica capa bem como na capa de fundo O Maiden com fotos tocando ao vivo num ambiente todo esfumaçado, o Steve Harris com seu baixo apontando para o público e daí em diante começou minha paixão, pela música, pelo Heavy metal e todas as suas vertentes. Na época sequer existia CD e a onda era colecionar Lps.
Qual a importância da música para o seu dia a dia?
Música é vida é como ar que eu respiro desde que descobri esta paixão não passo um dia sem escutar música, fico sem televisão mas sem meu aparelho de som jamais.
Como surgiu a ideia de criar o Cultura Metal, e qual o foco do canal?
O Canal surgiu através de incentivo de amigos de um grupo de Metal do Facebook onde os membros faziam vídeos demonstrando as aquisições em CDs. O pessoal gostava dos meus vídeos e falavam “faz um canal pra você”, daí segui a dica. O foco do canal é falar sobre Rock e Metal em suas inúmeras vertentes, no canal faço entrevistas com bandas e personalidades da música. Discuto inúmeros temas afetos ao Rock e Metal, e claro, apresento os novos CDs e DVDs que compro pra minha coleção
Massa. Esse tipo de canal é extremamente importante para manter a paixão pelas coleções em voga.
Sim sim. Inclusive já realizamos 2 festivais online com grandes bandas do cenário Rocker Nacional. Nossas postagens geralmente ocorrem toda sexta feira, e quem puder ajudar se inscreva no canal curta os vídeos e comente a vontade
Em que momento que você percebeu que estava deixando de ser um mero ouvinte para se tornar um colecionador, e por que você acha que isso aconteceu?
Quando vi a necessidade de ter uma estante maior para guardar meu acervo percebi que já era um colecionador sempre tive amigos que gostam de música e todos comentavam que minha coleção estava gigantesca aí percebi que o negócio era sério….
Qual o primeiro disco que comprou e por que? Você ainda o tem?
Meus primeiros três discos foram o INRI do Sarcófago, o Black Metal do Venom e o Carnivore Carnivore. Na época eu fui a Juiz de Fora, cidade próxima da onde eu moro, que é Muriaé (porque Muriaé não tinha loja especializada em metal) e em Juiz de Fora fui na extinta Ethereal Records, onde o proprietário Marcelo indicou estes três álbuns. Infelizmente já não tenho estes LPs porque quando o CD surgiu abandonei a coleção de LPs. Um belo dia quando voltei pra casa vi vários LPs meus espalhados pelo jardim de casa, expostos ao sol. Fiquei louco quando perguntei a minha mãe o que tinha acontecido. Ela disse que os LPs estavam mofados e ai ela colocou no sol… pqp perdi vários LPs inclusive estes três primeiros.
Putz, que sacanagem. Só raridades. Entrando na sua coleção, quais os números da mesma? Quais as mídias predominantes em suas prateleiras?
Tenho cerca de 3000 CDs (acompanhei até este número depois parei de catalogar), 500 Dvds , 10 boxes, o que predomina são os CDs.
Como você organiza seus discos?
Organizo por estilos de música e por coleções completas de Bandas tais como Iron Maiden, Fates Warning, Budgie, AC/DC, Rata Blanca, Atomic Rooster destas bandas tenho todos os materiais oficiais.
Há alguma rotina ou “mania” que você costuma fazer relacionado com a sua coleção?
Antigamente tinha um caderno em que resenhava todos os CDs que escutava e dentro das capas deixava anotada as faixas que mais gostei de ouvir.
Quem são os principais nomes e estilos que você coleciona?
Gosta de todas as vertentes do Rock: Classic Rock, Rock Progressivo, Heavy Metal, Thrash metal, Death metal, Black Metal etc. Não curto muito grindcore, hardcore, crust estes estilos.
Qual o disco mais raro que você tem? E qual aquele que é o arroz de festa?
Os mais Raros: Uma coletânea do guitarrista Wander Taffo gravada na sua escola de Música EMT, uma banda Japonesa chamada Heavy Metal Army tenho o único lançado por eles, tenho um Bad Moon Rising japonês, um da banda Symbols (antiga banda do Edu Falaschi) acho estes raros. Arroz de Festa é qualquer CD do AC/DC e Motörhead estas bandas em geral todo mundo gosta.
O que você faz questão de apresentar para quem vai visita-lo em termos musicais? E qual aquela obra que você gosta de apreciar sozinho?
Sempre apresento as bandas que as vezes acho que só eu curto como Budgie, Rata Blanca e Atomic Rooster, para ouvir sozinho Miles Davis é imbatível adoro este músico afinal também escuto Jazz, Blues e música Instrumental.
Qual a maior quantidade de itens que você comprou de uma vez só.
Já comprei na Classic Metal Records uns 15 itens de uma vez entre CDs e DVDs para a felicidade do Dennis Pedro Zuliano proprietário da loja e minha também.
Você já se desfez de algum disco e se arrependeu depois? Qual?
Não tenho o hábito de vender ou trocar material mas a coleção de LPs que foram expostos ao sol eu arrependo muito das perdas, ainda mais que o Vinil está voltando e com preços elevados, dentre os LPs perdidos tinha o INRI do Sarcófago e um do Blues Etílicos, Salamandra, que eu sinto saudades….
Qual a maior loucura que você já fez por um disco ou show?
Por CDs já entrei no cheque especial para comprar cds e shows posso dizer que recebi um seguro de vida do meu pai e gastei a maioria da grana indo em shows mas não tenho arrependimento posso dizer que a maioria das bandas que eu gosto já fui ao show salvo AC/DC que ainda me falta.
Como você faz para se atualizar sobre música?
Hoje em dia tem vários canais bacanas no Youtube e sites na Internet são minha fonte de atualização.
Quais os dez melhores discos da década de 60?
The Beatles – The Beatles (White Album)
The Beatles – Rubber Soul
The Doors- The Doors
Blue Cheer – Vincebus Eruptum
Janis Joplin – I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama!
The Jimi Hendrix Experience – Are You Experienced
Led Zepellin – II
Credence Clearwater Revival – Bayou Country
Pink Floyd – Ummagumma
King Crimson – In the Court of the Crimson King
Quais os dez melhores discos da década de 70?
Led Zepellin – IV
Atomic Rooster – Death Walks Behind You
Bad Company – Bad Company
Deep Purple – Machine Head
Uriah Heep – Demons and Wizards
Budgie – Squawk
The Doors – Morrison Hotel
Black Sabbath – Volume 4
Rainbow – Rising
Thin Lizzy – Johnny the Fox
Quais os dez melhores discos da década de 80?
Iron Maiden – The Number of the Beast
Judas Priest – British Stell
Metallica – Kill ‘em All
Saxon – Denim and Leather
Accept – Balls to the Wall
Wasp – The Last Comand
Megadeth – Peace Sells… but Who’s Buying?
Icon – Night of the Crime
Sepultura – Beneath the Remains
Candlemass – Epicus Doomicus Metallicus
Quais os dez melhores discos da década de 90?
Don Dokken – Up from the Ashes
Sepultura – Arise
Megadeth – Rust in Peace
Pearl Jam – Ten
Sárcofago – The Laws of Scourge
Obituary – Cause of Death
Skid Row – Slave to the grind
Metallica – Black Album
Anthrax – Sound of White Noise
Pantera – Vulgar Display of Power
Quais os dez melhores discos da década de 2000?
Iron Maiden – Brave New World
Arch Enemy – Anthems of Rebellion
Children of Bodom – Are You Dead Yet?
Dimmu Borgir – In Sorte Diaboli
Opeth – Ghost Reveries
Dimmu Borgir – Death Cult Armageddon
Therion – Secret Of The Runes
After Forever – Decipher
Nightwish – Century Child
Kamelot – The Black Halo
Quais os dez discos que você levaria para uma ilha deserta?
Pink Floyd – Wish You Were Here
Atomic Rooster – In Hearing of Atomic Rooster
Dark Avenger – Tales Of Avalon: The Lament
Megadeth – Rust in Peace
Slayer – South of Heaven
Fates Warnig – Long Day Long Night
Accept – Restless Wild
Wasp – The Last Command
Iron Maiden – Seventh Son Of A Seventh Son
Judas Priest – Painkiller
Quais suas últimas aquisições?
Faithful Breath – Skol
Faithful Breath – Gold N Glory
Tiger – Tiger
Grand Funk Rairoad – Phoenix
Que bandas atuais você indica para nossos leitores conhecerem?
Temple Balls, Inglorius, Road Wolf, Gojira.
Indique três discos que mudaram sua vida, e conte o porquê?
Iron Maiden – Killers o meu início de tudo.
Megadeth – Rust in Peace um dos discos que mais ouvi na vida
Kamelot – Black Halo – a voz e a verve interpretativa de Roy Khan até hoje impressionam muito.
A sua coleção tem fim? Chegará um dia onde você vai olhar e dizer “tenho todos os álbuns que preciso” ou isso não existe para nenhum colecionador?
A coleção não tem fim porque sempre estão surgindo bandas novas que trazem um som relevante o que desperta a vontade do colecionado de possuir o álbum, agora certamente o ímpeto de comprar diminui com o passar do tempo caso o colecionador já possua os itens preferidos das bandas que ele mais curte.
Muito obrigar por participar de nossa Caverna. Fique à vontade, este espaço é seu.
Obrigado pelo oportunidade de falar sobre música uma das minhas grandes paixões, quem puder se inscreva no Canal Cultura Metal no Youtube e sucesso e Vida Longa à Consultoria do Rock.
Belíssima coleção, José. Aliás, temos gostos muito parecidos porque também curto praticamente tudo o que você citou em termos de bandas e discos.
Já assisti alguns vídeos seus, principalmente de entrevistas. Vou acompanhar mais seu canal. Abraços!