Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Dio

Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Dio

Por Thiago Reis

Continuando a nossa saga pelos bootlegs do Black Sabbath, hoje teremos como pauta cinco shows da fase Dio, que abrange os anos de 1980 a 1982 e uma reunião para o disco e turnê do álbum Dehumanizer, lançado em 1992. Lembrando que os bootlegs aqui indicados são escolhidos em função do set list e qualidade do áudio, e que a formação conta com Tony Iommi (guitarras), Ronnie James Dio (vocais), Geezer Butler (baixo), Vinnie Appice (bateria) e Geoff Nichols (teclados). Vamos então à indicação de cinco bootlegs da fase Dio no Black Sabbath.


Black Line – FM Broadcast Special 1980-11-18

Durante a turnê do álbum Heaven and Hell, a banda realizou uma série de shows no Japão, incluindo algumas datas em Tóquio, em novembro de 1980. Devemos destacar que a turnê de suporte de Heaven and Hell foi de grande sucesso e com ótimos shows e outros de destaque no mundo dos bootlegs são as apresentações em Hartford (algumas músicas desse show estão presentes na edição deluxe de Heaven and Hell), Sydney, Osaka, Kyoto, dentre outros. Este show em particular foi gravado para rádio e possui excelente qualidade. Foi lançado com diversos nomes no mercado de bootlegs, dentre eles Black Line – FM Broadcast Special, The Day of Tony’s Illness, Evil Mania, Evil Man, Definitive Tokyo, Dark Knight, entre outros. O curioso nome The Day of Tony’s Illness se refere ao fato de que o show teve de ser interrompido devido a um problema de saúde de Tony Iommi. Mas mesmo não sendo uma apresentação completa, podemos conferir com clareza a magia da formação que contava com Iommi, Butler, Dio, Appice e Nicholls e além disso a qualidade soundboard é um atrativo a mais.

1. Supertzar
2. War Pigs
3. Neon Knights
4. N.I.B.
5. Children Of The Sea
6. Sweet Leaf
7. Drum Solo
8. Sweet Leaf (Reprise)
9. Lady Evil
10. Black Sabbath
11. Heaven And Hell
12. Iron Man


Turn up the Mob Tour 1981-11-15

Vamos agora com um show da turnê de suporte ao álbum Mob Rules, em que podemos conferir algumas músicas diferentes no set list deste show em particular, realizado em Quebec, no Canadá, o tornando bem especial, mesmo não sendo uma gravação soundboard. A banda que finalizou a tour de Heaven and Hell, gravou Mob Rules e saiu novamente em turnê, já apresentava um entrosamento ainda maior, gerando ótimas execuções de faixas como “Turn up the Night” (raramente executada em toda a história da banda), “Voodoo”, “Country Girl”, “Slipping Away”, “Children of the Sea”, “NIB” e “Falling off the Edge of the World”.

CD 1

1. E5150
2. Neon Knights
3. N.I.B.
4. Country Girl
5. Children Of The Sea
6. Turn Up The Night
7. Black Sabbath
8. Voodoo
9. War Pigs
10. Iron Man

CD 2
1. Slipping Away
2. Drum Solo
3. Slipping Away (Reprise)
4. Falling Off The Edge Of The World
5. The Mob Rules
6. Paranoid
7. Heaven And Hell
8. Children Of The Grave


Hammersmith Rules 1982-01-01 + 1982-01-02 + 1982-01-03

Apresentamos agora um bootleg mais do que especial, contendo nada mais nada menos do que três shows realizados na famosa casa de shows Hammersmith Odeon, em Londres. Foram apresentações logo nos três primeiros dias do ano, também para promover o álbum Mob Rules. Vale ressaltar que a versão deluxe de Mob Rules, lançada em 2010, contém em seu CD 2 músicas das apresentações no Hammersmith Odeon (para este lançamento, foram escolhidas músicas executadas entre 31/12/1981 e 02/01/1982). A essa altura, “Turn up the Night” já havia sido retirada do set list, mas para estes shows temos destaque para diversas faixas como “Heaven and Hell”, “The Mob Rules”, “Slipping Away”, “Country Girl” e “War Pigs”. Este bootleg é quíntuplo.

1982-01-01
CD 1

1. E5150
2. Neon Knights
3. N.I.B.
4. Children Of The Sea
5. Country Girl
6. Black Sabbath
7. War Pigs

CD 2
1. Slipping Away
2. Drum Solo
3. Iron Man
4. The Mob Rules
5. Heaven And Hell
6. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)
7. Children Of The Grave
8. Outro (Fluff)

1982-01-02
CD 3

1. E5150
2. Neon Knights
3. N.I.B.
4. Children Of The Sea
5. Country Girl
6. Black Sabbath
7. War Pigs
8. Slipping Away
9. Drum Solo
10. Iron Man
11. The Mob Rules
12. Heaven And Hell
13. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)

1982-01-03
CD 4

1. E5150
2. Neon Knights
3. N.I.B.
4. Children Of The Sea
5. Country Girl
6. Black Sabbath
7. War Pigs

CD 5

1. Slipping Away
2. Drum Solo
3. Iron Man
4. The Mob Rules
5. Heaven And Hell
6. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)
7. Voodoo Intro – Children Of The Grave


As Darkness Hits 1992-08-09

Avançamos dez anos no tempo e o Black Sabbath se reúne com a formação que gravou Mob Rules para as gravações de Dehumanizer e sua respectiva turnê. Temos aqui um dos bootlegs mais difundidos na história da banda, tanto pela sua excelente qualidade sonora (soundboard FM) quanto pela performance dos músicos, sendo este um dos melhores bootlegs da história da banda quando nos referimos à qualidade de gravação. Trata-se do show realizado em Boston, nos Estados Unidos em 09 de agosto de 1992. Este show foi lançado com diversos nomes, dentre eles “Class of 1992, Boston 1992, As Darkness Hits, Black Bloody Black, The Dead, The Bad & The Ugly, Definitive Boston Pre-FM, Definitive Boston 4 CD version e ainda um relançamento recente no Japão também chamado de Boston 1992. Destacam-se faixas como “Computer God”, “Black Sabbath”, “I”, “Time Machine”, “War Pigs”, “Master of Insanity” e “The Mob Rules”.

CD 1

1. E5150
2. The Mob Rules
3. Computer God
4. Children Of The Sea
5. Time Machine
6. War Pigs
7. I
8. Die Young
9. Guitar Solo
10. Black Sabbath

CD 2

1. Master Of Insanity
2. After All (The Dead)
3. Drums Solo
4. Iron Man
5. Heaven And Hell
6. Neon Knights
7. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)
8. Laguna Sunrise (Outro)


Dehumanized Monsters 1992-09-07

Como último destaque, temos a apresentação do Sabbath no Monsters of Rock, realizado em Reggio Emilia, na Itália em setembro de 1992. Este show também foi lançado com o nome Europe 1993 e apresenta uma grande performance da banda, mesmo com set list mais curto. Podemos conferir todo o poder de fogo de Iommi, Butler, Dio, Appice e Nicholls, destilando toda a sua habilidade e fúria em canções como “Computer God”, “Heaven and Hell”, “The Mob Rules” e “After all (The Dead)”. O mais legal deste bootleg (Dehumanized Monsters) é que podemos conferir tanto a apresentação soundboard para rádio FM quanto a versão gravada da plateia.

CD 1

FM Broadcast
1. Computer God
2. Children Of The Sea
3. Time Machine
4. War Pigs
5. Master Of Insanity
6. After All (The Dead)
7. Iron Man
8. Heaven And Hell

CD 2

Audience Recording
1. E5150
2. The Mob Rules
3. Computer God
4. Children Of The Sea
5. Time Machine
6. War Pigs
7. Black Sabbath
8. Master Of Insanity
9. After All (The Dead)
10. Iron Man
11. Heaven And Hell

7 comentários sobre “Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Dio

  1. Um Bootleg sensacional é o “Their satanic majesties return”, também conhecido como “666”.

  2. Desses eu desconheço o último. O Black bloody Black acho q foi o primeiro boot do sabbath q ouvi, quando o Micael baixou para mim, se não me engano no áudio Galaxy. Gosto muito do dehumanizing in Rio, ótima qualidade de gravação, e com cheirinho de Brasil. Demais indicações são excelentes. Vlw Thiago

    1. Valeu Mairon! Tu está com ótimo aproveitamento ein rsrs. Conhecendo a maioria das indicações! Abraços

  3. Valeu Mairon! Tu está com ótimo aproveitamento ein rsrs. Conhecendo a maioria das indicações! Abraços

  4. Cara, eu tava revendo aqui uns vídeos antigos tanto do Dio no Sabbath quanto na sua banda e, meu deus, como ele arregaçava. Cantava muito, agitava, sabia improvisar, um monstro na frente do palco. Para mim, sem dúvidas, o melhor frontman da história do rock.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.