Por Daniel Sicchierolli
Coletâneas raramente me chamam a atenção. Se tudo o que eu gosto de uma banda está contido em uma coletânea, é sinal de que o grupo provavelmente não tem muito a apresentar. Costumo classificar as bandas das quais não sou muito fã através da expressão “essa daria uma boa coletânea”, ou em alguns casos como uma banda que “daria uma boa coletânea dupla”.

No caso do Savatage, que é um grupo que apresenta uma variedade tão grande de material, possuir somente uma coletânea (mesmo que dupla) torna impossível a tarefa de conhecer tudo o que a banda pode oferecer e entender o que ela é. Contudo, para quem não a conhece, Still the Orchestra Plays é um ótimo começo.
Os dois discos trazem algo que aprecio em coletâneas, que é o fator cronológico, ou seja, as faixas vão sendo apresentadas na sequência em que foram originalmente gravadas, oferecendo a dimensão da evolução do Savatage, incluindo três bônus acústicos simplesmente fantásticos. Para mim, a melhor música do grupo norte-americano é a “Chance”, com um encerramento de arrepiar, presente no disco dois. O ponto mais negativo de Still the Orchestra Plays é a não inclusão da excelente balada “Alone You Breathe”.
Pacote completo de Still the Orchestra Plays
A apresentação gráfica do lançamento também é merecedora de destaque, dado que todas as músicas vêm com suas respectivas letras impressas, além de algumas fotos, tudo devidamente embalado no formato digipack.
O pacote ainda conta com um DVD bônus. Quando me dei conta que finalmente a banda reeditou o famoso VHS Japan Live ’94 em DVD fiquei de queixo caído, afinal esse item para mim é o que há de melhor da banda. Um show com uma energia, empolgação e precisão de dar inveja a qualquer banda (confira aqui a performance de “Taunting Cobras”). Com certeza é o prato principal desse lançamento. Um item para os fãs e uma excelente carta de apresentação para quem quer conhecer a banda!
Savatage em 1994: Steve Wacholz (bateria), Johnny Lee Middleton (baixo),
Zak Stevens (vocal) e Alex Skolnick (guitarra)

3 comentários

  1. leonardocastro

    Uma das minhas bandas favoritas, e por mais que tenhamos o Jon Oliva's Pain e o Trans Siberian Orchestra hoje em dia, o vazio deixado pelo fim do Savatage é impossivel de ser ocupado.

    Também concordo que é impossível fazer uma coletanea "completa" da banda, sempre vai ficar algo interessante de fora. No caso deste "Still The Orchestra Plays", apesar do track list legal, coisas fundamentais como "Sirens", "City Beneath The Surface", "Jesus Saves", "Tonight He Grins Again", "He Carves His Stone", "Turns To Me"… São tantas que é até melhor parar por aqui.

    Agora, o DVD é definitivamente a pérola do lançamento. Assisti o VHS até a fita nao aguentar mais, e ter esse show em dvd finalmente é sensacional.

    Agora é ficar na torcida para que exista algum material em video com o Criss Oliva com qualidade boa e que tambem seja lançado, saciando um pouco a falta que a banda deixa nos fãs.

    Responder
  2. diogobizotto

    Certamente coletânea alguma dá conta de apresentar tudo de bom que uma banda como essas produziu. O Savatage é daquelas que me põe em forte dúvida se sou indagado a revelar meu álbum preferido, pois é algo muito variável. Não sei se foram questões burocráticas, mas ignorar o álbum "Sirens" e o EP "The Dungeons Are Calling" é sacanagem. "As faixas-título, "By the Grace of the Witch", "Holocaust", "City Beneath the Surface"… só musicão… sem falar no timbre de Criss Oliva. Acredito que até mesmo o execrado "Fight For the Rock" merecia uma inclusão, com "Red Light Paradise", mas entendo sua exclusão.

    De resto, não há nem o que comentar. Por mais que cada fã tenha um track list diferente em mente, a seleção é boa, e o DVD bônus é o grande filé desse lançamento. Quem diria que Alex Skolnick já passou pelo Savatage, e gravou um discão, "Handful of Rain"!

    Responder
  3. Groucho KCarão

    Nunca ouvi a banda, mas tão falando tão bem que dxei os 2 videos carregando. Dependendo da impressão, posso pegar alguma coisa, já que é um nome que ouço faz tempo.

    Responder

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.