Death Angel – Frolic Through the Park [1985]

Death Angel – Frolic Through the Park [1985]

Por Daniel Benedetti

O Death Angel foi formado na área da baía de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), em 1982, pelos primos Rob Cavestany (guitarra principal, backing vocals), Dennis Pepa (vocal principal, baixo), Gus Pepa (guitarra base) e Andy Galeon (bateria) – todos descendentes de filipinos. Depois de considerarem vários nomes diferentes para a banda, incluindo Dark Fury, Cavestany e D. Pepa escolheram o nome Death Angel, após encontrarem um livro com esse título em uma livraria.

Em 1983, a banda lançou sua primeira demo, “Heavy Metal Insanity”, com Matt Wallace atuando como produtor. De acordo com Mark Osegueda, o grupo era então “mais como uma banda de metal, como Iron Maiden, Tygers of Pan Tang e coisas assim“, já que o chamado movimento thrash, da Bay Area, estava apenas começando a ganhar destaque naqueles tempos. Osegueda, primo de segundo grau dos outros quatro membros e que trabalhava como roadie, tornou-se o vocalista principal do grupo em 1984 e fez seu primeiro show com a banda em um show com o Megadeth, em abril daquele ano (em um dos quatro shows da banda de Mustaine com Kerry King nas guitarras).

Mark Osegueda, Dennis Pepa, Andy Galeon, Gus Pepa e Rob Cavestany. Death Angel em 1988

O Death Angel continuou a fazer shows em clubes na área da baía de São Francisco por quase dois anos, compondo canções e refinando seu repertório no palco. Em 1985, a banda gravou a demo “Kill as One”, produzida por Kirk Hammett, do Metallica, que eles conheceram em uma sessão de autógrafos em uma loja de discos em 1983. A onda de troca de fitas underground da década de 1980 levou a uma ampla distribuição da demo, atraindo a atenção para a banda.

O sucesso de “Kill as One” levou a um contrato com a gravadora Enigma Records, que lançou o álbum de estreia do Death Angel, The Ultra-Violence, em 1987. A banda gravou o álbum quando todos os membros ainda tinham menos de 20 anos (com o baterista Andy Galeon sendo o mais novo aos 14 anos), e, posteriormente, embarcou em sua primeira turnê, abrindo para bandas como Exodus, Destruction, Voivod, Sacrifice e Whiplash. Um videoclipe foi filmado para “Voracious Souls”, uma música sobre um bando de canibais, mas nunca foi ao ar na MTV norte-americana devido à natureza da letra.

A formação clássica do Death Angel em 1988

Frolic Through the Park, o segundo álbum de estúdio do grupo, seria lançado em 5 de julho de 1988, pelo selo Enigma, com produção de Davy Vain, Rob Cavestany e Andy Galeon. As gravações ocorreram em março de 1988, no
Fantasy Studios, em Berkeley, na Califórnia. Em Frolic Through the Park, a banda demonstra sua capacidade de produzir canções competentes dentro do Thrash: “3rd Floor”, “Road Mutants” e “Mind Rape” são bons exemplos desta afirmação. No entanto, o grupo apresenta, simultaneamente, seu talento para abordar diferentes sonoridades – com a mesma competência: “Open Up”, “Shores of Sin” e, sobretudo, “Confused”, possivelmente a melhor do trabalho.

Assim sendo, tem-se uma banda talentosa e extremamente competente, compondo música pesada e agressiva, sem abrir mão da criatividade. Frolic Through the Park marcou uma mudança de estilo para o Death Angel e é considerado por muitos como um dos trabalhos mais sombrios da banda. Mantendo as raízes speed e thrash de seu antecessor, The Ultra-Violence, o álbum viu a banda implementar uma direção mais experimental e diversificada, desenhando elementos e influências do funk, do rock progressivo, do hard rock, do hardcore/punk. A banda continuaria essa experimentação em seu próximo álbum, Act III (1990).

Rob Cavestany

Osegueda revelou, em uma entrevista de 2003, que a origem do título “Why You Do This” era uma frase do filme O Exorcista. Já “Bored” foi usada em uma cena do filme Leatherface: The Texas Chainsaw Massacre III, de 1990. Frolic Through the Park incluiu uma versão cover da música “Cold Gin” do Kiss. A banda lançou um vídeo para o single "Bored", que foi tocado regularmente no Headbangers Ball da MTV dos estados Unidos. A música foi escrita sob a influência aparentemente improvável do U2, e da guitarra de The Edge em particular.

Apesar do sucesso de Frolic Through the Park, os membros do Death Angel criticaram um pouco o álbum (incluindo sua produção e direção musical), e no documentário da banda de 2015, A Thrashumentuary, Cavestany o chamou de
“álbum bastardo” da banda e um “álbum ímpar”. Para além de “3rd Floor” e “Bored”, o Death Angel raramente tocou músicas deste álbum ao vivo desde que se reuniram em 2001.

Em 1990 sairia o terceiro disco do grupo, Act III, e que precederia um hiato de 10 anos do grupo, o qual se reuniria novamente apenas em 2001.

Contra-capa do vinil de 1988

Formação:
Mark Osegueda – Vocal
Rob Cavestany – Guitarra Solo, Backing vocals
Gus Pepa – Guitarra
Dennis Pepa – Baixo, Backing vocals
Andy Galeon – Bateria, Backing vocals
Músicos adicionais:
Bob Ross – “Shores of Sin”; intro/outro

Faixas:
01. 3rd Floor (Osegueda/Cavestany) – 4:58
02. Road Mutants (Cavestany/Dennis Pepa) – 3:45
03. Why You Do This (Osegueda/Cavestany) – 5:33
04. Bored (Cavestany) – 3:29
05. Devil's Metal (CD bonus track) (Cavestany) – 5:31
06. Confused (Cavestany/Gus Pepa) – 7:26
07. Guilty of Innocence (Cavestany) – 4:26
08. Open Up (Cavestany) – 5:45

09. Shores of Sin (Cavestany/D. Pepa) – 6:30
10. Cold Gin (Ace Frehley) – 4:23
11. Mind Rape (Galeon/Cavestany) – 5:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.