Anthrax – Sound of White Noise [1993]

Anthrax – Sound of White Noise [1993]

Por Pablo Ribeiro

No começo dos anos 1990 os novaiorquinos do Anthrax encontravam-se no auge de sua popularidade e continuavam a produzir material de indiscutível qualidade. O lineupentão formado pelos guitarristas Scott Ian e Dan Spitz, o baixista Frank Bello, seu tio Charlie Benante nas baquetas e Joey Belladonna nos vocais havia, até aquele ponto, recebido indicações ao Grammy, vendido milhões de albums e angariado hordas de fãs, conquistando o público com clássicos atemporais do Heavy/Thrash. Foi aí que os problemas de Belladonna com o alcoolismo começaram a prejudicar seriamente os rumos da banda. Chegando em um ponto insuportável, Scott Ian decidiu que, ou o vocalista deixava a banda, ou ele próprio cairia fora. Ian sendo músico fundador e um dos principais compositores do Anthrax, foi Belladonna que, em 1992, acabou dançando, depois de sete anos à frente do grupo. Para seu lugar, o quarteto remanescente recrutou John Bush, do Armored Saint, que recém havia lançado o álbum Symbol Of Salvation.

Com o lineup reformado, o grupo entrou em estúdio, visando finalizar material suficiente para o primeiro disco do Anthrax com o sucessor de Joey Belladonna. Algumas músicas já tinham demos gravadas ainda com o vocalista, outras composições foram totalmente feita já com Bush incorporado na banda.

2_Banda_1993
Anthrax em 1993: Spitz, Benante, Ian, Bello e Bush

Lançado em maio de 1993, o álbum recebeu o nome de Sound Of White Noise, e trouxe – em sua versão normal – onze faixas. Musicalmente, o disco não trai a identidade do Anthrax, pelo contrário, mantém suas principais características, como a velocidade, o peso e o ataque que os fãs estavam acostumados e esperavam da banda. Entretanto, não há como negar uma sensível curva no estilo geral das canções. Algumas músicas são mais diretas, outras, possuem um groove que remetia – ainda que discretamente – ao Grunge de então. Há também, um tempero industrial em algumas músicas, graças a um interesse – principalmente – de Ian com o estilo. Essas influências, além de manterem o Anthrax em evidência, se mesclaram muito bem com os vocais de John Bush, mais direto e menos melódico que Belladonna.

No que diz respeito à performance individual dos músicos, não há absolutamente nada que os desabone. Muito pelo contrário, todos os quatro instrumentistas da banda se mostraram cada vez mais seguros e soberbos, seguindo seu crescimento técnico com maestria. E Bush? Bem, ele sempre foi um excelente cantor, dono de voz e performance impecáveis, e no Anthrax o cara se encaixou perfeitamente bem, se sentindo em casa. Do álbum, foram lançados quatro singles (todos no mesmo ano de lançamento do álbum): “Hy Pro Glo”, com seu ataque minimalista com ritmo quase marcial e vocal hipnótico de Bush. “Room For More” (esse apenas em versão promo), mais melódica que a anterior, mas ainda assim com o andamento bem marcado, principalmente nas linha vocais.

3_Capas
As capas das versões em CD normal, edição limitada e LP de Sound of White Noise

“Only”, o maior hit do álbum, e uma das mais famosas canções do grupo, a música merece seu status. começa com a bateria de benante, e logo depois recebe as guitarras de Ian e Spitz, criando um muro sonoro sólido e arrasador, bem amparado pelo baixo alto de Bello. Os vocais de John Bush não deixam por menos, fazendo da música uma maravílha coesa e demolidora. Já “Black Lodge” foge de tudo que a banda havia feito até então (apesar de ser bem densa e pesada). Trata-se de uma balada movida a “tremolo”, com uma letra obscura sobre drogadição. E talvez seja aqui onde – a despeito do ótimo trabalho no disco e seus sucessores – Bush mostre seu total potencial. Sua voz consideravelmente mais grave que a de Belladonna encontra um par perfeito sentimento dark e pessimista da música.

Além das quatro músicas de trabalho, as sete músicas restantes mantém o pique e a (altíssima qualidade) em toda a bolacha. Gol de placa do grupo, que provou (pelo menos por um tempo) que se mantinha vivo – e bem – sem o extremamente carismático Belladonna. Infelizmente, depois da bem-sucedida turnê de divulgação do álbum, Dan Spitz caiu fora, dando início a uma “dança das cadeiras” interminável na banda, com saídas e retornos intermináveis de integrantes, culminando, inclusiva com a saída do próprio Bush, e retorno de Belladonna. Mas esta é outra história.

4_Edicao_Japonesa
A turbinada versão japonesa do disco

Curiosidades:

• “Black Lodge” ficou de fora de algumas versões em vinil de Sound Of White Noise, devido à problemas de espaço (tempo). Foram feitos alguns remixes da canção, que foram incluídas em várias versões diferentes dos singles da música. A música foi co-escrita por Angelo Badalamenti, que escreveu e conduziu a trilha sonora do famoso seriado “Twin Peaks”. “Black Lodge” (algo como “alojamento negro” em uma tradução chutada), aliás, era um lugar fictício dessa mesmíssima série.

• Al Jourgensen, multiinstrumentista e líder da banda industrial Ministry, remixou “Hy Pro Glo” e “Potters Field” em versões que foram incluídas em síngles de SOWN.

• Além das versões remixadas, o grupo regravou “Auf Wiedersehen” (Cheap Trick), “Cowboy Song” (Thin Lizzy), “Looking Down The Barrel Of A Gun” (Beastie boys), “London” (The Smiths) e “Love Her All I Can” (Kiss). Nas mesmas sessões do disco, foram gravadas outras duas canções inéditas: “Noisegate”, que virou B-Side, e “Poison My Eyes” que entrou na trila sonora do filme “Last Action Hero”.

• James Hetfield, guitarrista e vocalista fundador do Metallica definiu “Only” como a “canção metal perfeita”.

• A primeira prensagem do disco lançado para o mercado japonês, continha um segundo disco, contendo alguns das músicas registradas pela banda nas sessões de SOWN, e que seriam usadas como lados-b.

Nessa edição, ambos CDs vinham acondicionados em uma caixa de acrílico dupla, que também trazia adesivo, encarte extra e folheto com as letras vertidas para o japonês.

5_Banda
Anthrax em 1993

Depois de Sound Of White Noise, o Anthrax passou por anos turbulentos, com constantes trocas de integrantes. Entre indas e vindas, Bush ainda gravaria mais três discos de estúdio com a banda, antes de sair definitivamente, dando lugar novamente à Belladonna. Independentemente do que veio a acontecer, Sound Of White Noise ficou marcado como um dos melhores álbuns da discografia do quinteto.

Track list:

1. Potter’s Field
2. Only
3. Room for One More
4. Packaged Rebellion
5. Hy Pro Glo
6. Invisible
7. 1000 Points of Hate
8. Black Lodge
9. C11H17N2O2S Na
10. Burst
11. This is Not an Exit

2 comentários sobre “Anthrax – Sound of White Noise [1993]

  1. Discaço, simples assim. O pior é saber que 30 anos se passaram já dessa belíssima obra. O tempo passa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.