Save Our Souls – Find the Way [2010]

Save Our Souls – Find the Way [2010]

 

Por Micael Machado 

Quando o Nightwish começou a se destacar no cenário internacional, no final da década de 1990, serviu como inspiração para muitas bandas ao redor do mundo. Uma delas, com certeza, foi a gaúcha Save Our Souls, formada em 2007 e tendo na formação a vocalista e tecladista Melissa Ironn, o guitarrista e eventual vocalista Marlon Rivers, o baixista Diesel e o baterista Andrêss Fontanella. Com um estilo auto-denominado como “Gothic Prog Metal”, o grupo lançou seu EP de estreia em 2010, onde, em pouco menos de vinte e dois minutos, apresenta um excelente registro aos fãs do estilo.

O disco abre com “All The Lost Souls”, de melodia cadenciada, onde a banda demonstra ser uma discípula dos finlandeses (principalmente quando, perto do final, entra um trecho em que a bateria faz uma marcação quase marcial), com a voz de Melissa sendo claramente influenciada por Tarja Turunen, embora sem o mesmo alcance da ex-cantora do Nightwish, pelo menos no demonstrado nas músicas deste EP. A composição conta com alguns backing vocals do guitarrista Marlon, os quais, ao fugirem do gutural (usual em vocais masculinos neste estilo), fazem um contraponto interessante às linhas cantadas por Melissa. O baixo tem destaque na introdução, e os teclados e a guitarra contribuem para tornar esta faixa um dos destaques do disco.

Save Our Souls Band 1
Diesel, Andrêss Fontanella, Marlon Rivers e Melissa Ironn

A faixa título vem em seguida, dando destaque ao piano e diminuindo o peso, soando bem ao estilo das baladas do Nightwish (para quem aliás, o Save Our Souls serviu de banda de abertura no show de Porto Alegre em dezembro de 2012). Novamente a voz de Melissa é o destaque, e a música ganha velocidade no final, tornando-se bastante interessante também, embora não supere a anterior.

“Inside” dá sequência ao EP, tendo um começo bem gótico, com destaque para o piano e os teclados. A música ganha um pouco de peso com a entradas das guitarras, mas continua tristonha e bastante melancólica. Perto dos quatro minutos, entra um tema de piano que me lembra bastante o famoso tema de abertura do antigo seriado Arquivo X, o que é bem interessante. A faixa também conta com a presença dos vocais de Marlon (aqui lembrando os de Marco Hietala, vocês sabem de qual banda), em um trecho onde até um som parecido com o de um acordeão é ouvido. Após isso, acontece uma mudança no andamento, com uma parte mais rápida, voltando ao ritmo inicial mais perto do final, em outra faixa bastante agradável.

Save Our Souls Live
Save Our Souls ao vivo

 

A surpreendente “Sweet Words” encerra o EP, sendo um inesperado blues, com destaque para o baixo e o piano. A voz de Melissa soa aqui mais natural, não apresentando o estilo lírico das anteriores, e mostrando que ela não precisa se esforçar muito para ser uma grande cantora. Ao final, o volume da música baixa e o som passa a soar como o de um vinil, encerrando a faixa e o disco (que, infelizmente, tem arte gráfica apenas na capa, sem fotos do grupo, encarte ou contracapa) de forma bastante diferente do usual. Se você curte o gothic metal com vocais femininos líricos, esta banda é ideal para você.

Track List:

1. All The Lost Souls

2. Find The Way

3. Inside

4. Sweet Words

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.