Notícias da Semana {16 a 22 de Outubro}

Notícias da Semana {16 a 22 de Outubro}

Bush lança novo álbum The Art of Survival

Um dos nomes icônicos do rock nas últimas décadas, o Bush lança o nono álbum de estúdio, The Art of Survival via BMG. O disco se inspirou sobre histórias de resistência e resiliência das pessoas no meio de um mundo cada vez mais caótico. Ouça The Art of The Survival. “No lugar de ser pessimista, este álbum fala das histórias onde sobrevivemos contra todas as probabilidades. A humanidade encontrou um modo de seguir adiante. Acredito que a natureza da vida é lidar com a arte de sobreviver. Somos testados a todo momento, mas continuamos. Nos últimos tempos passamos por guerras, racismo sem fim, desigualdades de gênero, pandemia e tudo junto. Nosso novo álbum vai dialogar com tudo isso”, conta o cantor e guitarrista Gavin Rossdale.

Assista ao clipe “More Than Machines

Assista ao visualizer “Heavy is the Ocean

Em mais de três décadas de carreira, a banda tem mais de 20 milhões de álbuns vendidos e mais de 1 bilhão de streams, mas sem perder a vontade de se reinventar. The Art of Survival tem produção de Erik Ron (Panic! At The Disco, Godsmack) e colaborações em duas faixas com o compositor de trilhas sonoras Tyler Bates (300, Guardiões da Galáxia). The Art of The Survival está disponível para streaming.

Tracklist:

Heavy Is The Ocean

Slow Me

More Than Machines

May Your Love Be Pure

Shark Bite

Human Sand

Kiss Me I’m Dead

Identity

Creatures of the Fire

Judas Is A Riot

Gunfight

1000 Years



Acústicos & Valvulados relança “Fim de Tarde com Você” com participação de Frejat

Há mais de três décadas na estrada com a bandeira do rock gaúcho sempre hasteada, a banda Acústicos & Valvulados lançou o single “Fim de Tarde com Você” (Paulo James). Versão revisitada e remodelada de um dos maiores sucessos do grupo, a novidade chega acompanhada de um videoclipe e traz a participação especial de Frejat. “Pra mim foi uma alegria enorme receber esse convite para participar dessa música tão bacana. E também fiquei feliz de estar presente neste momento de celebração. Achei que o resultado ficou lindo, o arranjo é belíssimo. Parabéns, e que venha muito sucesso para os meus queridos amigos do Acústicos & Valvulados” – declara Frejat.

O cantor Rafael Malenotti responde: “Para nós é uma imensa honra termos a benção desse monstro sagrado do rock brasileiro, chancelando nossa trajetória artística e perpetuando, além da nossa amizade, esse novo registro maravilhoso dessa música – que foi lançada originalmente em 1999, no nosso álbum homônimo – e que talvez seja a composição mais emblemática da nossa história”. Rafael Malenotti (vocal), Paulo James (bateria e percussão), Alexandre Móica (guitarra), Daniel Mossmann (violão) e Diego Lopes (baixo e violão) gravaram a faixa no Estúdio Tabuleiro, localizado em Porto Alegre. Já Frejat (vocal), gravou sua parte no Rio, no Estúdio Du Brou. A produção ficou a cargo de Diego Lopes, que também cuidou da mixagem e masterização. A capa do single traz uma ilustração do designer gráfico Paulinho Tscherniak.

Muito embora se trate de um lançamento isolado, “Fim de Tarde com Você” pode ser encarada como integrante do mesmo movimento que foi iniciado pelo Acústicos & Valvulados no ano passado, com a coletânea de releituras “Diamantes Verdadeiros Vol.II – With a Little Help From Our Friends”. Além de marcar as comemorações dos mais de 30 anos de carreira, o principal objetivo da ação é apresentar a banda a uma nova geração de ouvintes. “Queremos chegar a novos ouvidos, fãs de música que surgiram na era do streaming. Para isso, estamos explorando nossa sonoridade original de uma forma diferente, revitalizando o repertório através de arranjos mais atuais” – destaca o baterista e compositor Paulo James.

O videoclipe, que já pode ser assistido no canal do Acústicos & Valvulados no YouTube, mescla de maneira criativa imagens dos músicos com animação gráfica inspirada na própria capa do single. A direção é de Trick Bernardi. “Fim de Tarde com Você” é um lançamento independente com distribuição da ONErpm.


Inocentes lança videoclipe para “Eu Vou Ouvir Ramones”

Após lançar o EP Queima, o Inocentes disponibilizou o videoclipe da faixa “Eu Vou Ouvir Ramones”. Com animação de Leandro Franco, que incluiu até uma breve participação do Supla no roteiro, o vídeo conta com a mesma descontração retratada na música composta e interpretada pelo guitarrista Ronaldo Passos. Assista ao videoclipe de “Eu Vou Ouvir Ramones”. “É uma faixa divertida, animada e com a cara do Ronaldo Passos. O clipe seguiu essa linha, por isso a escolha do Leandro Franco, pois seus clipes de animação têm essa característica: um humor crítico, mas com bom humor”, afirma o vocalista Clemente Nascimento.

A repercussão positiva do EP Queima, que tem a produção de Michel Kuaker, tem impulsionado uma série de shows do Inocentes. No último dia 7, a banda se apresentou na capital paulista para o lançamento do EP. “Além das músicas novas, fomos pescar algumas músicas que faz tempo que não tocamos, como ‘Tambores’ de 1987 e ‘Underground’ de 2004, além de mais algumas surpresas”. Clemente conta ainda, que os planos do Inocentes agora são “tocar e tocar”, e adianta: “Estamos pensando em fazer uma turnê pela Argentina, estamos iniciando contatos agora, tudo ainda está muito embrionário, mas é o próximo objetivo”.

Ouça o EP nas principais plataformas digitais


Mukeka di Rato, Water Rats e convidados tocam neste sábado (22) no Hangar 110 (SP)

Mukeka di Rato, Water Rats, Time Bomb Girls e Punho de Mahin são as bandas que participam neste sábado (22 de outubro) do primeiro Sabot/Fenda 315 Party, uma realização da Agência Sobcontrole em parceria com a loja/casa de eventos da capital paulista. O evento de estreia, de uma série de muitos outros, acontece no clássico Hangar 110, com after no Fenda 315. O Agência Sobcontrole apresenta Sabot/Fenda 315 Party, a cada edição, terá shows, discotecagem, venda de merch e outras ações. Além disso, o local será sempre palco de um after do evento principal. O ingresso valerá para ambos os eventos da mesma noite. Na estreia da festa, os shows acontecem até 22h30 no Hangar 110 (e com discotecagem de Thiago DJ, Verônica Faxina, Franco Sabot e Diego Fenda) e o after será na Sabot/Fenda 315, a partir das 23h.

As bandas da primeira edição
O Mukeka di Rato, formado em 1995 na cidade de Vila Velha (Espírito Santo) e cujo baixista/vocalista é o ilustre Fabio Mozine (também da Laja Records), é conhecida pelo humor sarcástico, bases pesadas e vocais velozes. O show no Hangar 110 será o terceiro do novo disco Boiada Suicida. Fábio Mozine está feliz com a repercussão do Boiada Suicida, que é o mote para esta nova bateria de shows do Mukeka. Ele conta que os shows no Insane Music Fest, em São Paulo e Curitiba, confirmaram a expectativa que já estava positiva desde os tempos em que o álbum era gravado e pequenos spoilers dos sons eram divulgados nas redes sociais da banda.

“Fazia tempo que não tocávamos e rolava até um nervosismo, mas gostamos muito das apresentações, valeu a penas ter essa dobradinha. Estamos confiantes para este show no Hangar 110 e pensando como vamos bolar o set list, mas alguma coisa nova vamos aprontar”, comenta Mozine.

Outra banda que traz show novo nesta noite no Hangar 110 é a Water Rats com o disco Tetrix. Fundado em 2012, em Curitiba (PR), já percorreu um caminho invejável para muitas bandas de rock emergentes que habitam esse planeta. Tetrix é o quarto disco da Water Rats e resgata o “punk cru” do início da carreira, viajando por influências alternativas diversas e trazendo muita energia e agressividade, contando com melodias e harmonias vocais intensas e maduras. Um trabalho que sintetiza os 10 anos da banda de forma bem concisa.

Alexandre Capilé (guitarra e vocal) comenta sobre este show ao lado do Mukeka: “O Mozine faz parte da nossa família, o Water Rats tem sua história totalmente ligada à Laja Records. Poder unir as duas bandas no Hangar vai ser lindo demais e prejudicial para nossa saúde, delícia!”

O dia 22/10 também será palco para o power trio feminino Time Bomb Girls, composto por Déia Marinho (voz e baixo), Camila Lacerda (voz e bateria) e Sayuri Yamamoto (voz, guitarra e gaita), que nasceu em 2018 fazendo um barulho em São Paulo, passando por várias casas e festas renomadas do rock ‘n’ roll underground Brasil afora. Será mais uma oportunidade de mostrar o poder do disco de estreia, Las Tres Destemidas, lançado pela Monstro Discos em julho de 2020, e mais algumas versões exclusivas e personalizadas pelas meninas paulistanas.

Completa o lineup o quarteto punk Punho de Mahin, na ativa desde 2018 e sempre uma atração que cativa plateias. A banda evidencia uma temática pouco discutida na cena punk e no underground de modo geral: o negro na sociedade por meio de letras sobre o racismo estrutural, machismo, sexismo, repressão às minorias subjugadas, intolerância, violência policial e demais mazelas sociais. Punho de Mahin faz referência à Luíza Mahin que teria sido uma princesa na Costa Mina, África, província de Mahi, trazida como escravizada para Bahia no século 19. Muçulmana, inteligente e articulada, conquistou sua alforria, reuniu aliados confabulando uma série de revoltas, sendo a mais emblemática a Revolta dos Malês. Luiza Mahin foi mãe do maior advogado, abolicionista e poeta: Luiz Gama.

O show tem como base o disco de estreia, Embate & Ancestralidade, lançado este ano, além de músicas do split Racistas Otários nos Deixem em Paz, que saiu em 2021 pelo 1o Andar Studio & Produções junto à banda Sendo Fogo. “A expectativa para esse show é grande. Tocar no Hangar é sempre emocionante e ainda mais com o MDR, banda que ouvia muito na adolescência. E tem as meninas do TBG que são incríveis, fazem um verdadeiro show”, conta a vocalista Natália Matos.

Serviço
Agência Sobcontrole apresenta Sabot/Fenda 315 Party
Data: 22 de outubro de 2022 (sábado)
Horário: a partir das 18h
Bandas: Mukeka di Rato, Water Ratz, Time Bomb Girls e Punho de Mahin
Local: Hangar 110
Endereço: rua Rodolfo Miranda, 110 – São Paulo/SP

Ingressos
Pista
2 lote – R$60,00

Mezzanino
2 lote – R$100,00

Venda on-line
Link


VULCANO: “Rebels From 80’s” coloca a banda ao lado de Baranga

Um grande evento está marcado para o próximo dia 27/11/2022 na cidade de Santos/SP. Trata-se do “Rebels From 80’s”, que contará com a lenda o Metal Extremo sul-americano VULCANO e os paulistas do Baranga e acontecerá no Dantas Music Bar a partir das 18 horas. Assista ao teaser oficial deste evento. Para mais informações sobre o “Rebels From 80’s”, siga o VULCANO em suas redes sociais:

Facebook
Instagram

Em outras notícias, os santistas foram destaque no episódio 29 do programa ‘Vamos Tomar Uma?’, onde o guitarrista Zhema Rodero falou com exclusividade sobre a história da banda, discografia, religião e sua relação com fãs e críticos musicais, assista. Encontre, salve e ouça agora o atual álbum do VULCANO, Stone Orange, em TODAS as principais plataformas de streaming e download do mundo CLICANDO AQUI.

Sites relacionados:
Twitter
Site oficial
Sangue Frio Produções


Maieuttica: banda carioca surpreende com uma visceral versão para clássico de Cazuza

Ainda no processo da divulgação mensal das faixas presentes em seu mais novo lançamento, o EP (Re)conheça a Ti Mesmo, onde as canções lançadas no ano de 2012 estão sendo revisitadas, a banda carioca Maieuttica resolveu ir além e colocar uma faixa bônus que não estava presente no EP original e, para isso, fazendo algo nunca antes feito em sua discografia, uma versão para uma música de outro artista, sendo ‘Ideologia’ do lendário Cazuza, a escolhida. Sobre o processo de escolha da música a receber uma versão, o vocalista Frank Lima diz que: ‘(a) “Ideologia” foi escolhida por meio de votação dos integrantes (risos).

Basicamente, para esse EP (e o cover bônus), quisemos focar na temática de “nostalgia” para a divulgação, em razão de nossa comemoração aos 10 anos desse EP que foi nosso “start” na cena lá em 2012. Para rechear esse “bolo” de nossa comemoração, precisávamos de um clássico, então, entre outras selecionadas optamos por “Ideologia”, justamente por ser bem popular mesmo fora do rock, e a mensagem dela ainda é (infelizmente) muito atual, principalmente nesses tempos em que vivemos toda essa polarização pregada aos ventos onde a população é feita de massa de manobra para o interesse de poucos.

Nessa releitura, fizemos questão de manter “a cara da música” original, mesmo com todo o peso extra que trouxemos, pois na original, mesmo com o tema pesado, a voz e o instrumental não transpassam essa tensão, e foi justamente isso que quisemos trazer com esse tributo, além de reavivar essa mensagem crítica para a galera que curte um som mais pesado vir a refletir conosco do porquê ainda se faz necessário em 2022 bradarmos sobre isso”.

Frank finaliza seus pensamentos com a indagação de que: ‘Se estivesse vivo, será que o Cazuza teria odiado ou amado essa homenagem a arte que outrora produziu?’. ‘Ideologia’, assim como as músicas do EP (Re)conheça a Ti Mesmo, foi gravada em 2021 com produção de Chris Wiesen, Felipe Stress e Diego Pirozzi, (esse último) um dos produtores da versão original do EP ‘Conheça a Ti Mesmo’ em 2012. ‘Ideologia’ ganhou um videoclipe, que pode ser conferido no link. Escute ‘Ideologia’ na plataforma de streaming de sua preferência.

Maieuttica é: Allan Sampaio – vocal; Frank ‘Lee’ Lima – vocal; Lucas Lopez – guitarra; Bruno ‘Matilas’ – baixo; Arthur Souza – bateria


Após hiato, Dois Barcos retorna com lançamento de single duplo

O power trio Dois Barcos (SP) retorna de um hiato de quase três anos com o lançamento do single duplo “Manto Lunar/Surto”. Nesta nova fase, os músicos exploram novas sonoridades além do rock alternativo e do indie, buscando beats de trip hop, piano de salsa, além de diferentes texturas, a utilização de teremins, elementos revertidos, guitarras distorcidas, bongos, synths eletrônicos, corais, órgão entre outros. As canções representam a misticidade da noite, o sentimento de autoproteção que este período evoca, e funcionam como a materialização da ideia de que é preciso morrer para germinar. Visualizer de “Manto Lunar“. Visualizer de “Surto“.

“A noite nos traz uma certa adaptação à escuridão, sendo um período mais sombrio que gera mitos e lendas. Ela não é silenciosa, traz ruídos inexplicáveis das sinfonias noturnas da floresta e visões distorcidas que mexem com o imaginário. A noite é o momento de recolhimento, de se auto proteger, de se camuflar dos predadores e repousar.”, explica Elisa Monasterio, uma das vocalistas e baixista da Dois Barcos.

A nova fase na carreira da Dois Barcos traz como mote principal a representação da noite nas músicas e visuais, por isso, a escolha da cor azul marinho como guia. A ideia é gerar serenidade e harmonia, ao mesmo tempo que contrasta com o vermelho, que começa a surgir nos trabalhos com a ideia de destacar a dualidade da calma e do conflito, tão presentes nos últimos anos no contexto brasileiro. Este equilíbrio pode ser notado nas canções, enquanto “Manto Lunar” fala sobre o valor do recolhimento, “Surto” é sobre desapego, sobre desprendimento. Uma das compositoras e arranjadoras das músicas, Elisa Monasterio conta mais sobre as diferenças:

“‘Manto Lunar’ é uma música que representa muito a era de novas composições da Dois Barcos. Não estamos nos fechando para trabalhar com as sonoridades que já temos de referências, mas estamos abrindo uma porta para explorar novas texturas musicais. Quando a luz começa a se dissipar é o momento em que os predadores saem de seus abrigos para o ataque (como diz no trecho ‘caiu na rede é pássaro’)”.

E continua: “‘Surto’ fala sobre o esforço que fazemos para nos encaixar em contextos que às vezes nem cabem mais em nossas vidas e a dificuldade do desprendimento para encontrar um equilíbrio saudável. A foto da capa e o vídeo que vai acompanhar essa música no youtube são uma referência a isso. Às vezes é melhor se recolher, para poder entender o que soltar e o que ‘florescer’ dentro de si. Já tocamos ‘Surto’ em nossos shows, em versão pocket, mas a música está de cara nova, explorando novas sonoridades de arranjos e mixagem”.

A produção das canções teve início ainda em 2021, quando foram totalmente arranjadas, gravadas e mixadas em um estúdio caseiro pelos próprios integrantes da Dois Barcos. Entre as influências musicais para o lançamento do single estão a fase solo de Hayley Williams (vocalista do Paramore), Ex:re, Gorillaz, Sofi Tukker e Portishead. A Dois Barcos teve seu início em 2014, com as instrumentistas e compositoras Elisa Monasterio (baixo e voz) e Rafaella Petrosino (guitarra e voz). Com a entrada de Gabriel B. Ferreira (guitarra), o projeto saiu dos covers no YouTube para o som autoral do EP “Pier” (2018).

Ficha técnica

As fotografias de divulgação e da foto de capa são de Bruna Hissae. A maquiagem e o penteado são de Paula Kalisak, com assistência de Bia Cardozo. A capa do single duplo contou com assistência de fotografia de Tinho Sousa, com design de Skipp. Já as fotos de divulgação contaram com assistência de fotografia de Makura (fotos de luz azul) e Tinho Sousa (foto de capa e da flor).

O single duplo “Manto Lunar/Surto” conta com letra e arranjo de Elisa Monasterio, Rafaella Petrosino e Gabriel B. Ferreira. A bateria, na faixa “Surto” é de Marco Trintinalha. A engenharia de som ficou por conta de Elisa Monasterio e Gabriel B. Ferreira, que também atuou na mixagem. A masterização, por sua vez, é de Luis Lopes. Os visualizers no YouTube foram uma produção da Dois Barcos, com captação de Kaique Nunes e edição de vídeo de Elisa Monasterio. A maquiagem e penteado são de Paula Kalisak, com assistência de Bia Cardozo.


Dazaranha comemora 30 anos de carreira com lançamento de álbum de inéditas

O Brasil, indiscutivelmente, é um dos lugares mais musicais do mundo e suas dimensões continentais o transformam em um mercado com características bastante peculiares. Não é raro nos depararmos com artistas que desfrutam do status de pop stars em cenas locais, com longas e bem-sucedidas carreiras, mas por motivos difíceis de explicar, não repetem o mesmo nível de fama em escala nacional. Um exemplo clássico do fenômeno citado acima é a banda de Florianópolis Dazaranha. Considerada uma verdadeira instituição cultural catarinense, essa lenda do reggae rock – ganhadora de dois discos de ouro – não é muito conhecida além das fronteiras da região Sul. Ou pelo menos, não até agora. Sua entrada para a gravadora Midas Music faz parte de uma estratégia de expansão e o lançamento do álbum comemorativo Dazaranha 30 Anos é o primeiro grande avanço nesse sentido. O registro já está disponível nos principais aplicativos de música.

Moriel Costa (voz e guitarra), Chico Martins (voz e guitarra), Fernando Sulzbacher (violino), Adauto Charnesky (baixo), Gerry Costa (percussão), JC Basañez (bateria) e Dinho Stormowski (guitarra) por mais tarimbados que sejam, estão encarando essa nova etapa com a mesma motivação de alguém que está só começando. “Estamos em uma gravadora que nos oferece uma ótima estrutura e tem um histórico de produzir hits. Isso nos enche de confiança e é algo que precisávamos muito nesse momento. O Daza está na estrada há bastante tempo, mas nunca nos sentimos tão fortes como agora. Talvez estejamos vivendo nosso melhor momento e não imagino uma forma melhor de celebrar três décadas de carreira do que levar nossa música cada vez mais longe” – comenta Moriel Costa.

A cada novo álbum o Dazaranha tenta adicionar algo diferente ao seu caldeirão sonoro para sempre manter as coisas interessantes, tanto para o público como para a própria banda. A coleção de canções de “Dazaranha 30 Anos” não foge à regra. A direção atenta de Rick Bonadio juntamente com a produção de Rodrigo Castanho e Júnior Lanne, conseguiram evocar no ambiente de estúdio (o Midas Studio, no caso) aquela mesma aura mágica que cerca o Daza ao vivo. O repertório é homogêneo e as 10 faixas mantém a energia lá no alto o tempo todo, entretanto, fica difícil não destacar “Deixa Acontecer”, que traz a participação especial do cantor Vitor Kley, e a cativante “Saiu da Vida Torta”, que já ganhou um belo videoclipe.

“A contribuição do Rick Bonadio para este projeto é inestimável, aprendemos muito trabalhando com ele. Castanho e Lanne também foram magistrais ao lapidar nossa música, que é espontânea por natureza. Eles tornaram nosso som ainda mais forte e não vemos a hora de levar o novo repertório para o palco” – declara Chico Martins. “Trabalhar com o Dazaranha é um orgulho imenso para mim e para a nossa gravadora, Midas Music. O talento da banda e toda a história por trás são incríveis, são 30 anos de estrada. O álbum está muito rico e espero que as pessoas se emocionem e curtam tanto quanto eu” – completa Rick Bonadio.

Mais informações e agenda de shows

Ficha Técnica
Produzido por Rodrigo Castanho e Júnior Lanne
Gravado no Midas Studios (São Paulo)
Mixado por Junior Lanne
Masterizado por Rodrigo Castanho
Direção Artística: Rick Bonadio e Fernando Prado
Direção Geral: Rick Bonadio

01. Vai Saber (Chico Martins, Rodrigo Koala)
02. Saiu da Vida Torta (Chico Martins)
03. Curandeiro (Moriel Costa)
04. Deixa Acontecer feat Vitor Kley (Chico Martins, Moriel Costa, Rodrigo Koala, Jéf)
05. Navegador (Mariel Costa)
06. Flutuar (Chico Martins, Moriel Costa)
07. Insônia (Moriel Costa)
08. Viver e Seguir (Chico Martins)
09. Rede Fantasma (Moriel Costa, Guy Marcovaldi)
10. Como o Céu e o Mar (Chico Martins)


Rubah e o Impacto Sonoro de “Dinossauro”, primeiro single do disco

O cantor e compositor mineiro Rubah lançou o single mais impactante e pesado de sua carreira: “Dinossauro”, marcando o início do próximo álbum chamado Origem, previsto para ser lançado em maio de 2023 nas plataformas digitais e mídias físicas. As sonoridades do novo single trazem efeitos de peso, com uma pegada que soa bem ao rock cru. “O disco é todo analógico, feito com guitarras e efeitos modificados por mim, então espero ter chegado a uma originalidade muito grande”, diz Rubah.

O single é o verdadeiro retrato dos pensamentos retrógrados, voltados para as velhas crenças que provocam o verdadeiro atraso da sociedade e ironicamente falando, afronta os dinossauros como sendo humanidade ou a humanidade de dinossauros. Ouça o novo single “Dinossauro“.

As gravações aconteceram no Estúdio Full Time localizado em Juiz de Fora (MG), mesmo local onde grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento e Djavan já gravaram. O trabalho em si, entrega uma qualidade musical de grande valor e expressividade chegando a um patamar mundial, com a presença de grandes músicos escolhidos por Rubah. A masterização contou mais uma vez com o trabalho de Jorge Guerreiro, que já produziu
trabalhos de artistas como Sepultura, Pitty, Dead Fish e o Matanza. Acompanhe Rubah nas redes sociais:

Instagram
Youtube

Facebook


Tensão política, polarização e o descaso social no Brasil; ouça “Meros Mortais”

O Imagery é uma relevante banda paranaense de metal progressivo formada em 2008 a partir das cinzas de outros dois grupos, G.A.F. e Revoult, todas lideradas pelo músico Joceir Bertoni. Com a Imagery, Joceir assinou um contrato com a renomada gravadora norte americana Cleopatra Records e lançou em 2012 o álbum The Inner Journey, que foi muito elogiado pela imprensa na época. Em crítica a respeito do álbum publicada no blog Combate Rock, à época vinculado ao Jornal O Estado de São Paulo, o respeitado jornalista Marcelo Moreira declarou que o Imagery é uma das “melhores bandas nacionais da nova safra”! . Já o site Rock On Stage deu nota máxima ao álbum (10/10), declarando, nas palavras do editor Fernando R. R. Júnior, que o Imagery “não deve nada para bandas como Dream Theater e Fates Warning em termos de qualidade”. A excelente repercussão do álbum possibilitou o Imagery fazer grandes shows na época, incluindo três apresentações ao lado da lenda holandesa do rock progressivo, o Focus.

Mesmo com as coisas indo muito bem com o Imagery, as aspirações artísticas de Joceir Bertoni influíram para que o músico se lançasse em carreira solo em busca de uma maior liberdade criativa. Assim, lançou entre 2020 e 2021 a trilogia “Anônimos” que apresentou uma nova direção estética e expressiva do músico: som pesado que remete às bandas do rock nacional dos anos 80 mas ainda com influências do rock progressivo e letras politizadas em português.

O quarto single da carreira solo, “Deliberados”, foi lançado em Setembro e seguiu pela mesma linha estética das anteriores, porém ainda mais urgente e até certo ponto desesperada no que cabe as observações políticas. Como é também o caso de “Meros Mortais”, o novo e quinto single que Joceir Bertoni acabou de lançar, um verdadeiro manifesto a respeito da tensão política que vivemos no país devido a atual polarização e todo o descaso da classe para com as propostas e temas que realmente importam à população.

“Meros Mortais é sobre os líderes de todas as nações, mas no videoclipe usei imagens apenas dos líderes de nossa nação brasileira pois nesse momento precisamos focar em nossa realidade. Estamos andando em círculos, sai um e entra outro e continua a mesma matança, ladroagem de sempre. Enquanto não tivermos alguém cujo a preocupação for para com os seres humanos, nunca vamos sair desse ciclo vicioso. O Brasil tem tantos recursos naturais que são destruídos por poderosos e gananciosos que daria pra alimentar três vezes o planeta Terra. Jamais era para existir fome, guerra, isso só acontece pois meia dúzia que estão no poder parecem se divertir com o sofrimento dos outros”, reflete Joceir Bertoni que acrescenta: “Na parte instrumental de Meros Mortais optei por um riff simples para tratar o tema de forma bem objetiva, com alguma modulação entre as partes, um pequeno refrão e um poema no final para potencializar a reflexão.” Em “Meros Mortais”, além de Joceir Bertoni nos vocais, guitarra e synths, tocam Luciano Galbiati na bateria e Lugue Henriques no baixo.

Ouça “Meros Mortais” nas plataformas digitais:
Spotify

Deezer
Apple Music

Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.