Insomnium – Above the Weeping World [2006]

Insomnium – Above the Weeping World [2006]

Por André Kaminski

Fazia um tempo que eu não escrevia uma resenha para um disco e creio que chegou a hora de trazer um pouco de holofote a esta banda melodeath finlandesa um tanto quanto desconhecida do público brasileiro.

O Insomnium existe desde 1997 surgida no auge das bandas do chamado melodic death metal nórdico. Influenciada por Children of Bodom, In Flames e Soilwork, o Insomnium sempre gostou de misturar os riffs pesados do metal à passagens mais sombrias, melancólicas e reflexivas.

Lá na Europa, este disco Above the Weeping World é cultuado. Notas altas em vários sites internet afora. O trabalho de guitarras impressiona pelo capricho nos riffs. O gutural é predominante, o que obviamente afasta àqueles não chegados ao estilo. Mas para os que não ligam para isso, eu recomendo fortemente que dê uma chance ao disco.

A formação da época continha Niilo Sevänen (vocal, baixo e teclados), Ville Friman (guitarras e teclados), Ville Vänni (guitarras) e Markus Hivonen (bateria).

Uma introdução totalmente atmosférica surge em “The Gale” para logo após cair naquele melodeath quase power de “Mortal Share” e sua velocidade. “Drawn to Black” segue numa variação rítmica estonteante com aumentos, reduções de velocidade, momentos acústicos seguidos de riffs pesados e melodias tristonhas. Uma mistureba que, por incrível que pareça, funciona.

“Change of Heart” não traz uma letra simples, mas é basicamente uma poesia. Poesia de verdade. Que você poderia encontrar naqueles livros de romancistas. Aliás, é até um pouco complicado ouvir o Insomnium sem as letras das músicas já que a pronúncia de Niilo é praticamente incompreensível. Mas se você as lê, sinceramente, é simplesmente fantástico.

Além de outras belas canções, ainda destaco a minha favorita “In the Groves of Death” a última com mais de 10 minutos de duração em que você se impressiona com as influências do doom e do prog e do qual forma uma atmosfera que eu diria que é até bonita. Um sentimentalismo que está longe de soar piegas e momentos mais leves e bonitos misturada com aquele ar sombrio característico da banda.

É um disco melodeath que soa bem diferente das bandas clássicas de Gothemburgo. Os caras capricharam na poesia e em criar riffs diferenciados e impactantes. Tenho ouvido muito o Insomnium com o passar dos anos e esta se tornou uma das minhas favoritas do estilo. Se você tem interesse nessas sonoridades, eu recomendo muito que dê uma chance a um disco que chegou a ser nono lugar nas paradas finlandesas, um feito impressionante para uma banda neste gênero distante de soar pop.

Tracklist

  1. The Gale
  2. Mortal Share
  3. Drawn to Black
  4. Change of Heart
  5. At the Gates of Sleep
  6. The Killjoy
  7. Last Statement
  8. Devoid of Caring
  9. In the Groves of Death

00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.