Lenny Kravitz – Are You Gonna Go My Way [1993]

Lenny Kravitz – Are You Gonna Go My Way [1993]

 

Por Davi Pascale

O cantor norte-americano Lenny Kravitz foi um dos responsáveis por sacudir a cena dos anos 90. Em Are You Gonna Go My Way, o músico tinha que provar que havia chegado para ficar. Será que sua jogada daria certo?

Leonard Albert Kravitz chegou ao mundo em 26 de Maio de 1964, e desde criança já mostrava aptidão para a música. Aos 3 anos, começou a batucar panelas e potes de cozinha. Não demorou muito e começou a tocar bateria e guitarra em instrumentos de verdade. Seu primeiro disco, Let Love Rule, contudo, só chegou ao mercado em 1989. O material, que já apostava em uma sonoridade vintage, fez um sucesso moderado.

Seu debut é bem cultuado entre seus seguidores. No entanto, na época de lançamento, o músico ainda sofria uma certa indiferença pelo fato de ser filho de 2 pessoas famosas nos Estados Unidos. Seu pai, Green Beret Sy Kavitz, promovia shows de jazz e produzia os noticiários da NBC. Enquanto sua mãe, Roxie Roker, trabalhava como atriz e teve um grande destaque na sitcom The Jeffersons. O artista só começou a ter mais respeito depois que conseguiu emplacar uma música sua na voz da popstar Madonna.

 

Cantor em foto promocional, em 1993.

 

Em entrevista à Rolling Stone, o cantor relembra como surgiu a oportunidade. “Quando a compus sabia que não era para mim, mas eu adorava. Por ser muito quente, pensei na Madonna. Foi logo após a turnê de Let Love Rule. Tinha visto ela saindo de alguns clubes, ela chegou até a aparecer em um show meu. Eu a chamei e disse: ‘Tenho uma música para você. É para ir direto ao primeiro lugar das paradas. Tenho um número 1 para você’. Ela disse: ‘Não, você não tem’. Eu disse: ‘sim, eu tenho’. ‘Beleza, me mostre’.

Lenny tinha bastante confiança no material e, aparentemente, ele estava certo. “Fomos para o estúdio, peguei meu K7, toquei a canção de novo e de novo e de novo. “Vamos fazer”. Todos estavam: “Caramba!”. Era muito diferente. Fizemos em um dia ou 2. Adicionei uma melodia estranha no fundo, ela fez os vocais e estava pronto”. (…) “Foi meu primeiro número 1”.

A canção, intitulada “Justify My Love”, foi incluída na coletânea The Immaculate Collection e deu o que falar. Principalmente, pelo fato do clipe ter sido censurado pela MTV, acusado de ser muito explícito. Lenny Kravitz não deixou a história esfriar e logo soltou seu segundo disco, Mama Said. O álbum, que trazia um tracklist bem variado, emplacou as canções “Always On The Run” e “It Ain´t Over Til It´s Over”. Seu trabalho seguinte é o que mostraria se havia chegado para ficar ou se seria mais uma das inúmeras promessas que desaparecem sem deixar rastros.

 

Cena do clipe “Are You Gonna Go My Way”.

 

Are You Gonna Go My Way foi lançado em 9 de Março de 1993. Suas influências continuavam as mesmas. O cantor seguia com sua mistura de soul, funk, psicodelia, folk e hard rock. Mesmo que tenha um estilo próprio de composição, algumas de suas influências, por vezes, aparecem escancaradas, como acontece na balada psicodélica “Black Girl”, onde as harmonias vocais remetem aos Beatles, no riff zeppeliano de “Is There Any Love In Your Heart” ou ainda na funky “C´mon And Love Me”, onde deixa explícita sua influência de Prince.

Isso, contudo, não incomoda o cantor. “Todo grande artista tem suas influências. Você consegue ouvir. Não importa se esteja escutando Miles Davis, ou Curtis Mayfield, ou Jimi Hendrix, ou os Rolling Stones, ou quem quer que seja. Você percebe de onde aquilo saiu, você consegue ouvir isso. O modo que eles misturam tudo é o que os torna originais”, declarou o cantor em entrevista ao Cuepoint.

A faixa título é, provavelmente, a canção mais lembrada desse álbum. E o que muitos não sabem é que ela nasceu de forma espontânea, não foi uma daquelas canções onde o artista trabalha por semanas a fio. O cantor relembrou o momento em entrevista à Rolling Stone: “Essa canção nasceu, literalmente, em 5 minutos. Nosso tempo no estúdio já estava esgotando, já tinha outra banda chegando quando de, repente, bang! Craig Ross pega a guitarra, eu sento na bateria, Tony Breit pega o baixo, e é isso. Gravamos ao vivo. Não tinha tempo para trabalha-la”.

 

Lenny Kravitz em capa de revista da época.

 

A letra dessa música sempre foi alvo de discussões. Muitos não entenderam a mensagem e ironizavam os versos iniciais: “Eu nasci há muito tempo, fui o escolhido”. Nessa mesma reportagem, Kravitz concluiu: “Peguei o cassete, fui para casa e escutei, escutei, escutei. E então a melodia e a letra começaram a aparecer. Fui para o estúdio no dia seguinte e gravei a voz. Eu achei que o assunto era muito interessante porque era algo que estava saindo da boca de Jesus Cristo. ‘Are You Gonna Go My Way’ fala, basicamente, sobre o caminho do amor”. Muitos críticos escreveram, na época, que ele havia criado uma persona marrenta e diziam que ele não era tão velho assim, que ele só tinha 29 anos. No entanto, a música não era sobre ele. A ideia era de que Jesus estivesse falando com o ouvinte.

Outra música que ganhou bastante atenção, na época, foi a balada beatle “Believe”. “Essa música representa o modo que fui criado e aquilo que aprendi com meu avô materno sobre crença. Ele me ensinou que tudo que conseguisse imaginar, eu poderia realizar. Tudo se inicia com crença e fé. Eu recebi ensinamentos cristãos e meu pai era judeu, então estava no meio de tudo aquilo. Essa música representa de onde eu vim”.

Lenny Kravitz é famoso por se arriscar em diversos instrumentos na gravação de seus álbuns e também por compor suas próprias músicas. Embora já tenha arriscado gravar música de outros artistas (caso de “American Woman”, do The Guess Who), quando se trata de música inédita, raramente recorre à outro compositor. Aqui, contudo, resolveu abrir uma exceção e atacou de interprete ao fazer o registro de “Heaven Help”. Uma balada soul escrita por Terry Britten (compositor de “What´s Love Got To Do With It”, mega-sucesso na voz de Tina Turner). A música é bonita e combina bem com o espírito do álbum.

 

Lenny tocando no VMA 93

 

“Sister” não foi um sucesso de rádio, mas caiu nas graças do público. Nessa faixa de 7 minutos, Lenny fala sobre violência doméstica. A letra gira em torno de um rapaz que vê sua irmã sofrer pelas mãos de seu marido. De um modo geral, Are You Gonna Go My Way, é um trabalho bem consistente. O único filler por aqui é o reggae “Eleutheria”, responsável por fechar o álbum.

Sua jogada deu certo. Sua carreira foi consolidada. E contrariando todas e quaisquer expectativas. Afinal, ele estava lançando um material vintage, repleto de baladas e influencias de soul e funk, em uma época onde a cena musical estava predominada pelo grunge. Sem dúvidas, esse é um álbum que vale revisitá-lo.

Faixas:

01) Are You Gonna Go My Way

02) Believe

03) C´mon And Love Me

04) Heaven Help

05) Just Be a Woman

06) Is There Any Love In Your Heart?

07) Black Girl

08) My Love

09) Sugar

10) Sister

11) Eleutheria

2 comentários sobre “Lenny Kravitz – Are You Gonna Go My Way [1993]

  1. Ótimo disco, um dos melhores dele. O clip de Is There Any Love…, com a garota vampira, passava direto na MTV na época. Faz tempo que não ouço, vou botar agora para rolar.

    1. Bacana. Gosto bastante dele, e realmente esse é um dos melhores. Os 4 primeiros, para mim, representam o auge dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.