Por Thiago Reis

Chegamos à quarta parte das indicações de bootlegs do Black Sabbath, dando destaque neste texto à fase Tony Martin, que se iniciou em 1987 e foi até 1996, sendo que o último show de Tony nos vocais ocorreu em 14 de dezembro de 1995, na Tailândia. Entre 1987 e 1995, foram cinco turnês mundiais, com diversos shows que viraram ótimos bootlegs, para apreciação dos fãs.

Antes de iniciar as indicações, eu gostaria de agradecer ao amigo Márcio Vargas Guzzati, que desde 2014 tornou-se um grande amigo, além de ter me ajudado a encontrar diversos bootlegs que eu nem sabia da existência. Seguimos então para a quarta parte de indicações de bootlegs do Black Sabbath.


Sakuntala 1987-11-25

Registro da primeira turnê de Tony Martin na banda, em suporte ao álbum The Eternal Idol, encontramos neste bootleg gravado em Bremen, na Alemanha uma excelente banda de apoio, com Terry Chimes na bateria, Jo Burt no baixo, Geoff Nicholls no teclado e claro, Tony nos vocais. A gravação é da plateia, entretanto com ótima qualidade. Este show está em circulação há vários anos, com diferentes nomes como Eternity’s Wings e Eternal Shining. Em Sakuntala, encontramos o show completo com destaque para “Born to Lose”, “The Shining”, “Glory Ride”, “Heaven and Hell”, “Die Young” e “War Pigs”. Podemos citar outros bootlegs de destaque para a The Eternal Idol Tour como por exemplo: 1987-07-21 Athens (primeiro show de Tony Martin no Black Sabbath com destaque para a execução completa da faixa “Heart Like a Wheel”) e o show realizado em Milão no dia 05 de dezembro de 1987, que circula desde a década de 1990 em formato LP sob o nome de Apocalypse.

Track list

CD 1
1. Supertzar
2. Neon Knights
3. Children Of The Sea
4. War Pigs
5. Die Young
6. Drums Solo
7. Iron Man
8. Born To Lose

CD 2
1. Black Sabbath
2. Glory Ride
3. Heaven And Hell
4. Guitar Solo
5. Sabbath Bloody Sabbath – Heaven And Hell (Return)
6. Children Of The Grave
7. The Shining
8. Paranoid


Definitive Manchester 1989 Pre-FM Master

Este é simplesmente um dos melhores bootlegs em termos de qualidade sonora em toda a história da banda. A formação da banda em turnê para divulgação de Headless Cross consistia de Cozy Powell na bateria, Neil Murray no baixo, Geoff Nicholls nos teclados e os dois Tonys. Para as pessoas que não gostam de Tony Martin ao vivo, recomendo fortemente que ouçam este show, com grandes destaques para “Children of the Sea”, “Headless Cross”, “When Death Calls” e “Heaven and Hell”. Este show está em circulação há muito tempo entre os colecionadores, com nomes como Death Called, Manchester 1989 dentre outros. O único ponto negativo é que como este show foi gravado para ser transmitido na rádio BBC na Inglaterra, não temos acesso à performance completa da banda, mas mesmo diante deste fato, o show realizado em Manchester no dia 06 de setembro de 1989 continua sendo um dos melhores registros ao vivo do Black Sabbath com Tony Martin. A versão que destacamos aqui possui um som melhor que as anteriores e alguns bônus.

Track list

1. The Gates Of Hell
2. Headless Cross
3. Neon Knights
4. Children Of The Sea
5. Die Young
6. Iron Man
7. When Death Calls
8. War Pigs
9. Heaven And Hell
10. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)
Bônus
11. Cloak & Dagger (Headless Cross B Side)
12. Heaven And Hell (Live in Russia 1989)
13. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise) (Live in Russia 1989)


Headless in Vienna

Destacamos novamente mais um bootleg da turnê de divulgação para Headless Cross. Trata-se da apresentação do dia 24 de setembro de 1989 em Viena, na Áustria. Gravado diretamente da mesa de som, possui uma qualidade de áudio ligeiramente inferior em comparação ao show de Manchester, entretanto apresenta o show completo, com destaques para faixas como “The Shining”, “Neon Knights”, “When Death Calls”, “Headless Cross”, “The Mob Rules” e “Black Sabbath”. A turnê de 1989 apresentou diversos shows com ótima qualidade de áudio e podemos ainda citar shows realizados em New York, no dia 10 de junho, Estocolmo em 14 de setembro (bootleg conhecido como Swedish Cross), Kawasaki em 14 de outubro, Tokyo em 16 e 17 do mesmo mês, Osaka em 19 de outubro e para finalizar, Nagoya no dia 21. O set list da apresentação na capital austríaca foi o básico da tour, com a pequena diferença que no início da turnê músicas como “Call of the Wild” e “Devil and Daughter” foram executadas.

Track list

1. Supertzar-The Gates Of Hell
2. Headless Cross
3. Neon Knights
4. Children Of the Sea
5. Die Young
6. When Death Calls
7. War Pigs
8. The Shining
9. The Mob Rules
10. Black Sabbath
11. Iron Man
12. Children Of The Grave
13. Heaven And Hell
14. Paranoid – Heaven And Hell


The Road of TYR

A turnê de divulgação para TYR se destacou pelo fato de apresentar um set list que variava ao longo das apresentações e também pelo fato de que a formação Iommi, Martin, Powell, Murray e Nicholls estava mais do que entrosada, rendendo apresentações sempre acima da média. O bootleg em destaque, chamado The Road of TYR apresenta como show principal a apresentação em Milão, no dia 01 de outubro de 1990. Com ótima qualidade, podemos destacar faixas como “Anno Mundi”, “Headless Cross”, “When Death Calls”, “Heart Like a Wheel” e “The Signo of the Southern Cross”. Mas não paramos por aí, já que The Road of TYR apresenta ótimos bônus, com destaque para o primeiro show da turnê, realizado em Wolverhampton, Inglaterra no dia 01 de setembro de 1990, com as faixas “The Sabbath Stones”, “Odin’s Court” e “Feels Good to Me”. A outra parte das bônus tracks deste bootleg duplo vem do show realizado em Londres, no Hammersmith Odeon, em 08 de setembro do mesmo ano, contendo participações especiais de Braian May e Geezer Butler.

Track List

CD 1
1. Intro:Ave Satani+The Gates Of Hell
2. Neon Knights
3. Iron Man
4. Children Of The Grave
5. Anno Mundi
6. Headless Cross
7. When Death Calls
8. War Pigs
9. Bass Solo
10. Heart Like A Wheel+Guitar Solo
11. The Law Maker
12. Drums Solo (incl. The Planets,Mars,The Bringer Of War)
13. The Sign Of The Southern Cross
14. Black Sabbath

CD 2
1. Die Young
2. Heaven And Hell
3. Paranoid
4. The Battle Of Tyr **
5. The Sabbath Stones **
6. Odin’s Court **
7. The Sign Of The Southern Cross **
8. Feels Good To Me **
9. Heaven And Hell ***
10. Paranoid ***
11. Black Sabbath ****

** bonus tracks from 1990-09-01 Wolverhampton
*** bonus tracks from 1990-09-08 London, feat. Brian May on guitar
**** bonus track from 1990-09-08 London, feat. Geezer Butler on bass


Forbidden Angels

Pulamos cinco anos no tempo e nos encontramos agora na turnê de promoção de Forbidden. Por ter sido uma turnê mais longa, existem vários shows que poderiam figurar aqui, como por exemplo as apresentações em Karslhamn (16 de junho de 1995), Tinley Park (07 de julho), New York (10 de julho), Il Gzira (25 de agosto), Poznan (09 de setembro), Ludwigsburg (09 de outubro), Paris (13 de outubro), Londres (10 de novembro) e Tokyo (19 de novembro) (com destaque para a adição da faixa “Changes” ao set list). Forbidden Angels é proveniente de show realizado em 18 de outubro em Lund, na Suécia. Apresenta grande qualidade de som, uma apresentação impecável da banda (que a este momento era formada por Iommi, Martin, Rondinelli, Murray e Nicholls) e um set list muito bem variado, com músicas das fases Ozzy, Dio e Martin. Destacam-se músicas como “The Wizard”, “The Shining”, “Kiss of Death”, “Rusty Angels”, “Can’t Get Close Enough”, “Sabbath Bloody Sabbath” e “When Death Calls” (com direito a um belíssimo solo de baixo, cortesia de Neil Murray).

Track list

CD 1
1. Ave Satani
2. Children Of The Grave
3. Neon Knights
4. The Shining
5. The Wizard
6. Kiss Of Death
7. Headless Cross
8. Rusty Angels
9. When Death Calls
10. Sabbath Bloody Sabbath

CD 2
1. Can’t Get Close Enough
2. Drum Solo
3. War Pigs
4. Mob Rules
5. Black Sabbath
6. Heaven And Hell
7. Iron Man
8. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.