Notícias da Semana {06 a 12 de junho}

Notícias da Semana {06 a 12 de junho}

Torture Squad: assista vídeo lançado com imagens inéditas de tour europeia realizada em 2016

Como prometido pelo Torture Squad, estreou no sábado, dia 05, o episódio 01 da tour da banda pela Europa em 2016, quando excursionava e divulgava o disco Returno of Evil. Ao todo foram 07 países que receberam a banda, que mais uma vez apresentou-se de forma impecável e visceral, onde os colocam como uma das maiores bandas do Metal Nacional. O vídeo lançado mostra imagens exclusivas de momentos desta tour realizada, desde músicas sendo apresentadas na íntegra, como outros de bastidores, viagem, descanso e conversas entre os músicos na estrada. Confira.

Em outras notícias, uma das duplas mais importantes do Metal brasileiro, Amilcar Christófaro e Castor, respectivamente baterista e baixista do Torture Squad, estiveram ao vivo no Instagram batendo um papo com os fãs e contando a história do aclamado disco The Unholy Spell que completa 20 anos do seu lançamento neste ano. Essa foi a última live realizada todas as sextas-feiras, onde nomes como Vitor Rodrigues, Cristiano Fusco, Ciero, Tchelo, Perna, Ozzynho e Edu, todos com envolvimento direto no disco The Unholy Spell, participaram e enriqueceram ainda mais esta grande história e feito do Torture Squad. A live entre Amilcar e Castor teve a missão de trazer muitas lembranças da época, como as composições das músicas, gravações, turnês e muitas outras histórias. A live teve também duas participações especiais que tiveram envolvimento na época de lançamento do álbum. O bate-papo pode ser conferido no Instagram do Torture Squad. Siga.

Torture Squad: May “Undead” Puertas – vocal; Rene Simionato – guitarra; Castor – baixo; Amilcar Christófaro – bateria

Mais informações:
Site Oficial
Facebook
YouTube


Boats une indie e pós-punk para buscar uma tranquilidade interior no single e vídeo “Calmin”

A Boats faz um respiro antes do mergulho em “Calmin”, primeiro single de seu novo álbum. Unindo indie rock e pós-punk, a faixa contemplativa visa a busca pela tranquilidade como um modo de se quebrar e lidar com a rotina caótica. “Calmin” estará no álbum do quarteto, a ser lançado pelo selo Nightbird Records em todas as plataformas de streaming. O lyric video já está disponível no canal do YouTube da banda. Assista ao lyric video “Calmin”. Ouça “Calmin”. Originária de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, Boats faz de sua música uma ferramenta para eterna transformação. Desde 2013, a banda já teve várias formações, indo de um duo e trazendo novos elementos mas sem perder uma identidade sonora guiada pelo peso musical em contraste com os temas poéticos. Com um álbum (Manifesto dos Sentimentos (In)compreensíveis, de 2017) e dois EPS (Fazendo o Óbvio Direto da Alma, de 2013 e Boats no Estudio Cosmos de 2018), Boats se prepara para seu segundo disco.

“‘Calmin’ inaugura uma fase mais madura da banda. Nos trabalhos anteriores nós que fizemos toda produção, já nesse lançamento, bem como no disco que está por vir, tivemos toda uma equipe envolvida, na pré-produção, produção, o que ajudou muito a chegarmos no resultado que chegamos”, conta a vocalista e guitarrista Júlia Ferreira, que também dirigiu o registro em vídeo. Além dela, completam a banda Anny K. Fernandes (guitarra) e Gabriel Nogueira (baixo). No vídeo do single, é Júlia que aparece em contato com o mar da Praia de Pirangi, em Natal. “A música fala sobre a calma que encontramos no contato com a natureza, nesse caso, especificamente com o mar; e como essa calma faz com que não queiramos voltar à rotina, principalmente nesses dias de pandemia onde a única coisa que desejamos é um dia calmo e tranquilo, sem um monte de notícias ruins. A natureza como escape. Um encontro, eu e o mar, e a tranquilidade que ele me passa”, resume ela.

Com produção musical de Maria Fernanda dos Prazeres Fagundes e lançamento da Nightbird Records, “Calmin” está disponível no álbum de Boats, em breve nas plataformas digitais. O projeto está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Ficha Técnica:

Composição e voz: Júlia Ferreira

Guitarra: Anny Klarice Fernandes

Baixo: Gabriel Nogueira

Pré-produção no Quartinhorex: Maria Fernanda dos Prazeres Fagundes

Produção, gravação, mixagem e masterização: Maria Fernanda dos Prazeres Fagundes

Produção de arranjos de voz e sintetizadores: Dante Augusto Lima Cabral da Costa

Produção de arranjos de bateria, percussão e ritmos: Adailton Luiz Leonardo dos Santos

Direção e roteiro: Júlia Ferreira

Filmagens: Maria Emanuela Fernandes

Edição, montagem e finalização: Isabela de Oliveira Graça

Júlia Ferreira: Vocal e guitarra; Anny Klarice: Vocais e guitarra solo; Gabriel Nogueira: Baixo; José Shirley: Bateria

Siga Boats:

Instagram

Twitter

Facebook


A Banda Que Nunca Existiu convida Paulinho Moska

Com Paulinho Moska nos vocais, A Banda Que Nunca Existiu (ABQNE) apresenta “Alice (Ela só quer um amor)”, single que chega nas plataformas digitais na quinta-feira (10/6). Em seu álbum de estreia, o projeto da banda é mesclar sotaques, sonoridades e ritmos na voz de diferentes intérpretes, com repertório inédito e autoral de Humberto Lyra e Luiz Pissutto. Desde o lançamento do primeiro single, com a guitarra inconfundível e os vocais de Augusto Licks (ex-Engenheiros do Havaii), em julho passado, ABQNE vem ganhando ouvintes, espaço na programação de rádios pelo Brasil e colecionando elogios. 2020 também marcou o lançamento dos singles nas vozes de Pedro Mariano, Luana Camarah e o Projeto Chumbo. A banda começou 2021 com o lançamento do single “Zero Grau”, com Zeca Baleiro, e agora chega o momento de apresentar a collab com Paulinho Moska.

Inspirada numa Alice real, que Pissutto conheceu ainda adolescente quando foi passar férias na casa do parceiro Humberto no Interior de São Paulo, a canção foi lapidada durante dois anos. “Eu e Alice criamos uma conexão e conversamos muito durante um período, inclusive por cartas, até ela desaparecer atrás do sonho de conhecer o mundo”, conta Pissuto. Quase vinte anos depois, ela reapareceu e contou que tinha vivido uma relação desleal, que foi a inspiração para a canção. “Numa manhã de inverno, lembro que acordei, peguei o violão e a canção tomou forma de uma só vez. Duas semanas depois, estávamos no estúdio gravando, mas utilizei dois anos para mixar. Sempre achava algo que podia melhorar e só finalizei quando percebi que a sensação que buscava no arranjo era a mesma que tinha tido na hora da composição, que posso afirmar que é uma das mais maravilhosas que senti. E a interpretação do Paulinho Moska deu o toque final, aumentando ainda mais o brilho da canção”, comenta Pissuto.

Gravado em grande parte no estúdio NaCena, de João Marcelo Bôscoli, o primeiro álbum da ABQNE reunirá nomes como Augusto Licks, Pedro Mariano, André Abujamra, Luana Camarah, Projeto Chumbo, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, padrinho do projeto que tem uma causa social: parte da renda será revertida para uma instituição destinada a pessoas com câncer, em memória às mães dos compositores.

[letra]
ALICE (Ela só quer um amor) [Luiz Pissutto]
Não, ela não quer mais confiar em alguém
Ainda resiste em se entregar assim
Que um acorde pra poder cantar, e respirar
Não não não! ela não quer mais pressão de ter
Que se mostrar estar feliz, sem ser
Quer escutar uma canção qualquer, e relaxar

Ela só quer um amor
Ela só quer um amor
Não não não, ela não quer mais pressão de ter
Que se mostrar estar feliz, sem ser
Quer escutar uma canção qualquer, e relaxar
Ela só quer um amor
Que a não a deixe só
que ajude ela ser melhor
em tudo que aparecer
Que segure firme a sua mão
ao seu lado em cada canção
E assim que ela quer viver
Ela só quer um amor
Ela só quer um amor
[Ficha Técnica]
Voz: Paulinho Moska
Guitarra: Aquiles Faneco
Bateria: Kuki Stolarski
Baixo: Fernando Nunes
Teclados: Adriano Magoo
Violão: Cesar Botinha
Direção Geral, Arranjo e Produção: L. Pissutto
Mixagem e Direção Musical: Serginho Fouad
Direção Artística, Incentivador, Entusiasta e Mestre: Zeca Baleiro
Participação Involuntária: Nilo Romero (Gravação das vozes do Paulinho Moska)
Composição: L. Pissutto
Ouça todos os singles da ABQNE https://linktr.ee/abqne
Assista os clipes
ABQNE + Augusto Licks
Só Uma Vez 

ABQNE + Pedro Mariano
Essa Canção 

ABQNE + Luana Camarah
Algum Lugar ao Sol 

ABQNE + Projeto Chumbo
Acabou ou Começou? 


Dia dos Namorados: Hammerfall ganha cover de Monica Possel e Fe Schenker

A época mais romântica do ano também conquista os headbangers apaixonados. E é nesse clima que Monica Possel, vocalista da Hamen, se une a Fe Schenker, guitarrista do Melyra, em uma versão acústica da canção “Always Will Be”, do Hammerfall. A canção também faz parte da playlist “Love Metal”, criada por Monica Possel, que traz músicas que a inspiram a escrever sobre amor. O cover está disponível no canal oficial da cantora no YouTube. “Sempre gostei desta música, ela é uma das que estão na minha playlist de Love Metal. E como estou numa série de covers de vocais masculinos, decidi escolhê-la. E a Fe também curtiu porque pôde demonstrar seu talento no violão, pois fizemos uma versão acústica.”, avalia Monica Possel.

A relação entre as duas artistas aconteceu por meio da assessoria de imprensa, que cuida das duas carreiras. “Comecei a acompanhar todos os releases e matérias que saíam da banda, até que um dia entrei num grupo coletivo feminino e a Fe estava lá e começamos a fazer alguns trabalhos juntas.”, relembra Monica. A vocalista Monica Possel é uma cantora soprano de Joinville (SC) com mais de 10 anos de experiência. Frontwoman e principal letrista da banda Hamen, de power metal sinfônico, traz em seu currículo a atuação como soprano no Coro de Câmara do Conservatório Villa-Lobos, da Casa da Cultura de Joinville. No ano de 2020, a cantora foi agraciada com o prêmio Best Operatic Vocals” (Melhor Vocal Operístico, em tradução livre), pelo site europeu FemMetal. Nesta ocasião a artista foi a única latinoamericana indicada, desbancando vozes femininas da Europa e América do Norte.

Criada em 2013, a Hamen surgiu no cenário nacional com o EP Altar (2015) e de lá para cá a banda lançou o álbum Unreflected Mirror (2018), que contou com participação especial de Marcelo Barbosa (Angra) e já participou de coletâneas internacionais, se tornando uma das representantes do power metal sinfônico brasileiro. O disco traz como temática noções abordadas na ficção científica, como mundos alternativos e também conta com influências da literatura de Arthur C. Clarke, autor de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, entre outros clássicos.

Já Fe Schenker é a guitarrista da banda Melyra (RJ), de heavy metal. A banda é uma das mais populares da cena carioca. Com sete anos de estrada, a banda já tocou no Circo Voador (RJ), abrindo para os suecos do Arch Enemy; participou do tributo ao cantor Edu Falaschi, conquistando elogios da crítica; além de tocar em eventos conhecidos na capital fluminense, como Rio Novo Rock, Rio Banda Fest e Roquealize-se. Na discografia, o disco Saving You From Reality (2018) e o EP Cath Me If You Can (2014).

Assista o cover de “Always Will Be

Siga a playlist “Love Metal” no Spotify

Siga a Hamen

Facebook

Instagram

YouTube

Siga a Melyra

Facebook
Instagram
YouTube
Twitter


Ed Santos Lança “Cerrado”

Depois do sucesso do EP Déjà-Vu, com mais de 25 mil plays no Spotify, o cantor e compositor brasiliense Ed Santos continua a parceria com o produtor musical James Castro para lançar, em abril de 2021, o seu novo single, “Cerrado”. A música é uma homenagem ao bioma do cerrado brasileiro e às belezas naturais em volta de Brasília. Estrada de São Jorge, Alto Paraíso, Pirenópolis e Goiás Velho são alguns dos lugares por onde a canção viaja, no Planalto Central. A faixa “Cerrado” contará com um clipe no canal do artista no YouTube.

Sobre Ed Santos

Ed Santos é ex-vocalista da banda de rock Brasiliense Contacto Imediato, com a qual lançou o CD homônimo (2003) e participou da Coletânea Bandas Novas (2007), lançada pela Gravadora Seven Music e distribuída pela Sony Music. Além disso, fez parte de projetos musicais como: banda Pinturas da Alma; Coro Sinfônico da Universidade de Brasília – UnB; Coro Lírico da Escola de Música de Brasília – EMB; e Grupo Vocal Nossas Vozes, um projeto inteiramente dedicado aos grandes compositores da música brasileira, como: Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Djavan, entre outros. Com influências que vão do rock ao pop, do lírico à MPB, Ed Santos já conta com mais de 7 mil ouvintes no Spotify.
Contatos e redes sociais
Facebook
Instagram

Youtube


AZTLÁN: Entrance To Mictlán segue ganhando grande destaque na imprensa especializada, confira!

Desde 2019 rodando em meio ao underground nacional, o EP Entrance to Mictlán, do AZTLÁN, segue ganhando um grande destaque na imprensa especializada. O trabalho – que já havia ganhando uma matéria acerca deste assunto – seguiu recebendo inúmeras críticas nacionais e internacionais. Algumas delas podem ser conferidas abaixo, veja:

“é qualidade por cima de qualidade” – Rock Vibrations
“músicos competentes e uma sonoridade de qualidade ímpar” – Rumors Mag
“Boa surpresa” – World Of Metal Magazine (POR)
“é um dos nomes mais promissores do Metal extremo brasileiro” – Metal Mind Reflections
“uma banda que irá longe!” – Underground Extremo

Todas as resenhas, entrevistas e matérias especiais sobre o AZTLÁN podem ser conferidas no clipping da banda disponibilizado pela Sangue Frio Produções. Encontre Entrance To Mictlán nas principais plataformas de streaming e download do mundo em apenas um clique.

Sites relacionados:
Facebook
Instagram
Youtube
Bandcamp
Sangue Frio Produções


Marcus Zalves e o racismo velado no clipe de “32 de Janeiro

“32 de Janeiro” é a faixa carro-chefe do EP Labuta, trabalho mais recente do músico sorocabano Marcus Zalves. O single abre o registro e tem como pauta a precária estrutura da família brasileira, denunciando principalmente a dificuldade que pessoas pretas têm em encontrar emprego no Brasil. A música tem como base principal o hip hop e é narrada em cima de uma batida eletrônica. Entre as influências estão nomes como Daft Punk e Racionais MCs, além de outras referências do soul e funky music. Assista ao clipe. Labuta foi lançado no início de maio e tem como principal temática a luta contra o racismo. O trabalho conta com quatro faixas e foi produzido por Kodux. Com estética afro-punk e contexto afrofuturista, Labuta é o trabalho mais consistente e maduro de Marcus Zalves, conhecido por fundir diversos estilos ao hip hop. As letras, todas escritas pelo próprio músico, mostram-se ainda mais críticas em relação aos dois registros anteriores, Cores e Corres (2019) e Queda Pra Cima (2020).

“Esse trabalho foi criado durante o começo da pandemia. Ele é um recorte social de como nós estamos colocados à margem da sociedade brasileira. Tem como pautas principais a estrutura precária da família brasileira, a corrupção, a censura, o racismo estrutural e o genocídio contra a população preta”, relata Marcus Zalves. Outra diferença notória em Labuta é a influência de Kodux na sonoridade mais preenchida e moderna. O artista é conhecido por compor músicas para jogos de videogame e trilhas de filmes variados. Além de “32 de Janeiro”, Labuta conta com as faixas “Órbita”, “Geografia” e “Marquise”, essa última com participação de Augusto Martins. Ouça o EP Labuta no link.


Sdds Carnaval: Selo Abacateiro antecipa coletânea com single de BrunãoDUBASS e Vito Lofi

O Selo Abacateiro antecipa a coletânea Crisálida com o single “Sdds Carnaval”, fruto de uma parceria entre os músicos BrunãoDUBASS e Vito Lofi. O disco foi viabilizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais via Lei Aldir Blanc e deve chegar às plataformas no segundo semestre deste ano. Escute “Sdds Carnaval” no Youtube. No álbum, aproximadamente 20 artistas abordam o isolamento social, trazendo distintas vivências e reflexões. “Sdds Carnaval”, por sua vez, ressalta o anseio de reviver a folia e a diversão enquanto mistura axé, samples digitais e elementos percussivos inspirados no Olodum.

Vito Lofi conta que a faixa se remete à nostalgia à medida que traz referências dos anos 80 aos anos 2000 sem esquecer a contemporaneidade. “A música foi construída com base lo-fi hip hop. No entanto, é recheada de brasilidade, tendo em vista o lado rítmico e pop da produção. Para chegar nisso, nos inspiramos em Babado Novo, Ivete Sangalo, Bayana System e Matuê, por exemplo”, frisou. O próximo single da coletânea Crisálida será lançado no dia 26 de junho, sendo uma autoria de Pedro Tasca, vocalista e violonista da banda Roça Nova. Ao todo, a obra terá 16 faixas, sendo 12 canções e 4 faixas instrumentais.


BROKEN & BONED: banda lançará videoclipe para a canção ‘Psicopata’

A banda de metal extremo Broken & Boned, vai lançar um videoclipe para a música ‘Psicopata’. Ao longo dos últimos meses, o quinteto paraense apresentou a canção em ensaios, lives e, sobretudo, no YouTube. O seu primeiro registro foi um pouquinho antes da pandemia no Brasil, no Vulkano Pub em 2019. Na época, os trabalhos para o segundo álbum Lies Inside Delusion estavam em processo inicial. Nesse sentido, a banda encontrou neste evento uma ótima oportunidade para apresentá-la ao público. Confira o registro ao vivo publicado em 7 de janeiro de 2020.

‘Psicopata’ ganhará um videoclipe da Broken & Boned, mas a campanha de pré-divulgação do novo CD começou com a liberação do single e videoclipe de ‘Fútil’ que, aliás, você pode encontrar tanto por streaming como pelo YouTube. Ainda assim, o reforço com a produção de mais um trabalho de audiovisual vem a calhar em um período como este. “Estamos produzindo nosso videoclipe. Estamos na fase inicial, mas as imagens já foram trabalhadas. A música será ‘Psicopata’ que estará em nosso próximo álbum“, confirma o guitarrista Carlos Nava.

Lies Inside Delusion está sendo o trabalho mais desafiador para a banda, pois a ideia de lançar o sucessor de Hypocrisy Hymns (2018) saiu do papel meses antes de iniciar a pandemia no Brasil. Contudo, depois de ‘Fútil’ muitas coisas conseguiram se alinhar às novas rotinas, possibilitando maior organização. “Se não fosse por essa pandemia monstruosa nós já tínhamos lançado tanto o álbum, quanto o vídeo. Enfim, agora estou indo à Belém para acertarmos alguns pontos e espero que, até o final do ano, o disco saia“, arrisca. Para saber mais sobre a Broken & Boned, bem como falar com os membros, clique no link.


Representando a nova geração do rock, Abbout surpreende com influências de jazz no lançamento do terceiro single, “Mental Desire”

É apenas o segundo mês de existência do trio que já divulga o seu terceiro lançamento. “Mental Desire” encanta aos ouvidos com um rico arranjo musical. No dia 26 de março de 2021 foi lançado o primeiro single do Abbout, a música “Other Side”. O lançamento surpreendeu positivamente ao público do rock n’ roll, pois apesar da sonoridade moderna, a faixa de estreia da banda demonstrou um grande respeito aos maiores clássicos do gênero que conquistou milhares de fãs geração após geração.

O trio, formado por John Strapasson (vocal), Beppe Fumagalli (guitarra) e Marc Dallo (bateria), passou o ano de 2020 focado na criação e produção de inúmeras faixas, enquanto viviam o primeiro ano da pandemia em isolamento no sítio do guitarrista. Eles não revelam quantas, mas prometem lançamentos constantes até 2022! A direção musical foi assinada pelo experiente Kyiko Martinns, que respirou o processo criativo, vivendo mais de dois meses com a banda em isolamento. A produção durou mais de 9 meses e contou com um grande time, reunindo mais de 30 músicos, produtores e diversos profissionais da indústria da música e do design. “Esse material todo surgiu em um momento muito delicado e ao mesmo tempo inspirador. Tivemos a oportunidade de nos isolar e criar. Ficamos felizes demais com o resultado do primeiro single. Ter mais de 5 mil plays em apenas um mês nos mostrou que a galera captou a essência do Abbout. Ver o público que curte rock n’ roll curtindo o lançamento de uma nova banda em 2021 nos motiva demais!” Conta o guitarrista Beppe.

“Other Side” relembrou alguns dos hinos mais clássicos do rock, mostrando influências claras dos Rolling Stones e até mesmo de ACDC. A afinação aberta das guitarras com o naipe de metais criou o ambiente para o vocalista John cantar a alegre e dançante melodia que fica na cabeça: “Hey, hey, hey!”. Sobre a mensagem, a faixa abordou um tema super atual e fundamental ao promover a união. Segundo os músicos, o apoio e a compaixão são essenciais nesse momento que estamos enfrentando. O single atingiu 5.000 plays em apenas um mês nas plataformas digitais, o que a banda considera uma ótima estreia. O segundo single, “Angel In Wild”, supriu as expectativas do público que esperava mais uma música intensa e com influências dos maiores clássicos do rock.

No dia 28 de maio, o grupo lançou a terceira música em apenas dois meses de existência. “Mental Desire” surpreendeu aos ouvintes ao trazer ricas influências de jazz. O arranjo conta com instrumentos inusitados para o rock, como o clarinete, interpretado por Victor Gabriel Castro. Já na introdução é possível sentir a diferença entre “Mental Desire” e os outros singles da banda. A faixa começa com o solitário piano, interpretado por Misa Jr. e logo surpreende a entrada da banda completa. Dali em diante, um místico arranjo com notas dissonantes e quebras de ritmo seduzem o ouvinte a embarcar em uma viagem! “’Mental Desire’ é uma viagem às glamourosas noites de Paris. Uma música onde buscamos tocar as pessoas de um jeito diferente, talvez até mais calmo! Ela remete à sensação de uma noite mágica ao lado do amor da sua vida. ‘Mental Desire’ é o desejo incontrolável de se aventurar ao lado de quem faz você se sentir vivo.” Conta o compositor e vocalista John Strapasson

O resultado é uma música intrigante e muito original, fruto desse novo trio que está vindo com tudo para representar a nova geração do rock n’ roll. Escute agora. Siga o Abbout no Spotify e nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.