Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fases Gillan e Gillen

Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fases Gillan e Gillen

Por Thiago Reis

Em nossa saga desvendando alguns dos melhores bootlegs do Black Sabbath, chegamos a uma das fases mais obscuras da banda, em que se iniciam as inúmeras trocas de membros da banda, já que Born Again de 1983 é gravado com Ian Gillan nos vocais, Iommi nas guitarras, Geezer Butler no baixo, Bill Ward na bateria e Geoff Nicholls no teclado, mas para a turnê Bill Ward sai alegando problemas de saúde e Bev Bevan assume as baquetas. Já para o álbum Seventh Star de 1986, a formação que gravou o disco consistia de Glenn Hughes nos vocais, Iommi na guitarra, Dave Spitz no baixo, Eric Singer na bateria e Geoff Nicholls nos teclados.

Como sabemos, após cinco shows Glenn Hughes sai da banda por problemas com vício em drogas, dando lugar ao extraordinário Ray Gillen. Justamente por esses problemas citados anteriormente que os shows com Glenn Hughes não foram incluídos na presente matéria, pois o vício e inúmeros outros problemas fizeram com que as performances de Hughes fossem bem abaixo de sua real capacidade. Então, sem mais rodeios apresentamos cinco bootlegs para conhecer das fases Ian Gillan e Ray Gillen.


Paris Line – 1983-09-30

Iniciamos os trabalhos com uma gravação soundboard em Paris durante a turnê de promoção do álbum Born Again. Tal show é bastante conhecido dos apreciadores de bootlegs do Black Sabbath, sendo que a referida apresentação circula no mercado desde os anos 1980, no formato de LP. Também conhecido como Parisian Bitch, Paris 1983 e Paris Line 1983-09-30, temos uma boa amostra de como a banda soava tão bem ao vivo, inclusive destaca-se o fato de que as músicas de Born Again se apresentavam muito melhores ao vivo do que no próprio disco. Da apresentação em Paris, destacam-se as músicas “Hot Line”, “War Pigs”, “Digital Bitch”, “Disturbing the Priest” e a grande surpresa da turnê, “Smoke on the Water”.

Track list

1. Children Of The Grave
2. Hot Line
3. War Pigs
4. Supernaut
5. Drum Solo
6. Rock ‘n’ Roll Doctor
7. Disturbing The Priest
8. Guitar Solo – Orchid
9. Digital Bitch
10. Smoke On The Water
11. Paranoid – Heaven And Hell (Reprise)


The Legendary Masters 1983

Este é provavelmente o bootleg mais conhecido da fase Born Again. Gravado em Worcester, nos Estados Unidos em 04 de Novembro de 1983, já circula entre os colecionadores há vários anos, sob nomes como Born in Hell, Captured Alive, Captured Alive Definitive Edition, The Legendary Masters 1983, dentre outros. Apresenta uma excelente qualidade soundboard e uma apresentação cheia de energia da banda. Destacam-se faixas como “Children of the Grave”, “Hot Line”, “Heaven and Hell” e uma maravilhosa versão de “The Dark/Zero the Hero”, com destaque para a participação de Geoff Nicholls em uma bela versão de “The Dark” que precede à execução de “Zero the Hero”, com um incrível solo de Iommi e um baixo com efeitos muito bem escolhidos por Geezer Butler. Um diferencial de The Legendary Masters 1983 em relação às outras versões do show em Worcester é a presença das demos do álbum Born Again, incluindo a faixa “The Fallen” que não saiu na versão final do disco.

Track list

The Manor Tape Demos
1. Hot Line
2. Keep It Warm
3. The Fallen
4. Digital Bitch
5. Stonehenge
6. Trashed
7. Zero The Hero
8. Born Again
9. Disturbing The Priest

Captured Live Pre-FM Master
1. DJ Intro
2. Supertzar
3. Children Of The Grave
4. Hot Line
5. War Pigs
6. Stonehenge – Iron Man
7. The Dark – Zero The Hero
8. Heaven And Hell
9. Guitar Solo
10. Digital Bitch
11. Black Sabbath
12. Smoke On The Water

Como um destaque final à respeito da turnê de Born Again, vale o registro a respeito do bootleg Boblingen 83, em que encontramos uma bela versão para a faixa-título “Born Again” em uma excelente qualidade.


Maximum Ray Gillen Years 1986-04-18

Passamos agora para a turnê de promoção de Seventh Star, em que Ray Gillen assume os vocais a partir de 29 de março de 1986. O presente show, realizado em San Antonio no Texas, em 18 de abril do mesmo ano, apresenta uma qualidade de áudio incrível e uma bela performance de Ray Gillen. Uma pena que este show jamais apareceu em circulação em seu formato completo, sendo apenas composto pelas faixas que foram veiculadas em uma rádio dos Estados Unidos. O show de San Antonio costuma vir acompanhado das demos de Ray Gillen para o álbum The Eternal Idol. O material está em circulação sob nomes como Ray Gillen Years, Maximum Ray Gillen Years, Complete Ray Gillen Years, Ray of the Black Light etc. apresenta as seguintes faixas, com destaque para “Danger Zone”, “War Pigs”, “Heart Like a Wheel” e “Neon Knights”. Ressalta-se o fato de que a versão das demos presente neste bootleg são diferentes das demos lançadas na versão deluxe de The Eternal Idol.

Tracklist

1986-04-18 Hemisfair Park Arena – San Antonio, Texas
1. The Mob Rules
2. Danger Zone
3. War Pigs
4. Heart Like A Wheel
5. Symptom Of The Universe – Sweet Leaf
6. Black Sabbath
7. Neon Knights

The Eternal Idol Demo Sessions Without Guitar Solos
8. Eternal Idol
9. Born To Lose
10. Lost Forever
11. Nightmare
12. Hard Life To Live
13. Glory Ride
14. Ancient Warrior
15. The Shining


Seventh Zone 1986-05-27

Para o show realizado em Leicester, Inglaterra o Black Sabbath apresentou um set list com materiais de todas as suas fases até aquele momento em mais de uma hora e quarenta minutos de show, com uma apresentação impecável, além de uma qualidade de som que pode ser considerada como muito boa. Destacam-se faixas como “Children of the Sea” (com um Ray Gillen inspirado), “Symptom of the Universe”, “Seventh Star”, “Die Young”, “Heaven and Hell” e “Turn to Stone”.

Tracklist

CD 1
1. Supertzar
2. The Mob Rules
3. Children Of The Sea
4. Danger Zone
5. War Pigs
6. Heart Like A Wheel
7. Symptom Of The Universe
8. Sweet Leaf
9. Zero The Hero
10. Sphynx
11. Seventh Star

CD2
1. Member Introduction
2. Turn To Stone
3. Drum Solo
4 Die Young
5. Black Sabbath
6. Bass Solo
7. NIB – Neon Knights
8. Heaven And Hell
9. Guitar Solo – Heaven And Hell (reprise)
10. Children Of The Grave
11. Supernaut – Paranoid
12. Laguna Sunrise


Last Gig With Ray 1986-06-04

Para finalizar a presente matéria, destacamos o último show de Ray Gillen no Sabbath, realizado em Notthingham, na Inglaterra em 04 de junho de 1986. Uma apresentação muito bem gravada, com interpretações geniais de faixas como “Mob Rules”, “Danger Zone”, “N.I.B” e o medley “Symptom of the Universe/Sweet Leaf/Zero the Hero”. A banda formada por Iommi, Ray Gillen, Geoff Nicholls, Eric Singer e Dave Spitz se mostra muito entrosada e capaz de entregar um show excelente, apesar de tantos problemas encontrados na turnê.

Track list

CD 1
1. Supertzar
2. Mob Rules
3. Children Of The Sea
4. Danger Zone
5. War Pigs
6. Heart Like A Wheel
7. Symptom Of The Universe
8. Sweet Leaf
9. Zero The Hero
10. Sphinx
11. Seventh Star
12. Member Introduction
13. Turn To Stone
14. Drum Solo
15. Die Young

CD 2
1. Black Sabbath
2. Bass Solo
3. N.I.B.
4. Neon Knights
5. Heaven And Hell
6. Paranoid
7. Tony Iommi Says Thank You

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.