Overlloud – Splendor Solis [2019]

Overlloud – Splendor Solis [2019]

Por Fernando Bueno

O heavy metal tradicional é uma das paixões nacionais. Temos grande bandas em várias vertentes do metal, mas as bandas que apostam na sonoridade clássica das bandas dos anos 80 vem se destacando cada vez mais aqui no Brasil. Aqui mesmo na Consultoria do Rock já trouxemos bandas como Helish War, Axecuter, Grey Wolf e Battalion.

O Overlloud é um grupo oriundo de Campina Grande, Paraíba, na ativa desde 2011 e há pouco mais de um ano soltou seu disco de estréia Splendor Solis (lançado recentemente pela Hellion Records). A banda que gravou o disco conta com a dupla fundadora da banda Rui Junior na bateria e Andrew Marques na guitarra, além de Tiago Galdino nos vocais, Lucas Moura no baixo e Leandro Balby na guitarra.

Andrew Marques, Lucas Moura, Tiago Galdino, Rui junior e Leandro Balby

A referência óbvia do som do Overlloud é o Iron Maiden, mas ao longo de todo o álbum dá para identificar muitas outras influencias aqui e ali. Alguns trechos até o Viper o e Hibria me veio à mente como é o caso da faixa de abertura “Building on Fire”. “Widowmaker” traz a semelhança citada acima fica com o que o Maiden mas muito mais das fases de retorno do Bruce Dickinson dos álbuns Brave New World e Dance of Death.  Interessante o trecho do solo em que a banda diminui a velocidade e dá espaço para a guitarra brilhar, para retomar o ritmo inicial e finalizar a música.

Em “Metal Legends” temos algo mais épico como sugere o próprio título. “Drinking All Night”, como não poderia deixar de ser é mais festeira, com refrão que incentiva o uso sem moderações de vários tipos de bebidas alcoólicas. Ou seja, a banda apresenta várias facetas, trazendo influências diversas do multifacetado heavy metal tradicional.

Não encontrei muitas atualizações sobre o Overlloud e até entendo que as atividades devam estar em stand by por conta da pandemia, mas espero que esse trabalho de 2019 já tenha um sucessor logo, pois o que precisamos no Brasil é que as bandas permaneçam na cena, se fortaleçam, angarie fãs a cada show, a cada disco, pois só assim teremos uma cena mais forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.