4009910440629

Por Jose Leonardo Aronna

Pete Brown foi um dos grandes artistas que assinaram com o selo e suas gravações desse período sempre foram bem procuradas. No início dos anos 60, esse poeta beat improvisava com músicos de jazz. Depois ele foi apresentado a Jack Bruce e logo uma parceria se estabeleceu, com Pete escrevendo boa parte do material do Cream, incluindo os sucessos “Sunshine Of Your Love”, “I Feel Free” e “White Room”.

R-1135510-1428050940-9561.jpeg

O lado A deste Clássico da Harvest

O grupo se tornou o novo veículo para expressar sua poesia, de uma maneira ou de outra, como Jim Morrison fez ou Patti Smith faria. A maioria de seus músicos não tinha experiência com o rock, com a exceção do guitarrista Chris Spedding. O primeiro lançamento do Battered Ornaments é o single “The Week Looked Good on Paper” / “Morning Call” lançado em março de 1969 pelo selo Parlophone da EMI. Logo Pete e sua banda migram para a Harvest onde gravam e lançam seu único disco A Meal You Can Shake Hands With in the Dark em julho do mesmo ano.

Nesse álbum Brown é o principal compositor, inteiramente responsável por quatro faixas, sendo as demais em co-autoria com Jack Bruce, Chris Spedding e Graham Laydon (um cantor e guitarrista de Yorkshire). No álbum, etarras)tão Pete Brown (vocais, trompete, slide whistle, talking drums), Nisar Ahmed Khan (saxofone tenor, alto saxofone, flauta), Chris Spedding (guitarras, slide guitar, prepared piano, Portuguese Chitarra), Charlie Hart (órgão, harmônica), Pete Bailey (congas, African drum e percu percssão), Butch Potter (baixo, banjo), Rob Tait (bateria) e Dick Heckstall-Smith (saxofone tenor).

A vigorosa e inventiva bateria de Rob Tait e o baixo preciso de Butch Porter fornecem o background, juntamente com a percussão de Pete Bailey. Chris Spedding apresenta seus licks afiados de guitarra, Charlie Hart está no órgão e temos um par de saxofonistas, Nisar Khan e o célebre Dick Heckstall-Smith.

Os muitos ambientes sonoros variados incluem o jazz rock groove de “Dark Lady”, com gritos selvagens de sax e um órgão à la Santana. Em “The Old Man” além da slide guitar se fazer presente, também temos uma seqüência de acordes instigantes.“Station Girl” uma bela e calma pérola psicodélica, com guitarra e violão, rolos de tom-tons, lamentos de sax e vocais exóticos, que constrastram com a próxima faixa, “The Politican”, que começa com apenas Pete declamando sua poesia durante alguns minutos, numa espécie de semi-rap, para depois cair num boogie blues com destaque para a guitarra de Chris e o sax de Dick Smith respondendo aos vocais de Pete.

$_12

Capa interna do LP

Uma sonoridade oriental embeleza a tranquila “Rainy Taxi Girl”, com destaque para a flauta, numa canção inspirada em Salvador Dali. Já em “The Morning Girl” temos uma curta canção com sonoridade meio country & western, com destaque para a guitarra ligeira de Spedding. A seguir temos a longa “Sandcastle”, que começa com um ritmo tribal e hipnótico e depois envereda para um jazz rock progressivo. A última faixa do álbum, a também longa “Travelling Blues” encerra magnificamente o álbum com um blues pungente e um belo trabalho de guitarra e sax, além do trompete de Pete Brown.

R-1135510-1196015832.jpeg

Contra-capa do álbum

Infelizmente, apesar de apresentarem um álbum interessante, a química entre Pete e a banda não funcionou e logo Brown abandona o grupo (ou foi expulso, segundo algumas fontes). A banda segue sozinha e lança apenas um disco também pela Harvest,Mantle-Piece. A próxima empreitada de Pete foi o grupo Piblokto! que lançou dois Lps e alguns singles, também pelo selo e também altamente colecionáveis. Essa banda teve pouca duração, encerrando suas atividades em 1971. Depois disso, Pete contribuiu com letras para um disco do Dick Heckstall-Smith,. Também começou uma colaboração com o seu velho amigo Graham Bond (onde gravou um EP e um álbum intitulado Two Heads Are Better Than One). Esta parceria encerrou-se 1973 devido ao comportamento errático de Bond.

No mesmo ano, Brown lançou o seu primeiro LP solo The Not Forgotten Association, com poesias recitadas, e também gravou um single que nunca foi lançado, “Night’s in Armour”/”Barbed Wire Night Dress” com participações de Jeff Beck e Jack Bruce. Em meados dos anos 70, Pete trabalhou intensamente com Ian Lynn. O duo liderou duas bandas ao mesmo tempo, The Flying Tigers e Back To The Front, excursionando até 1977. O album da dupla Party in the Rain só foi lançado em 1982.

A partir dai Pete entrou num processo de semi-aposentadoria, trabalhando em roteiros (com Phil Ryan do Piblokto!). Também esteve envolvido com a produção da BBC TV Red Shift, dois musicais, bem como escrevendo seus poemas. Pete retornou a música no final dos anos 80, fundando a Production Company (e seu selo Interoceter). O primeiro lançamento desse selo foi o álbum Pete Brown & Phil Ryan’s Ardours of the Lost Rake. Também trabalhou com os amigos Vivian Stanshall, Peter Green e Dick Heckstall-Smith.

No final dos anos 90 formou outra banda Pete Brown and the Interocetors, lançando o disco Pete Brown & The Interoceters Live, mas a partir daí se concentrou em trabalhar no projeto Pete Brown & Phil Ryan. Salienta-se que Pete continua ativo desde os últimos 20 anos, trabalhando com vários artistas europeus e do Reino Unido. Não esquecendo suas contribuições nos álbuns de Jack Bruce. Também participou de discos da banda Sunset Heights, e seu vocalista Vince Converse. Nos anos 2000 trabalhou com Saiichi Sugiyama, Neal Schon, Mick Taylor e com o amigo, infelizmente já falecido, Dick Heckstall-Smith.

Em 2010 foi publicada sua autobiografia “White Rooms and Imaginary Westerns”.

Faixas:

1. Dark Lady
2. The Old Man
3. Station Song
4. The Politican
5. Rainy Taxi Girl
6. Morning Call
7. Sandcastle
8. Travelling Blues Or The New Used Jews Dues Blues

Bonus tracks da edição lançada pela Repertoire Records em 2009:

9. The Week Looked Good On Paper (Single A-side UK)
10. Security Blues – Newly discovered and remixed

 

1 comentário

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.