Por Mairon Machado

Conheci o Cattarse durante a apresentação de Mark Farner no Bar Opinião em Porto Alegre. O trio formado por Igor Van der Laan (guitarra, vocais), Yuri Van der Laan (baixo, vocais) e Diogo Stolfo (bateria) chamou a atenção por executar um hard setentista de ótima qualidade com destaque para a performance mais do que assombrosa de Stolfo, um verdadeiro monstro! 
Na mesma noite, chegou em minhas mãos o EP de estreia do trio. Com apenas quatro canções, Certezas foi lançado de forma independente, e gravado com a ajuda de André Brasil no Estúdio Marquise 51 (Porto Alegre).  O power trio mostra que mesmo em estúdio consegue trazer a surpreendente energia que exala pelos palcos país afora e, inclusive, já andou se apresentando na Argentina.

O EP abre com a faixa-título, destacando o ótimo riff feito por baixo e guitarra, além da melodia vocal sendo guiada pela guitarra com uma distorção que nos remete direto aos álbuns do saudoso grupo Mountain. Outro ponto que chama a atenção é o belo solo de Igor, enquanto Yuri despeja distorção em seu baixo e Diogo comanda a quebradeira ao fundo. 

O hard da abertura é trocado pelo clima flower-power de “Consigo Te Escutar”, uma balada que por vezes nos lembra Led Zeppelin, levado pelos violões e com mais outro belo solo de guitarra, mantendo o bom nível de Certezas. As comparações com as grandes bandas das décadas de 60 e 70 é inevitável, já que o trio não nega suas raízes, mas “Garota, Você Sabe o que Eu Quero de Você” foge dessas comparações, em um rock original criado pelo trio, mostrando pique e uma simples letra, que não precisa dizer mais do que o seu próprio nome. Porém, a voz ainda jovem de Igor dá umas pequenas amostras de que precisa ser melhor trabalhada, apesar do cara tocar muito a guitarra.

O EP encerra-se com “Ilusão Confusa”, carregada de peso como a faixa de abertura, em mais um riff para botar os pescoços a balançar, concluindo Certezas deixando um gosto de quero mais, saciado apenas se voltarmos a ouvir as quatro canções novamente.

Yuri Van der Laan, Igor Van der Laan e  Diogo Stolfo
O instrumental do Cattarse é muito bom, e um pequeno trabalho na parte vocal poderá fazer da mesma mais uma grande banda a surgir nos pagos do Rio Grande. Mas apesar da ótima energia da guitarra e do baixo, é uma pena que em estúdio não pude comprovar a ferocidade de Diogo, que ao vivo, parece uma mistura de Ginger Baker (Cream) com John Bonham (Led Zeppelin). 

Tomara que isso possa ser transmitido para as novas canções do Cattarse, e esperamos que os empresários e gravadoras invistam para manter a chama do bom e velho rock ‘n’ roll acesa. 

Parabéns aos guris pelas ótimas inspirações e, principalmente, por transformá-las em canções excelentes ao invés de perderem-se em um sertanejo universitário de fácil acesso ou vender-se para uma gravadora com canções de gosto duvidoso. Sucesso ao Cattarse e tomara que daqui uns anos possamos ouvir falar muito bem do primeiro CD do grupo.

Os interessados podem baixar o EP nesse link.

Track List
1. Certezas
2. Consigo Te Escutar
3. Garota, Você Sabe o que Eu Quero de Você
4. Ilusão Confusa

1 comentário

  1. Fábio RT

    Sei que não é assunto do post…mas aproveito para dar os parabens para todos os redatores e colaboradores do blog !
    É ótimo ler as dicas, conhecer novas coisas, adquirir conhecimento e…claro….discordar de um monte de coisas que é escrita por aqui heehehhehe

    Longa vida ao Blog de vocês !!!
    Grande abraço

    Responder

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.