Direto do Forno: Cattarse – Certezas [2011]

Direto do  Forno: Cattarse – Certezas [2011]



Por Mairon Machado

Conheci o Cattarse durante a apresentação de Mark Farner no Bar Opinião em Porto Alegre. O trio formado por Igor Van der Laan (guitarra, vocais), Yuri Van der Laan (baixo, vocais) e Diogo Stolfo (bateria) chamou a atenção por executar um hard setentista de ótima qualidade com destaque para a performance mais do que assombrosa de Stolfo, um verdadeiro monstro! 
Na mesma noite, chegou em minhas mãos o EP de estreia do trio. Com apenas quatro canções, Certezas foi lançado de forma independente, e gravado com a ajuda de André Brasil no Estúdio Marquise 51 (Porto Alegre).  O power trio mostra que mesmo em estúdio consegue trazer a surpreendente energia que exala pelos palcos país afora e, inclusive, já andou se apresentando na Argentina.

O EP abre com a faixa-título, destacando o ótimo riff feito por baixo e guitarra, além da melodia vocal sendo guiada pela guitarra com uma distorção que nos remete direto aos álbuns do saudoso grupo Mountain. Outro ponto que chama a atenção é o belo solo de Igor, enquanto Yuri despeja distorção em seu baixo e Diogo comanda a quebradeira ao fundo. 

O hard da abertura é trocado pelo clima flower-power de “Consigo Te Escutar”, uma balada que por vezes nos lembra Led Zeppelin, levado pelos violões e com mais outro belo solo de guitarra, mantendo o bom nível de Certezas. As comparações com as grandes bandas das décadas de 60 e 70 é inevitável, já que o trio não nega suas raízes, mas “Garota, Você Sabe o que Eu Quero de Você” foge dessas comparações, em um rock original criado pelo trio, mostrando pique e uma simples letra, que não precisa dizer mais do que o seu próprio nome. Porém, a voz ainda jovem de Igor dá umas pequenas amostras de que precisa ser melhor trabalhada, apesar do cara tocar muito a guitarra.

O EP encerra-se com “Ilusão Confusa”, carregada de peso como a faixa de abertura, em mais um riff para botar os pescoços a balançar, concluindo Certezas deixando um gosto de quero mais, saciado apenas se voltarmos a ouvir as quatro canções novamente.

Yuri Van der Laan, Igor Van der Laan e  Diogo Stolfo
O instrumental do Cattarse é muito bom, e um pequeno trabalho na parte vocal poderá fazer da mesma mais uma grande banda a surgir nos pagos do Rio Grande. Mas apesar da ótima energia da guitarra e do baixo, é uma pena que em estúdio não pude comprovar a ferocidade de Diogo, que ao vivo, parece uma mistura de Ginger Baker (Cream) com John Bonham (Led Zeppelin). 

Tomara que isso possa ser transmitido para as novas canções do Cattarse, e esperamos que os empresários e gravadoras invistam para manter a chama do bom e velho rock ‘n’ roll acesa. 

Parabéns aos guris pelas ótimas inspirações e, principalmente, por transformá-las em canções excelentes ao invés de perderem-se em um sertanejo universitário de fácil acesso ou vender-se para uma gravadora com canções de gosto duvidoso. Sucesso ao Cattarse e tomara que daqui uns anos possamos ouvir falar muito bem do primeiro CD do grupo.

Os interessados podem baixar o EP nesse link.

Track List
1. Certezas
2. Consigo Te Escutar
3. Garota, Você Sabe o que Eu Quero de Você
4. Ilusão Confusa

Um comentário em “Direto do Forno: Cattarse – Certezas [2011]

  1. Sei que não é assunto do post…mas aproveito para dar os parabens para todos os redatores e colaboradores do blog !
    É ótimo ler as dicas, conhecer novas coisas, adquirir conhecimento e…claro….discordar de um monte de coisas que é escrita por aqui heehehhehe

    Longa vida ao Blog de vocês !!!
    Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.