Por Davi Pascale
A banda alemã Scorpions anunciou sua aposentadoria. Porém, antes de pendurarem as chuteiras, resolveram presentear seus fãs com esse que talvez seja o primeiro show em blu-ray 3-D da história. Lembro-me de assistir nos cinemas uma apresentação do grupo U2 em 3-D, mas o concerto ainda não existe nas lojas… 
O show em questão foi gravado em Saarbrucken (Alemanha), em abril de 2011, e mostra o grupo em um ótimo momento. Rudolph Schenker (guitarras), Klaus Meine (voz), Matthias Jabs (guitarras), James Kottak (bateria) e Paweł Maciwoda (baixo) estão alegres, entrosados e tocando com garra. É impossível assistir ao vídeo sem se questionar se esse seria realmente o momento certo para se aposentarem. Os rapazes estão longe, aliás, muito longe de serem uma banda decadente. 
No repertório não há grandes novidades. É exatamente aquilo que seus fãs esperam: clássicos e mais clássicos. Canções como “Still Loving You”, “Big City Nights”, “Blackout” e “The Zoo”, têm presença garantida e, décadas depois, ainda empolgam e emocionam a plateia. 
Rudolph Schenker e Matthias Jabs
O efeito 3-D é muito bem feito e torna a experiência ainda mais divertida. O ponto alto do efeito especial é justamente quando os músicos decidem brincar com a câmera, apontando o microfone ou a guitarra para a tela. Certamente muito superior às experiências 3-D realizadas nos tempos do VHS. Para quem não se lembra, o conjunto Skid Row incluiu o clipe “Psycho Love” nesse formato no home video Roadkill e o Kiss lançou um vídeo com o clipe de “Psycho Circus“. Vale lembrar que não são todos os aparelhos que aceitam esse formato e o espectador não tem a opção de assistir o concerto sem o efeito… Portanto, cuidado na hora da compra!
O show vem acompanhado de um documentário de um pouco mais de meia hora de duração contendo entrevistas com a equipe e integrantes da banda. Contudo, infelizmente, não pude assistir até o final. As entrevistas foram gravadas em alemão, e a legenda em inglês, na minha cópia, está travando. Não saberia dizer neste momento se trata-se de um problema de lote ou não.
O quarteto de frente do Scorpions
De todo modo o vídeo serve como um aperitivo para a apresentação que os alemães realizarão em setembro aqui no Brasil. Para quem ainda estava em dúvida sobre ir ou não, aqui está a prova definitiva de que aqueles que comparecerem irão retornar para a casa com ótimas recordações!
Track list:
1. Sting in the Tail 
2. Make It Real 
3. Bad Boys Running Wild 
4. The Zoo 
5. Coast to Coast 
6. Loving You Sunday Morning 
7. The Best Is Yet to Come 
8. Send Me an Angel 
9. Holiday 
10. Raised on Rock 
11. Tease Me, Please Me 
12. Dynamite 
13. Kottak Attack 
14. Blackout 
15. Six String Sting 
16. Big City Nights 
17. Still Loving You 
18. Wind of Change 
19. Rock You Like A Hurricane 
20. When the Smoke Is Going Down 

4 comentários

  1. Mairon Machado

    O scorpions há alguns anos vem repetindo a formula de varias outras bandas pré-aposentadoria, e sinceramente, é algo que eu não consigo mais apreciar. Sou fã da fase Uli Roth, e gosto da fase anos 80 do Scorpions, mas ouvir sempre somente a segunda fase não dá. O melhor DVD do Scorpions ns últimos tempos foi aquele com o Roth e o Schenker participando em varias canções (acho que é o Wacken). Esse Blu-Ray que o Davi resenhou valeria somente pelo 3D, pq das musicas, prefiro rever a apresentação no Rock in Rio, um dos grandes shows da historia no país.

    Responder
  2. Joel Guevara

    Discordo do colega Mairon. Os Scorpions estão sempre no auge da carreira, desde Lonesome Crow até Sting in the Tail, eles revelam a coerência e o melhor Rock que já escutei.. Scorpions onte, hoje, amanhã e sempre..

    Responder
  3. Marcio Viceli

    Então Mairon concordo com você em partes. Acho que eles deveriam tocar as melhores da turne In trance, misturar com as melhores da turne world wide live as melhores da turne Crazy world e de Umbreakable ate aqui… Acho que eles tocam essa lista sem musicas de 70 pois são diferentes do estilo deles hoje. Alias eles ja gravara at Wacken para as pessoas terem oportunidade de relembrar. Hoje eles tocam as mais comerciais, as musicas da epoca em que fizeram sucesso, alias é isso o que a maioria quer ouvir. Na cabeça deles eles ja gravaram um DVD com épocas misturadas esse que voce citou e pronto.. Agora tocam as mais recentes.. Sou muito fã deles mas to meio enjoado desse quarteto wind of change, still loving you, rock you like a Hurricane e big city nights mas você acha que eles irão parar de tocar por causa que eu to enjoado rsrs.. E vamos falar a verdade deve ser ruim pro Matthias tocar uma musica que não foi ele que fez né.. Aquela fase é do Uli como voce disse..

    Responder
  4. maironmachado

    Obrigado Marcio. Concordo com você, os fãs atuais são mais perseverantes (e em maior quantidade) que os da década de 70. Muitos dos novos ainda desprezam a década de 70, então realmente, não tem por que ficar voltando ao passado.
    Obrigado pelo comentário e nos acompanhe agora no site consultoriadorock.com

    Abraços

    Responder

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.