Merry Axemas [1997 – 1998]

Merry Axemas [1997 – 1998]

Por Pablo Ribeiro

Coletâneas contando com dezenas de músicos interpretando canções temáticas, são, na grande maioria da vezes, uma enorme perda de tempo para o ouvinte e um desperdício considerável de dinheiro. Geralmente congregam um amontoado de músicos que pouco tem a ver entre si e/ou com a proposta em questão, muitos deles ratos de estúdio.Esses lançamentos servem apenas pra dar uma estufada nos bolsos desses músicos e das gravadoras (geralmente de pequeno e médio porte) que os põem no mercado. A época de Natal/Ano Novo é a que mais merece “homenagens” desse tipo, principalmente na América do Norte, onde a famosa Holiday Season tem um absurdo apelo cultural e comercial (intrinsicamente ligados).

Saudação de Steve Vai.

Entre a avalanche de lançamentos descartáveis – pra dizer o mínimo – existem algumas raríssimas exceções. Caso dos objetos dessa resenha.

Idealizado, organizado e produzido pelo mago da guitarra Steve Vai, Merry Axemas – A Guitar Christmas (Reparem no trocadilho de “Christmas” com “Axe”, um apelido para “guitarra”) foi lançado originalmente em 1997, trazendo rendições vertidas à guitarra de clássicos natalinos. No ano seguinte, um segundo volume foi lançado, trazendo a mesma qualidade de execução e interpretação do primeiro.

A primeira edição do projeto traz, além do próprio Steve Vai, as ilustres presenças do calibre de Jeff Beck, Joe Satriani, Steve Morse (Dixie Dregs, Deep Purple), Joe Perry (Aerosmith), Alex Lifeson (Rush), Richie Sambora (Bon Jovi), Eric Johnson, Brian Setzer (Stray Cats), Kenny Wayne Shepherd e do guitarrista japonês Hotei (que surpreende com uma versão instrumental muito bacana de “Happy Xmas (War Is Over)” de John Lennon. Todas as músicas do disco ficaram muito legais, algumas com um tempero sonoro típico do seu intérprete, em outros casos, o guitarrista adaptou seu estilo para a canção, mas todas elas extremamante relevantes e agradáveis.

Merry Axemas – A Guitar Christmas [1997]

1. Rudolph the Red-Nosed Reindeer [Kenny Wayne Shepherd]
2. The First Nowell [Eric Johnson]
3. Amazing Grace [Jeff Beck]
4. Jingle Bells [Brian Setzer Orchestra]
5. Silent Night/Holy Night Jam [Joe Satriani]
6. Joy to the World [Steve Morse]
7. Christmas Time Is Here [Steve Vai]
8. Blue Christmas [Joe Perry]
9. The Little Drummer Boy [Alex Lifeson]
10. Cantique de Noel [O’ Holy Night]
11. Happy Xmas [War Is Over]
12. Mount Fuji Christmas [Paul Gilbert] (Bonus Track for Japan Only)

Na segunda edição da coletânea, intitulada Merry Axemas – More Guitar For Christmas“, mais estrelas das seis cordas: Steve Lukather (Toto), Neal Schon (Journey), Steve Stevens (Billy Idol, Vince Neil, Atomic Playboys), Zakk Wylde (Black Label Society, Ozzy Osbourne), John Sykes (Thin Lizzy, Whitesnake, Blue Murder), Robin Trower (Procol Harum), Trevor Rabin (Yes) e até o encrenqueiro Ted Nugent (Amboy Dukes, Damn Yankees). Além desses, duas surpresas: O guitarrista fusion Al Di Meola (Return To Forever) e Stu Hamm (Joe Satriani, Steve Vai, Frank Gambale), que interpreta o tema “Sleight Ride” em seu instrumento nativo: o baixo. Mesmo sem o mesmo impacto, nem o frescor da primeira edição, ainda assim o álbum é excelente, e vale a aquisição.

Merry Axemas Vol. 2- More Guitar For Christmas [1998]

1. Christmas Song [Steve Lukather]
2. O Come, O Come Emmanuel [Neal Schon]
3. Do You Hear What I Hear [Steve Stevens]
4. Sleigh Ride [Stu Hamm]
5. O Come All Ye Faithful [Trevor Rabin]
6. White Christmas [Zakk Wylde]
7. God Rest Ye Merry Gentlemen [John Sykes]
8. O Little Town of Bethlehem Robin Trower]
9. Carol of the Bells [Al Di Meola]
10. Deck the Halls [Ted Nugent]

Independente de diferenças culturais e do significado das festas de fim de ano para cada um, Merry Axemas é um excelente registro que reúne alguns dos melhores guitarristas (e das bandas que os acompanham) do mundo, e mais do que isso: É diversão garantida!

Have a Merry Axemas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.