Podcast Grandes Nomes do Rock #34 – Parabéns à Consultoria do Rock

28 de novembro, 2011 | por Mairon
Podcast Grandes Nomes do Rock
15
Por Mairon Machado e Diogo Bizotto
p { margin-bottom: 0.21cm; }
O Podcast Grandes Nomes do Rock desta semana é mais que especial. Afinal, você é o nosso convidado para comemorar o aniversário de um ano da Consultoria do Rock. Neste programa, passearemos pela nossa curta história, mas que vem gerando muitas alegrias para todos nós, colaboradores, editores, redatores e seguidores do blog. Dessa forma, ouviremos canções relacionadas às primeiras postagens feitas no blog, às mais acessadas, às bandas que receberam maior número de matérias e uma homenagem às principais seções que temos por aqui.
Walk the Walk, Talk the Talk

Ainda por cima, para comemorar, quem ganhará o presente é você. Para isso, basta revelar (e acertar) através dos comentários quais são os títulos das canções do Skid Row e do Bon Jovi presentes neste Podcast. O primeiro a responder corretamente ganhará Walk the Walk, Talk the Talk, CD do grupo rockabilly Head Cat, que conta com Lemmy Kilmister, baixista e vocalista do Motörhead. Portanto, ouça o podcast, descubra quais são as músicas citadas, e, ao som do programa, assopre a velinha, comemorando conosco esse primeiro ano de vida.

No dia 28 de novembro de 2010 nascia a Consultoria do Rock. Através das mãos e das mentes de Daniel Sicchierolli, Diogo Bizotto, Eduardo Luppe e Fernando Bueno, o blog veio ao mundo de maneira tímida. A primeira postagem foi uma breve análise do álbum Immortal, do grupo Shaman, seguido de uma resenha sobre o álbum New Generation, da banda AOR brasileira Auras. Inicialmente, cada entrada no blog contava normalmente apenas com a capa de um determinado álbum e uma breve discussão a respeito do mesmo, deixando para que os membros e seguidores o discutissem através dos comentários.
Aos poucos, novos consultores foram agregados ao quarteto citado. Leonardo Castro, Mairon Machado, Micael Machado, Ricardo Lira  e Rafael “CP” passaram a frequentar o sistema de postagens da Consultoria, ajudando a fazer surgir as primeiras seções. A primeira delas foi Os Previsíveis, uma divertida brincadeira que consistia em resenhar lançamentos antes mesmo que esses fossem lançados, criada por Daniel Sicchierolli. Sua primeira aparição ocorreu no dia 27 de dezembro. Dois dias depois, nasceu a coluna Ooops … I did it Again, criada por Leonardo Castro, que passou a avaliar a regravação de álbuns e músicas pelo mesmo artista original, em uma tentativa de reviver ou homenagear o próprio passado.

Uma das colaborações mais importantes na primeira fase do blog, gerando grande discussão e visibilidade, foi uma belíssima matéria a respeito das obscuridades escondidas por trás do EP The Soundhouse Tapes, primeiro lançamento oficial do Iron Maiden, até hoje um dos artigos mais acessados do blog, de autoria de Ricardo Lira. Outra de extrema relevância foi a estreia do colaborador Davi Pascale, contando detalhes sobre a gravação do álbum Creatures of the Night  (Kiss) e a primeira vinda do grupo ao Brasil, que também se mantém, até hoje, uma das mais acessadas.
Mairon Machado passou a trazer, semanalmente em todas as quintas-feiras, as Maravilhas do Mundo Prog, apresentando canções do gênero dignas de muito destaque, cuja estreia ocorreu no dia 6 de janeiro. Além disso, Mairon também é o responsável por criar o Podcast Grandes Nomes do Rock, a princípio semanal, agora mensal, cujo propósito é contar a história de um grande nome do estilo, passeando musicalmente por sua carreira. Com a finalidade de resgatar artistas não necessariamente ligados ao rock, mas de relevância e com trabalhos dignos de respeito, Mairon Machado e Diogo Bizotto criaram a coluna A Little Respect, analisando álbuns ou mesmo toda a discografia desses nomes, trazendo uma visão mais democrática e abrangente dentro do blog.

Primeira reunião dos membros da Consultoria

Ainda em janeiro de 2011, Diogo Bizotto apresentou a seção I Wanna Go Back, uma coluna semanal e posteriormente quinzenal, que trouxe novamente à tona os velhos tempos do AOR, através da análise de álbuns lançados na época onde o subgênero era presença constante nas paradas de sucesso, e mesmo diversos discos mais recentes, apresentando novos e velhos artistas que continuam a carregar a bandeira do estilo. 

A fim de expressar sua criatividade e imaginação, Micael Machado criou as Notícias Fictícias que Gostaríamos que Fossem Reais, instigando os leitores a abrirem suas mentes e viajarem em situações praticamente impossíveis de acontecer relacionadas a seus artistas favoritos. Micael também é o idealizador da coluna Discos que Parece que Só Eu Gosto, na qual, a partir da primeira edição, versando sobre Titanomaquia, malogrado disco dos brasileiros do Titãs, os colaboradores apresentam e defendem álbuns renegados pela maioria, mas que, segunda a ótica do autor, são capazes de lhes proporcionar muito prazer auditivo.
Por sua vez, Daniel Sicchierolli reviveu os Clássicos e Achados, uma seção que apresenta raridades e curiosidades ligadas a algum material discográfico cujas particularidades são desconhecidas do grande público. Daniel também criou o Dark Room, onde, através da disponibilização de um arquivo de áudio contando com dez faixas distintas, o leitor do blog é convidado a adivinhar quais são os artistas presentes, sem dica alguma.
O colaborador Rafael “CP” abriu seu baú do passado e criou a coluna Shows Inesquecíveis, na qual cada redator rememora momentos marcantes vividos  em shows de artistas dos quais são muito fãs. Rafael também foi o responsável pela primeira edição das Discografias Comentadas, que, desde então, vêm semanalmente apresentando a análise de toda a discografia de estúdio de um determinado grupo ou artista.

Outras seções adicionadas com o passar do tempo e que até hoje continuam dando as caras com frequência, são os Artigos Especiais , apresentando os mais diversos assuntos relacionados ao universo da música, e os Reviews de Shows, ilustrando as experiências vividas nos recentes espetáculos por nós frequentados. Aos poucos, cada vez mais amigos começaram a colaborar. Alguns com menor frequência, como Jairo Granado Jr. e Vinícius Moretti, outros com mais assiduidade, caso dos companheiros Adriano KCarão, Thiago Reis, Pablo Ribeiro e Marco Gaspari.

Algumas tietes presentes na festa de lançamento do blog

Com o crescimento do blog, foram formadas algumas parcerias, tanto com blogs amigos, auxiliando na mútua divulgação, como com as gravadoras  Hellion Records e Shinigami Records, onde, através da criação da coluna Direto do Forno, resenhamos álbuns enviados por essas gravadoras e apresentamos nosso ponto de vista acerca desses lançamentos e relançamentos. Recentemente, também foi estabelecida uma amizade com o blog Van do Halen, presente em todas as sextas-feiras através da coluna Cinco Discos Para Conhecer, que apresenta cinco álbuns considerados essenciais à compreensão da carreira de determinado artista ou gênero, além de constituir um bom guia para iniciantes.

Atualmente, são treze os colaboradores fixos. Cada um é responsável pelo que escreve, assim como exercita uma determinada função na construção deste blog, cujo alicerce é o leitor que nos prestigia diariamente. Enquanto alguns escrevem em maior quantidade, outros agilizam parcerias, divulgações e mantém na ativa o nome Consultoria do Rock através do nosso espaço no Facebook e no Twitter. Através de todos esses esforços, conseguimos a bela façanha de, em menos de um ano, conquistar 200 mil acessos, fato consolidado no último dia 22 de novembro, cifra jamais imaginada quando criamos a Consultoria do Rock, conquista alcançada através de muita democracia nas decisões e de uma grande dose de respeito mútuo.

Consultores discutindo sobre determinada postagem a respeito do Guns N’ Roses

Brigas acontecem, discussões, ameaças de morte, mas tudo em reservado e com muito respeito. Estando cada um em um canto do país, somos todos amigos virtuais, e nos juntamos neste espaço para discutirmos como se fosse nosso bar, o recinto onde ouvimos música, bebemos uma cerveja, comemos uns petiscos e, principalmente, nos divertimos e aprendemos sobre uma de nossas paixões.

Todos nós temos uma profissão, uma família, e o tempo dedicado para fazer tarefas pessoais, mas de alguma forma, arranjamos espaço na agenda para mantermos o blog na ativa, com postagens diárias, e nossa melhor resposta é o grande número de acessos diários. Ao todo, as cinco matérias mais acessadas são as seguintes (dados obtidos até hoje, 28 de novembro de 2011):
Algumas bandas receberam mais atenção do que outras. Não necessariamente por serem a paixão maior de um ou outro colaborador, mas pelo grande número de curiosidades e de material relacionado a esses artistas, além do interesse gerado no público leitor. É o caso do Iron Maiden (22 postagens), Yes (19), Kiss (14), Black Sabbath (13), Deep Purple (12), Dream Theater (11) e Judas Priest (10).
A forma como o blog começou, do zero, a partir de amigos que se conheceram através da internet, e que, através do boca-a-boca e da divulgação pelos meios virtuais, trabalharam a fim de congregar mais e mais colaboradores e leitores, é uma demonstração de que, se não somos profissionais no que fazemos, e nem pretendemos ser, nossa paixão pela música é tão grande, que conseguiu conquistar o coração de diversas pessoas que nos acompanham, gerando, atualmente, cerca de 1 mil acessos diários.

Nosso objetivo e trazer informação e entretenimento para você

É claro que ainda temos muito a melhorar, esse é um de nossos objetivos. Para o próximo ano, algumas mudanças devem ocorrer, como um maior equilíbrio na criação e divisão dos artigos e seções, além da busca por novas parcerias. Tudo a fim de melhorar nosso contato com o leitor, e fazer da Consultoria não o melhor blog da internet, mas um local onde o leitor possa discutir música de igual para igual, sem ser criticado pelo que ouve, pelo que pensa ou por qualquer tipo de preconceito, como ocorre em muitos blogs ligados à música país afora.

Esperamos contar com você, com sua leitura, seus comentários e sua participação por muitos anos. Que este primeiro, um ano de grande aprendizado para todos os consultores, tenha lhe proporcionado muitas alegrias, novidades e conhecimento sobre seu artista favorito ou sobre artistas sobre os quais você nunca ouviu falar, mas conheceu aqui. Principalmente: que você tenha tido o prazer de ter estado conosco. Com certeza, a felicidade em termos leitores tão assíduos é o nosso salário e a força que faz com que tragamos, diariamente, uma matéria novinha em folha para ser publicada.

Parabéns ao som de um bom e velho vinil!

Long Live Consultoria do Rock, e solta o som!

Track list Podcast #33 – Dream Theater parte II

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Bloco 1
Abertura: “The Glass Prison” [do album Six Degrees of Inner Turbulence – 2002]
“Stream of Consciousness” [do álbum Live at Budokan – 2004]
“Octavarium” [do bootleg Symphonic Cover – 2011 (Çağdaş Gençlik Senfoni Orkestrası)]
“Constant Motion” [do álbum Systematic Chaos – 2007]
Bloco 2
Abertura: “This Dying Soul” [do álbum Train of Through – 2003]
“Child in Time” [do álbum In Rock – 1970 (Deep Purple)]
“Lazy” [do bootleg Official Bootleg Made in Japan – 2006]
“Master of Puppets” [do bootleg Sao Paolo – 2010 (Metallica)]
“The Thing That Should Not Be” [bootleg Official Bootleg Master of Puppets – 2004]
“The Prisoner” [do bootleg Hammersmith Odeon – 1982 (Iron Maiden)]
“22 Acacia Avenue” [do bootleg Official Bootleg The Number of the Beast – 2005]

Bloco 3
Abertura: “The Root of All Evil” [do álbum Octavarium – 2008]
“Acid Rain” [do álbum Liquid Tension Experiment 2 – 1999 (Liquid Tension Experiment)]
“Life in Still Water” [do álbum Parallels – 1991 (Fates Warning)]
“Platt Opus” [do álbum When Pus Comes to Shove – 1998 (Platypus)]
“Cactus” [do album Heathen – 2002 (David Bowie)]
“Rage Absolute” [do album All for You – 2004 (Annihilator)]

Encerramento: “Repentance” [do álbum Systematic Chaos – 2007]



15 Comentarios

  1. micaelmachado disse:

    Parabéns a todos os colaboradores e aqueles envolvidos em maior ou menor grau com o blog por este primeiro de muitos anos que virão, com novas conquistas e vitórias e muita diversão para todos, o que, afinal, é o objetivo principal deste blog!

    Gostei muito das ilustrações, as quais refletem bem situações que passamos no trabalho de organizar o blog, embora só quem esteja a par das "internas" da organização irá conseguir compreender plenamente o sentido!

    Quanto Às músicas do podcast para concorrer ao CD do Headcat, como colaborador vou me abster de colocar aqui quais são, deixando aos leitores a oportunidade de ganhar este excelente disco, e "na faixa" ainda por cima!

    Longa vida ao Consultoria do Rock!

  2. Um forte abraço à todos os consultores, leitores e amantes de música que nos acompanharam nesse primeiro ano, e que espero seguirem na ativa nos próximos anos, sempre com muita democracia e respeito!

    Parabéns ao Consultoria do Rock pelo primeiro de muitos anos de vida!!

  3. Como comentário adicional sobre o Podcast especificamente, esse som do Bon Jovi é a maior prova de que o Led Zeppelin é uma banda que influenciou muita gente no mundo. Cópia descarada de clássicos zeppelianos, no tempo que o Bon Jovi fazia discos bons.

  4. Fábio RT disse:

    Meus Parabens a todos !!!!!!

  5. Thiago disse:

    Curti muito essa retrospectiva!!
    Parabéns a todos os colaboradores do blog pelo excelente trabalho. Me sinto honrado em dar uma pequena contribuição para essa galera TOP!!
    abrasss

  6. Facundo disse:

    Parabéns e vida longa ao blog! Uma grande fonte de descobertas para mim!

  7. diogobizotto disse:

    Não quero correr o risco de soar muito autoindulgente por aqui, então dedico o espaço deste comentário para agradecer aos meus parceiros no crime, que, das mais diversas maneiras, têm contribuído para o crescimento do blog nos diversos âmbitos possíveis. Um muito obrigado a quem está junto nessa desde o início, a quem se uniu a nós no meio da jornada, e também àqueles que não estão mais conosco. Às vezes dá bastante trabalho, nem sempre sai tudo perfeito, mas podem ter certeza que é um trabalho gratificante.

  8. Parabens aos amigos consultores! Tem sido um prazer compartilhar historias, causos e muito rock n roll com todos vocês!

    Que venham anos e anos de boa música e discussão!!!

  9. hehehe… Meus amigos… esse é um comentário especial para vocês…

    Primeiramente é uma honra dividir algo tão legal com vocês…. E o mais curioso é que se pegarmos o que cada um gosta já dá tanta banda diferente que a foto da "discussão" já viraria realidade em segundos…. Isso é o que faz o blog… é tanta informação e conhecimento que fica dificil acompanhar muitas vezes…. Sem contar as ideias que ainda nao foram colocadas em prática….

    É algo que quando vejo o THAT METAL SHOW, penso (com todo o respeito aos caras que são DEMAIS) nós faríamos algo tão bom quanto e se bobear muito mais amplo…. E por que não???

    Quero deixar explícito o meu agradecimento e admiração a algumas pessoas:

    1) Primeiro ao Diogo que é o cara do blog… trabalha pacas no blog, é um cara gente fina demais e tem um conhecimento musical impressionante!

    2) Mairon que é o motor do blog… O cara tem uma capacidade de escrever e se motivar que deveria virar um livro…..

    3) Mica que junto com o Irmão deixam qq um na poeira…. fico imaginando os dois discutindo sobre musica… deve sair TRETA direto….

    4) Fernando, que desde o outro "trabalho" sempre foi um amigo em primeiro lugar!

    5) Eduardo que pela proximidade de gosto musical acabou se tornando também mais amigo do que qualquer outra coisa…. e o mais engraçado dessa amizade é que gostamos praticamente das mesmas bandas… mas o gosto é tão diferente dentro da mesma banda… que sempre sai TRETA!!!…… hauahauhauh

    6) Thiago e Leo que desde o começo motivaram e sempre estavam dispostos a colaborar….

    E todos os demais, obvio…. Amancio, Lira (cade vc???), Marco, Pablo, Davi, Adriano…..

    Isso que é uma equipe….

    O plano de dominar o mundo ainda está de pé….

    Isso sem contar a função estratégica profissional de cada…. Contar toda a grana que entra no blog, pagar salarios, administrar fas, propostas de emprego, pessoas e mais pessoas querendo contribuir…. não é facil… ainda bem que todos assumem suas funções com sangue nos olhos….

    Parabens e muito obrigado por algo que vai muito além de uma pagina na internet!

  10. diogobizotto disse:

    Uma matéria que não foi citada aí, mas que me orgulha bastante, foi a entrevista que conduzi com Thiago Sarkis, anunciando seu retorno à revista Roadie Crew. Material 100% factual, apurado por meios próprios. Outro dia mesmo estava relendo, curti pacas fazê-la.

  11. Marco Gaspari disse:

    Parabéns pra todo mundo. Aqui é um lugar muito legal, só gente boa, embora a chefia fique desviando dinheiro e usando o caixa 2 em seu benefício. Mas como ninguém precisa de grana, pois somos muito bem relacionados no eixo Rio/Sampa, a gente releva.

  12. micaelmachado disse:

    É verdade, Gaspa, o importante é o bom relacionamento no eixo Rio/Sampa, que nos torna reconhecidos… (piada interna)!

    E Daniel, eu e meu irmão juntos falamos 90% do tempo sobre música, sendo que saem umas "tretas" legais vez por outra!

  13. Anônimo disse:

    Parabéns Consultoria, minha leitura quase diária sobre música!
    as fotos da postagem foram ótimas!!
    Abraço e longa vida!
    Ronaldo

  14. eduardoluppe disse:

    Apenas complementando tudo que já foi dito aqui, gostaria de agradecer e dar os meus parabéns a todos os Consultores que muito se dedicaram ao Blog!

    Gostaria de deixar aqui também, um agradecimento em especial ao Sr. Daniel! que, embora as TRETA TRETA TRETA do dia a dia, nos proporcionou a concretização de um sonho e o que temos de mais importante… a nossa amizade! Parabéns Lord Revolta! kkkkkk

    Vida longa a Consultoria do Rock!

    Abraços

  15. Parabéns pelo post, que ficou MUITO bom realmente, e, claro, parabéns a todos os consultores, pelo trabalho acima de tudo HONESTO! (Apesar de FUNESTO, vez ou otra. keke)
    Que o reinado da Consultoria dure por eras, sempre com o devido acréscimo de poder e barbárie!
    Ah, e morte ao Metal! _|,,/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *