Datas Especiais: Os 70 anos de um verdadeiro artista da música

Datas Especiais: Os 70 anos de um verdadeiro artista da música
 
Por Mairon Machado
Hoje, 24 de maio de 2011, o sr. Robert Allen Zimmerman está completando 70 anos. Aos desinformados, o cidadão acima é mais conhecido como Bob Dylan. 
Sim, um dos maiores compositores do último século atinge uma importante marca. Raros são os artistas da década de 60 que chegaram aos 70 anos mantendo o seu status de importância e relevância no cenário musical. Considerando o carisma de Dylan, talvez somente Sir Paul McCartney chegue aos 70 com tamanha qualidade de material gravado, fãs seguidores de sua carreira e destaque mundial para cada novo CD lançado.
Início de carreira (1962)

A carreira de Dylan começou ainda no início dos anos 60. Com apenas 21 anos, o jovem americano nascido em Duluth, Minnesota, mostrou ao mundo um lirismo e poesia fortemente ligado ao folk de seu país, através do disco praticamente de covers Bob Dylan (1962), o primeiro de uma vasta discografia. Seguiram-se diversos discos de protesto e ótima repercussão nos Estados Unidos, destacando The Freewheelin’ Bob Dylan (1963), Another Side of Bob Dylan (1964) e Bringing it All Back Home (1965).

Blonde on Blonde
Aos poucos, o músico foi mudando sua sonoridade, e, com a participação do excepcional grupo The Band, empregou a guitarra elétrica nas suas composições, chocando o mundo no Newport Festival do verão de 1965 e atingindo uma nova gama de público com álbuns como Highway 61 Revisited (1965), John Wesley Harding (1967) e o excepcional Blonde on Blonde (1966), considerado o primeiro disco duplo da história do rock.
Um grave acidente em 29 de julho de 66 colocou Dylan de molho por alguns anos, até que ele ressurgiu das cinzas com Nashville Skyline (1969), entrando nos anos 70 com mais sucessos através de álbuns consagrados, onde destacam-se Self Portait (1970) e Blood on the Tracks (1975), este último um dos discos mais tristes já registrados.
Dylan em The Last Waltz
Depois, Dylan passou a explorar novos horizontes musicais, e deixou para o mundo duas pérolas: o ao vivo Hard Rain (1976) e Desire (1976), além de estar presente no famoso show de despedida da The Band, registrado no álbum e filme The Last Waltz (1978). Convertido ao cristianismo, lançou álbuns de canções gospel onde destaca-se Slow Train Coming (1979).
Os anos 80 e 90 foram mais escassos. Sem a mesma vitalidade dos anos 70 e 60 e fragilizado por sua fraca reputação com os álbuns religiosos, Dylan teve que reerguer sua carreira, o que foi feito aos poucos com os excelentes álbuns Dylan & The Dead (1989), Good As I Been to You (1992) e Time Out of Mind (1997).
Dois ícones da música no mesmo palco: Bob Dylan e Jerry Garcia (The Grateful Dead)

Na última década, Dylan lançou apenas quatro discos, sendo um deles, Christmas in the Heart (2009) somente com canções natalinas. Porém, esses lançamentos foram suficientes para manter seu nome nas listas dos mais vendidos, e também fazendo shows ao redor do planeta. Além de todos os seus álbuns de estúdio, merece destaque a série The Bootleg Series, a qual possui (até o momento) nove volumes apresentando diversas raridades ligadas à carreira desse grande compositor norte-americano. O último volume dessa série foi lançado em 2010, com o título The Witmark Demos: 1962 – 1964.

Bob Dylan (2006)

Há um forte boato de que Dylan voltará novamente ao Brasil (o cantor já se apresentou por aqui diversas vezes). Esperamos que esses boatos tornem-se reais e que ele possa voltar a apresentar seus velhos e novos clássicos que influenciaram desde os Beatles e os Rolling Stones até Bob Marley e Eric Clapton.

Long live Dylan, God Bless him forever!!!!

4 comentários sobre “Datas Especiais: Os 70 anos de um verdadeiro artista da música

  1. Eu ADORO Bob Dylan, mas ainda falta eu conhecer a maior parte da imensa discografia do cara.. O meu favorito dele (Another Side of Bob Dylan) não foi citado, mas parabéns pela homenagem, que, pra esse cara, nunca é demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.