Volbeat: Por Que Ouvir?

Por Bruno Marise
Imagine o seguinte: Uma banda de metal com influências de Johnny Cash e Social Distortion, um vocalista a la Elvis Presley e uma sensibilidade melódica enorme. Bizarro? Pois é. Mas essa banda existe, e é excelente! Estamos falando do Volbeat. Liderada pelo veterano da cena death metal dinamarquesa, Michael Poulsen, o grupo foi formado em 2001 mas só gravou o primeiro álbum quatro anos depois. A banda já tocou com Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Nightwish e Iced Earth, entre outros.
Os álbuns são bem pesados e têm uma pegada forte de Rockabilly, e fizeram a banda crescer na cena escandinava, recebendo grande atenção da mídia local. Mas foi a partir de Guitar Gangsters & Cadillac Blood [2008] que o Volbeat começou a chamar a atenção para fora da região, com um álbum mais melódico e uma música grudenta atrás da outra. É impressionante a capacidade de Poulsen em compor melodias e refrões cativantes.
Em 2013, o guitarrista Rob Caggiano, que já estava produzindo o novo disco da banda, anunciou sua saída do Anthrax, e algum tempo depois foi oficializado como membro oficial do Volbeat, junto de Poulsen, Anders Kjølholm (baixo) e Jon Larsen (bateria). Adição que melhorou demais o trabalho de guitarras do grupo, resultado bastante perceptível em Outlaw Gentlemen & Shady Ladies, mais um trabalho impecável do quarteto. Em 2016, Anders sai, e Caggiano passa a tocar guitarra e baixo em Seal the Deal & Let’s Boogie, único disco do Volbeat como trio, mas que mantém a qualidade de seus antecessores, e que entrou na minha lista de melhores de 2016. Em 2019, Kaspar Boye Larsen assume o baixo, e esta formação durou até 2023, quando Caggiano saiu para a entrada de Flemming C. Lund (N. R. como integrante não-oficial). O novo line-up recentemente, em 6 de junho de 2025, lançou o mais novo disco dos caras, God of Angels Trust.
Com constantes presenças em festivais como Rock Am Ring e Wacken Open Air, o Volbeat é um gigante na cena pesada do exterior, mas ainda praticamente desconhecido no Brasil, como nosso consultor Fernando Bueno relatou no seu artigo sobre o show de abertura para o Iron Maiden no Allianz Parque, naqueles que foram as últimas apresentações de Nicko McBrain com a Donzela, em dezembro do ano passado. Sugiro que vão atrás da obra da banda o mais rápido possível. Quando descobri o Volbeat passei pelo menos uns três meses ouvindo os discos toda semana, sem parar. É ouvir pra viciar!
Por Onde Começar?
Apesar de os primeiros trabalhos também serem bons, recomendo que comecem por Beyond Hell/Above Heaven [2010], talvez o melhor disco da banda, recheado de canções cativantes.
Volbeat
Gênero: Metal Alternativo
Origem: Copenhague – Dinamarca
Atividade: 2001 – atualmente
Discografia:
Álbuns de estúdio:
The Strenght/The Sound/The Songs [2005]
Rock The Rebel/Metal The Devil [2007]
Guitar Gangsters & Cadillac Blood [2008]
Beyond Hell / Above Heaven [2010]
Outlaw Gentlemen & Shady Ladies [2013]
Seal The Deal & Let’s Boogie [2016]
Rewind Replay Rebound [2019]
Servant Of The Mind [2021]
God Of Angels Trust [2025]
Álbuns ao vivo:
Live From Beyond Hell / Above Heaven [2011]
Let’s Boogie! Live From Telia Parken [2018]
Rewind · Replay · Rebound : Live In Deutschland [2020]
Para quem gosta de: Social Distortion, Johnny Cash, Misfits, In Flames, Stone Sour.