Whitesnake – Ready an’ Willing [1981]

Whitesnake – Ready an’ Willing [1981]

Por Daniel Benedetti

Ready an’ Willing é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa Whitesnake, lançado em 23 de maio de 1980.

Lovehunter, o segundo trabalho do Whitesnake, foi lançado em outubro de 1979, alcançando a 29ª posição na principal parada britânica. O grupo iniciou uma turnê de apoio a Lovehunter em 11 de outubro de 1979, no Reino Unido, seguida por datas na Europa Continental. Depois de completar a primeira parte da turnê de Lovehunter, o Whitesnake imediatamente começou a trabalhar em seu terceiro álbum no Ridge Farm Studios, com Martin Birch mais uma vez atuando como produtor. As gravações ocorreram entre dezembro de 1979 e fevereiro do ano seguinte.

Foi o primeiro álbum do grupo a apresentar Ian Paice, na bateria, um antigo colega de David Coverdale (vocais) e de Jon Lord (teclados) no Deep Purple. Completavam o grupo os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody e o baixista Neil Murray.

David Coverdale, Jon Lord, Ian Paice, Mick Moody, Neil Murray e Bernie Marsden

A clássica canção “Fool for Your Loving” abre o disco com ritmo e peso, sendo muito contagiante. “Sweet Talker” é mais direta, um Hard Rock bem vigoroso. Uma das melhores – e talvez subestimada – canções do Whitesnake vem na sequência, “Ready an’ Willing”. “Carry Your Load” segue o ótimo padrão do disco, um Blues Rock encorpado, com ótima atuação de Coverdale nos vocais. “Blindman” recupera uma canção lançada anteriormente por Coverdale em seu primeiro álbum solo. A pesada “Ain’t Gonna Cry No More” traz Paice detonando nas baquetas e Lord com intervenções cirúrgicas. “Love Man” é ainda mais bluesy, sem abrir mão do peso, com as guitarras bem afiadas. Jon Lord é o principal destaque na ótima “Black and Blue”. “She's a Woman” encerra o disco com um Hard Rock vigoroso e bem azeitado.

Baseado em um vigoroso ‘Hard Blues Rock’, Ready an’ Willing é um dos melhores trabalhos do Whitesnake, legítimo representante da ótima fase que ficou conhecida como “Chapéu e Bigode”. Além do lançamento original da clássica “Fool for Your Loving”, o disco conta com faixas menos alardeadas, mas igualmente boas, como “Carry Your Load”, “Love Man” e “Black and Blue”. Contando com uma formação invejável, a fusão do Hard com o Blues é certeira, embalada pela atuação convincente de Coverdale nos vocais.

A formação clássica do Whitesnake em 1981

Alguns relançamentos em CD continham a faixa bônus “Love for Sale”. “Fool for Your Loving” (a qual seria regravada em Slip of the Tongue de 1989) foi lançada como single, atingindo a 13ª e a 53ª posições, respectivamente, nas paradas britânica e norte-americana de singles. Outro single foi “Ready an’ Willing”, que atingiu a 43ª colocação na parada britânica. “Sweet Talker” foi um single lançado apenas para o mercado dos EUA, sem maiores repercussões.

Ready an’ Willing foi o primeiro álbum do Whitesnake a fazer algum barulho nos Estados Unidos, atingindo a 90ª posição na Billboard 200. Já em casa, foi muito bem, com o 6º lugar na parada britânica, ultrapassando as 100 mil cópias vendidas, segundo estimativas. A revista Kerrang!, em 1989, colocou o álbum na 81ª colocação de sua lista dos 100 maiores álbuns de Heavy metal de todos os tempos.

O 1° ao vivo da banda

Em suporte à Ready an’ Willing, o Whitesnake fez uma turnê pelos EUA pela primeira vez, com o Jethro Tull, e, naquele ano, o grupo excursionou com o AC/DC na Europa. Com o benefício de um single de sucesso, o público do Whitesnake no Reino Unido começou a crescer. Aproveitando o sucesso, a banda gravou e lançou o álbum duplo ao vivo Live… in the Heart of the City. O disco combinou novo material, gravado em junho de 1980, no Hammersmith Odeon, com o álbum Live at Hammersmith lançado anteriormente.

Live… in the Heart of the City conseguiu ser um sucesso ainda maior que Ready an’ Willing, alcançando o quinto lugar no Reino Unido. Posteriormente, este disco ganharia superaria a casa de 300 mil cópias vendidas. Na América do Norte, o álbum foi lançado como uma versão mais simples, excluindo o material ao vivo de 1978. O quarto álbum de estúdios, com a mesma formação do Whitesnake, seria lançado em abril de 1981, Come an’ Get It.

Contra-capa do vinil

Track list

  1. Fool For Your Loving
  2. Sweet Talker
  3. Ready An’ Willing
  4. Carry Your Load
  5. Blindman
  6. Ain’t Gonna Cry No More
  7. Love Man
  8. Black And Blue
  9. She’s A Woman

4 comentários sobre “Whitesnake – Ready an’ Willing [1981]

  1. Magnífico álbum, possivelmente o melhor da primeira fase do Whitesnake. Moody e Marsden estavam se entendendo perfeitamente como guitarristas, Lord, ainda que discreto, temperava o som da banda com seu tradicional bom gosto, e Paice e Murray estavam perfeitos. Coverdale ainda não tinha atingido seu auge como vocalista, mas também estava muito bem. Esse é daqueles discos que não têm músicas ruins!

  2. Cara, essa matéria abriu um dilúvio de lembranças! No final de 84 eu estava terminando a faculdade, e meu pai foi internado grave numa UTI em São Paulo após um infarto. Uma tarde, voltando do hospital, desci do ônibus no Anhangabaú, com uma sensação terrível de desamparo, passei por um sebo e entrei, totalmente no piloto automático. Dei de cara com o Ready an’ Wlling e o Lovehunter, mais adiante o Jazz and Blues Fusion do John Mayall, original de 72, todos bem baratos. Já estava indo pro caixa quando avistei o raríssimo On the Beach, do Neil Young, importado, em perfeito estado. Não sabia se sorria ou chorava quando raspei tudo que tinha na carteira. No dia seguinte o Velho melhorou (e acabou se recuperando). Gosto de todos os meus discos, mas esses 4 tem uma importância especial. Grande abraço!!
    Ah, sim: Ready an’ Willin’ é mesmo um discaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.