Edguy – Theater of Salvation [1999]

Edguy – Theater of Salvation [1999]

Por Daniel Benedetti

A banda Edguy foi fundada, em 1992, pelos alunos de 14 anos Tobias Sammet (vocal), Jens Ludwig (guitarras), Dominik Storch (bateria) e Dirk Sauer (guitarras). O nome Edguy era um epíteto afetuoso para seu professor de Matemática na época. Em 1994, a banda lançou duas demos, “Evil Minded” e “Children of Steel”. Essas fitas foram enviadas para muitas gravadoras, e todas rejeitaram-nas, acreditando que o grupo não teria sucesso no mundo da música.

Jens Ludwig, Felix Bohnke, Tobias Sammett, Tobias “Eggi” Exell e Dirk Sauer. Edguy em 1999

Implacável, o Edguy lançou seu álbum de estreia “não oficial” Savage Poetry, em 1995. O conjunto assinou um  contrato com a AFM Records na sequência e o selo se ofereceu para relançar Savage Poetry com uma distribuição mais ampla. A banda rejeitou a proposta em favor da gravação de um novo álbum, Kingdom of Madness, lançado em 1997, mas o baterista Dominik Storch deixou o Edguy logo depois. O ano de 1998 viu o lançamento de seu segundo álbum, Vain Glory Opera, com o amigo Frank Lindenthal como substituto na bateria. Este álbum ajudou a expor o Edguy para um público mais amplo, em parte graças às participações especiais de Timo Tolkki (Stratovarius) e Hansi Kürsch (Blind Guardian) no disco.

A banda se juntou ao novo baterista Felix Bohnke e ao baixista Tobias “Eggi” Exxel no final daquele ano, permitindo que Tobias Sammet se concentrasse apenas nos vocais (ele havia tocado baixo, além de lidar com as funções vocais). Em 1999, Theater of Salvation foi lançado. O lançamento oficial do disco é datado de 25 de janeiro daquele ano, com as gravações ocorrendo nos estúdios Rhoen, em Fulda, na Alemanha, durante o ano de 1998. A produção ficou a cargo do próprio Edguy.

Versão em cassete lançado na Romênia

“Babylon” abre o disco com o típico power metal alemão, extremamente veloz e preciso. “The Headless Game” é mais cadenciada, flertando mais com o Metal tradicional, embora com passagens de power metal bem acelerado. “Land of
the Miracle” é uma boa balada, enquanto “Wake up the King” é um power metal novamente bastante intenso, com ecos de Gamma Ray. “Falling Down” possui uma pegada menos rápida que sua antecessora, com mais influência de Helloween. “Arrows Fly” conta com a seção rítmica imprimindo bastante peso à canção, especialmente a bateria de Felix Bonkhe. “Holy Shadows” é excelente, parece retirada de Operation: Mindcrime, do Queenrÿche, o que é ótimo. Another Time” é uma balada mais cadenciada e baseada no piano. “The Unbeliever” é muito intensa e pesada e “Theater of Salvation” encerra o disco sendo sua maior canção, ultrapassando os 12 minutos, exibindo uma variação de melodias e de sonoridades.

Theater of Salvation revela como Tobias Sammet é um gênio do estilo. O álbum é uma verdadeira aula de Power Metal e os elementos clássicos do estilo (velocidade, intensidade, vocais limpos, corais) são usados com sabedoria. Amostras do exposto são faixas como “The Unbeliever” e “Falling Down”, exemplos de um Power Metal vigoroso. Há espaço para 2 canções mais calmas, com destaque para “Land of the Miracle”. E ainda há a brilhante faixa-título, pequena demonstração do que Sammet é capaz de criar. Portanto, Theater of Salvation é um grande disco de Power Metal, sendo indicado para fãs desta vertente do Heavy Metal que, provavelmente, não terão do que reclamar.

Linda versão splatter em vermelho e ouro transparente

O disco, graças a sua qualidade, conseguiu expandir o nível de sucesso do Edguy. Embora não tenha repercutido nas principais paradas de sucesso, EUA e Reino Unido, conquistando a 66ª posição na parada alemã e a 50ª colocação em sua correspondente sueca. Ainda em 1999, o frontman Tobias Sammet teve a ideia do projeto Avantasia, uma ópera metal com vocalistas e músicos conhecidos das cenas do rock e do metal. Enquanto Tobias se concentrava no Avantasia, o Edguy aproveitou a oportunidade para regravar Savage Poetry, a fim de o disponibilizar amplamente para os fãs mais novos, já que o original havia se tornado uma
raridade muito procurada.

Formação:
Tobias Sammet – Vocal, Teclados
Jens Ludwig – Guitarra, Backing vocals
Dirk Sauer – Guitarra, Backing vocals
Tobias “Eggi” Exxel – Baixo
Felix Bohnke – Bateria
Músicos Adicionais:
Frank Tischer – Piano e Teclados
Daniel Gallmarini – Piano em 09
Markus Schmitt, Ralf Zdiarstek, Mark Laukel, Uwe Ruppel, Timo Ruppel –
Backing vocals

Capa traseira do vinil alemão de 2019

Faixas:
1. The Healing Vision (Sammet) – 1:11
2. Babylon (Sammet) – 6:09
3. The Headless Game (Sammet) – 5:31
4. Land of the Miracle (Sammet) – 6:32
5. Wake up the King (Sammet) – 5:43
6. Falling Down (Sammet) – 4:35
7. Arrows Fly (Sammet/Ludwig) – 5:03
8. Holy Shadows (Sammet) – 4:30
9. Another Time (Sammet) – 4:07
10. The Unbeliever (Sammet/Ludwig) – 5:47
11. Theater of Salvation (Sammet) – 12:25

2 comentários sobre “Edguy – Theater of Salvation [1999]

  1. Meu favorito da banda é o Mandrake, mas este disco também é muito bom. Sinto falta deste Edguy mais power metal, os últimos quatro lançamentos foram bem mais hard rock (que também é bom, mas prefiro a primeira fase).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.