Little Feat – Waiting For Columbus (Deluxe Edition) [2022]

Little Feat – Waiting For Columbus (Deluxe Edition) [2022]

Por Marcello Zapelini

Formado no começo dos anos 70 por dois ex-integrantes do Mothers of Invention (Lowell George e Roy Estrada), o Little Feat trilhou um árduo caminho até atingir o sucesso. Parte desse sucesso se deve ao fato de que eles se tornaram conhecidos como “a banda favorita da sua banda favorita” – Led Zeppelin e Rolling Stones, dentre outros, citavam o Little Feat como a melhor banda dos EUA em 1975.

Em 1977, o Little Feat tinha se estabilizado como um sexteto, incluindo os fundadores Lowell George (guitarra, vocais), Bill Payne (teclados, vocais) e Richie Hayward (bateria, backing vocal), e três músicos incorporados em 1972: Paul Barrére (guitarra, vocais), Sam Clayton (percussão, backing vocal– irmão de Mary Clayton, que se você não sabe quem é, já ouviu cantar: ela faz o arrepiante vocal feminino na versão original de “Gimme Shelter”, dos Stones) e Kenny Gradney (baixo), substituto de Roy Estrada, que partira para a Magic Band do Captain Beefheart. Mas a situação interna da banda vinha se deteriorando, pois Lowell George achava que tinham perdido o rumo: os outros músicos estavam incorporando elementos estranhos ao som original que ele visualizara, como o jazz-rock. Os shows continuavam eletrizantes; assim, um duplo ao vivo foi idealizado por George como uma forma de reacender sua paixão pela banda.

 

Sete shows foram gravados em agosto de 1977 para esse lançamento: quatro no Rainbow de Londres e três no Lisner Auditorium em Washington DC. A banda contou com o apoio da Tower of Power Horn Section (Mimi Castillo, Doc Kupka, Mic Gilette, Lenny Pickett e Greg Adams), e com um convidado especial: o ex-Stone Mick Taylor contribuiu com sua guitarra em “A Apolitical Blues”. Lowell George não escondeu de ninguém que, durante a produção do álbum, retocou suas guitarras e vocais em todas as músicas porque ficou insatisfeito com as gravações. Lançado em fevereiro de 1978, Waiting for Columbus, com sua capa desenhada por Neon Park mostrando uma mulher-tomate em uma rede, chegaria ao 18º lugar da Billboard, mas não conseguiu segurar a banda, pois o álbum seguinte, “Down on the Farm”, pôs fim à primeira encarnação do Little Feat. George ainda lançaria um álbum solo antes de morrer em 1979, aos 34 anos por uma combinação fatal de excessos. O grupo acabou, voltando cerca de dez anos depois, mantendo-se na estrada até hoje.

A nova edição é a terceira em CD; a primeira, em 1990, deixava de lado duas músicas para que o disco original coubesse num só CD, e a Deluxe Edition (em CD duplo) de 2002 mudou a ordem das músicas para refletir os shows e acrescentou mais dez, incluindo as três que foram lançadas na coletânea póstuma Hoy-Hoy, de 1981. Em 2022, para comemorar os 45 anos da gravação original, a Warner lançou uma box com oito discos, sendo os dois primeiros uma reprodução fiel do álbum duplo original, e mais seis CDs com três shows completos: Manchester (29/7/77), Rainbow (2/8/77) e Lisner Auditorium (10/8/77), lançados sem quaisquer retoques ou mexidas de estúdio – e aí você percebe que Lowell George não precisava ter mexido nas gravações originais para o lançamento.

O show de Manchester traz apenas a banda, sem o apoio da seção de metais, e dá uma ideia de como eram as apresentações “normais” da banda, já que a turma de Mimi e Doc foi convidada especialmente para a gravação do álbum e este foi um show de aquecimento; os outros dois foram selecionados como as melhores performances dentre as sete originalmente gravadas. De um total de 74 músicas da box, apenas seis tinham sido lançadas anteriormente, fazendo desta uma aquisição essencial para os fãs do Little Feat. Naturalmente, há bastante repetição – são 25 músicas diferentes tocadas, no todo – mas as diferenças entre as versões são visíveis, especialmente em “Dixie Chicken” e “Day Dog at the Races”, músicas em que a banda normalmente improvisava mais, mostrando o quanto os músicos justificavam a adoração de seus pares.

Dentre as músicas, muitos destaques, dentre eles a versão para “Don’t Bogart Me”, do Fraternity of Man (o guitarrista dessa banda, Elliot Ingber, aparece nas fotos da capa interna do disco original), “Willin’” (que fez o velho Zappa expulsar George do Mothers por causa das alusões às drogas), a fantástica “Day at the Dog Races” do show de Washington (Lowell George não participava, dizendo que a música parecia Weather Report – problema dele!!), o balanço de “Feats Don’t Fail me Now” no Rainbow, “Teenage Nervous Breakdown” acelerada até a beira do colapso nos shows do Rainbow e Washington, “Skin it Back”, em Manchester – sem os metais, ela fica bem diferente, mas não menos instigante! Além disso, há que se mencionar “Dixie Chicken”, “Red Streamliner”, “Cold, Cold, Cold”… Praticamente todas as músicas conseguem superar suas versões originais, como convém a um álbum ao vivo.

Os discos são acondicionados em capas duplas de cartão, com a dos dois primeiros CDs reproduzindo fielmente a arte original, e são colocados em uma caixa que emula a capa interna do LP de 1978, junto com um livro de 40 páginas com entrevistas com os membros sobreviventes da gravação e muitas fotos. O Little Feat continua na estrada, com Payne, Gradney e Clayton, tendo sofrido recentemente a perda de Paul Barrère e, algum tempo atrás, de Richie Hayward, mas conta com o apoio do excelente Fred Tackett na guitarra e vocal desde o final dos anos 80, e em sua turnê atual está tocando Waiting for Columbus na íntegra.

Como conclama o coro da banda subindo ao palco no início do disco original, “people, come and join the band”. Waiting for Columbus é um disco injustamente esquecido na maioria das listas dos melhores ao vivo de todos os tempos, mas a nova box set – junte-se à banda e curta essa mistura de rock, boogie, blues, funk, pop, rhythm and blues e jazz do Little Feat.

Track list

Original Album Remastered
1.1 Join The Band 1:55
1.2 Fat Man In The Bathtub
1.3 All That You Dream
1.4 Oh Atlanta
1.5 Old Folk’s Boogie
1.6 Time Loves A Hero
1.7 Day Or Night
1.8 Mercenary Territory
1.9 Spanish Moon

2.1 Dixie Chicken
2.2 Tripe Face Boogie
2.3 Rocket In My Pocket
2.4 Willin’
2.5 Don’t Bogart That Joint
2.6 A Apolitical Blues
2.7 Sailin’ Shoes
2.8 Feats Don’t Fail Me Now

Live At Manchester City Hall, Manchester, U.K. July 29, 1977
3.1 Walkin’ All Night
3.2 Skin It Back
3.3 Fat Man In The Bathtub
3.4 Red Streamliner
3.5 Oh Atlanta
3.6 Day At The Dog Races
3.7 All That You Dream
3.8 On Your Way Down
3.9 Time Loves A Hero
3.10 Day Or Night

4.1 Rock And Roll Doctor
4.2 Old Folks Boogie
4.3 Dixie Chicken
4.4 Tripe Face Boogie
Medley:
4.5a Willin’
4.5b Don’t Bogart That Joint
4.5 Feats Don’t Fail Me Now
4.7 Rocket In My Pocket
4.8 Sailin’ Shoes
4.9 Teenage Nervous Breakdown

Live At The Rainbow, London, U.K. August 2, 1977
5.1 Walkin’ All Night
5.2 Fat Man In The Bathtub
5.3 Red Streamliner
5.4 Oh Atlanta
5.5 Day At The Dog Races
5.6 All That You Dream
5.7 Mercenary Territory
5.8 On Your Way Down
5.9 Skin It Back
5.10 Old Folks Boogie

6.1 Rock And Roll Doctor
6.2 Cold Cold Cold
6.3 Dixie Chicken
6.4 Tripe Face Boogie
Medley:
6.5a Willin’
6.5b Don’t Bogart That Joint
6.6 Feats Don’t Fail Me Now
6.7 Rocket In My Pocket
6.8 Spanish Moon
6.9 A Apolitical Blues
6.10 Teenage Nervous Breakdown

Live At Lisner Auditorium, Washington, D.C. August 10, 1977
7.1 Walkin’ All Night
7.2 Red Streamliner
7.3 Fat Man In The Bathtub
7.4 Day At The Dog Races
7.5 All That You Dream
7.6 On Your Way Down
7.7 Time Loves A Hero
7.8 Day Or Night
7.9 Skin It Back

8.1 Oh Atlanta
8.2 Old Folks Boogie
8.3 Dixie Chicken
8.4 Tripe Face Boogie
8.5 Feats Don’t Fail Me Now
8.6 Rocket In My Pocket
8.7 Sailin’ Shoes
8.8 Teenage Nervous Breakdown

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.