Notícias da Semana {19 a 25 de Fevereiro}

Notícias da Semana {19 a 25 de Fevereiro}

TORTURE SQUAD lança videoclipe da versão ao vivo de “Possessed By Horror”

Uma das bandas mais renomadas do metal brasileiro, TORTURE SQUAD, lançou o álbum ao vivo Tortura en La Iglesia En Vivo, com o single inédito “The Fallen Ones”, com estreia exclusiva no site Decibel Magazine . Agora, a banda divulga mais um videoclipe gravado no dia do show, de uma das músicas mais emblemáticas, a “Possessed By Horror”.

Sobre o novo vídeo, MAYARA PUERTAS comenta: “Gravamos alguns depoimentos de fãs que estavam na fila do nosso show esgotado, e essa compilação gerou um clipe interativo da música ‘Possessed by Horror’ e isso o torna especial. Eu gosto muito da performance dessa música ao vivo, na gravação em estúdio (com o ex-vocalista) soa como thrash mas ao vivo com a minha voz ela vem com um estilo que se aproxima do death metal prog”. Tortura en La Iglesia En Vivo sintetiza a energia dos headbangers presentes no dia 16 de julho de 2022, onde a banda se apresentou em noite esgotada no La Iglesia, em São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, e o todo o show gravado deu origem ao novo álbum ao vivo.

Atualmente TORTURE SQUAD continua com a agenda lotada, realizando shows por todo o Brasil e se prepara para lançar o novo álbum de estúdio. Mais informações no site. Tortura en La Iglesia En Vivo está disponível nas plataformas digitais e na versão física, lançada pela Voice Music. Adquira sua cópia através do link. Assista ao vídeo de “Possessed By Horror” AQUI! Ouça o novo álbum Tortura en La Igesia en Vivo AQUI!

Torture Squad é visto pelos fãs de música extrema como uma das bandas de metal mais viscerais e poderosas em ação atualmente. Com quase três décadas de atuação, com excelentes apresentações ao vivo inclusive nos mais importantes festivais de metal do mundo, o grupo brasileiro reuniu legiões de fãs tocando por todo o país, América Latina e Europa. Em 2019, enquanto preparavam o novo álbum, o Torture Squad chegou a um dos maiores festivais de música do mundo, o brasileiro Rock in Rio, onde se apresentou para um público de 120 mil pessoas. Em um elenco repleto de lendas do metal como Anthrax, Slayer, Sepultura, Scorpions e Iron Maiden, o show foi épico ao lado de Chuck Billy (Testament) e os brasileiros do Claustrofobia no palco Sunset, com o set abrangendo músicas de toda a carreira Torture Squad e clássicos do Testament. Depois do Rock in Rio, veio a tão esperada turnê pela América Central passando pelo México, Honduras, El Salvador e Guatemala. O destaque foi o show no Mexico Metal Fest que o Torture Squad foi um dos headliners.

Em 2020 lançaram um novo single e vídeo chamado “O Doutrinador”, inspirado em um personagem de quadrinhos brasileiro que também virou filme e série de TV. A versão em inglês do single e vídeo chamado “The Awakener” também está disponível. Em 2021 a banda comemorou vinte anos do lançamento de seu terceiro álbum The Unholy Spell (2001) tocando álbum inteiro em Lives e shows ao vivo. Em 2022 o Torture Squad se apresentou pelo Brasil ao lado de grandes bandas como Exodus e Nervosa, e atualmente se prepara para lançar o novo álbum de estúdio.

Gênero: Thrash Metal

Faixas:
1. Obskure
2. Torture till Die
3. Convulsion
4. The Unholy Spell
5. Horror and Torture
6. Living for the Kill
7. Generation Dead
8. No Escape from Hell
9. Possessed by Horror
10. Inner Strenght
11. Return of Evil
12. Dont Cross My Path
13. Raise your Horns
14. Blood Sacrifice
15. The Fallen Ones

Formação: Mayara “Undead” Puertas – Vocais; Rene Simionato – Guitarras; Castor – Baixo; Amilcar Christófaro – Bateria

Gravação: LA IGLESIA

Produção: Torture Squad

Masterização: Raphael Ferreira de Lima

Mixagem: Rene Simionato

Arte da Capa: João Duarte

Fotografia: Dani Moreira

TORTURE SQUAD online:

Website
Facebook
Instagram
Spotify


Sound Bullet lança single “De repente, tudo é possível de novo”

Após o politizado e experimental single “O Ano da Volta”, a banda carioca Sound Bullet antecipa seu terceiro álbum com “De repente, tudo é possível de novo”, um sopro de esperança vindo da luta. O lançamento é da Sony Music Brasil e chega com um visualizer. Ouça “De repente, tudo é possível de novo”. Assista ao visualizer “De repente, tudo é possível de novo”. Assista ao lyric video de “O Ano da Volta”.

“Essa música representa uma vontade de não estar confinado e conformado com a imposição de um sistema sobre o seu destino e ter que repetir dia a dia tudo para ter o mínimo para sobreviver. Além disso, ela fala sobre o quão violento é ser submetido a isso que pode não te quebrar os ossos, mas te rasga a mente e deixa em frangalhos”, reflete Fred Mattos, baixista da Sound Bullet. Ainda fazem parte da banda Guilherme Gonzalez (guitarra e voz), Rodrigo Tak-ming (guitarra) e Henrique Wuensch (guitarra e synth), além do baterista Bruno Castro fechando a formação atual.

Sound Bullet traz na sua identidade sonora o math rock e o indie, o post-punk revival e o alternativo. Porém, a banda vem desconstruindo esses rótulos em busca de uma sonoridade mais abrangente e sem amarras – seja por meio de remixes, ou releituras surpreendentes como “Rosalía” e “Só Pra Contrariar”. Atualmente, o grupo trabalha no sucessor de Home Ghosts, álbum que saiu pela Sony Music após o EP de estreia Ninguém Está Sozinho e o primeiro disco, Terreno. O próximo trabalho da Sound Bullet será totalmente em Português e deve continuar a apontar novos caminhos para o grupo carioca.

Com produção musical de Patrick Laplan, que assume as baterias do álbum, “De repente, tudo é possível de novo” já está disponível para audição nas principais plataformas. “Musicalmente falando, eu fico bem feliz de poder criar e ampliar as fronteiras musicais sem medo algum, contando com o Patrick podendo levar até onde bem entender a bateria dele”, completa Fred sobre o single

Crédito: J.Lee Aguiar

Ficha técnica do single:

Produção: Patrick Laplan

Mixagem: Andrew Oedel (EUA) – Ghost Hit Recording

Masterização: Kevin Butler (EUA) – Test Tube Audio

Gravadora: Sony Music Brasil

Guilherme Gonzalez – Voz e Guitarra; Fred Mattos – Baixo; Rodrigo Tak-ming – Guitarra; Henrique Wuensch – Guitarra e Synth; Patrick Laplan – Bateria

Acompanhe Sound Bullet:

Site oficial

Facebook

Instagram

Twitter


Godsmack lança seu novo álbum de estúdio, Lighting Up The Sky

Destaque do hard rock e sucesso de público e crítica, o Godsmack lança seu oitavo álbum de estúdio, “Lighting Up the Sky”. Produzido pelo vocalista e guitarrista Sully Erna em parceria com Andrew “Mudrock” Murdock (Avenged Sevenfold, Alice Cooper), “Lighting Up The Sky” traz uma narrativa poderosa e funciona como o fechamento de um ciclo da banda. O álbum chega junto de um clipe para a faixa “Soul On Fire”, dirigido por Erna. Ouça Lighting Up The Sky”. Assista ao clipe de “Soul On Fire”. Para representar isso, eles trouxeram de volta o parceiro de longa data Mudrock, que fez os dois primeiros álbuns da banda. “Como o tema deste álbum era reviver e celebrar toda a jornada, parecia certo trazer de volta a equipe original com a melhor produção possível”, explica Erna. “Acredito que Lighting Up The Sky traz uma história com a qual todos se conectarão, em um nível humano, porque todos passamos por coisas na vida”.

O disco fala de amor, política, traições, dificuldades em conexões entre as pessoas e dialoga muito sobre o conceito de legado e o que deixamos para trás no fim de uma jornada. O vocalista e guitarrista já havia revelado que pensa este álbum como último trabalho de estúdio da banda. “Não sei se há outro disco depois desse. Sinto que isso é o fim de um momento para nós”, diz Erna. “Todas essas histórias que contamos se juntaram e, quando as coloquei em ordem, percebi que era uma história inteira. É um álbum muito emocionante para todos nós. E as pessoas que não se importam com as complexidades do todo, com a profundidade emocional, ainda serão capazes de apenas ouvir e apreciar. Porque cada música poderia ser um single”. Assista ao clipe de “Surrender“.

Além dele, a banda de Massachusetts é formada por Tony Rombola (guitarra), Robbie Merrill (baixo) e Shannon Larkin (bateria). Com mais de 20 anos de sucesso, Godsmack se consolidou como um dos maiores nomes do rock no século XXI. Até o momento, os músicos alcançaram impressionantes 11 singles #1 nas rádios de rock americanas, incluindo “Bulletproof”, “Unforgettable”, “When Legends Rise” e “Under Your Scars”, todos do álbum mais recente.

O grupo marcou presença com 20 hits no Top 10 nessas mesmas rádios – mais do que qualquer artista desde o fim dos anos 90 -, bem como quatro indicações ao Grammy. Godsmack ainda foi indicada na categoria Artista de Rock do Ano do Billboard Music Awards em 2001. Com mais de 20 milhões discos vendidos em todo o mundo, Godsmack teve, com seu último álbum, quatro singles #1 consecutivos. Mas mesmo se este for o último trabalho, não significa o fim da banda.

“Estamos no melhor momento de nossas vidas e carreira. De alguma forma, sinto que fomos amadurecendo como artistas o suficiente para permanecer juntos. Aprendemos a nos amar como irmãos. Nós escalamos as montanhas mais altas e passamos por cima dos desafios juntos. Isso não é o fim. Este é apenas um novo começo porque o melhor de ainda está por vir!”, diz Erna. O Godsmack tem sua primeira passagem pelo Brasil remarcada para abril de 2023.

“Lighting Up The Sky” está disponível em todas as plataformas de música via BMG.

Crédito: Chris Bradshaw

Tracklist:

You And I

Red White & Blue

Surrender

What About Me

Truth

Hell’s Not Dead

Soul On Fire

Let’s Go!

Best Of Times

Growing Old

Lighting Up The Sky


VULCANO: Banda é confirmada no ‘Setembro Negro Festival – 15º Edição’

Um dos maiores eventos de Metal extremo do Brasil chegou em sua décima quinta edição e trará a lenda sul-americana VULCANO entre as atrações confirmadas. Trata-se do ‘Setembro Negro Festival’, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2023 no já conhecido Carioca Club em São Paulo/SP e contará também com nomes como Picture, Sodom, Girlsschool, Bulldozer, Immolation, Assassin, Cancer e MUITO mais. Confira TODAS as informações necessárias do ‘Setembro Negro Festival – 15º Edição’ CLICANDO AQUI.

SERVIÇO:
Show: VULCANO no ‘Setembro Negro Festival – 15º Edição’
Local: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, nº 2899 – Pinheiros, São Paulo – SP
Data: 08, 09 e 10 de setembro de 2023
Horário: 13 horas (sexta-feira) | 13 horas (sábado) | 11 horas (domingo)
INGRESSOS E VALORES

Em outras notícias, o VULCANO figurou entre os melhores de 2022 na votação popular da Roadie Crew, onde o atual álbum, Stone Orange, vocalista Luiz Carlos Louzada, baixista Carlos Diaz e o baterista Bruno Conrado ficaram dos 20 mais votados pelos leitores da revista, confira lista completa aqui. Assista a divulgação em vídeo. Encontre, salve e ouça agora Stone Orange em TODAS as principais plataformas de streaming e download do mundo CLICANDO AQUI.

Sites relacionados:
Facebook
Twitter
Instagram
Site oficial
Sangue Frio Produções


Lyria confirmado em festival carioca dedicado ao metal sinfônico

O Rio de Janeiro vai tremer! Grandes bandas do metal sinfônico se reúnem no dia 11 de março (sábado), a partir das 19h, no Into the Dark Symphony Fest, que acontece no Centro Cultural Rock Experience, no Centro do Rio. Principal banda do metal sinfônico no Brasil, o Lyria, será acompanhado pelas bandas Revengin, Lumnia e Brightstorm. Voltado para o público do metal, o evento já conta com primeiro lote dos ingressos esgotado. Garanta seu ingresso no Sympla! O maior nome do metal sinfônico nacional atualmente é a banda Lyria, formada em 2012. Em mais de uma década de existência, o grupo liderado por Aline Happ (voz) tornou-se popular ao trabalhar em suas músicas temas de superação, unindo fãs amantes do metal por todos os cantos do globo, principalmente na Europa, Estados Unidos e Brasil. No repertório do show, canções do disco Immersion (2018) e Catharsis (2014), tais como “Let Me Be Me”, “Jester” e “The Rain”. Além de Aline, o Lyria é formado por Rod Wolf (guitarra), Thiago Zig (baixo) e Thiago Mateu (bateria).

Quem também se apresenta é a banda Revengin, que foi fundada em 2008 e se apresentou na última edição do Rock in Rio. Já a Lumnia reúne em suas influências musicais elementos do metal moderno e do doom, unindo melodia pesada e vocais líricos. Pela primeira vez no Rio, a Brightstorm, banda de São José dos Campos (SP), apresenta o seu metal gótico.

Serviço

Into the Dark Symphony Fest

Data: 11/03/2023 (sábado)

Horário: 19h às 1h

Ingressos: R$ 35,00 (2º lote)

Compre online

Classificação etária: 18 anos

Local: Centro Cultural Rock Experience

Endereço: Rua Riachuelo, nº 20 – Lapa – Rio de Janeiro (RJ)


Linda Ramalho lança Adrenalina, EP com produção de Zé Ramalho

A cantora e compositora Linda Ramalho está lançando o EP Adrenalina nas plataformas de streaming. Filha mais nova de Zé Ramalho, Linda herdou do pai o amor pela música: ainda criança, estudou na escola do renomado músico e compositor Antonio Adolfo, no Rio de Janeiro. O EP foi produzido por Zé Ramalho e além da música título, Linda assina duas composições em inglês: “Nothing to hide” e “Same bad”. Completa o repertório “Eternas Ondas”, sucesso de Zé Ramalho gravado por Fagner 1980, agora na versão com pegada punk rock de Linda e sua banda, formada por João Guilherme (baixo), Caco Braga (bateria) e China (guitarra).

“Foi muito marcante pra mim ter a produção e o apoio do meu pai no projeto. No dia que eu gravei “Nothing to hide”, saí do estúdio com um grupo de amigos e cheguei em casa já amanhecendo. Quando ele acordou e escutou a faixa, foi bater na minha porta: quando eu abri, ele estava com o maior sorriso, de braços abertos, e me disse: ‘você fez um lance incrível, tá a sua cara, parece Sex Pistols, Nirvana!’. Nunca o tinha visto mais orgulhoso: naquele momento, fui a pessoa mais feliz do mundo”, conta Linda Ramalho.

As duas canções em inglês foram compostas durante a pandemia. “’Nothing to hide’ é uma música sobre pessoas tóxicas, que querem sugar nossa energia. Já “The same bad” fala sobre como foi dormir tanto tempo sempre na mesma cama, naquele período em que ficamos todos confinados nas nossas casas, nos nossos quartos, sem poder sair”, pontua Linda. Sobre o processo de composição, a caçula dos Ramalho conta que geralmente faz primeiro a letra, e depois vai para para o violão compor a melodia. “No caso de ‘Nothing to Hide’, foi ao contrário. Acontece muito das melodias virem à minha cabeça antes de dormir, e foi o que aconteceu neste caso. Depois, fui desenvolvendo o tema, coisa que eu geralmente faço em conjunto com o João Guilherme, meu baixista e também meu professor de violão e teoria musical. A melodia de ‘Adrenalina’ é do João Guilherme: eu já tinha a letra pronta, mostrei pra ele e o João foi fazendo a música no violão, é uma parceria nossa”, complementa.

A estreia de Linda foi como vocalista e líder da banda de covers Linda and the Spacehearts, formada em 2015. Três anos depois, em 2018, pelas mãos do pai e do produtor e amigo da família Robertinho de Recife, fez sua estreia fonográfica com a gravação de “Voa voa”( Zé Ramalho, 1978), para o tributo coletivo Avôhai 40 anos – Remake pop rock, recriação do primeiro álbum solo de Zé Ramalho. Além da música, Linda Ramalho é formada em Artes Cênicas. Em 2019 lançou o single “Quem é quem?” parceria da cantora e compositora com Paulo Pestana Jr. e Maurício Kyann, com arranjo eletrônico. Na sequência, dividiu com Rob Endraus (filho caçula de Robertinho de Recife) a faixa “Pelo vinho e pelo pão” (Zé Ramalho, 1979), que fez parte do tributo A peleja do diabo com o dono do céu – remake pop rock (2019), editado há 4 anos pelos mesmos selos Avôhai e Discobertas, que agora lançam Adrenalina nas plataformas de streaming.

Ouça o EP

FICHA TÉCNICA:

Linda Ramalho – voz; João Guilherme – contrabaixo; Caco Braga – bateria; China – guitarra

PRODUÇÃO: Zé Ramalho

Gravado, mixado e masterizado no Studio Hanoi em 2022

Técnico de som: Fernando Perazzo


Corram Para as Colinas prepara lançamento de videoclipe sangrento e aterrorizante de “Capitão From Hell”

Sangue e terror farão parte de uma produção independente que está prestes a ser lançada pela banda curitibana de Rock e Metal, Corram Para as Colinas”, nome relevante da cena local que no decorrer dos anos vem se consolidando com uma das mais vibrantes e arquitetadas da região sul do país. Após brindar aos fãs no ano de 2016 com seu primeiro EP oficial, Desalmado (Do Boquera Até o Largo), nome que faz alusão há dois distintos bairros da cidade de Curitiba, e em 2014 ter apresentado “Dilúvio”, canção que oficialmente mostrou as facetas da banda, os músicos do Corram Para as Colinas focaram suas experiências em apresentações diversas ao vivo, deixando um hiato de 06 anos sem lançamentos autorais aos fãs, mas calma, isso acabou no final de 2022 com o lançamento do single inédito “Sufoco” que rapidamente caiu nas graças dos fãs do grupo demonstrando ainda mais técnica, peso e qualidade ao atual trabalho do power-trio.

Destilando peso e força em sua nova canção, o Corram Para as Colinas ainda em 2022, apresentou mais uma canção inédita, lançada em todas as plataformas digitais, “Capitão From Hell” chama atenção por sua temática de horror e de conteúdo intrínseco, que fala abertamente sobre “alusão a tempos nefastos e virulentos, que buscamos sobrepujar, porém sem deixarmos que caia no esquecimento”. Escute o single. A grande novidade que cerca “Capitão From Hell”, é que na próxima segunda-feira com exclusividade no canal oficial do Corram Para as Colinas no YouTube, será lançado o novo videoclipe do grupo que através de imagens que prometem impactar aos espectadores, elevará o nome da banda a um novo patamar! Inscreva-se no canal do Corram Para as Colinas e ative o sininho para acompanhar com exclusividade esse grandioso lançamento.

Corram Para as Colinas é formada por: Gustavo Slomp – Voz e Baixo; Márcio D’Avila – Guitarra e Voz; André Wlodarczyk – Bateria


Marcelo Gross iniciou 2023 com disco novo e turnê nova pelo Brasil

A tour “50 anos de Rock” comemora os 50 anos do artista e os seus quase 30 anos de música, entre Júpiter Maça, Cachorro Grande e carreira solo. Nesse novo show o compositor, guitarrista e vocalista mostra em seu repertório todos os hits criados na época de Cachorro, bem como todos seus sucessos da carreira solo e tradicionais músicas se seu antigo parceio musical Flavio Basso. Antes de iniciar a turnê, Gross liberou em seu canal o clipe do single “PRA TE LEMBRAR” que faz parte do disco EXILADO, recentemente lançado pelo selo Holiday.

O clipe foi produzido na Praia do Rosa no @jardimdalagoapdr e foi dirigido pelo @mattchelios da @flamefilmes. A música fala sobre não ter receio de se conectar com o passado e tem uma sonoridade que remete ao Pink Floyd do início dos 70. Link para assistir.


Operador e Híbria, que preparam apresentação conjunta em São Paulo, em destaque na rádio 89FM

A banda Operador teve um ano produtivo em 2022, e segue o ritmo intenso em 2013. No dia 01 de abril, eles participam do show da consagrada Híbria, em São Paulo, que também contará com a banda Alluria. As apresentações acontecem no palco do Fabrique Club, e os ingressos estão à venda pela plataforma Clube do Ingresso. O evento leva os vocalistas do Híbria, Victor Emeka, e do Operador, Marcelo Zady, a participar, no dia 28 de fevereiro, terça-feira, no programa Heavy Pero no Mucho, da 89FM A Rádio Rock, que é transmitido às 23h59, para falar sobre o show e das novidades de ambos os grupos. A entrevista será conduzida pelo apresentador Thiago DJ.

No ano passado, o Operador lançou o primeiro álbum, Operação Call Center, e fizeram shows memoráveis, como o realizado no palco da tradicional Audio, em São Paulo, como convidados do Massacration. Recentemente participaram do festival Baú do Rock, ao lado de Golpe de Estado e Malvada, e preparam um novo lançamento para muito em breve. Outra novidade é o videoclipe “Mais de 100 Chamadas”, com cenas ao vivo do show realizado com o Massacration; assista.

O Híbria retorna à São Paulo para apresentar ao público o álbum Me7amorphosis, o sétimo da carreira, que marcou uma reformulação na formação do consagrado grupo oriundo de Porto Alegre, que conquistou o mundo com seu power metal contagiante. Nesta nova etapa, o grupo, com mais de 25 anos de atividades, conta atualmente com o membro fundador Abel Camargo (guitarra), e além de Emeka, com Vicente Telles (guitarra), Thiago Baumgarten (baixo) e Otávio Quiroga (bateria).

Operador

Inspirações para letras de bandas de heavy metal podem vir de qualquer lugar, sejam histórias fictícias, críticas sociais ou vivências do dia a dia. Com uma abordagem inovadora, um nome que desponta neste cenário é o grupo paulista Operador, com o álbum Operação Call Center. As letras foram inspiradas em experiências vividas pelo guitarrista Emerson Oliveira, que trabalhou com atendimento telefônico a clientes. Anos neste ambiente renderam ao músico e compositor diversas histórias e, posteriormente, letras para o Operador.

O Operador lançou em 2022 o primeiro EP, Operação Call Center, regravado em 2023 em um dos maiores estúdios de São Paulo, o Family Mob, e previsto para ser disponibilizado em breve. O disco conta histórias de vida de atendentes de call center de uma maneira cômica, complementadas com o peso do heavy metal. O trabalho segue obtendo grande espaço na imprensa especializada e os shows de divulgação que a banda vem realizando estão gerando repercussão massiva.

Serviço
Híbria e Operador em São Paulo
Abertura: Alluria
Data: 01 de abril de 2022 (sábado)
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda
Ingressos: a partir de R$ 65 (meia-entrada ou solidário)*
Venda online

*Primeiro Lote – Entrada solidária (desconto de 50%): Mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível.


StarAce lança “Mystical Cat”

A banda StarAce lançou o single “Mystical Cat”, que marca a nova fase do grupo estreando um novo conceito musical. O multi premiado produtor de rock americano, David Kershenbaum, e Gary OC foram os responsáveis pela criação da canção que já está disponível nas principais plataformas, acompanhada de um lyric vídeo oficial no canal dos artistas. Composta por Julio Starace com a colaboração de Gary OC, a canção traz elementos místicos e uma capa produzida pelo artista plástico Edu Cardoso para tratar da busca incansável a determinados desejos pessoais: “A mensagem pode ser para o ouvinte pensar sobre seus desejos e equívocos em relação a outra pessoa que está brincando com suas emoções e expectativas.”, conta Júlio, que também é vocalista da banda.

Além dele, o grupo é formado por Luiz e Thomaz Starace, os irmãos entraram na música ainda na adolescência e em 2023 surpreenderam a todos com o anúncio do projeto StarAce. Anteriormente conhecidos como Ted Marengos, os músicos se reinventaram e trazem um novo conceito com singles e discos inéditos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.