Por Mairon Machado

Então é Natal … E amanhã temos a festa mais aguardada no mundo após a virada do ano, o Natal. Muitos artistas e bandas se pegaram, ao longo de suas carreiras, utilizando a data para lançar discos com canções ou temáticas natalitas. Alguns discos vieram de grupos um tanto quanto inusitados, como é o caso do Lynyrd Skynyrd.

A banda havia acabado após a tragédia com o avião do grupo em 1977, mas voltou à ativa no início dos anos 90, e ao longo daquela década, foi tornando-se um grande expoente do Southern Rock, lançando discos emblemáticos como o bom Twenty e o excepcional e pesado Edge of Forever. Depois de surpreender com um álbum pesado, o grupo acabou trazendo logo na sequência o que podemos chamar de “estranho no ninho”, o álbum Christmas Time Again.

 

O disco traz canções com citações natalinas, e foi lançado em setembro de 2000 apresentando um novo baterista, Michael Cartellone, além de uma série de músicos convidados que apresentarei junto das canções abaixo. Vale lembrar que a formação do Lynyrd na época era de Johnny Van Zant (vocais), Gary Rossington (guitarra), Rickey Medlocke (guitarras, vocais), Hughie Thomasson (guitarras, vocais), Billy Powell (teclados, piano), e 0 já citado Michael Cartellone. Apesar de creditado no encarte como baixista, Leon Wilkeson não tocou realmente no disco. O baixista, apesar de creditado no álbum, acabou não registrando nenhuma linha de baixo (que ficou a cargo de Mike Brignardello), pois estava com problemas de saúde, mas o grupo fez questão de citá-lo. Wilkeson veio a falecer em 27 de julho de 2001, vítima de hepatite crônica e doenças pulmonares, sendo este então o último “registro oficial” a contar com o músico.

Johnnie e Donnie Van Zant

Johnnie (a esquerda) e Donnie Van Zant

Ao longo de pouco mais de 35 minutos, temos onze canções que apresentam os temas natalinos com o clima Southern de forma que soa muito bem aos ouvidos. Duas delas não são atribuídas para o Lynyrd, mas para o .38 Special, grupo formado por Danny Chauncey, Don Barnes e Donnie Van Zant, o irmão do meio de Ronnie Van Zant (vocalista original da banda, falecido no acidente citado acima) e Johnnie Van Zant, que interpretam o country rock de “Hallelujah, It’s Christmas”, e o cantor de country rock Charlie Daniels interpretando o rockabilly de “Santa Claus is Coming To Town”.

O maior destaque ficou para a bela balada registrada na faixa-título, uma das quatro canções que o Lynyrd compôs para este álbum, na qual Johnnie faz um belo dueto com Dale Rossington, esposa do guitarrista Gary Rossington, e que conta com a participação magistral do hammond de Bill Cuomo, que também participa da a emocionante recriação ao piano e sintetizadores para a peça clássica “Greensleeves“. Das canções mais leves, ainda temos outra balada, a segunda faixa creditada aos membros do grupo, “Mama’s Song”, com Van Zant mostrando todos seus dotes vocais junto de Dale Rossington e Carol Chase, e “Classical Christmas”, terceira composição da banda para Christmas Time Again, levada apenas pelo bonito arranjo de violão, percussão, baixo e um coral infantil.

Dale e Gary Rossington

No mais, a diversão é garantida, com solos de guitarra e piano fazendo um rock ‘n’ roll básico e recriando clássicos do cancioneiro natalino norte-americano como “Santa’s Messin’ With the Kid”, com a participação mais que especial da harmônica de Mark Pfaff, o rockzão de “Rudolph, The Red Noosed Reindeer”, onde Billy Powell está brilhando ao piano, a adaptação para “Run Rudolph Run”, de Johnny Marks, imortalizada por Chuck Berry, e que aqui foi chamada de “Run Run Rudolph”, outro rockaço com participação de coral infantil e de Van Zant dividindo os vocais com Medlocke e Thomasson, e a espetacular “Santa Claus Wants Some Lovin’”, boogiezão que nos remete aos grandes clássicos da banda nos anos 70.

O encerramento, com “Skynyrd Family”, a quarta faixa composta pelo grupo, e que é talvez o momento mais divertido de todo o álbum, em um clima que lembra uma festa dentro de silo, garrafa de uísque derrubadas e tudo o mais que conhecemos dos filmes de fazendeiros norte-americanos, para apresentar uma canção dançante e animada pelo ritmo de piano, guitarras e bateria. Há também a participação de um violino, o qual não foi creditado. Um disco que vale não só como um álbum para completar a coleção, mas também para ser ouvido no final do ano, ao lado da família durante os festejos tradicionais de dezembro. Como diz a frase final do álbum, “Merry Christmas to everybody”!! Feliz Natal e excelente 2023 para todos!

Track list

  1. Santa’s Messin’ with the Kid
  2. Rudolph the Red-Nosed Reindeer
  3. Christmas Time Again
  4. Greensleeves
  5. Santa Claus Is Coming to Town
  6. Run Run Rudolph
  7. Mama’s Song
  8. Santa Claus Wants Some Lovin’
  9. Classical Christmas
  10. Hallelujah, It’s Christmas
  11. Skynyrd Family

2 comentários

  1. Gugu de san Martim

    Boa tarde! quando vai sair a lista de melhores álbuns de 2022?

    Responder

Deixar comentário

Seu email NÃO será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.