Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Ozzy

Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Ozzy

Por Thiago Reis

O Black Sabbath possui uma rica história, com 19 álbuns de estúdio lançados e inúmeras turnês. O que torna essa história ainda mais especial são as diferentes fases que a banda viveu, sempre sob o comando de Tony Iommi (guitarra). Portanto, existem várias versões da banda ao vivo, com uma grande rotatividade de membros. Então, para cobrirmos o Black Sabbath ao vivo a partir de bootlegs, nada mais justo do que dividir essa grande história em algumas partes, sendo elas: fases Ozzy, Dio, Ian Gillan/Glenn Hughes/Ray Gillen e Tony Martin.

Hoje começamos então com a indicação de cinco bootlegs do Black Sabbath em sua fase mais clássica, com o bigodudo mais querido do Metal mundial, Mr. Madman nos vocais, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria. Os shows escolhidos foram baseados em set lists e qualidade sonora do bootleg em si. Então, vamos aos shows.


Dumfries 1969 [1969]

Como primeiro show para representar a fase clássica da banda, temos o bootleg lançado pela ZODIAC da apresentação em Dumfries, Escócia, em 16 de novembro de 1969, ou seja, os primórdios do Black Sabbath. A banda apresenta um som totalmente cru, ríspido e feroz, apresentando seu cartão de visitas, já que nem o primeiro álbum havia sido lançado. Além de músicas como “Black Sabbath”, “NIB”, “Wicked World” e “The Warning” (presentes no disco de estreia), temos ainda “Let Me Love You Baby”, “Song For Jim”, “Early Morning School” e “Blue Blooded Man”. Este show em 1969 é uma excelente maneira de se iniciar uma viagem pelos diversos shows com inúmeras formações da banda. Ressaltando que outros bootlegs dos primórdios da banda poderiam ser escolhidos, como Montreux 1970 e Bruxelas 1970 (conhecido erroneamente como Paris 1970), porém ambos os shows foram lançados oficialmente no Box super deluxe de aniversário do álbum Paranoid, por isso não foram colocados nesta seleção, entretanto recomendamos fortemente a audição destes dois incríveis shows.

1. Black Sabbath
2. Let Me Love You Baby
3. Song For Jim – Drums Solo
4. The Warning
5. Wicked World
6. Behind The Wall Of Sleep
7. Early Morning School
8. N.I.B.
9. Blue Blooded Man


California Jam 1974 – The Complete Master [1974]

Um show histórico, com a presença de mais de 300 mil pessoas no icônico festival California Jam. Este bootleg foi lançado em algumas versões diferentes, dentre elas: Bagdad da German Records contendo apenas 13 músicas e algumas versões “audience” que circulam entre os traders. Entretanto, a versão definitiva deste grande show encontra-se no lançamento do selo ZODIAC do Japão, contendo o show completo captado através da mesa de som sendo uma gravação soundboard de ótima qualidade, e além do show completo temos uma entrevista com a banda antes do show e depois da apresentação. Em relação ao show, a banda estava com “sangue nos olhos”, apresentando os maiores clássicos de sua carreira até aquele momento, com ótimas versões de músicas como “Killing Yourself to Live”, “Snowblind”, “War Pigs” e “Children of the Grave”. O set list completo está abaixo.

1. Tomorrow’s Dream
2. Sweet Leaf
3. Killing Yourself To Live
4. War Pigs
5. Snowblind
6. Sabbra Cadabra
7. Jam – Guitar Solo #1
8. Sometimes I’m Happy
9. Drum Solo
10. Supernaut
11. Iron Man
12. Guitar Solo – Jam #2
13. Sabbra Cadabra (Reprise)
14. Paranoid
15. Embryo – Children Of The Grave
16. Interview


Live Longest… Die at Last – 2020 Remaster [2020]

Este show, que ocorreu em 05 de agosto de 1975, em Asbury Park, New Jersey, USA, durante a Sabotage Tour, apresenta além de uma qualidade impecável (também soundboard), um set list bem variado e um entrosamento magnífico da banda. Inclusive, este que vos escreve acredita que a melhor e mais madura fase da formação original do Sabbath aconteceu justamente na turnê de 1975. Este show já está em circulação há muitos anos, com diferentes nomes como Lucifer Rising, Live in Asbury Park e inclusive algumas músicas desse show estão presentes no lançamento oficial Past Lives (neste material estão inclusas as músicas “Hole in the Sky”, “Megalomania” e “Symptom of the Universe” provenientes da apresentação em Asbury Park). Em Live Longest… Die at Last – 2020 Remaster, também lançado pela japonesa ZODIAC, encontramos um upgrade na qualidade do som e o mais especial ainda, podemos conferir o show completo. O set list deste magnífico registro tem como destaques “Hole in the Sky”, “Megalomania”, “Symptom of the Universe”, “Spiral Architect”, “Sabbra Cadabra” e “Supernaut”.

CD 1

1. Supertzar
2. Killing Yourself To Live
3. Hole In The Sky
4. Snowblind
5. Symptom Of The Universe
6. War Pigs
7. Megalomania

CD 2
1. Sabbra Cadabra
2. Band Jam
3. Guitar Solo #1
4. Sometimes I’m Happy
5. Drums Solo
6. Supernaut
7. Iron Man
8. Orchid – Guitar Solo #2
9. Rock ‘n’ Roll Doctor Jam
10. Guitar Solo #3 – Don’t Start (Too Late)
11. Black Sabbath
12. Spiral Architect
13. Embryo – Children Of The Grave
14. MC
15. Paranoid


Pittsburgh 1976 & 1978 [sem data]

Neste bootleg, encontramos dois shows realizados pelo Sabbath nas turnês dos álbuns Technical Ecstasy e Never Say Die!, realizados em Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 08 de dezembro de 1976 e em 02 de setembro de 1978 respectivamente. Temos então, em um mesmo pacote, shows de duas diferentes turnês, com uma boa variação no set list, além de uma qualidade de som muito boa, contendo as versões soundboard e pré-FM master. Também um lançamento da ZODIAC em três CDs, destacam-se faixas como “Gypsy”, “All Moving Parts (Stand Still)”, “Eletric Funeral”, “Snowblind” e “Dirty Women”. Curiosamente não temos nenhuma música do álbum Never Say Die! neste material, mas mesmo assim vale muito explorar esse material.

CD 1 – 08-12-1976
1. Symptom Of The Universe
2. Snowblind
3. All Moving Parts (Stand Still)
4. War Pigs
5. Gypsy
6. Black Sabbath
7. Dirty Women
8. Drum Solo
9. Guitar Solo
10. Electric Funeral
11. Children Of The Grave

CD 2 – 02-09-1978
1. Snowblind
2. Black Sabbath
3. Dirty Women
4. Rock ‘n’ Roll Doctor
5. Drum Solo
6. Guitar Solo
7. Electric Funeral
8. Iron Man
9. Fairies Wear Boots
10. Children Of The Grave
11. Paranoid

CD 3 – Original broadcast reel master

1976-12-08
1. Symptom Of The Universe
2. War Pigs
3. Gypsy
4. Children Of The Grave
1978-09-02
5. Snowblind
6. Black Sabbath
7. Iron Man
8. Paranoid


In Nashville 1978 [1978]

Este show, datado de 19 de novembro de 1978 apresenta um dos últimos shows da formação clássica antes de sua primeira separação. Instrumentalmente a banda apresentava um ótimo entrosamento, entretanto Ozzy não estava em seus melhores momentos. Mesmo assim, a diversão é garantida quando ouvimos sons como Never Say Die!, “Shock Wave”, “Rock and Roll Doctor” e “Fairies Wear Boots”. O show não é soundboard, sendo gravado da platéia, mas a qualidade não compromete o resultado final do material. O set list completo apresenta as seguintes músicas:

CD 1
1. Supertzar
2. Symptom Of The Universe
3. Snowblind
4. War Pigs
5. Never Say Die
6. Fairies Wear Boots
7. Black Sabbath
8. Shock Waves

CD 2
1. Dirty Women
2. Rock ‘n’ Roll Doctor
3. Drums Solo
4. Band Jam #1
5. Orchid (Guitar Solo)
6. Band Jam #2
7. Electric Funeral
8. Iron Man
9. Children Of The Grave
10. Introduction for Paranoid (tape ends before song begins)

6 comentários sobre “Cinco Discos Para Conhecer: Bootlegs do Black Sabbath – Fase Ozzy

  1. Conheço os dois primeiros e o último. O último é sensacional!! A gravação do Dumfries é surpreendente. O California Jam eu acho que o Sabbath não toca tão bem assim (e o Ozzy tá bem fora de forma). Vou procurar os demais. Valeu Thiago. Veremos o que vem do Dio, que é o que mais conheço de bootlegs.

    1. Oi Zué, muito obrigado pelas palavras!! Você consegue ouvir alguns desses shows no YouTube. Se quiser fazer download, tem o site purple hippies, muito bom ele. E se quiser comprar as versões físicas desses shows, tem alguns sites japoneses que tem esses e outros bootlegs em estoque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.