O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte II]

O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte II]

Por André Kaminski

Confira aqui a parte I

Confira aqui a parte III

O troco de Tarja Turunen

Antes de começar a análise de algumas faixas do disco Oceanborn [1998] e Wishmaster [2000], é importante contextualizar um pouco em como eram os bastidores da banda em suas tours do período visto que em 1998 é o ano em que a banda passa a viajar primeiramente na Europa e depois na América do Sul e em outros países.

Basicamente, as tours nesse período eram compostas pelos cinco integrantes principais da banda (Tarja Turunen nos vocais, Tuomas Holopainen nos teclados, Emppu Vuorinen nas guitarras, Sami Vänska no baixo e Jukka Nevalainen na bateria), o produtor Tero Kinnunen, o empresário Ewo Pohjola, o técnico de luzes e motorista de ônibus Tommi Stolt, o roadie e vocalista de apoio Tapio Wilska e mais alguns músicos de apoio.

Nenhum dos membros da banda ou da equipe era usuário de drogas recreativas. Porém eles bebiam. E muito. Muito mesmo. Aos níveis de um Mötley Crüe da vida. Até hoje bebem demais. E os principais líderes da farra eram o produtor Tero Kinnunen, o técnico Tommi Stolt e o empresário Ewo, com Tuomas e Jukka acompanhando e encorajando. Os dois primeiros principalmente. Eles são daqueles caras que fazem aquelas brincadeiras e piadas nível quinta série para baixo. Kinnunen então era do nível que fazia aquelas apostas bizarras do tipo beber a própria urina se os caras pagassem o seu aluguel atrasado ou andar pelado no meio do hotel para todo mundo ver. Emppu bebia junto e participava das palhaçadas durante o dia mas de noite botava os fones de ouvido para poder dormir no ônibus e não ouvir as gritarias dos outros. O baixista Sami Vänska se isolava completamente do restante, apenas tinha uma amizade com Ewo e Tapio e, as vezes, os convidava para beber e conversar em algum bar. Tarja nunca foi de participar das festas e farras.

 

Ainda sobre a vocalista, as tours eram um período complicado para ela. Sua personalidade e seus gostos eram completamente diferentes dos demais. Ela foge bastante daquele estereótipo padrão de mulher europeia, que é independente, arranja e se vira em tudo para si. Ela era mais dependente principalmente em relação ao seu vestuário, objetos pessoais, remédios e outras necessidades femininas visto que como ela mesmo dizia, ela não era nada mais do que uma “caipira do interior que mal saiu de Kitee em grande parte de sua vida”. Além disso, ela tem uma personalidade mais afável, gosta de conversar e, digamos assim, preferia “ter conversas de gente adulta” ao invés das palhaçadas infantis e piadas maliciosas que os outros faziam. Como eles só ficavam sóbrios para os shows, então era difícil ter esse tipo de conversa com aquele monte de bêbados.

Mesmo com o pouco contato e as conversas rasas, têm-se a impressão de que Tuomas nutria fortes sentimentos pela cantora. Como ele não se abria de jeito nenhum, o tecladista se expressava através de suas próprias canções. Veremos o que pude tirar destes dois discos:

Oceaborn

Gethsemane: a música inteira seria o compositor lamentando o seu amor não correspondido por Tarja mas sem a coragem de revelar-lhe diretamente. Basicamente ele implora a Deus que o abençoe com o amor que tanto deseja. Novamente, ele se refere a Tarja como “Beauty” e a ele próprio como “Beast”. O lado “Fera” de Tuomas seria a pessoa que ele transparece ao mundo real: um sujeito fechado e cheio de defeitos, mas que aguarda uma “Bela” para lhe ajudar a melhorar. O próprio compositor diz na biografia principal da banda que a última linha desta canção “Without you, the poetry within me is dead” é algo muito pessoal. Percebe-se aí que Tarja seria a principal força inspiradora para ele continuar compondo.

Passion and the Opera: nesta aqui eu não tenho muita certeza, deixo aberto à especulação. A temática é obviamente sexo e erotismo. Seria ele fantasiando sobre Tarja? Tenho minhas dúvidas, mas há esta possibilidade.


Wishmaster

She is my Sin: nesta música, já dá de se perceber algumas referências à vocalista. É uma música de luxúria, de desejo ardente em ir fazer sexo com a mulher amada. Tuomas disse que a música é “sobre os desejos reprimidos que cada um de nós temos, escondidos além da compreensão”. A linha “for the bride too dear for him” parece o medo de revelar isso diretamente visto que ele a ama demais.

Come Cover Me: pode não parecer, mas muitas músicas do Nightwish são sobre sexo. Esta é mais uma delas, porém, numa via mais romântica. O verso “In the war for the love of you” seria o tecladista tendo consciência que não está conseguindo os sentimentos dela, mas está ainda batalhando para isso.

Dead Boy’s Poem: esta é uma das canções favoritas de Tuomas e uma das mais pessoais sobre si. Segundo ele, a ideia da música era “e se eu soubesse que morreria amanhã, qual a mensagem final que eu gostaria de deixar às pessoas?” A música é basicamente um pedido de desculpas aos seus erros e defeitos, lamúrias e toda a vida em torno da banda que ele criou. Tuomas se chama de “Menino Morto” quando quer demonstrar o seu lado triste e melancólico após a sua perda da inocência juvenil. E aqui um recado bem claro à quem ele ama: “And you, I wish I didn’t feel for you anymore”.


Após a tour europeia promovendo Wishmaster, viria a América Latina e uma reviravolta total na vida de Tuomas, Tarja e do restante da banda.

O empresário argentino Marcelo Cabuli e sua empresa foram os principais responsáveis em trazer a banda para todos os shows na América Latina. Começariam pelo México, aí Panamá e depois desceriam para vários shows no Brasil, Argentina e Chile.

Cabuli a princípio era bem visto pela sua reponsabilidade com os shows e cuidados em relação a banda. Organizou tudo corretamente e a banda estava contente em tocar pela primeira vez em outro continente. Porém, Tarja continuava infeliz e se sentindo sozinha nas tours e ficava doente com frequência devido ao stress da situação.

Logo no México, uma situação horrorosa para Tarja ocorreu: em um show lotado, um fã invade o palco e agarra Tarja falando besteiras em seu ouvido em um claro gesto de assédio sexual. Ela fica em choque e sem saber o que fazer enquanto a banda, apesar de terem visto a situação, continuava tocando normalmente. Ao que parecia 15 segundos intermináveis para Tarja, Cabuli invade o palco e arranca o sujeito a chutes de lá. Aí a banda resolveu parar de tocar e se recolheram ao camarim com a cantora aos prantos. Claro que ela não estava em condições de continuar, mas o restante da banda “unanimemente” decide que devem tocar as últimas três músicas planejadas do setlist. Tarja sentiu uma mistura de tristeza e raiva pela desconsideração ao que ocorreu a ela mas retorna e a apresentação é finalizada.

Enquanto o restante da equipe e da banda segue para mais uma de suas farras, o baixista Sami Vänska procura Marcelo Cabuli e pede para que ele acalme e console a moça. Ele o faz e a cantora fica mais uma vez decepcionada com o descaso da banda com ela.

Após a banda seguir para América do Sul, no último show no Brasil, Tarja contrai uma forte gripe. Cabuli estava na Argentina organizando os shows por lá e alguém do Brasil (presumo que seja o empresário chileno Paulo Baron que cuidava da banda por aqui, mas não tenho certeza) liga para ele para que a levasse a um hospital na Argentina porque Tarja mal conseguia andar de tanta febre. Ela viajou doente e no que eles chegaram, o argentino a levou a um hospital e ficou o tempo todo cuidando dela lá. E a partir dessa consideração de Marcelo por Tarja que nasceu o amor entre os dois. Eles começaram a namorar.

Essa foi a grande tragédia até aquele momento na vida de Tuomas e isso quase levou ao fim da banda. Marcelo passou a cuidar de tudo em relação a Tarja e então ela se isolou ainda mais do restante da banda. Emppu era o único que mantinha um diálogo amigável com os dois. Ewo e Marcelo se odiavam pra valer. E assim, o relacionamento da vocalista com relação ao restante da banda virou mesmo apenas negócios.

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando “mas e Tarja nunca reparou que várias das músicas da banda eram sobre ou para ela?”

Claro que sim. Ela tinha plena consciência disso.

“Mas então ela só continuava na banda por dinheiro?”

Aqui vai uma teoria minha: não creio que fosse pelo dinheiro, ao menos inicialmente. Tarja tinha que se dedicar aos seus estudos de canto clássico desde os anos 90 até concluir por volta de 2003. Somente Tuomas como principal compositor ganhava mais dinheiro enquanto todo o restante ganhava bem menos. Os outros só começariam a faturar mais alto mesmo após o sucesso do disco Once [2004]. Logo, não creio que Tarja perderia muito dinheiro se tivesse saído naquele período entre 1997 e 2000. Nem eles mesmos imaginavam naquele período que seriam uma banda de sucesso mundial.

Apesar de Tarja nunca ter amado Tuomas, acredito que ela tinha esperanças de que finalmente ele “crescesse, amadurecesse e mudasse” e tivesse mais consideração por ela e aí, talvez, ela até pudesse desenvolver e retribuir aos sentimentos dele. Mas ele nunca fez isso. Ele nunca mudou. E isso se percebe claramente no dvd End of Innocence [2003] em que a banda se resume a piadas, bebedeiras, farras e trabalho. Após iniciar o seu relacionamento com Cabuli, aí sim creio que as relações se tornaram apenas dinheiro e negócios.

Na próxima parte, comentarei sobre o quase fim da banda e as letras que envolvem os discos Century Child, Once e Dark Passion Play.

9 comentários sobre “O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte II]

  1. Até o momento tudo se encaixando perfeitamente com o que sempre pensei.
    Quando ela tanto precisou de alguém cuidando dela, apareceu o Marcelo.
    Tuomas ficou esperando que os sentimentos dela brotassem do nada.

    Ninguém pra dizer a ele: “amigo, bora mostrar p moça que você se preocupa com ela?”

    1. Olá Tatiane, bem vinda ao nosso site!

      Sobre essa questão de algum amigo chegar e dar um toque a ele, creio que seja aí uma questão cultural.

      O dvd End of Innocence mostra bem isso. A banda nas tours nada mais é do que uma quinta série de alunos agitados. Mas de amizade mesmo, não acho que haja muita.

      Lá o pessoal é muito fechado dentro de si e ninguém se mete nos problemas dos outros ou mesmo conversam sobre isso. É aquela história de que se você tem um amigo e gostaria de desabafar com ele, esse seu amigo provavelmente vai somente te dizer “cara, procura um psicólogo que ele vai te ajudar nessa questão”. Já vi algo assim em alguns textos de brasileiros que moram na Europa.

      Então, eu meio que imagino que na banda há aquela cultura de que cada um cuida de si desde que faça bem o seu trabalho enquanto não incomodar os outros. Tanto é que o baixista Sami Vänska só saiu porque ele começou a se atrasar para os shows, saídas e não se doava nas apresentações quando a banda começou a crescer. Enquanto ele cumpria suas funções, ninguém se importava dele se isolar completamente na banda.

  2. O jeito europeu de ser é diferente do nosso, latino em essência. Realmenrte, creio que Tuomas era apaixonado pela Tarja, mas esse tipo de sentimento, num cara de personalidade introspectiva como ele, ganha contornos de ressentimento e mágoa quando não correspondido. Acho que no ponto em que as coisas estavam nessa altura relatada nesse post, ele já estava na fase amarga, porque alguém que ama realmente alguém se importa com essa pessoa e não ia deixa-la passar por tudo isso sozinha sem apresentar-se como o cavaleiro que salva a mocinha. Eu pelo menos, faria isso para capitalizar a atenção dela.

    1. Boa tarde A.S. Vieira, bem vindo ao nosso site.

      Cara, acho sua interpretação bem possível também. Tenho também outras duas hipóteses em relação a isso:

      1) Como ele já havia se declarado nas letras, ele estava aguardando que ela fosse chegar nele para “ver essa situação”.

      2) Ele estava confiante que logo conseguiria o coração dela que ele não se ligou nisso e o único que notou que Tarja “realmente estava mal” foi o Sami Vänska que fez o pedido ao Cabuli. Aliás, talvez por ter feito isso tenha sido mais uma das razões dele ter sido demitido logo depois.

  3. Não diria que ela ficou na banda só por dinheiro e negócios. Vejo na Tarja alguém sincera e completamente dedicada à música desde muito cedo. Tenho certeza que ela reconhecia o talento do Tuomas e acreditava na visão dele. Só por isso insistiu em permanecer por tanto tempo na banda, mesmo sendo obrigada a tolerar tantos problemas e tendo uma contribuição mais limitada nas músicas. Me parece que ela realmente tinha imensa consideração e admiração por tudo que ele fazia. Até quando de fato decidiu e comunicou à banda que iria sair pra se dedicar à carreira solo, estava disposta a ficar por mais dois anos pra realizar mais um álbum e a respectiva turnê com eles. Até mesmo às custas do lançamento do próprio álbum.

    Quanto à paixão platônica do Tuomas, pode ser que ela tenha percebido desde sempre, mas também pode ser que não. Além de tudo que você mencionou, ela era igualmente jovem, tímida e introvertida. Sofreu bullying na escola, então é possível que fosse insegura. Provavelmente não teria ligado os pontos tão rápido em relação às letras que ele compunha. O fato dele ser tão desligado em relação às necessidades dela, assim como os outros caras da banda, também não ajuda em nada. Ver ela sendo atacada naquele show do México e nenhum deles movendo um dedo pra ajudar é de doer, imagino que ela deva ter sentido um desamparo absoluto.
    Minha impressão é que ele ficou todo esse tempo compondo essas músicas direcionadas à ela na expectativa que ela percebesse algo e tomasse uma atitude. Talvez ela até tenha suspeitado, mas em termos pragmáticos ele mesmo não fazia nada, tratava as necessidades dela com indiferença, então a impressão é que nem devia ser nada sobre ela mesmo. Aí chega o Marcelo defendendo, protegendo e amparando ela quase que incondicionalmente desde antes deles terem qualquer coisa. Fica difícil competir com isso. Acho que foi a partir daí que o Tuomas “acordou” pro fato de que ele tava moscando, mas já era tarde demais pra correr atrás do prejuízo.

  4. É triste de ver o fim que a banda levou. O Tuomas é um musico incrível, mas uma péssima pessoa. Já a Tarja merecia coisa muito melhor, porém musicalmente, pra mim pelo menos, deixa muito a desejar. Uma pena que eles tenham passado por tudo isso. Pra mim a banda nunca vai chegar nem a metade do que foi na época da Tarja. Amo a Floor, mas as músicas dessa fase da banda com ela estão muito fracas. Sinceramente acho que o Tuomas não merecia o sucesso que teve, mas não dá pra negar que ele sabe compor como poucos.

  5. Sobre a parte dos show do Brasil e tal, na época o repórter da Rock Brigade Ricardo Franzin (por onde anda esse cara???) estava acompanhando a banda, talvez pra cobrir os show da turne brasileira e tal, e o mesmo escreveu pra revista na época sobre isso, que a Tarja passou mal de gripe, que o caras da banda meio que “cagaram” pra ela, que ELE chegou a levar a Tarja num hospital aqui em SP, pois ela já estava queimando de febre e tal, e na época o Franzin fez menção ao Cabuli até brincando sobre o relacionamento deles….

  6. Nao faz o MÍNIMO sentido acreditar que Tuomas era apaixonado por Tarja, ainda mais depois de saber desse incidente no México . Que homem apaixonado não para pra proteger sua amada de uma assediador na sua frente? Que homem apaixonado sai pra beber sem consola-la??? Tuomas é GAY. Isso sempre foi óbvio e hoje ele é assumido. É muito mais provável que ele desejasse SER a Tarja do que a amasse. Quanto às letras românticas, não precisa estar apaixonado pra fazê-las. Basta observar a indústria do sertanejo.

    1. “Tuomas é GAY. Isso sempre foi óbvio e hoje ele é assumido”.

      Fonte: MINHA CABEÇA, Vozes da.

      Nestes tempos muderninhos, nem casar com o sexo oposto é suficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.