O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte I]

O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte I]

Por André Kaminski

Confira aqui a parte II

Confira aqui a parte III

O troco de Tarja Turunen

É isso mesmo. Ao menos se você contextualizar tudo o que ocorreu dentro da banda internamente, as letras de várias músicas e a própria história de seu protagonista Tuomas Holopainen, o compositor finlandês e líder do Nightwish.

Continuando com os disclaimers, é bom deixar claro que não há nenhuma declaração do próprio Holopainen confirmando estes sentimentos em nenhuma das entrevistas que ele já deu em sua vida. Já o perguntaram uma vez diretamente, na época da demissão de Tarja, e ele tirou o dele da reta: “tudo o que eu posso dizer é que entre eu e Tarja havia uma química muito grande entre a sua voz e as minhas composições”.

Todavia, a situação seria muito diferente vindo do lado de Tarja Turunen e de seu marido e empresário Marcelo Cabuli. Em uma série extensa de perguntas e respostas ao qual ele respondeu vindas de centenas de fãs, ele afirmou categoricamente que Tuomas sempre foi apaixonado por Tarja e rejeitado por ela, que isso tudo está contido nas próprias músicas do Nightwish e do qual um fato ocorrido em outubro de 2004 foi a gota d’água final para, digamos, definir a demissão da vocalista ocorrida um ano depois. Como foi o próprio Cabuli que escreveu, é óbvio supormos que a vocalista endossa o marido em tudo o que ele declarou. Comentarei mais sobre este fato em uma parte futura desta série de artigos especiais.

Evidentemente, há a possibilidade de toda essa série de artigos que pretendo escrever ser uma tremenda bobagem por parte de alguém que interpretou essas letras de maneira equivocada. Entretanto, na própria biografia oficial do Nightwish aparecem trechos em que Tuomas admite sentimentos pessoais muito fortes em duas canções que são “Gethsemane” do disco Oceanborn [1998] e “Ever Dream” do disco Century Child [2002]. Só estas duas já valeriam o título da série. Porém, não creio que isso se restringiu a apenas estas duas canções e que tem muito mais coisa escondida no meio de várias outras letras que irei debulhar mais para frente.

Primeiramente, precisamos falar sobre a própria biografia de Tuomas Holopainen falando sobre sua infância e formação da banda e aí seguirmos para as interpretações das letras que, muito possivelmente, corroboram com o título desta matéria.

A maior parte destas informações foi retirada do livro da banda Once Upon a Nightwish [2007].

O tecladista nasceu no exato dia de Natal de 1976 em Kitee, uma pequena cidade da Finlândia, sendo o mais novo de três filhos (tendo uma irmã e um irmão). De acordo com o livro, ele foi uma criança muito feliz até os seus 15 anos de idade. Tão feliz e com uma vida tão perfeita que isso o tornou, inclusive, uma pessoa bastante inocente. Isso soa até meio alienígena para nós aqui do Brasil. Basicamente, ele viveu numa cidade pequena tendo um ótimo padrão de vida, sem preocupações com insegurança e violência, seus pais sempre foram amorosos com ele, tinha muitos amigos e o próprio adorava ir à escola. Tudo isso permitiu que ele fosse muito precoce já aos dois anos ao ter aprendido um básico da leitura. Adorava a época de Natal, ganhava muitos presentes, era fã da Disney (também refletido no próprio Nightwish) e tinha grande contato com a natureza.

Vivenciar a infância dos sonhos de qualquer criança o fez até mesmo se tornar ingênuo visto que seu mundo se reduzia à toda a paz e harmonia daquela pequena Kitee. Não dá para afirmarmos que ele teve uma infância mimada, mas é aquela coisa: a gente amadurece enfrentando os tradicionais problemas da vida. Como o jovem finlandês não teve muitos, isso colaborou para torná-lo uma pessoa introspectiva e que demonstra não saber lidar muito bem com conflitos (refletido em suas próprias atitudes dele em relação a banda). Sendo assim, Tuomas sempre teve dificuldades em expressar sentimentos que pudessem gerar algum tipo de reação que o causasse dor e sofrimento (como uma rejeição amorosa por exemplo). Então a relação dele com a banda e seus problemas nunca foi de falar diretamente e enfrentá-los, guardando tudo para dentro de si e com um medo de se expor mais como líder de tudo relacionado à banda.

Seu início na música se deu principalmente na adolescência em que ele teve Plamen Dimov como influenciador, um búlgaro professor de música que se tornou até famoso dentro da Finlândia. Um vídeo de uma apresentação escolar mostra Tuomas (o segundo da esquerda para a direita, o que parece o Harry Potter) tocando saxofone, Dimov aos vocais e teclados e logo em seguida uma tímida e iniciante Tarja fazendo um dueto com o professor. Ele foi também o professor de música do guitarrista Emppu e do baterista Jukka.

O tecladista só passou a gostar de heavy metal após uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos com 16 anos em que a família que o abrigou o levou a um show do Guns N’ Roses e do Metallica como headliners em Kansas. Aí ele se converteu de vez.

A família de Tuomas possui uma pequena casa em uma ilha no meio de um lago na Finlândia. Lá, junto com seus amigos das bandas em que tocava (Nattvindens Gråt e Darkwoods My Betrothed) no meio de uma fogueira ele deu a ideia do que queria fazer e que se tornaria o embrião do Nightwish: um projeto mais acústico, mas que teria teclados, sopros e uma voz feminina já que ele gostava das bandas Theatre of Tragedy e The Gathering. O encontro de Tuomas e Emppu se deu durante a substituição do guitarrista do Nattvindens Gråt em que o tecladista simpatizou com a personalidade dele. Foi o primeiro nome que o veio à cabeça para tocar em seu projeto e Emppu o aceitou de cara. Como Emppu já havia tocado com Jukka há alguns anos e eram amigos e vizinhos, ele ligou para que tocasse bateria no projeto de Tuomas.

Plamen Dimov e Tarja Turunen (a primeira da direita).

Após Plamen Dimov conseguir pressionar a direção do colégio para criarem um estúdio lá, eles conheceram o produtor Tero Kinunnen e as demos instrumentais ficaram prontas. Mas ainda sem a vocalista que a banda precisava. Eis então que Emppu lembrou de uma menina do colégio que gostava de cantar. Sim, ela mesma…

O tecladista foi até a casa dela. Eles já se conheciam dos tempos de colégio visto que a mãe de Tuomas foi a professora de piano de Tarja. Não tinham um contato maior do que apenas pequenos cumprimentos na época de escola. Naquela ocasião, deixou com Tarja as demos das três primeiras músicas do projeto junto com as letras com ela e a pediu que cantasse da maneira que quisesse. São as demos “Etiäinen”, “Nightwish” e “The Forever Moments” que podem ser ouvidas no YouTube. Quando as gravaram no estúdio, percebendo a potência da voz de Tarja, ele teve o clique de mudar o estilo do projeto para algo mais pesado. Iniciou o Nightwish que conhecemos hoje.

Todo o histórico que escrevi até agora teve como fonte o próprio livro do Nightwish. Eu particularmente leio sempre desconfiando um pouco dessas biografias “oficiais” visto que o árbitro quase sempre costuma apitar beneficiando o time da casa. Mas em relação a estas partes sem polêmicas, acredita-se que dá de confiar. Agora começarão algumas interpretações minhas em relação aos sentimentos de Tuomas por Tarja.

É bom deixar claro o ponto principal que representa o Nightwish: a banda, principalmente em seus 6 primeiros discos, nada mais é do que a autobiografia do próprio Tuomas. Quase todas as letras da banda, com poucas exceções, tratam dos gostos pessoais do líder e também de seus sentimentos que nunca teve a coragem de expressar a ninguém.

Como seria um espaço muito grande postar a letra em inglês aqui, deixo como hiperlink dentro do título da música.

O primeiro álbum Angels Fall First [1997] é mais um compilado dos gostos pessoais de Tuomas, tais como o mundo de Tolkien (“Elvenpath”), cristianismo (“The Carpenter”) e mitologia egípcia (“Tuthankamen”). Todavia, a segunda faixa do disco “Beauty and the Beast” me chamou a atenção.

Beauty and the Beast: Aqui há uma reinterpretação do filme da Disney “A Bela e a Fera” em que a Bela rejeita a Fera. Uma coisa interessante de se ressaltar é o fato de que Tuomas se chama de vários nomes em várias músicas do Nightwish (beast, poet, songwriter, etc) e ele se refere a Tarja também por vários nomes (beauty, beautiful, angel, etc). Já ouvi declarações dizendo que ele escreveu esta canção por não ter gostado do final de a Bela e a Fera devido a Fera ter virado o príncipe novamente. Mas… creio eu que aqui foi meio que o início dos sentimentos do tecladista pela vocalista. A grande impressão que Tarja deixou em todos quando cantou pela primeira vez causaria aí uma reviravolta nos sentimentos de Tuomas. Então, dá para se interpretar que ele seria a Fera, rejeitada pela Bela devido aos seus defeitos. E aqui haveria um apelo à Bela pelo fato de “lembra-se da história do que acontece quando a princesa beija o sapo?”. Algo como se quisesse dizer que com o amor de Bela, a Fera se tornaria uma pessoa melhor e que ela ajudaria a lidar com seus defeitos. O “coração ocupado de Tarja” seria o fato de que a vocalista ainda não estava de corpo e alma na banda visto que ela tinha interesse em continuar seus estudos de canto clássico do qual foi completar apenas muitos anos depois. E que ela precisaria de mais do que Tuomas (e consequentemente o Nightwish) pudesse oferecer.

Com o sucesso posterior da banda, Tarja acabou ficando. Tuomas, além de escrever músicas sobre seus gostos e hobbies, também foi se aprofundando cada vez mais em seus sentimentos com o passar dos discos. Para o artigo não ficar muito longo, terminarei esta primeira parte por aqui apenas com este primeiro disco e continuarei com os dois próximos discos Oceanborn [1998] e Wishmaster [2000] na próxima parte.

25 comentários sobre “O amor de Tuomas por Tarja nas músicas do Nightwish [Parte I]

  1. Eu não acredito nisso…Para mim Tuomas é homossexual e nunca se interessaria pela Tarja. A demissão da vocalista ocorreu porque ela começou a ter atitudes de diva e a se achar mais importante do que a banda.

      1. São tantos os artistas homossexuais com casamentos heterossexuais de fachada que isto não “comprova” nada…

      2. ser casado com uma mulher não comprova que é hetero, mas “eu achar que ele é gay comprova”.
        Essa é a logica.
        E é evidente que alguma homens tem/tiveram um casamento de fachada, o que não implica que todo casamento é de fachada.
        Sem falar que pra um rockstar, rico, famoso, cheio de fãs que tão pouco se fudendo se ele é gay ou não, esconder a homossexualidade pra que?
        Mas sua resposta “Ok então” foi a melhor.

        Excelente texto BTW

    1. Gostaria de saber onde está escrito que minha opinião sobre a homossexualidade de Tuomas é a “verdade”? Onde determino que está “comprovado” que Tuomas é gay? Evidente que nunca afirmei tal coisa e que apenas expus minha opinião, opinião esta que, obviamente, pode não estar condizente com a realidade…Quanto à sua “sentença” de que um artista rico, famoso, amado por fãs, etc, etc, etc, etc, não tem motivos para esconder sua homossexualidade dos fãs, não posso afirmar tal coisa. Talvez você devesse perguntar às centenas de artistas que passaram por esta situação a razão deles terem escondido sua opção sexual do público…Não creio que tenha sido por “covardia” deles e tenho certeza de que eles não concordam com o seu veredito!

      1. que loucura kkk ok, vc disse que é o que vc acha. porém temos todo direito de discordar de vc. esse achismo não tem fundamento nenhum a não ser na sua vontade de que ele seja gay, talvez pra satisfazer algum desejo interno rs.

  2. Eu já li sobre essa história em algum lugar que não me lembro agora. Lembro que fazia todo sentido com o que ocorreu com a banda. Quantas partes terão esses textos André? Publica logo o restante….rs
    Abraços

    1. Valeu pela força, Fernando!

      Cara, estou com planos de fazer mais 2 partes e fazer uma a mais de bônus com as mágoas da Tarja por Tuomas em sua carreira solo.

  3. Sabe, gostaria de saber por que a Tarja recusou o Tuomas tanto. O cara era apaixonado por ela, escreveu composições lindas, ela parecia uma musa pra ele e como ela não quis ele? Sem dizer que o Tuomas é lindo, não que devemos ficar com alguém pela aparência. A não ser que no caráter ele deixasse a desejar. Em nenhuma das músicas ele dá uma dica de que eles ficaram juntos. Me pergunto como ela se sentia quando via aquelas músicas escritas pra ela, como era a sensação de cantar. Ainda mesmo depois de casada, como ela aguentava isso? Será que era só por dinheiro?

    1. Laura, na segunda parte do meu texto, eu coloco lá algumas teorias e possibilidades que responderiam a várias de suas perguntas sobre essa situação.

      1. Li todas, acho que sua análise é boa. Mas sabe, em algumas músicas ele dá a sensação de que ela não liga. Tipo, em Beauty of the beast o refrão é “oh,do you care? I still feel for you”. Me pergunto se ela era tão indiferente assim. As músicas do nightwish são de uma beleza tal, parece que elas te transportam a um mundo diferente. Impressionante como ela nunca quis ele.

      2. Então Laura, como eu teorizo lá no final da parte II, essa questão do refrão que citou eu imaginei que seria justamente o fato de que eu acredito que Tarja até poderia um dia começar a ter algum tipo de sentimento, mas apenas se ele mudasse de postura. Mas ele nunca mudou. O próprio relacionamento interno da banda nunca foi de “amigos íntimos”, mas muito mais de colegas que resolveram juntos trabalhar para fazer da banda grande. O próprio Cabuli mencionou que era assim que funcionava as coisas naquela série de centenas de perguntas que ele respondeu logo após a demissão da Tarja.

        Mas amizades de verdade mesmo não acredito que sejam. Lá meio que sempre funcionou (e acredito que ainda seja assim) na ideia do “cada um por si desde que faça seu trabalho direito”.

      3. Bem estranho isso. A Tarja parecia ser uma mulher difícil. Mas acho que todo mundo da banda sabia que ele era apaixonado por ela. Só que acho muito estranho como ela aguentava cantando as músicas que ele fazia pra ela mesmo casada e rejeitando o Tuomas.

      4. Culturalmente eles são diferentes e dificilmente se deixam misturar os sentimentos pessoais dos negócios. Como eu havia dito, eu creio que ela até antes de conhecer o Cabuli tinha alguma esperança que ele mudasse e depois de casada, aí sim, permaneceu apenas por questões de trabalho e negócios.

        Como o Tuomas nunca a questionava e eles interagiam pouco, não havia incômodo a princípio. Eu sei disso porque vivi pessoalmente algo similar: quando eu morei em uma república junto a outros dois caras, tive uma discussão com um deles. E ficamos morando na mesma casa por um ano e meio sem nos falar, exceto quando era para pagar as contas. Mesmo sem interação nenhuma, era vantajoso para nós: um não incomodava o outro e gastaríamos mais com aluguel e outras contas se um de nós saísse. Cada um ficava na sua.

        Isso parece estranho de morar junto de alguém que você não quer ter contato. Mas funcionou por um bom tempo para nós. Para os europeus, deve ser mais comum ainda.

    2. Eu acho que ninguem é obrigado ou obrigada a nada. Ele escreveu as letras pq ele quis, ela seguiu na banda pq quis tambem. Nao é so pq alguem se declara pra vc, que vc deve retribuir positivamente. E pela forma como ele agiu e continua a agir em relação as vocalistas, isso foi um livramento para a Tarja.

  4. O Marcelo disse em uma pergunta que fizeram pra ele (você deve saber) que mesmo o Tuomas tendo conhecido a Tarja anos antes, nunca conseguiu atingir os objetivos dele. Ele também citou que disse pro Tuomas que ele devia parar de abordar a Tarja, que ele tinha casado com ela, etc. Acredito que isso mostra que ele abordava ela de algum jeito, o Marcelo não deveria adivinhar que aquelas músicas eram pra ela, acredito que a Tarja mesma contou pra ele. Ele também disse que a banda é um diário da vida do Tuomas e que os fãs olhassem de novo algumas músicas, dizendo que o significado delas não permaneceria incerto por muito tempo. Inclusive, acho que a Wish i had your angel é pra Tarja, um dos apelidos dela era angel, né? Talvez ele esteja se referindo ao Marcelo também. Impressionante esse cara aguentar ele querendo a mulher dele e ela não ter saído da banda mesmo assim..

    1. Pensei também sobre a Wish I Had An Angel por causa disso. E existe uma agressividade na letra que fala muito sobre frustração e até mesmo raiva do objeto de desejo.
      Imagino que as acusações do Tuomas sobre ganância tenham se dado pelo fato do casamento da Tarja ter trazido à tona pra ela o lado empresarial e pragmático da coisa. Ou seja, não acho que ele tenha mentido. Mas acredito muito que ela obsessão por ela tenha sim gerado tensão e desconforto.
      Já trabalhei para um chefe que tinha interesses românticos em mim. Ele nunca fez nada, mas só o fato de eu saber me fez adoecer. Acabo imaginando o mesmo com a Tarja.

    2. Laura tambem acho que eles combinam, se fossem totalmente diferentes, beleza kkk
      mas não é o caso, pq diabos ela colocou ele na friendzone?
      pra mim só existe friendzone quando não existe atração física
      Bizarra essa situação

  5. Estamos em 2022, encontrei este artigo hoje e devorei ele e suas partes subsequentes vorazmente.
    Não acho que saberemos um dia da verdade, mas essa leitura faz tanto, tanto sentido.
    Até a própria reação do Tuomas no DVD End of an Era quando a Tarja começa a cantar a Ever Dream… quando ele cobre o rosto como se quisesse chorar. Quando só sabia da história da carta de demissão, pensei que fosse culpa ou pesar, mas sob essa leitura, tomando que a letra dessa música foi escrita para ela, esse momento toma outra profundidade.
    Parabéns demais pelos artigos. Estou espalhando ele para as pessoas que conheço que amam a banda e a Tarja.

  6. Muito legal a matéria. Já ouvi muitas pessoas falando disso e faz todo sentido. As letras de várias músicas ajudam a comprovar e tbm com a saída da Tarja os álbuns da banda passaram a demorar mais a sair, o que indica uma falta de inspiração dele talvez? haha. Uma pena que tenha chegado a esse fim. Queria que eles continuassem amigos e ela estivesse na banda até hoje. O Nightwish seria ainda maior do que é.

  7. Muito interessante e eu mesmo me pergunto até onde afinal dá pra ir nesse caminho pois afinal é bem possível que Tuomas tenha composto assim, afinal você coloca um pouco de si em tudo que você faz, e pra um compositor então… Enfim, vai ser bem legal acompanhar isso sob seu ponto de vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.