Oz – Burning Leather [2011]

Oz – Burning Leather [2011]

Por Fernando Bueno

Ahhhhh o metal oitentista!!

Fonte quase infinita de referências para o metal atual, o estilo, que ainda estava se formando, foi abraçado por milhares de bandas que, influenciados por bandas setentistas, ainda não tinham estilo definido ou que não sabiam o que seria conhecido por heavy metal na década seguinte. Tanto que o estilo que foi criado na NWOBHM e exportado para vários países se moldou para o que conhecemos hoje por heavy metal tradicional. Nessa seara é possível encontrar um sem número de bandas oriundos de diversos países diferentes. Tenho citado muitas delas em meus textos aqui no site o que mostra o quanto gosto do som daquele período.

Alguns grupos conseguiram se manter desde os anos de sua formação, outras não conseguiram alcançar um segundo disco, algumas fizeram discos com qualidades de direcionamento musicais difuso e outras tantas conseguiram emplacar alguns lançamentos e finalizaram atividades – o caso da banda tema desse texto. Porém depois do crescimento nos últimos anos do que se convencionou a se chamar de New Wave of Traditional Heavy Metal (NWOTHM), com o surgimento de bandas novas que se espelham no que foi produzido nos anos 80, muitas das bandas precursoras do estilo acabaram encontrando uma oportunidade para retomar suas atividades.

O Oz surgiu na Finlândia ainda em 1977, mas só chegou a lançar seu primeiro disco em 1982 que acabaram sendo lançados com algumas variações de título. Em alguns casos foi Heavy-Metal Heroes / Hey You ou mesmo somente The Oz. Seu som ainda não estava totalmente estabelecido nesse primeiro lançamento e muita coisa de hard rock estava na mistura desse caldeirão de influências. Porém o lançamento seguinte é o garante a presença nas coleções ou na lista de desejos de garimpeiros do metal atuais e futuros, Fire in The Brain (1983), clássico inquestionável do underground do metal. Depois dele alguns outros lançamentos sem muita repercussão o que fez a banda se separar em 1991.

Passados vinte anos o Oz fez o que várias outras bandas fizeram mais ou menos na mesma época, se juntaram para gravar um álbum de retorno e o resultado é Burning Leather. Trazendo três membros da época dos primeiros discos, o baterista Mark Ruffneck , o baixista Jay C. Blade e o vocalista Ape De Martini e dois novatos, os guitarristas Costello Hautamäki and Markku Petander, além da participação de outro guitarrista em algumas músicas chamada Michel Satunione.

Produzido por Nicke Andersson (ex-baterista do Emtombed, ex-frontman do The Hellacopters e hoje guitarrista do Lucifer) o disco consegue se destacar em meio à tantos lançamentos nesses últimos anos. Com uma coleção de músicas que, fossem lançadas nos anos 80, seriam certamente clássicos de sua discografia como “Dominator”, “Let Sleeping Dogs Lie” e “Turn the Cross Upside Down”. “Enter Stadium” tem um refrão épico que poderia erguer torcidas em ginásios e até estádios caso o heavy metal ainda fosse grande e tivesse apelo ao público mais amplo. Entretanto não gostei de terem regravado cinco faixas antigas e misturado entre as faixas novas como se tudo fosse material inédito. Mas é claro que o que eu não gostei foi o modo como apresentaram esses materiais e não do resultado das músicas. Talvez tivessem apresentado mais umas duas canções novas e colocadas todas as regravações como faixas bônus teriam valorizado mais o forte material novo e trazido a desejada atualização no som das faixas antigas. A parte boa é que nos dá acesso à algumas daquelas faixas pois não é fácil achar os lançamentos oitentistas originais do Oz. Claro que muita gente ouviu, gostou e sequer notou que quase metade do material não era inédito e vi algumas resenhas preferindo as faixas mais novas do que as antigas sem saber que elas são de épocas diferentes. Entretanto isso mostra como o material novo é forte.

Depois de Burning Leather o Oz chegou a gravar mais um disco em 2017 chamado Transition State, agora sim somente com material totalmente inédito e também muito bom. Sugiro tentar ouvir a banda após o término desse disco aí que você está ouvindo.

O disco clássico de 1983

Track List:

1 – Dominator
2 – Searchlights*
3 – Let Sleeping Dogs Lie
4 – Fire in the Brain*
5 – Seasons in the Darkness
6 – Turn the Cross Upside Down
7 – Burning Leather
8 – Gambler*
9 – Enter Stadium
10 – Total Metal +
11 – Third Warning +
* faixas originalmente de Fire in the Brain
+ faixas originalmente de III Warning

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.