Guilherme Costa -Light Of Revelations [2019]

Guilherme Costa -Light Of Revelations [2019]

Por Thiago Reis

O guitarrista Guilherme Costa aparece novamente nas páginas da Consultoria do Rock com o seu primeiro álbum full lenght, chamado Light of Revelations, produzido por ninguém menos do que Gus Monsanto. Já na primeira música encontramos a participação de Gus Monsanto nos vocais, em uma bela faixa de abertura. Vocais muito bem feitos, riffs envolventes e belas bases de teclado mostram um claro amadurecimento do compositor e guitarrista em relação ao seu debut EP que também foi destaque na Consultoria do Rock.

“Bloody Wars” segue o mesmo ritmo da fábrica de riffs em uma ótima faixa instrumental, com influência dos games dos anos 1990. De fato, parece que estamos dentro de um jogo de corrida da citada década. O loop que ocorre dentro dos mais de quatro minutos de música a torna um pouco cansativa e menos interessante do que poderia ser. Mas percebe-se o potencial do material e a qualidade de Guilherme Costa. “Inside my Mind” apresenta uma dinâmica bem diferente das duas primeiras faixas, sendo ela mais lenta, lembrando passagens de músicas de Steve Vai, além de passagens que nos remetem ao blues. Além de ser muito bem executada (com um belo solo, diga-se de passagem), “Inside My Mind” ocupa um lugar estratégico no tracklist do disco, interrompendo a velocidade e os riffs das músicas anteriores.

Seguimos com “Rising Star”, que conta com a participação de Jefferson Gonçalves apresenta uma dinâmica bem interessante que nos remete ao hard rock dos anos 80. De fato uma bela composição e a melhor faixa do disco. Inclusive funcionaria muito bem como um vídeo clip. Além da bela musica, a letra se inspirada no caso Carrefour em que um cachorro foi espancado por um segurança na frente do estabelecimento e foi a óbito horas depois de ser socorrido, ou seja, uma letra profunda e que nos faz refletir acerca de um tema bastante complexo.  “The Sound of Hope” apresenta o melhor riff do disco além de uma cozinha que se destaca bastante. É a típica faixa que tem tudo para funcionar muito bem ao vivo. Mesmo sendo instrumental (muitas pessoas tendem a considerar músicas instrumentais um pouco cansativas), percebe-se que a mesma tem todos os ingredientes necessários para ser um hit na carreira de Guilherme Costa.

“An Invitation to the Soul” apresenta as habilidades de Guilherme Costa com o violão. O compositor apresenta um tema bastante inspirado e de muito bom gosto. É o tipo de música que nos transmite paz em momentos conturbados. Mais um ponto positivo para o disco. “Light of Revelations” é pesada, bem trabalhada, com riffs bem rápidos, muito teclado e remete a bandas como Angra e Stratovarius e mostra mais uma vez o grande talento de Gus Monsanto nos vocais. Seria de fato uma música para ser apresentada ao vivo ao público e também em formato de vídeo clipe.

“Homeland” fecha a parte inédita do disco, com a melhor instrumental apresentada. Influências de música nordestina, riffs de extremo bom gosto e tudo feito de forma cativante ao ouvinte. As três últimas faixas do disco são as mesmas que apareceram no EP The King’s Last Speech e que já foram destacadas na Consultoria do Rock por este mesmo que vos escreve. Light of Revelations apresenta a evolução de um jovem músico que tem potencial para se tornar um instrumentista de grande sucesso não somente no Brasil, mas também em outras partes do mundo. No referido disco encontramos variedade, bom gosto, ótimo timbre de guitarra, bela produção e criatividade. Ótimos ingredientes para uma carreira de sucesso que está apenas começando.

Tracklist

1. Fight Against Myself
2. Bloody Wars
3. Inside my Mind
4. Rising Star
5. The Sound of Hope
6. An Invitation to the Soul
7. Light of Revelations (feat. Gus Monsanto)
8. Homeland

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.