Matérias mais acessadas da história do Consultoria do Rock: Novembro de 2012

Matérias mais acessadas da história do Consultoria do Rock: Novembro de 2012
Esticando as férias mais uma semana, continuamos publicando novamente as matérias mais acessadas a cada mês nestes dois anos de Consultoria do Rock. Chegamos ao mês de novembro de 2012, sendo que voltaremos à nossa programação normal a partir do dia 11 de março.
Em novembro de 2012, foram publicadas trinta matérias, sendo a mais acessada até o final de 2012 esta, por Pablo Ribeiro:Box Set: Pantera – Cowboys from Hell – The Ultimate Edition [2010]

Por Pablo Ribeiro
Em 1990, os texanos Vincent “Vinnie” Paul Abbott, “Dimebag” Darrell Lance Abbott (ambos filhos do relativamente conhecido músico Country e produtor Jerry Abott) e Rex Robert Brown, lançariam seu quinto disco, o segundo com os vocais de Philip Hansen “Phil” Anselmo, (natural de Nova Orleans). O trabalho, que recebeu o sintomático título de Cowboys From Hell, teria um som consideravelmente distante dos trabalhos prévios do quarteto, onde muito de Glam Rock e o Hair Metal se fazia presente.
É verdade que com a adição de Anselmo no lugar de Terry Glaze a partir do quarto álbum, esses elementos se tornaram menos evidentes, mas foi com Cowboys From Hell que a coisa museu realmente de figura, com um som bem mais pesado, direto e sujo. Cowboys From Hell é o primeiro disco do Pantera a contar com aquele groove característico que se tornaria marca registrada do conjunto dali pra frente.
Rex Brown, Phil Anselmo, Vinnie Abbott e Dimebag Darrell 
Tudo aqui é mais coeso e denso. Das guitarras de Dimebag (um dos maiores talentos das seis cordas nas décadas de 1990 e 2000), com seus riffs certeiros e cortantes, aos berros e linhas vocais fortes de Anselmo, passando – é claro – pela cozinha sólida de Vinnie Paul (que esmurra a bateria sem dó, com uma precisão digna de um veterano) e Rex (que “engorda” e dá mais peso ainda à massa sonora da banda), tudo aqui é de um frescor único, condensado em um uma música que até então – e e mesmo depois – não tinha par. Era o que seria chamado “Groove Metal” Desde a primeira canção do disco, e até o final do mesmo (lançado a 24 de julho de 1990), o peso mostra sua cara.
Seria uma injustiça destacar uma ou outra música, afinal, o álbum é todo muito bom, mas canções como a faixa título (que abre o disco), “Psycho Holyday”, a semi-balada – sem melação – “Cemetery Gates” (todas as três merecedoras de singles, à época), “Domination” e “Prmal Concrete Sledge” são pérolas do estilo que surgia – e viria a influenciar dezenas de outras bandas – e ficariam cravadas no rol de excelência do Rock/Metal.
Cowboys from Hell
Levando-se em consideração sua importância musical e a influência que o álbum ia exercer num futuro próximo, seria justo que Cowboys From Hell recebesse um relançamento à altura de sua qualidade. É isso que entrega o Box-Set comemorativo aos vinte anos de lançamento da bolacha, lançado, obviamente, em 2010, e intitulado Cowboys from Hell – The Ultimate Edition.
Cowboys from Hell – The Ultimate Edition: repleto de mimos para os fãs
Ele contém três CDs, uma camiseta, as indefectíveis réplicas (Backstages Pass, Poster, Ingresso, Flyer, Button…) e um livreto com informações completas sobre o álbum, recheado de fotos inéditas e considerações dos membros da banda, do produtor Terry Date e outros.
O primeiro disco traz Cowboys From Hell remasterizado diretamente das fitas originais, com um som claro e cristalino. No segundo CD (ao vivo), sete músicas gravadas no Foundantions Forum (em Los Angeles) em 1990, todas previamente inéditas em CD, mais quatro registrada no “Monsters Of Rock” de Moscou no ano seguinte, além de uma versão de uma música do show do Foundations, em versão editada, todas até então inéditas em território Americano.

Capa do CD com as demos de Cowboys from Hell
Fechando a parte musical do pacotão, um terceiro disco contendo as demos de Cowboys From Hell quase na íntegra (versões porto de “Primal Concrete Sledge” e “Crash With Reality” não constam na bolachinha), mais um som inédito – também em versão demo – das sessões do álbum: “The Will To Survive”. Com uma sonoridade muito mais próxima do que o Pantera fazia até a entrada de Anselmo do que do material que faz parte de Cowboys From Hell, a música é uma espécie de elo perdido entre a sonoridade inicial dos caras, e o monstro em que o quarteto se transformaria anos depois. Senão possui a mesma qualidade das canções que acabaram no disco, serve como registro histórico e do ponto onde o desejo criativo e a necessidade de evolução do grupo falou mais alto.

Dimebag Darrel
Depois de Cowboys from Hell, o Pantera seguiu numa linha cada vez mais ascendente de qualidade, sucesso e reconhecimento, gravando ainda quatro discos de estúdio, e um lançamento ao vivo. Entretanto, abuso de drogas e álcool, desentendimentos internos, e disputas de ego desintegraram o grupo por dentro, levando à dissolução do grupo 10 anos depois de seu disco mais ambicioso. O assassinato a tiros de Dimebag, quatro anos depois, em oito de dezembro de 2004 (a mesma data em que John Lennon morreu, 24 anos antes), sepultou de vez qualquer chance de um retorno da banda aos palcos.
Cowboys From Hell ficou como um dos mais representativos trabalhos do Rock e do Metal dos anos 90, e um poderoso testimonial do talento e criatividade de Dimebag Darrell.
Alguns itens do Box-Set foram lançados separadamente, um tempo depois: Um Digipack com os três CDs, Um LP apenas com os demos, com uma capa exclusiva (ambos em edições limitadas) e um CD Duplo contendo o álbum original, e o segundo CD com as canções ao vivo, mas nada que se compare ao capricho e ao capricho dessa The Ultimate Edition. Vale a pena correr atrás!

Canções do Box Set de Cowboys From Hell 
Disco: 1 [REMASTERED]
1. Cowboys From Hell
2. Primal Concrete Sledge
3. Psycho Holiday
4. Heresy
5. Cemetery Gates
6. Domination
7. Shattered
8. Clash With Reality
9. Medicine Man
10. Message In Blood
11. The Sleep
12. The Art Of Shredding
Disco: 2 [LIVE]
1. Domination
2. Psycho Holiday
3. The Art Of Shredding
4. Cowboys From Hell
5. Cemetery Gates
6. Primal Concrete Sledge
7. Heresy
8. Domination
9. Primal Concrete Sledge
10. Cowboys From Hell
11. Heresy
12. Psycho Holiday
Disco: 3 [UNRELEASED DEMOS]
1. The Will To Survive
2. Shattered
3. Cowboys From Hell
4. Heresy
5. Cemetery Gates
6. Psycho Holiday
7. Medicine Man
8. Message In Blood
9. Domination
10. The Sleep 11. The Art Of

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.