Scorpions – Comeblack [2011]

9 de novembro, 2011 | por Pablo Ribeiro
Resenha de Álbum
3

Por Pablo Ribeiro
Comeblack não é o novo disco de estúdio dos alemães. Trata-se, na verdade, de um amálgama entre covers de outros artistas e material próprio regravado. Nada mais do que um caça-níqueis que certamente vai render mais algumas milihares de doletas para os caras. 
Apesar da claríssima intenção de faturar mais alguns, o disco não é, de maneira alguma, ruim. Pelo contrário: Comeblack é até bem bacana. Basta não querer comparar as regravações com suas versões originais.
Klaus Meine
No lado dos covers, não há muito compromisso. São execuções irrepreensíveis de Rolling Stones, The Kinks, The Small Faces, The Yardbirds e outros, mas apesar de afiadíssima nas interpretações, o Scorpions, formado atualmente por Klaus Meine (voz), Matthias Jabs (guitarras), Rudolph Schenker (guitarras), Pawel Maciwoda (baixo) e James Kottak (bateria), não mexeu em quase nada nos arranjos originais, e apenas adicionaram seu toque pessoal. 
Pouco muda, também, nas regravações. Notam-se – muito de leve – algumas texturas diferentes, algum efeito discreto, e o som um pouco mais grave no geral, mas absolutamente nada que faça qualquer uma das músicas muito diferente de suas versões originais. Exceção feita à segunda versão de “Still Loving You” (inserida a título de bônus em algumas versões da bolacha), que conta com a participação da jovem cantora francesa Amandine Bourgeouis.
Comeblack é – a princípio – o último lançamento do Scorpions, que anunciou o fim das atividades recentemente. Se por um lado, todos os (muitos) clássicos gravados pela banda são, em suas versões originais, o melhor legado deixado pelos caras, por outro, Comeblack faz jus à sua carreira cheia de momentos marcantes e de qualidade indiscutível, resultando em uma hora de diversão despretensiosa para o fã convencional de rock e admiradores ocasionais do conjunto. 
Scorpions 2011: Matthias Jabs, Pawel Maciwoda, Klaus Meine, James Kottak e Rudolph Schenker

1. Rhythm Of Love (Re-recorded version)

2. No One Like You (Re-recorded version)
3. The Zoo (Re-recorded version)
4. Rock You Like A Hurricane (Re-recorded version)
5. Blackout (Re-recorded version)
6. Still Loving You (Re-recorded version)
7. Wind Of Change (Re-recorded version)
8. Tainted Love (Gloria Jones cover)
9. Children Of The Revolution (T. Rex cover)
10. Across The Universe (The Beatles cover)
11. Tin Soldier (Small Faces cover)
12. All Day And All Of The Night (The Kinks cover)
13. Ruby Tuesday (The Rolling Stones cover)
Bonus Tracks
14. Still Loving You (Re-recorded version – Featuring Amandine Bourgeouis)
15. Shapes Of Things (The Yardbirds covers)



3 Comentarios

  1. O scorpions é uma banda que desde a saída do Uli Roth, nunca mais conseguiu me chamar a atenção. Mesmo o Lovedrive, com a participação do MS., consegue superar o material feito nos anos 70.

  2. Anônimo disse:

    show

  3. Anônimo disse:

    Já chegou ao Brasil,o original?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *