Datas Especiais: 10 Anos sem Joey Ramone

Datas Especiais: 10 Anos sem Joey Ramone

Por Micael Machado e Ricardo Lira

Há exatos dez anos, em 15 de abril de 2001, falecia em decorrência de um linfoma (um tipo de câncer) Joey Ramone, vocalista dos Ramones, na cidade de Nova York, onde nascera 49 antes, a 19 de maio de 1951. Com ele, morria definitivamente a mais influente banda punk de todos os tempos, e uma das mais importantes da história do rock.
Nascido e criado em Forest Hills, no bairro do Queens, na mesma Nova York onde viria a perecer, Joey foi batizado como Jeffrey Ross Hyman, e foi uma criança tímida e introvertida. Bastante marcado pelo divórcio de seus pais quando tinha apenas nove anos, Joey estava constantemente doente, sofria de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), e não se relacionava com outras crianças de seu bairro ou escola. Graças à sua paixão pela música, principalmente pelos grupos vocais dos anos 60, como aqueles produzidos/criados pelo engenheiro de som Phil Spector, Joey acabou encontrando uma veia de escape para sua frustração  com seus problemas de saúde, sua timidez, sua aparência  e sua falta da habilidade para se relacionar com os outros.

Ramones, no Programa The Simpsons
Já adolescente, conheceu os New York Dolls e acabou se convertendo ao movimento Glitter, chegando a ser o vocalista de uma banda do estilo, o Sniper. Outra paixão do rapaz, os Stooges, o levou a conhecer John Cummings e Douglas Colvin, dois dos poucos garotos do Queens que também curtiam a banda. Motivados pelo sucesso dos Dolls, os três resolveram formar o seu próprio grupo, com John e Douglas nas guitarras (sendo que Douglas também cantaria) e Joey na bateria. Como Joey era muito alto e desengonçado, era difícil para que ele tocasse bateria. Assim, um amigo chamado Thomas Ederlyi sugeriu que Joey assumisse os vocais, enquanto Douglas passou para o baixo.
Johnny, Dee Dee, Tommy e Joey Ramone
Com o próprio Thomas assumindo a bateria, estava formada a primeira encarnação dos Ramones, nome escolhido devido ao apelido com que Paul McCartney se registrava nos hotéis durantes as excursões dos Beatles, e que os quatro assumiram como sobrenome. Surgiam assim Joey Ramone (vocais), Johnny Ramone (guitara), Dee Dee Ramone (baixo e vocais) e Tommy Ramone (bateria). A partir daí, foram 22 anos de estrada, 14 álbuns de estúdio, quatro ao vivo e diversas coletâneas que marcaram o papel do grupo na história da música.
Joey e Linda Ramone
Joey sempre foi considerado o “cara romântico” da banda, sendo dele as canções mais “tocantes” do repertório ramônico, como “I Want You Around”, “She’s A Sensation”, “My My Kind of Girl”, “Everytime I Eat Vegetables it Makes Me Think of You”, “Can’t Get You Outta My Mind” e outras, além de canções de protesto como “Censorshit”, e outras exaltando os fãs do grupo, como “It’s Gonna Be Alright” e “Touring”. Joey também compôs “The KKK Took My Baby Away”, sobre a sua namorada Linda, que o trocou por Johnny, vindo a casar com o guitarrista e permanecer a seu lado até a morte do mesmo, em 2004. Joey nunca superou o abandono, e a relação entre os dois membros da banda permaneceu estremecida até o final do grupo.
Joey também era ativo participante de campanhas sociais, a favor da legalização do aborto, dos direitos civis, contrário à administração Bush e pelos direitos dos animais. Já seu nêmesis e parceiro de banda, Johnny, era defensor do presidente Bush, tanto que, na cerimônia que conduziu o Ramones ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2002, após uma apresentação cordial de Tommy Ramone para o público, Johnny se manifestou dizendo: “… and long life to president George Bush!” (“e vida longa ao presidente Bush”). Joey foi o único a fundar uma banda, chamada Resistance (com ex-membros da banda de Richard Hell e com Fred Smith, ex-Television) para participar de shows-protestos pelas causas que apoiava, enquanto Johnny nada teve como projeto após o término dos Ramones.

Tratados como semideuses na América do Sul (principalmente Brasil e Argentina), mas quase desconhecidos em seu país natal, os Ramones influenciaram toda a primeira geração do punk inglês em 1976, e inspiraram milhares de garotos a pegar nos instrumentos (mesmo sem saber tocar) e montar bandas de rock.
A lista de grupos que admitem a influência do quarteto é interminável, indo de mega nomes como U2 e Metallica até bandas que nunca saíram da garagem. O U2, em seus anos iniciais, tocava covers de “Glad to See You Go” e “I Remember You”, enquanto o Metallica gravou, na época do álbum St. Anger (2003), vários covers da banda, como “We’re a Happy Family”, “Now I Wanna Sniff Some Glue” e “53rd & 3rd”.
Jaquetas penduradas
Como citou Joey no essencial livro Barulho, de André Barcinski: “Quando eu era novo, os discos tinham 12, 14 faixas cada um. Em 1976, cada LP só tinha uma música de cada lado, com um monte de solos de guitarra e teclados insuportáveis. Nós reembalamos o rock, jogamos o lixo fora e começamos tudo de novo, do zero. Botamos só o que interessava: diversão, suor, emoção e energia”.
Fato consumado em 22 anos de carreira e mais de 2,2 mil shows pelo mundo. Os Ramones ainda lançariam um último documentário ao vivo, chamado We’re Outta Here (1997), registrando o último show da carreira (de número 2.263!), ocorrido no dia 6 de agosto de 1996, em Los Angeles. Além da mensagem mais do que clara do título, no encarte do CD consta uma foto com as jaquetas penduradas.
Agitando com os Ramones em 81
O incrível é que, mesmo sendo uma pessoa fragilizada e ficando constantemente adoentado durante as turnês, Joey permaneceu o membro mais ativo da banda. Nunca desistia de tocar com o grupo. Ele sabia da responsabilidade de ser um vocalista da banda punk mais venerada do mundo, e do significado que isso tinha para  seus fãs. Além disso, apareceram alguns tímidos projetos paralelos ao longo do caminho, como foi a maravilhosa canção que gravou com Holy Beth Vincent, “I Got You Babe”, em 1982, e o Sibling Rivalry – projeto com seu irmão Micky Leigh, que rendeu um EP chamado In a Family Way (1994). Neste último caso, a temática fugia propositadamente do punk para faixas progressivas, puxando até para solos meio metal.
Ainda durante as atividades com os Ramones, era possível encontrar Joey Ramone em cima de um palco em algum pub de Nova York, cantando com seu projeto solo músicas como “What a Wonderful World” (este fato em particular aconteceu com um colega do Ricardo Lira em 1994, que por mais sorte ainda tinha uma câmera na mão e registrou parte do evento).
O ótimo documentário póstumo End of the Century (2003), apesar de focar essencialmente nos desabafos ramônicos sobre seus próprios integrantes, acaba mostrando a luta e passividade de Joey Ramone em meio aos turbulentos egos dos membros do grupo. De fato, a partir do final dos anos 80, quando Dee Dee parecia cada vez mais ausente no palco e já havia engatado um ridículo projeto rap, os Ramones precisaram ser reforçados em estúdio por músicos e produtores como Andy Shernoff e Daniel Rey, que conseguiram então dar ao disco Brain Drain (1989) toda a qualidade que haviam demonstrado no passado.
Joey em pose típica (1978)
Joey continuou se empenhando em escrever clássicas canções, enquanto Johnny praticamente não compunha mais. Joey e Dee Dee (até mesmo fora do grupo) foram os únicos a dar o fôlego que os álbuns dos Ramones com CJ Ramone (o novo baixista) precisavam. Estes álbuns tiveram o reconhecimento dos fãs, vendendo bastante e rapidamente chegando a disco de ouro no Brasil. Foi engraçado ver no documentário Johnny falando que não gostou de Mondo Bizarro (1992). Parecia muito contrariado com o disco, talvez pelo fato de não ter nenhuma composição sua no mesmo!
Continuando um pouco mais no documentário End of the Century,  acredito que o filme entrega os devidos créditos a Joey, não apenas porque ele havia falecido um ano antes, mas porque ele levou tudo adiante e participou das entrevistas até o final. E a paixão de Joey continuou, cantando músicas que os Ramones não tocavam , como “I Won’t Let it Happen”, em seus projetos solo. Em 1999, ele produziu o álbum She Talks to Rainbows (1999), de Ronnie Spector, e, em 2001, cantou pela última vez no álbum One Nation Under, do grupo Dine Navajo.
Quando Joey adoeceu, vindo posteriormente a falecer, a banda já estava separada, mas todos acreditavam em um retorno assim que o vocalista se recuperasse de sua doença, fato que infelizmente não aconteceu, vindo a frustar milhares de fãs e dando fim à minha banda favorita (Micael) em todos os tempos, os seminais Ramones.
Esquina do clube CBGB’s com o nome de Joey
De qualquer forma, seu último suspiro artístico ficou registrado: o álbum solo Don’t Worry About Me, contendo músicas compostas nas fases durante e pós-Ramones, e gravado enquanto o vocalista alternava idas e vindas ao hospital, com Daniel Rey e Marky Ramone como músicos de apoio. Depois de várias homenagens pelo mundo, a prefeitura de Nova York cedeu o devido tributo ao vocalista: a esquina do CBGB’s, clube que abrigou os Ramones e muitos outros grupos punks desde os anos 70, recebeu o nome de “Joey Ramone Place”.
Joey e um refresco (1998)
Particularmente, eu (Micael) lembro que a morte de Joey ocorreu em um ensolarado domingo de páscoa, o qual passei em minha cidade natal ao lado da minha família e da minha então namorada. Ao chegar de volta a Porto Alegre no final da noite e acessar a internet, tomei ciência do fato, e toda a alegria e bem estar do dia sumiram na mesma hora, tornando minha vida um pouco mais triste, pois era a confirmação de que meus maiores ídolos no mundo da música nunca mais tocariam juntos de novo.
Tive a sorte e a honra de ver o grupo ao vivo em 1994, em uma turnê conjunta com o Sepultura, onde o grupo me pareceu um pouco cansado e fazendo um show mais que burocrático. Mesmo assim, foi uma das melhores sensações que já experimentei em termos de show de rock, muito devido àquele vocalista alto e desengonçado, mas com um carisma enorme e uma alegria sempre evidente, Joey Ramone!
Joey Ramone usando sua tradicional jaqueta preta no programa “Fudêncio e seus Amigos”
Citando André Barcinski: “pro inferno com a dance music” (e o virtuosismo, acrescento eu), “o mundo precisa é de três acordes! Sem eles a vida fica bem menos divertida. Quem não entende, dane-se. Ou vá ouvir os discos dos Ramones!.”
Descanse em paz, Jeffrey!
It’s gonna be OK, it’s gonna be alright…

92 comentários sobre “Datas Especiais: 10 Anos sem Joey Ramone

  1. Sabia da historia de Johnny ter pego a namorada do Joey, mas o resto das filha-da-putice eu não tinha ideia. Essa foi sem duvida a maior perda do punk, bem mais significante do que a morte de Sid Vicious …

  2. No dia que alguém disser na minha frente que Sid Vicious foi mais importante que Joey Ramone para o rock/punk/música, é bom que eu não tenha nada à mão para jogar na cara do infeliz.

    Não curto o punk rock como gênero musical, estilo de vida ou o que valha, mas gosto demais dos Ramones e os reconheço como uma das bandas mais influentes que já existiram, apesar da injusta ausência de sucesso comercial, com raras exceções. Dee Dee pode ser meu compositor favorito do grupo, mas eles jamais seriam tão bons sem a identidade que os vocais de Joey emprestaram a essa verdadeira instituição musical. "Halfay to Sanity" rolando aqui, disco injustiçado pacas.

  3. “Uma porção de artistas vive além de sua grandeza. Eles vivem muito, como Alice Cooper. E perdem aquilo que os tornou grandes no começo. Uma porção de grandes artistas morre no seu auge, mas também conservam sua grandeza. Então eles são congelados no tempo, talvez, por perderem suas vidas. Você odeia dizer isso, mas ao menos você pode lembrá-los como sendo grandes.“
    Joey Ramone disse isso numa entrevista à Uncut menos de dois anos antes de morrer. Nessa época seu linfoma já estava adiantado, mas não se falava no assunto. Percebe-se nas suas palavras a consciência da morte e uma preocupação pelo seu lugar na história. Mas como disse seu irmão Mickey em seu enterro: “Jeff Hyman se foi. Mas Joey Ramone viverá conosco para sempre.”
    Faz todo o sentido.

  4. Joey Ramone é um exemplo de carisma e os Ramones foram a melhor banda do mundo. Claro, existem outras bandas "melhores do mundo", se entendem o que quero dizer, mas é que é impossível expressar o sentimento de se ouvir Ramones com esse vocal que é o Joey. É muito sentimental.

    Uma coisa que nunca entendi é como o Dee Dee, sendo o grande compositor da banda, nunca conseguiu compor uma faixa à altura nos seus projetos. Sempre parecia uma banda meio tosca querendo imitar Ramones, mas nada parecia original.

  5. Interessante essa reportagem. Sabia q o Joey não falava com o Jonnhy, mas desconhecia o motivo. Achava q era problemas com a banda.
    O Joey tinha um estilo único e marcante. Vai ser inesquecível. Ramones influenciou muito meu estilo. Fui em vários shows dos Ramones no Brasil (O 1º show era para ter sido no Anhembi, mas como foi no verão, deu enchente no Anhembi e o show foi transferido para o Palace, teve no Dama Xoc e no Olympia).

  6. Marciafjs, você não sabe como lhe invejo. Considero os Ramones a melhor banda da história, e só pude assistir ao grupo ao vivo uma vez, na turnê do Acid Eaters (se não me engano), junto com o Sepultura e os Raimundos. Eles já estavam em "fim de carreira", e o show foi meio burocrático, mas mesmo assim foi um dos meus melhores momentos nessa história de frequentador de shows. Agora imagine ter essa sensação várias vezes… deve ser muito legal!

    Obrigado pelo comentário, e volte sempre que desejar!

  7. SE NÃO FOSSE PELO DEE DEE RAMONE,OS RAMONES NÃO PASSARIAM DE UMA BANDINHA POP E CAFONA.JOEY,TINHA MAL GOSTO MUSICAL.ELE GOSTAVA DOS BEACH BOYS E TODOS AQUELES GRUPELHOS POP VOCAL DOS ANOS 60.SUAS COMPOSIÇÕES SÃO CAFONÉRRIMAS.A PIOR MÚSICA QUE ELE COMPÔS,FOI SHE'S A SENSATION.AS ÚNICAS MÚSICAS ,QUE COMPÔS,QUE SÃO REALMENTE BOAS,SÃO IGNORANCE IS BLISS,DO BRAIN DRAIN,HARDCORE DE PRIMEIRA,E BEAT ON THE BRAT,DO DISCO DE ESTRÉIA DOS RAMONES.EU SEMPRE FUI MAIS DEE DEE DO QUE JOEY.INFELIZMENTE,A MAIORIA PREFERE JOEY.EU ACHO,QUE O GRANDE ERRO DOS CARAS,FOI TER DEIXADO JOEY,COMEÇAR A TER MAIS ESPAÇO.UM EXEMPLO,DISSO É O ÁLBUM,PLEASANT DREAMS,QUE EU PARTICULARMENTE ACHO UM LIXO.MUITO POP DEMAIS,MELOSO EM DEMASIA.O PIOR DISCO DOS RAMONES.SEMPRE QUE CITAM,OS PIORES DISCOS DOS RAMONES,FALAM DE END OF THE CENTURY,OU SUBTERRAN JUNGLE.ACHO O CONTRÁRIO.APESAR DA PRODUÇÃO DE PHIL SPECTOR,END OF THE CENTURY,AINDA POSSUI ALGUMAS MÚSICAS BRILHANTES,COMO LET'S GO,THIS AIN'T HAVANA, HIGH RISK INSURANCE E CHINESE ROCKS.MUITOS CRITICAM A PRODUÇÃO,ACHO A PRODUÇÃO ÓTIMA.A GUITARRA DE JOHNNY ESTÁ ENCORPADA E PESADA.O ÚNICO,PORÉM DESSE DISCO,SÃO AS MÚSICAS,COMPOSTAS POR JOEY RAMONE.BREGAS,CAFONAS,PERFEITAS PARA TOCAR NAS FMS DA VIDA.OS MELHORES ÁLBUNS DOS CARAS,PELO MENOS PARA MIM,SÃO:ANIMAL BOY(1986),UM ÁLBUM SELVAGEM,COM ALGUMAS MÚSICAS HARDCORE,COMPOSTAS POR DEE DEE COMO EAT THAT RAT,FREAK OF NATURE,E A FAIXA TÍTULO.RICHIE RAMONE COMPÔS A ÓTIMA SOMEBODY PUT SOMETHING IN MY DRINK,LOVE KILLS,DE DEE DEE,COMPOSTAA EM HOMENAGEM A SID VICIOUS.HALFWAY TO SANITY(1987),COMO DISSE O BIZZOTO,UM ÁLBUM INJUSTIÇADO.I'M NOT JESUS,DE RICHIE RAMONE,MÚSICA HARDCORE,MAGNÍFICA,COM UMA LETRA FORTE,AGRESSIVA.O BEHEMOTH,BANDA DE BLACK METAL,FEZ UMA VERSÃO DESSA MÚSICA.ISSO SEM FALAR NAS COMPOSIÇÕES DE DEE DEE.I LOST MY MIND,WEASEL FACE,WORN MAN,BOP TIL YOU DROP.ESSE FOI O ÚLTIMO ÁLBUM COM O BATERISTA RICHIE.DEPOIS VOLTOU PRA BATERIA,O BUNDA MOLE DO MARK RAMONE,QUE ELE E NADA É A MESMA COISA.O TOO TOUGH TO DIE(1984),QUE VEIO ANTES DE ANIMAL BOY,TAMBÉM É UM DOS MEUS FAVORITOS.ENDLESS VACATION,WART HOG,MAMAS BOY,DANGER ZONE,SÃO MÚSICAS ESTUPENDAS,COMPOSTAS POR DEE DEE.UM FATO CURIOSO,É QUE JOHNNY RAMONE,LEVAVA CRÉDITO EM ALGUMAS COMPOSIÇÕES DE DEE DEE,MESMO QUE ELE NÃO AJUDASE A COMPOR.ISSO,DISSE DEE DEE EM SUA BIOGRAFIA.MAS O FATO,É QUE JUSTAMENTE ESSAS COMPOSIÇÕES MAIS AGRESSIVAS,MAIS FORTES,TINHAM O CRÉDITO DE JOHNNY.EU PREFIRO A FASE DO MEIO DOS ANOS 80 DOS RAMONES,POIS FOI NESSE PERÍODO,QUE SUAS MÚSICAS,COMEÇARAM A FICAR MAIS AGRESSIVAS E PESADAS,POR CORTESIA DO MESTRE DEE DEE.ISSO SEM FALAR QUE ESSES DISCOS NÃO SÃO TÃO CONHECIDOS,COMO OS QUATRO PRIMEIROS DISCOS DOS RAMONES.FOI UMA PENA RICHIE E DEE DEE TEREM SAÍDO DA BANDA.A IMPRESSÃO QUE TENHO,É QUE COM RICHIE,A BANDA FICAVA MAIS SUJA,MAIS HARDCORE.MARK,VEM DE OUTRA ESCOLA DE BATERIA.RICHIE ERA MAIS PORRA LOUCA.A SAÍDA DE DEE DEE RAMONE,FOI UMA INFELICIDADE NA CARREIRA DOS CARAS,AFINAL DEPOIS DISSO A BANDA PERDEU UM DOS MÚSICOS MAIS CARISMÁTICOS DO ROCK.

  8. O ÚLTIMO DISCO DOS RAMONES,ADIOS AMIGOS,É O MELHOR DE TODOS.TAMBÉM,COM A MÃOZINHAA DO DEE DEE,FICOU FÁCIL.C.J.RAAMONE TAMBÉM TROUXE DUAS MÚSICAS,BOAS,SCATTERGUN,QUE ELE CANTA,E I GOT ALOT TO SAY,CANTADA POR JOEY.É O DISCO MAIS ALTO,E SUJO DE SUA CARREIRA.A PRODUÇÃO,CERTEIRA DE DANIEL REY,TAMBÉM AJUDOU BASTANTE.FECHARAM A CARREIRA COM CHAVE DE OURO!!

  9. Caro anônimo, também tenho o Dee Dee como "o" cara do Ramones… sua importância pode ser vista com clareza ao observar os créditos dos álbuns lançados após suas saída…

  10. VALEU BIZZOTO,ATÉ QUE ENFIM,ALGUÉM,QUE ME ENTENDE.DEE DEE RAMONE,FOI UM MÚSICO BRILHANTE,CARISMÁTICO.ACHO QUE DEE DEE SEMPRE SE SENTIU FRUSTRADO,AFINAL,JOEY SEMPRE GANHAVA MAIS CRÉDITO DO QUE DEVIA.FATO ESSE,QUE FOI CONFIRMADO,POR CHRIS STEIN,DO BLONDIE,NO DOCUMENTÁRIO "END OF THE CENTURY".E VOCÊ PODE OBSERVAR,QUE ANTES DO ÁLBUM TOO TOUGH TOO DIE,AS MÚSICAS DOS RAMONES ESTAVAM FICANDO MUITO MELOSAS,POR CAUSA DO JOEY RAMONE,QUE ERA O OPOSTO DE DEE DEE.JOEY,GOSTAVA DE OUTRO TIPO DE SOM,E ERA ROMÂNTICO,DEPRESSIVO.AH,SIM.ELE JÁ ERA UM SUJEITO,COM TODA A SORTE DE AZAR DO MUNDO,E PRA PIORAR,JOHNNY RAMONE LEVA EMBORA SEU GRANDE AMOR,LINDA DANIELLE,QUE DEPOIS QUE SE CASOU COM JOHNNY SE TORNOU LINDA CUMMINS.DEE DEE ERA PORRA LOUCA,E GOSTAVA DE COMPOR MÚSICAS AGRESSIVAS E EMPOLGANTES.NA MINHA OPINIÃO,FOI DEE DEE QUE REERGUEU A BANDA,E LEVOU A BANDA DE VOLTA A SEU SOM,AGRESSIVO E RÁPIDO.TODA VEZ QUE EU ENCONTRO ALGUÉM QUE GOSTA DE RAMONES,MUITOS FALAM QUE JOEY FOI O MELHOR.TUDO BEM,É QUESTÃO DE GOSTO.MAS ISSO TAMBÉM É FALTA DOS CARAS PEGAREM O ENCARTE E VER QUEM COMPUNHA AS MÚSICAS MAIS AGRESSIVAS DOS RAMONES.O FODA,É QUE A MAIORIA,PREFERE AQUELAS MÚSICAS,MAIS POP,E COMERCIAIS DOS RAMONES.EU NÃO.DESDE O INSTANTE QUE EU CONHECI,OS CARAS,SEMPRE PREFERI SUAS MÚSICAS,MAIS PESADAS.EU PARTICULARMENTE SEMPRE DETESTEI ROCK'N'ROLL HIGH SCHOOL,MUITO POP.A MINHAS MÚSICAS FAVORITAS DOS RAMONES SEMPRE FORAM BOP TILYOU DROP,COM SUA LEVADA CADENCIADA,E COM UMA GUITARRA BEM DISTORCIDA.EAT THAT RAT.ESSA NEM PARECE MÚSICA DOS RAMONES,DE TÃO HARDCORE QUE É.PARECE ATÉ MÚSICA DO CIRCLE JERKS.VIDA LONGA A DEE DEE RAMONE.1-2-3-4…

  11. Caro Anônimo, tenho de citar aqui que meus discos favoritos da minha banda favorita são exatamente "Animal Boy" e "Halfway To Sanity". Por quê? Por causa do lado hardcore que está explícito ali, e quase não aparece no resto da discografia dos Ramones. Mas acredito que quem levou a banda para esse lado não foi apenas o Dee Dee, mas sim Richie, que era um baterista muito mais pesado que o Marky, além de excelente compositor.

    Só que acho bobagem falar que o Dee Dee era o responsável pela qualidade da música dos Ramones. Acredito que todos eles foram importantes para tornar o grupo tão bom, agradando a tanta gente por tanto tempo. Se não fosse a mistura do lado selvagem e até meio bruto de Dee Dee com o lado romântico e até meio bobo de Joey, além do toque rock and roll de Johnny em sua guitarra e composições, a banda seria apenas mais uma neste grande universo de bandas "legais", e não essa entidade tão poderosa que persiste e resiste ao passar dos anos. Não haveria Ramones se Tommy não tivesse colocado ordem na casa lá no começo, se Marky não mudasse o seu jeito de tocar ao entrar para o grupo (já ouviu o cara com o Dust? Me desculpe, mas chamar um baterista do naipe dele de bunda mole é, no mínimo, desinformação). Não haveria mais grupo se Richie não tivesse mostrado um novo caminho para a música do grupo, e se Marky não tivesse se empenhado em manter o grupo depois que Dee Dee deixou o seu lar. Se CJ não tivesse a capacidade e a coragem de substituir um mito, poderíamos ter sido privados de mais dois excelentes álbuns, "Mondo Bizarro" e "Adiós Amigos". Enfim, como já disse alguém, os Ramones são os Ramones, são OS RAMONES.

    Que do outro lado eles continuem tocando sua música com a mesma propriedade com que o faziam aqui. Se possível com Keith Moon na bateria… já imaginou?

    Ah, só para lhe provocar um pouco: sabe quem é o compositor de uma das melhores baladas da história do grupo, "She Belongs To Me"? Pois é, hehehe…

    Forte abraço. Gabba Gabba Hey!

  12. VOCÊ TEM RAZÃO!!RICHIE RAMONE TINHA UM LADO BEM MAIS AGRESSIVO,DE TOCAR.A MÚSICA DOS RAMONES FICOU MUITO MAIS FORTE E AGRESSIVA.QUANTO AO MARK RAMONE,EU CONHEÇO SUA ANTIGA BANDA,O DUST,QUE FAZIA UM SOM HEAVY ROCK TÍPICO DA ÉPOCA.ACHO,QUE MINHA ANTIPATIA COM MARK,SE DEVE AO FATO DE SEUS EVENTOS,QUE ELE FAZ PELO MUNDO,TOCANDO MÚSICAS DOS RAMONES.ACHO,QUE COM ISSO,ELE ESTÁ PARECENDO UM PICARETA.DEIXE OS RAMONES EM PAZ MARK!!EU PREFERIA QUE ELE VOLTASSE COM OS INTRUDERS,AO INVÉS DE QUEIMAR O FILME DE SUA EX BANDA.MAICON,ME DESCULPE PELAS MINHAS OPINIÕES.AH,SIM,"SHE BELONGS TO ME"DO ANIMAL BOY É COMPOSIÇÃO DE DEE DEE.O INTERESSANTE,É QUE A LETRA DESSA MÚSICA,PARECE TER SIDO FEITA PARA JOEY RAMONE.É SÓ a letra da música:"Por que você acha que ela irá com você?Por que você se acha melhor do que eu ?Você acha que pode ler a mente dela Talvez você esteja apenas procurando por diversão Talvez você possa dar mais a ela Diga-me por que você está fazendo isso Fique longe dela, porque eu estou ficando com raiva

    Não me diga como devo amar minha garotaEla pertence a mim

    Você se aproxima procurando apanharEu sei tudo sobre seus truques sujos agoraVocê acha que levou embora meu sonhoNão será fácil, porque eu fico realmente mauDê o fora daqui, dê o fora da minha vidaVocê vai se arrepender se nós tivermos que brigarFique longe dela, porque eu estou ficando com raiva

    Não me diga como devo amar minha garota (x 4)Ela pertence a mim

    Não me diga como devo amar minha garota (x 8)Ela pertence a mim (x 3)

    VALEU!!!

  13. MICAEL,OUTRO FATO INTERESSANTE,É QUE WALTER LURE,EX GUITARRISTA DO JOHNNY THUNDRES AND THE HEARTBREAKERS,ERA QUEM FAZIA OS SOLOS DE GUITARRA EM ALGUMAS MÚSICAS DOS RAMONES,NESSE PERÍODO.JOHNNY ERA BOM PARA TOCAR RIFFS.MAS NÃO TINHA HABILIDADE PARA FAZER SOLOS,O QUE NÃO QUER DIZER QUE ELE NÃO FOSSE UM BOM GUITARRISTA,MUITO PELO CONTRÁRIO.A COMPOSIÇÃO DE RICHIE,DO ANIMAL BOY,SOMEBODY PUT SOMETHING IN MY DRINK,É ESTUPENDA.SUA INTRODUÇÃO COM AQUELE SOLO,É NO MÍNIMO BRILHANTE.MUITOS GRUPOS DE HEAVY METAL TRADICIONAL INVEJAM ESSE SOLO,ACHO EU,NÃO SEI.

  14. ALGUÉM AQUI NÃO ACHA QUE O RIFF DE GUITARRA DE "WART HOG",NÃO SE PARECE MUITO COM "HOCUS POCUS" DA BANDA DE ROCK PROGRESSIVO FOCUS??????RESPONDAM POR FAVOR!!

  15. DEE DEE tem uma música em carreira solo,"i hate creeps like you" que se parece com wart hog.O riff de Wart Hog,pode ser também um auto plágio.Chinese Rocks,Psychoterapy,I'm not answer(música que saiu no bônus do Too Tough To Die),também possuem os mesmos riffs.

  16. Eu me pergunto,será que Dee Dee curtia essa música do FOCUS???Talvez,essa música também tenha inflenciado o Riff de Pinhead(em outro trecho dessa música do Focus ).Aquele trecho da música do Focus,que certamente inspirou Wart hog,po de ser um plágio também.Sabe aquela introdução de WICKED WORLD do primeiro álbum do Black Sabbath,antes da virada de bateria??Parece.Micael,você deve estar achando que eu tomei algum ácido ou coisa assim.Mãs que se parece parece.VALEU!!

  17. Eu não curto o Focus,mas essa música é animal!!!Eles tocavam rock progressivo,mas essa música,certamente foi inspirada nos pais do metal,BLACK SABBATH

  18. Micael,vou lhe passar ,um link,de uma apresentação,dos Ramones,em 1986,na turnê,do Animal Boy.Durante,a execução,da música,"I just want to haave something to do",Joey Ramone,bate,com o pedestal,do microfone,em um cara,que estava,na frente do palco,lhe provocando
    http://www.youtube.com/watch?v=jUlQAzATqDg

  19. Hahahaha, esse video me lembrou o Gillan em Estocolmo xingando um panaca na frente do palco.

    E claro, o famoso video do axl detonando com um fã. Claro, como é Axl Rose, a polemica é sempre maior

  20. Ha ha ha! Juro que ouvi o Joey falando um "Toma, otário!" antes de sentar o pedestal no cara! Esse não incomodou mais!

    E o Richie na bateria! Essa formação foi a melhor que os Ramones tiveram, e "Animal Boy" é o meu disco favorito dos caras!

    Anônimo, obrigado pelo link!

  21. Legal,é o Dee Dee Ramone,fazendo a contagem,antes das músicas,em alemão:"Eins-zvei-drei-vier",em alemão(um,dois,três,quatro)Salve a Alemanha!!!Deutchland Über Alles

  22. O que vocês acham,do álbum,solo de Dee Dee,"I hate freaks like you"???Esse disco,possui duas músicas,que os Ramones,regravariam em seu último álbum,de estúdio,Adios Amigos,sendo elas,"It's not for me to know",e "Makin monsters for my friends".Dee Dee,regravou,nesse álbum,"All's quiet on the eastern front,que esta,no álbum,Pleasent Dreams(1981),dos Ramones,que ficou,muito melhor,na voz de Dee Dee.A mina,com,quem Dee Dee,viveu,até ofim,Barbara Zampini,é muito gata!!Ela pareciaa filha dele(desculpe a piada Dee Dee).Ela montou,uma banda,chamada,Rádio Táxi!!!Seráa,que ela sabe,que aqui,no Brasil existia,umaa banda,nos anos 80,chamada,Rádio Táxi?????

  23. GG Allin,o sujeito,mais xarope,que já existiu!O cara,comia,as próprias fezes,se batia,de sangrar,com o microfone,transava,com animais…enfim,um doido varrido

  24. A banda paulista,Rádio Táxi,tinha,como guitarrista,o saudoso,e lendário,guitarrista Wander Taffo

  25. As músicas,Commando,do Leave Home,e Apeman Hop,do Animal Boy,são muito parecidas.Aliás,os Ramones,possuem várias músicas,que se parecem,umas com as outras.Outra,que podemos citar,é I'm not answer,que saiu no bônus,do Too tough to die.O riff,dessa música,se parece,com Psichoterapy.Wart hog,também.Mudando de assunto,a canção No go,também,desse álbum,parece um rockabilly

  26. Mairon,nem fale,nesse imbecil,do André Barcisnki.Ele é o pior jornalista,de música que existe.O cara,não passa de um músico frustrado.Nas matérias,que ele escreve,na Folha de São Paulo,ele só divulga,bandas indie e emo.E é fã,da banda,mais gay,do universo,o lixo dos Smiths

  27. O Slash,plagiou,o riff de Main Man,dos Ramones,na música,Dr.Alibi,com participação,de ninguém mais ,ninguém menos,que LEMMY Kilmister.O Slash tem bom gosto!!Essa música,Main Man,composição,de Dee Dee Ramone,do álbum,Mondo Bizarro,é uma das melhores dos Ramones.E essa música,dos Ramones,seria um auto plágio,já que o riff,se parece com "Don't bust my chops",do Brain Drain(1989)

  28. Ainda sobre o álbum Mondo Bizarro,a música Touring,de Joey Ramone,tem a melodia da música,muito parecida com "Rock'n'roll high school.Ah sim,e Touring,foi composta,em 81,era para ter entrado,no Pleasant dreams,mas acabou ficando,de fora do álbum.Em Mondo Bizarro,vale destacar,a cover dos Doors,"Take it as it comes",que ficou,muitíssimo melhor,que a banda do chato,do Jim morrison.Certa feita,o guitarrista,dos Doors,Robbie Krieger,participou,de um show,dos ramones,e tocou com eles,essa música

    http://www.youtube.com/watch?v=kUEb8rYNOnA

  29. O "Acid Eaters",é um bom disco.Minha cover favorita,é "Journey to the center of the mind",do Amboy Dukes,antiga banda,do mestre Ted Nugent,antes de segir carreira solo

  30. Não sei se isso seria verdade,mas dizem,que os Ramones,poderiam ter gravado,uma cover,de King of the surf,dos Trashman,mas por algum motivo,desistiram

  31. E tem também a cover,dos troggs,"I can't control myself".A única cover,que eu acho fraca,é Out of time,dos Rolling Stones.Eles poderiam ter escolhido,outra música melhor.Os Ramones,já tinham gravado,uma cover,dos Sones,que é a estupenda,Street fighting man,que foi lançada,em um single,do "Too tough to die",de 84.Existe uma versão de Street fighting man,que é cantada,por Walter lure,guitarrista do Johnny Thunders and the heartbreakers.
    Vou passar o link

    http://www.youtube.com/watch?v=PbZR4ZG2XcY

  32. A música "Go home an",que foi lançada,como single,em 86,foi produzida,pelo Lemmy Kilmister,do Motörhead

  33. Presunçoso???? Diogo, The Doors bota no chinelo muita bandinha da NWOBHM, as quais são bem mais presunçosas que o grupo. Alias, não consigo entender pq The Doors seria presunçoso. Os caras tiveram pouca ambição na vida, e infelizmente, vivem mais da morte de Jim Morrison do que do talento que eles tinham (e olha que tocar como Ray Manzarek, Robbie Krieger e o baterista mais injustiçado da história, John Paul Densmore, não é facil)

  34. Uai, eu não citei banda alguma da NWOBHM por aqui… Quanto aos remanescentes, é claro que não são presunçosos, ao contrário. Isso fica latente ao se deparar com a recusa de produzir novo material nas últimas décadas. A história da "presunção" é mais implicância minha com Jim Morrison do que qualquer outra coisa. Dele eu definitivamente não gosto, e o fato de ter convivido por um bom tempo com pessoas que o incensavam excessivamente contribuiu bastante com essa implicância.

  35. Não tem coisa pior,quando se esta em um bar,e vem um "mala",colocar,dez músicas,dos Doors,na Jukebox.O pior,é que os fãs,do Doors,não querendo generalizar,são tão chatos,quanto O Jim Morrison

  36. Ainda falando,em Doors,o riff,de Hello i love yoú,é um plágio,de All day,and All night,dos Kinks.

  37. O vocalista,do Animals,Eric Burdon,conhece,o Marcelo Nova,ex Camisa de vênus.Certa feita,Eric e Marcelo,estavam,em L.A.,onde Eric mora,rumo ao seu estúdio.Na van,onde estavam,começou,a tocar,uma música,do Doors.Eric,olha,para Marcelo,e fala:Esse Jim Morrison,era um babaca!!Marcelo Nova,ficou,constrangido,pois é um grande fã,de Jim Morrison,e do The Doors.Eric Burdon,conta,que Jim Morrison,era o típico cara,que quando,bebia,se mijava todo,vomitava,e ficava inconveniente.Para piorar,tinham que levar o cara,pra casa.Existem bandas,que parece pecado,falar mal,como é o caso do Doors.Ás vezes,o que incomoda,não é nem a banda,e sim,seus fãs insuportáveis,que endeusam,o artista,mais do que devia.Aqui no Brasil,nós temos um bom exemplo,que é Renato Russo.O cara só falta,ser beatificado,pelo vaticano.Mai schato,que Jim Morrison,só o Tom Zé,ou o Caetano Veloso.

  38. A música "Planet earth 1988",do Too tough too die,possui uma pegada,meio ZZ TOP,ou seria impressão minha???Na versão bônus,desse disco,tem uma versão dessa música,com Dee Dee Ramone,nos vocais.Acho bacana,os licks de guitarra,feitos,pelo Walter Lure,dos Heartbreakers,que tocava,com os Ramones,nessa época.O título,da música,é interessante,pelo fato,desse disco ser de 1984.

  39. Seria uma tentativa,nessa música,de soar meio Motörhead,ou ZZ Top??Acho que Dee Dee,gostava dos caras,do ZZ Top,afinal,ele cita os caras,no seu livro,Coração Envenenado.Ele fala que gostava,dos clipes do ZZ Top.A versão,cantada,pelo Dee Dee,é bem melhor,que a versão oficial

  40. Qual o melhor álbum,da fase Richie Ramone,Too tough to die,Animal boy ou Halfway to sanity???O meu com certeza,é Animal Boy!!

  41. A versão de Take it as it comes,é tão boa,mas tão boa,que ninguém diz que se trata de uma mcover dos Doors…

  42. A banda Overkill,fez uma versão de "I'm against it",no disco de covers,"Coverkill".O que voc~es acharam dessa cover??????

  43. O que vocês,acham do álbum End of the century???Eua cho esse áalbum,melhor que o fraco,e pop,Pleasant Dreams,seu sucessor.Muitos criticam,a produção de Phil Spector,mas algumas músicas,desse disco,ganharam,mais peso e consistência,graças,ao "Wall of Sound",de Spector.Johnny Ramone,odiou a produção,assim como Dee Dee.Trabalhar com Spector,foi bom para Joey,pois além de ser um grande fã,de seus trabalhos,se sentiu mais seguro,e confiante,para ter mais voz,ativa na banda.No documentário,dos Ramones,Johnny,diz,que Joey,tinha muitos problemas,com o ex baterista,e produtor,então dos Ramones,Tommy.Tanto,que quando foram,gravar a música Rock'n'Roll High School,para o filme,Tommy,já não estava mais trabalhando com os Ramones.Depois de Phil Spector,vEIO Graham Goldman(do 10 cc,que era compositor também,e compôs,algumas músicas para bandas dos anos 60,como "For your love",dos Yardbirds,e "No more today",do Herman & Hermits.Ele produziu,Pleasant Dreams,que me desculpem,é o pior disco dos Ramones.Até Subterranean Jungle,é um pouco melhor.E o que dizer,do Brain Drain,que teve a produção,de Bill Laswell,o mesmo produtor de Orgasmatron,do Motörhead????

  44. Maicon,você vai achar,qque eu sou louco,mas o riff de Pinhead,lembra muito "Hocus Pocus",do Focus.Não aquele trecho,que se parece Wart Hog,mas o riff que condus,a musica.Escute bem,e depois,tire suas próprias conclusões.

  45. Bizotto,Mairon,e vocês,o que acham,dessa semelhança,da música dos Ramones,com Hocus Pocus,do Focus???

  46. Dee Dee Ramone,compôs,a música Chinese Rocks,junto com Richard Hell.A música é de Dee Dee,e Richard Hell,escreveu alguns versos da música.Ela foi o primeiro single,dos Heartbreakers,banda do Johnny Thunders.Dee Dee queria,que os Ramones,gravassem,mas Johnny Ramone,não quis,pois nao queria gravar uma música,que falava sobre heroína,e pelo fato,do riff,de guitarra,ser parecido,com o de Commando.Então,ele ofereceu essa canção,para os Heartbreakers.O que deixou Dee Dee furioso,foi o fato,de Johnny Thunders,e Jerry Nolan(o baterista),terem colocado,seus nomes no crédito,da canção.Depois os Ramones,gravaram,Chinese Rocks,no End Of The Century.Tem muita gente,que eu conheço,que torce o nariz,para a versão com os Ramones,e diz que prefere a versão dos Heartbreakers.Particularmente,eu prefiro com os Ramones.O que vale destacar,é gravação,dessa música no End Of The Century.O "Wall of Sound do Phil Spector,ajudou.

  47. Maicon,o que você acha do álbum,"Subterranean Jungle"??Eu acho,que é melhor,do qe o anterior,"Pleasant Dreams".Esse disco possui,algumas músicas,ue os Ramones,nunca deram o devido valor,como "Outsider",Highest Trails Above",e "Somebody Like Me"(com um riff de guitarra,identico,ao de Blitzkrieg Bop),Time Bomb,ambas,composições de Dee Dee Ramone.Desse álbum,até Animal Boy,os Ramones,contavam com um segundo guitarrista,Walter Lure,do Johnny Thunders and The Heartbreakers.Johnny Ramone era um ótimo guitarrista base,mas não sabia fazer solos de guitarra(não o estou desqualificando).A crítica da época,elegeu Subterranean Jungle,como o pior disoc dos Ramones.É até engraçado,isso,pois o anterior,era ainda mais meloso e pop,e nem por isso foi esculhambado pela crítica.O riff de Psychoterapy,seria novamente usado pelos Ramones,em Wart Hog,do subsessor "Too Tough To Die".Esse riff,é baasicamente o mesmo de Chinese rock.Existe um outro videoclip,desse disco,da música Time Has Come Today,cover dos Chambers Brothers.Ainda temos mais duas covers,I need Your Love,Little Bit'o Soul.

  48. E vale lembrar,que esse foi o primeiro disco,que Dee Dee Ramone,cantava uma música.Até então,ele só havia cantado,um trecho,da música 53rd & 3rd.Em subterranean Jungle,ele canta Time Bomb,e ainda canta,um trecho,de Outsider,sua composição

  49. Durante as gravações de Subterranean Jungle,Mark Ramone,foi demitido,por ter feito os Ramones,cancelarem um show,pois não compareceu.Johnny Ramone,o chefe da banda,ligou para ele,e o demitiu.Em seu lugar,entrou o brilhante,Richie Ramone.Ainda durante as gravaações,antes de ser mandado embora,tiveram que chamar,outro baterista,Billy Roger,dos Heartbreakers,para gravar a música Time Has come today.Mark Ramone,nessa época,era um bebum inveterado

  50. Putz, eu gosto prá caramba do Subterranean Jungle, um dos primeiros vinis dos Ramones que consegui comprar! Daí até o Halfway To Sanity é só discaço!

    Eu curto muito "Time Has Come Today", gosto mesmo desse som, mesmo sendo um cover!

  51. O que vocês acham,da carreira solo,de Dee Dee Ramone,com exceção,do disco de rap,que lançou,depois dos Ramones???Na minha opinião,o melhor é o "I hate freaks like you".O "Zonked",é meio pop,e conta com a mina do Dee Dee,Barbara Zampini,no baixo.Essa mina parecia a filha do Dee Dee!!Uma delícia…..

  52. Maicon,vou passar um link,de um show dos Ramones,realizado,em 1982,no U.S.festival.Durante a música Gimme Gimme Shock Treatment,Joey Ramone,para de cantar,olha para trás,par Mark Ramone,e murmura,"Asshole"(cúzão).Joey só volta a cantar no final da música,no refrão!!!há há há,o Joey era o cara!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=Y1usjM292i4

  53. O melhor vídeo dos Ramones que já vi é de um festival (acho que dessa época, ou por aí), gravado na Finlândia, debaixo de um aguaceiro enorme, e o público todo com uns guarda chuvas, pulando no meio da chuva! Parte dele saiu num DVD oficial da banda, mas ainda não encontrei o show inteiro para vender… uma pena!

  54. E foi nesse show,que os Red Chili Peppers,invadiram o show dos Ramones,correndo pelados,o que deixou Johnny Ramone,puto da cara.Mal sabia ele,que se tornaria um grande amigo,do guitarrista John Frusciante,que estava ao seu lado,quando morreu,em Los Angeles,onde morava

  55. Legal,ver os Ramones,tocando músicas,que tocaram muito pouco ao vivo,como Weasel Face,e Garden of Serenety.Esssa últimaa na minha opinião,uma das músicas mais belas e sombrias,compostas,por Dee Dee.

  56. Existem músicas que os Ramones,nunca deram o devido valor,como I'm against,I wanted Everything,Bad Brain,I lost my mind,Bop Til you drop,Eat that rat,Freak of nature,Now i wanna be a good boy,ou seja,são músicas,que tocaram muito pouco,ao vivo.Os Ramones,mudaram,muito pouco o seu set list,ao longo da carreira.A impressão que eu tenho,é que da volta do Mark Ramone,até o fim da banda em 96,o set list,era sempre o mesmo,com raríssimas,mudanças,de músicas.Vou passar um link,dos Ramones,com Richie,naa bateria,tocando Freak of nature.

    http://www.youtube.com/watch?v=Wt-8ePjLPus

  57. Legal o solo de guitarra da música "It's a long way back to Germany",do Road to Ruin.Quem será que fez o solo dessa música,que lembra muito os links,de guitarra do Thin Lizzy??

  58. Anônimo, esse show da Finlândia que você colocou o link é um exemplo de um set list diferente. Não sei se ele é exatamente o mesmo que eu falava (aquele se não estou enganado era de dia, e a chuva era muito intensa, mas faz uns 20 anos que assisti, então posso estar errado), mas, se for, o set list é um arregaço: quase todo o Halfway, muitas do Animal Boy, outras mais obscuras… Esse link já dá uma ideia: "I Don't Want You", "Weasal Face", "Garden Of Serenity"… Só "I Just Want To Have Something To Do" é mais comum!

    Valeu pelo link!

  59. Maicon,meu caro,você não acha muito semelhante o riff de "I got alot to say",do álbum "Adios Amigos",com Symptom of the Universe,do Black Sabbath??Como a composição é de C.J Ramone,e ele é um grande fã do Sabbath,acho que tem tudo a ver.O Adios Amigos,na minha opinião,é um dos melhores dos Ramones.Talvez,ele perca só para o Animal Boy,ou o Too Tough To Die.Outra coisa,a versão de "Humankind",com Richie nos vocais,poderia ter saído,na versão extendida,do Too Tough To Die.Ela saiu,em um cd chamado,Unreleased Tracks,ou coisa assim.Uma grande prova,que Richie era um excelente compositor e vocalista.Pena que o chefe da banda,Johnny Ramone,não lhe valorizava.A saída de Richie da banda,deveria ter sido impedida,pois ele deu uma guinada,no som da banda.

  60. O Mark Ramone,tocando nesses eventos,com bandas covers de quinta categoria,dos Ramones,me dá vontade chorar.Era preferível,ele reativar,os Intruders,pelo menos,deixa de queimar o filme,dos Ramones.Ou melhor ainda,se aposentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.