Notícias da Semana {30 de Abril a 06 de Maio}

Notícias da Semana {30 de Abril a 06 de Maio}

Narnia:  banda sueca lança video para faixa título do álbum Ghost Town

Após o lançamento de um álbum de sucesso, a banda de metal sueca Narnia lançou o video para a faixa-título “Ghost Town”, do último e nono álbum de estúdio da banda. Lançado no dia 17 de março, Ghost Town já está no topo das paradas suecas há algumas semanas. Jornalistas de todo o mundo elogiaram o álbum e o interesse pela banda atingiu novos níveis. No segundo semestre desse ano, uma tour que vai levar a banda para países como Espanha, México, Brasil, e Guatemala vai começar, mas já existe rumores de que mais datas serão adicionadas à programação da turnê, que se estenderá até 2024.

Depois de um lançamento de álbum agitado, Narnia agora segue, depois do vídeo  para a música “Wake Up Call” já ter sido visto mais de 10.000 vezes, com um vídeo para a faixa-título “Ghost Town”. – A resposta ao álbum foi esmagadora, para dizer o mínimo, e constantemente ouvimos de muitos lugares que Ghost Town é classificado como o melhor Narnia já feito. explica o vocalista da banda Christian Liljegren que continua: – Com isso para trás, estamos extremamente esperançosos com o que está por vir. O interesse tem sido grande desde organizadores em várias partes do mundo, então parece que agora temos um momento que é diferente de tudo que já vimos tinha antes. É ótimo acompanhar isso com um vídeo para a faixa-título com sua mensagem importante, que eu acho que muitas pessoas precisam ouvir hoje.

Ghost Town teve sua arte de capa feita por Jani Stefanovic e é produzido por CJ Grimmark, mixado pelo engenheiro de som da banda, Viktor Stenquist, e masterizado por Thomas Piec Johansson. E está disponível em todas as plataformas digitais, CD e vinil em colaboração com Sound Pollution Distribution. Para os brasileiros, duas boa notícias chegaram. A primeira é que ‘Ghost Town’ irá receber um lançamento nacional, ficando o mesmo a cargo do selo MusiK Records, responsável também pelos lançamentos dos ábuns Narnia (2017), From Darkness To Light (2019) e dos álbuns de estréia dos projetos The Waymaker (The Waymaker em 2020) e Flames Of Fire (Flames Of Fire em 2022), ambos capitaneados por Christian Liljegren. E a segunda é que o grupo irá fazer uma nova turnê por aqui, dessa vez acompanhados do lendário vocalista Rob Rock (solo, Impelliteri, Driver, outros). Datas, locais e links para compra de ingressos logo abaixo e para demais informações, o contato é (22) 997132793.

22/09: Belo Horizonte – Caverna Pub

23/09: São Paulo – Legends Music Bar

24/09: Rio de Janeiro – Agyto

26/09: Curitiba – Basement Cultural

27/09: Goiânia – Bolshoi Pub

29/09: Fortaleza – Hard Noise

30/09: Recife – Estelita

Track list Ghost Town:

1 – Rebel

2 – Thief

3 – Hold On

4 – Glory Daze

5 – Descension

6 – Ghost Town

7 – Alive

8 – Modern Day Pharisees

9 – Out Of Silence

10 – Wake Up Call

Ouça o  álbum ‘Ghost Town’ na plataforma de sua preferência no link

Rebel’ (Lyric Video)

Hold On

Wake Up Call

Para contatos e redes sociais

Narnia é: Christian Liljgren – Vocal; CJ Grimmark – Guitarra; Jonatan Samuelsson – Baixo/Backing Vocal; Martin Härenstam  – Teclados; Andreas “Habo” Johansson – Bateria


Sacrifix: A máquina Thrash volta mais cruel do que nunca em novo single

Os Old School Thrashers paulistanos do SACRIFIX lançaram recentemente seu mais novo, brutal e perturbador single contendo duas faixas caóticas, viscerais e inéditas, “Killing Machine” e “Mundo Nojento”. Perpetuando no seu som o caos e a violência extrema, esse novo single precede o lançamento do sucessor de “World Decay 19”, lançado em 2021, cujo título também será “Killing Machine”. O líder Frank Gasparotto (vocal/guitarra) comentou sobre a faixa título dizendo: “Essa música aborda a história de um serial killer fictício, onde sua sede de matar é insaciável. Um temais mais Thrash que isso é impossível (risos)!

Já “Mundo Nojento”, segunda música da carreira do Sacrifix cantada em português – a primeira foi “No Limite da Força”, cover do Anthares, presente no EP The Limit Of Thrash (2022) – tem um tema mais focado na crítica à futilidade e banalidade do mundo atual dominado por boçalidades vindas de ‘tiktokers’, ‘influencers’ e ‘coaches’ dos mais diversos. O músico explica: “Pessoas que consomem esse tipo de baboseira entram na enorme estatística do ‘emburrecimento’ em massa que prepondera cada vez mais forte e presente na nossa sociedade”. Ouça “Killing Machine” e “Mundo Nojento” no Spotify.

Produção e gravação por Frank Gasparotto
Mixagem e masterização no Tori Studios por Marco Nunes

Layout de capa por Johnny Z.

Visualizer de “Killing Machine

Visualizer de “Mundo Nojento

O Sacrifix é formado por Frank Gasparotto (vocal/guitarra), Kexo (baixo/Infamous Glory) e Gustavo Piza (bateria), e está abrindo vaga para um segundo guitarrista. Se você gosta, respira e vive a crueza Thrash oitentista, e não está interessado em modernizações palatáveis, seguindo sempre suas raízes sangrentas do estilo, mande um vídeo seu tocando algum clássico do Thrash para f_gasparotto@hotmail.com, aos cuidados de Frank ou para a assessoria da banda.

Frank explica: “Daremos prioridade para guitarristas com experiência, que sejam da capital paulista e que tenham disponibilidade para ensaios. Logicamente que possuir vontade, dedicação e empenho para fazer com que o time soe ainda mais forte, coeso e pronto para chutar bundas de posers por aí, são fundamentais”. O próximo álbum de estúdio do SACRIFIX, trará uma banda ainda mais agressiva, coesa, pesada e técnica, com ênfase maior nos riffs de guitarra e nos vocais muito mais agressivos. “Nossa ideia inicial era superar o que fizemos em World Decay 19, definindo nossa identidade – principalmente nos vocais mais trabalhados – num trabalho mais encorpado, agressivo e ainda mais #¿$?%!¡ com tudo que anda acontecendo no nosso país e no mundo”, finalizou Frank Gasparotto.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O SACRIFIX não quer ser apenas “mais uma” banda entre milhares de outras no segmento Thrash Metal em nosso país, mas sim mostrar como fazê-lo da forma mais intensa, vigorosa e violenta possível, respeitando os primórdios do estilo, sem frescuras ou estrelismos. Seu som é inteiramente baseado na crueza e rispidez do lado mais clássico do Thrash Metal, sem invencionismos e com letras inspiradas em guerras, ocultismo, crítica social, questões existenciais, religião e violência. A banda se prepara para elevar o caos de som a níveis ainda mais violentos e perturbadores com “Killing Machine”, seu segundo álbum de estúdio a ser lançado esse ano.

Discografia:

“Sacrifix” (Single/2020)
World Decay 19 (Álbum/2021)
The Limit Of Thrash (EP/2022)
“Raped Democracy” (Single/2022)
“Killing Machine” (Single/2023)

Ouça SACRIFIX em:

Spotify
Bandcamp
Deezer
Amazon Music
Youtube

Mídias Sociais:

Facebook
Instagram
Linktree

Para fãs de: Destruction, Sodom, Slayer, Exodus, Testament, Megadeth, Annihilator, Kreator, Overkill


HÉIA: Entrevistas em vídeo para Chaskirock (Bolívia) e Heavy Metal Online, assista!

Os goianos da HÉIA definitivamente não param! A banda segue nos trabalhos de divulgação do atual álbum, Ordeal Of The Abyss, e participou de duas importantes entrevistas AO VIVO recentemente. A primeira delas, foi ao ar no dia 04/04/2023, quando a banda conversou com exclusividade com o canal boliviano Chaskirock, que pode ser conferido na íntegra aqui. Outro importante bate-papo, aconteceu com um dos mais relevantes canais de Metal do Brasil: o Heavy Metal Online. Neste programa, transmitido no último dia 17/04/2023, o guitarrista Místico conversou por aproximadamente duas horas em uma edição exclusiva para a HÉIA, assista aqui.

Em outras notícias, o grupo lançou recentemente seu mais novo lyric video, para a faixa “The Supreme Manifestation Of The Black Flame”, que como supracitado, visa também ampliar ainda mais o alcance da divulgação de Ordeal Of The Abyss, veja. O trabalho foi desenvolvido em sua totalidade por Raphael (San Sanatas) da Produções Spellcraft Handmade.

Instagram
YouTube

Mesmo trabalhando na divulgação do atual álbum, Ordeal Of The Abyss, os goianos da HÉIA seguem colhendo bons frutos do trabalho antecessor, Magnum Opus. Devido a ótima repercussão na mídia especializada e no grande número de vendas, o full length acaba de ganhar mais um relançamento internacional em pró-tape, desta vez, pelo selo argentino Culto Nocturno Productions, que estará disponibilizando este material no próximo dia 23/05 em uma edição limitada de 66 cópias, confira. Encontre a HÉIA e seus principais lançamentos em sua plataforma de streaming mais utilizada CLICANDO AQUI.

Sites relacionados:
Facebook
Instagram
Youtube
Sangue Frio Produções


Projeto de black metal sinfônico Puerignis lança novo álbum Sons of Abomination

Liderada pelo músico Cypher (Nelson Rodrigues), Puerignis é uma banda singular que apresenta uma abordagem única de black metal sinfônico moderno, combinando instrumentos clássicos com sintetizadores modernos e técnicas de guitarra e orquestração. Com influências que abrangem desde o death metal até a música clássica, a banda tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva sobre o gênero. Com sua abordagem original, a banda busca imprimir um novo viés no cenário do black metal sinfônico moderno, conquistando cada vez mais seguidores. Seu novo álbum, Sons of Abomination, lançado pela Coffin Joe Records, é uma obra musical que redefine o metal sinfônico moderno, unindo elementos clássicos com técnicas de produção e guitarra inovadoras.

Com oito faixas inéditas, o álbum apresenta uma variedade de sons e temas que refletem a visão artística e criativa de Puerignis. Com produção impecável, destaca a habilidade de Nelson Rodrigues como compositor e arranjador, oferecendo uma experiência musical extrema e emocionante. Sons of Abomination é uma mistura única de agressividade e sofisticação, que leva o gênero a novos patamares de criatividade. Com o lançamento deste álbum, Puerignis se consolida e mostra que a criatividade e originalidade são as chaves para o sucesso na música contemporânea. Esta obra musical merece ser apreciada por todos os fãs de música que buscam algo diferente do convencional. Sons of Abomination já está disponível em todas as plataformas de streaming e promete muito com sua abordagem única e inovadora do gênero.

Tracklist: Technological Caprice, Virtual Luxury, A.I (Cyber Apocalipse), The Wolves and Snakes Reunion, Total Disconection, Sons Of Abomination, Screaming of the Abyss & Technological Symphony.

Escute Sons of Abomination

O projeto de Black Metal Sinfônico Moderno Puerignis lançou em março o videclipe de “Virtual Luxury”, faixa que faz parte do novo full “Sons of Abomination”. Nesse foi usada uma atmosfera sombria, direta, bonita e sincera acerca do que o homem acredita ser nocivo na sociedade moderna. Assista aqui.


Divine Death: veterana banda de death metal fecha contrato com a LBN Agency

Na estrada desde 1990, o DIVINE DEATH, grupo bem conhecido como umas das principais bandas de death metal mineiras, aproveitou a boa receptividade do disco homônimo lançado em 2020 e do aclamado EP Blood Sacrifice (2022) com grande visibilidade nacional e internacional. Comentando sobre a nova parceria, o vocalista Markin Divine afirma: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à LBN Agency por assinar com o Divine Death. É um desejo de longa data fazer parte da família do metal sob a bandeira e estou ainda mais grato por isso ser com minha banda especial. Temos muitos planos para o futuro do Divine Death, e que ótimo lugar para fazer um retorno tão apropriado que não seja em uma das melhores agências voltada ao metal aqui no Brasil.”

O guitarrista Joubert Thaumiell acrescenta: “É um privilégio neste momento de nossas carreiras estar associado a uma das principais agências de metal, fizemos o nosso melhor para tornar este um lançamento adequado para o Divine Death, uma representação autêntica de uma banda que começou há trinta anos atrás.”

Formação: Markin Divine – Vocal; Mallu Handrady – Baixo; Fabio Camargo – Guitarra; Joubert Thaumiel – Guitarra; Marcelo: Aufrene – Bateria

Mais informações:

Instagram

Facebook

YouTube


Veja o novo clipe do jovem artista baiano Leonel

Leonel é um jovem artista baiano que começou a mostrar seus sons para o público em 2020. Partindo do uso da música pop, o jazz, o indie rock e o samba e, revisitando e rejuvenescendo a tradicional Bossa Nova.. “Tenho experimentando e flertando com estilos e formatos diferentes e isso me proporciona uma vivência e riqueza musical muito grande”, comenta o artista. Ele começou na música aos 5 anos, quando entrou para um coral. Anos depois teve contato com o violão e passou boa parte da adolescência explorando o rock e a música pop. Foi quando se apaixonou pela Bossa Nova ao conhecer a obra de João Gilberto e vem se aprofundando no estilo e misturando ideias a ele. “A bossa nova foi um caso de amor à primeira vista. Lembro que simplesmente ouvi os dois primeiros discos de João (chega de saudade e o amor, o sorriso e a flor) e os discos de Jobim e me apaixonei”, relembra.

O “Mundo é Meu” é uma música que fecha o ciclo de singles anteriores ao primeiro álbum do artista e fala sobre pertencimento e afirmação.”Uma música muito geracional que fala da experiência de ser jovem e querer dizer a que veio. A própria arquitetura musical aponta para isso, nas misturas e na intensidade de cada um dos elementos”, explica o jovem compositor. A canção vem com um clipe mostrando imagens do artista cantando e tocando a música em lugares diferentes; contextos diferentes. “A ideia foi reconstruir essa sensação coletiva muito íntima, de querer se afirmar cada um à sua maneira, através da minha experiência. Criar essa coisa da variedade e das diversas vozes a partir do individual”, comenta Leonel. O som ainda vai ganhar um Lyric Video, para jogar luz nesse processo de construção da métrica e da poesia, a letra, que vez por outra é deixada de lado.

Mas por enquanto, VEJA O BAITA CLIPE CLICANDO AQUI!

A canção também está em todas as plataformas de música, ouça na sua preferida, clicando aqui.

Ficha Técnica:

Produção Musical: Leonel

Arranjo: Leonel

Técnico de Gravação: André Bahiense

Intérpretes: Leonel (Violão, Sintetizador e Baixo Fretless) – Nino Bezerra (Bateria) – Paulo Tiano (Percussão) – Bipex (Cavaquinho e Bandolim) – Lucas Vieira (Guitarra)

Gravado no: Leonel Estúdio – Estúdio Mangus
Mixagem e Masterização: André Bahiense


Viviane Pitaya lança “Mantra dos Dias Atuais”

A multifacetada Viviane Pitaya – cantora, compositora, produtora cultural, atriz -, é também a autora do single “Mantra dos Dias Atuais”, que estreou nas plataformas dia 14/04. O registro de estúdio é o último produzido pela artista baiana durante o edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido. “O som que eu faço vem de dentro: são vivências do cotidiano, desilusões amorosas, crises existenciais, na forma tragicômica que eu tenho de ver a vida”, pontua Viviane. Com “Mantra dos Dias Atuais”, ela quis contar a saga da mulher hetero que vai à luta: “Ela escala montanhas, faz terapia, yoga, foge de boys narcisistas tóxicos que cometem abusos e se aproveitam da mulher moderna independente, e segue em busca de se realizar e ser plena, dando um basta em relacionamentos não satisfatórios para seu bem-estar”, resume.

O refrão “não, comigo mesmo não” vai soar como um mantra contra relacionamentos tóxicos, no qual o timbre de Viviane Pitaya faz alusão a cantora Joelma. “Escrevi essa letra baseada em vivências pessoais e testemunhos de amigas. Como na maioria das minhas músicas, eu escrevo sobre a busca da paz, do equilíbrio e reconhecimento de capacidades para realização de sonhos. Quando digo ‘Que eu tô sentada aqui no cais’, faço referência a outra música minha já lançada, ‘Chá de Camomila'”, finaliza a baiana.

Ficha Técnica: Mantra dos Dias Atuais

Voz: Viviane Pitaya

Trompete: Raffaela Goi

Baixo: Nigga

Guitarra: Dwii

Teclado: Érica

Bateria: Tamborabello

Direção artística: Constança Scofield

Produção musical: Felipe Rodarte

Engenheiro de Gravação: Raphael Dieguez e Felipe Rodarte

Engenheiro de Mixagem: Fabrício Matos

Masterização: Ricardo Garcia

Selo Toca Discos, com distribuição Altafonte.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade. Na Cultura, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, sediado no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes.

Sobre a Toca do Bandido

Mundialmente conhecido, o estúdio Toca do Bandido reúne equipamentos de áudio de ponta, com destaque para a coleção fabulosa de guitarras. Foi o único da América Latina a integrar a lista dos 12 estúdios icônicos do mundo. Ao longo de sua história, que completa 20 anos em 2022, já são mais de 80 mil horas de estúdio, 400 álbuns gravados, 50 indicações ao Grammy e mais de 30 prêmios conquistados. Na Toca foram gravados álbuns fundamentais da música brasileira, de artistas como Lenine, Gilberto Gil, Maria Rita, Raimundos, O Rappa, Maria Gadú, Nando Reis, Milton Nascimento, Vanessa Da Mata e Baco Exu do Blues, entre muitos outros. O estúdio foi locação para vários programas musicais da TV, como “Geleia do Rock” (Conspiração Filmes/Multishow), “Studio 66’ (Urca Filmes/Canal Brasil), “Devassa – Encontros Tropicais (Iza, Carlinhos Brown e Larissa Luz), além de ser o representante brasileiro no projeto Converse Rubber Tracks, que levou bandas a estúdios emblemáticos ao redor do mundo, como o Abbey Road, em Londres, e o Hansa Tonstudio, em Berlim.


Em nova fase, UmQuarto lança primeiro single com novos integrantes

O nascimento de uma criança é um marco não só para os pais, mas para toda a família que a cerca. O acontecimento reflete, afinal, a esperança no futuro de que tudo vai melhorar. Foi com este sentimento de renovação que o UmQuarto, banda de Florianópolis (SC), lança o single “Carta Para Seus Pais”, um rock de uma levada crescente que traz em sua letra um futuro revolucionário. O lançamento marca a apresentação dos novos integrantes Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria e backing vocal) e Bezão (teclado e voz). O single já está disponível nas principais plataformas de streaming. Ouça “Carta Para Seus Pais”.

Inspirado pelo nascimento recente de sua sobrinha, o fundador do UmQuarto, Mayer Soares, resolveu escrever uma carta para os pais. A letra é uma poesia escrita com Fábio Lisbôa, parceiro musical que teve sua estreia na banda na canção “Remendo Blues”, presente no disco anterior. “Buscamos influências na música dançante, no soul e grooves para criar essa música. É talvez uma das letras mais esperançosas que já fizemos. A música é uma carta para os pais, sobre o quão felizes eles serão, apesar dos desafios. É uma carta sobre a esperança de que seres humanos melhores do que na minha geração irão surgir. Não é só sobre ela, mas é sobre os pais, que tanto admiro. Mas a homenagem também se estende a todos os pais e seus filhos e filhas”, explica Mayer Soares, vocalista, baixista e fundador do UmQuarto.

O segundo disco, sucessor do álbum de estreia, Apenas (2021), também é fruto de uma imersão musical com banda e produtor. Desta vez, a gravação aconteceu em um sítio, na cidade de Angelina (SC), com boa parte do material gravado “ao vivo” no estúdio móvel montado pelo engenheiro de som, Alwin Monteiro, e o produtor, Felippe Pompeo. Após a saída dos integrantes anteriores durante o processo de pós-produção, a ideia foi incluir os novos músicos em overdub, além de adicionar novas camadas aos instrumentos e vozes, o que trouxe uma nova identidade para o som do UmQuarto.

“Essa é a primeira música que os novos integrantes da banda participam. É uma transição. Os novos músicos entraram com piano elétrico, guitarras solo, efeitos sonoros e vozes. Hoje, o UmQuarto é uma banda que tem quatro vocalistas. Todos os novos integrantes cantam e suas vozes estão presentes nesse novo single, além das outras 8 faixas que estarão no próximo disco, que já tem nome: ‘O Meio do Caminho’. Nome escolhido por causa do processo de gravação. Às vezes o caminho até o destino é tão interessante quanto. E no meio do caminho, houve uma troca. Mas o destino final é um novo disco cheio de identidade.”, define Mayer.

O single “Carta Para Seus Pais” muito além de apresentar os novos integrantes, também marca uma fase repleta de improvisação e experimentalismo nos shows. Os novos integrantes trazem influências do blues e do jazz, tornando o UmQuarto uma banda mais eficiente e criativa, proporcionando um passo além na questão da criatividade. A tocante imagem de capa do single “Carta Para Seus Pais” traz a foto da mão de uma bebê recém-nascida que representa todo o amor e toda a esperança que pais e família depositam em seu futuro. A fotografia é de autoria da Manu d’Eça

Participam da gravação Mayer Soares (baixo, voz e percussão), Rafael Salib (guitarras e voz), Rafa Nogueira (voz) e Bezão (teclado). A faixa traz participação especial de Felippe Pompeo (backing vocal), e conta com os ex-integrantes Henrique Recidive (bateria) e Thiago Mordentte (guitarra base). A produção é de Felippe Pompeo, que junto a Mayer Soares também atuou nos arranjos. A captação e masterização são de Alwin Monteiro, enquanto a assistência de gravação é de Lucas Achilles. Parte do material foi captado também por Maurício Peixoto, com mixagem de Lucas de Sá. As fotografias de divulgação da música são de autoria de Manu d’Eça.

Acompanhe o UmQuarto

Linktree

Instagram

YouTube


Lançamento do álbum Teatro de Máscaras de Dudu AM

Teatro de Máscaras é o primeiro álbum “solo” (entre aspas por que um álbum solo independente se faz através de muitas mãos amigas e queridas) de Dudu AM (aka Eduardo Marcon) produtor musical e multi instrumentista, baixista e integrante da banda Salve Jurema, banda de São Marcos/RS. Em seu trabalho solo, apresenta uma pluralidade de referências que compõem seu universo musical criativo. O álbum conta com 5 faixas instrumentais, marcadas por diferentes nuances, proporcionando uma grande dinâmica no desenvolvimento de cada uma das faixas. As inspirações musicais que cercam este projeto são bastante variadas, passando por influências como música latina, reggae, violão harmônico, jazz, música eletrônica e rock. Escutar cada elemento que faz parte de uma música sempre instigou Dudu a curiosidade e vontade de aprender a tocar novos instrumentos. Esse álbum foi gravado todo em seu notebook em formato home-studio, possibilitando a vivência de tocar e gravar diversos instrumentos musicais, além de ter toda a experiência de produção e edição das músicas.

Teatro de Máscaras também vem acompanhado de um curta-metragem, onde criaturas excêntricas vivem numa rotina em que precisam enfrentar certos impasses. Barulhos costumeiros, que se demonstram através das músicas, obrigam estas criaturas a lidar com os sons, os músicos, enfim, o meio em geral. Sendo que algumas são fortemente abaladas, enquanto outras são capazes de assimilar e se envolver com os sons e o espaço, promovendo, assim, uma união capaz de lhe proporcionar sensações incríveis. Afinal, o som e a emoção estão ligados por um fio condutor que pode demonstrar-se horas fortes, horas sutil. O que define isso é: o quão aberto você está para se deixar perpassar? O EP Teatro de Máscaras está disponível em todas as plataformas de áudio e Youtube desde o dia 28/04/2023. Já o curta tem a data da primeira exibição prevista para o dia 10/05.


Lucia Tacchetti mostra sua faceta mais eletrônica no novo álbum Flaps

Lucia Tacchetti, artista argentina radicada em Madrid, na Espanha, divulga seu segundo disco, Flaps. O álbum reflete as preocupações e introspecções que as mudanças trazem consigo. Não é por acaso que seu processo de criação e composição foi diretamente afetado por uma mudança para o Velho Continente. Até breve Buenos Aires, bom dia Madrid. A Espanha abre as portas para novas perspectivas. Ouça Flaps aquiFlaps é uma exploração incessante do processo de reajuste de realidades e expectativas. Uma mudança de direção para uma faceta focada nas diferentes texturas e sonoridades que a música eletrônica oferece é inevitável.

Ter pré-produzido com o mesmo live-set que usa ao vivo foi um elemento essencial neste projeto. A investigação dos recursos disponíveis resulta num crescimento pessoal que se traduz em sons e texturas coerentes. “Gosto do que acontece ao vivo. É uma busca mais instrumental, menos lírica, menos narrativa. Fiquei muito atento a cada passo, desde o número de elementos, filtros, instrumentos até os efeitos da voz”, conta Lucia. A priorização no uso de sintetizadores analógicos abre as portas para novas possibilidades no palco. A ênfase num registo preciso e contemplativo no instrumental permite-lhe atingir uma clareza que as palavras dificilmente exprimem.

Lucía então abraça quem ela é e deixar de lado suas inseguranças. “Neste disco, pela primeira vez, não pensei em como queria ser percebido ou naquele jogo de expectativas. Eu fiz o que eu gosto.” Esta escolha permitiu-lhe desvencilhar-se de expectativas e assim mergulhar com calma na criação de peças abertas à interpretação. Flaps evidencia uma mudança de tom e impressão. Solidão como ponto de encontro. Pensamentos íntimos expressos em camadas que reintroduzem a profundidade que você está disposto a navegar. “No meu caso, o processo criativo pode ser muito solitário. Passar muitas horas nesse estado condiciona você.”

As colaborações continuam sendo uma parte essencial do projeto. O álbum conta com a participação do trio valenciano Margarita Quebrada em “Solos”, das argentinas Delfina Campos em “ÓRBITA” e Wiranda Johansen em “DARK”, da japonesa Maika Loubté, em “LASTLY”, e do trio dominicano Mula em ” QUEBRADO”. “Especificamente, neste álbum, eu queria adicionar muitas mulheres e continuar a tornar o trabalho diário visível.” Flaps resume ter viajado por muitos países após um ano e meio de confinamento. Voar literalmente teve um impacto em Lucia. “A primeira faixa, “INERTIA”, é aquela sensação gerada ao grudar no assento na decolagem e na aterrissagem”.

Cada faixa remete sutilmente a esse tema. A direção criativa teve um papel importante na execução. Cada capa contém um elemento que faz referência a este mundo. Sergio Pérez García (La Bien Querida, Mujeres, Cabiria) foi peça fundamental no processo de gravação e mixagem. Nas palavras de Lucía, “queria gravar tudo ao vivo, simultaneamente e poder sentir o que sinto quando toco ao vivo. Sergio sabe muito sobre síntese. Conseguimos encontrar esses áudios e gravar com um console analógico. Cada elemento ganhou vida própria.”

O renomado engenheiro de masterização Mike Bozzi (Kendrick Lamar, Tyler, The Creator, Dillom) foi responsável pela última parte do processo. ELETÉ, seu trabalho anterior, foi bem recebido nos mercados internacionais. Isso permitiu que ele fizesse uma turnê pelo Reino Unido, Paris, Berlim, Hamburgo, Amsterdã e Antuérpia. Embora dois anos tenham se passado desde seu último material, a maturidade é tangível.

Flaps na imprensa internacional
Rolling Stone: “Flaps é também um sinal da sua devoção ao legado de grandes figuras da música eletrônica, em todas as suas vertentes, através da história. No entanto, é evidente que ele não se esquece de sua própria história, que mostra uma exploração importante com outros tipos de instrumentos”

Indie Rocks: “Flaps é o resultado de melodias sintéticas, vidas poéticas, uma energia luminosa que nasce dos sintetizadores de Argentina em que o sentimento é levado onde a acústica é a busca de identidade, honestidade, emoção e reflexão”

Ficha Técnica:
Produzido por Lucia Tacchetti
Gravado e mixado por Sergio Pérez García
Masterizado por Mike Bozzi
Letras: todas as faixas foram compostas por Lucia Tacchetti, exceto ‘Solos’, por Lucia Tacchetti e Ignacio López, e ‘Últimamente’, por Lucia Tacchetti e Maika Loubté.
Gravadora: Costa Futuro / Rock City
Arte da capa: Marc Viñas
Logomarca: Eder Larrondo
Fotografia e direção artística: Fabricio Perez

Crédito: Sharon Lopez

Quem é Lucia Tacchetti
Lucia Tacchetti é um dos rostos ressonantes da cena eletrônica de língua espanhola. Radicada na Espanha e vivendo o momento mais intenso de sua carreira, ela fez parte do Lollapalooza Argentina 2022, colaborou com Holy Fuck e foi escolhida por Anderson.Paak entre mais de 20 mil projetos como a vencedora do Vans Musicians Wanted Concurso. Em setembro de 2020, lançou o ELETÉ. O disco a consolidou como uma das revelações de 2020, permitindo-lhe entrar no cenário internacional, sendo eleito o terceiro álbum argentino do ano pela Rockdelux. ‘Apagón’, música de abertura do álbum, foi eleita pelo Remezcla como ‘Melhores canções indie pop 2020’ e fez parte das 25 melhores canções do ano pela Rolling Stone Argentina.

Lucia, como artista e produtora, passou grande parte de seu 2021 trabalhando e produzindo Flaps, seu novo álbum na Espanha. O álbum foi lançado pelo selo Costa Futuro e conta com as colaborações de Mula (República Dominicana), Maika Loubté (Japão), Margarita Quebrada (Espanha), Wiranda Johansen (Argentina) e Delfina Campos (Argentina).

Siga Lupia Tacchetti nas redes sociais!
Instagram
Spotify: Lucia Tacchetti
YouTube
TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.