Notícias da Semana {17 a 23 de Novembro}

Notícias da Semana {17 a 23 de Novembro}

EPICA apresenta aura mística no single “Arcana”

Segredos perdidos, sabedoria ancestral e conhecimentos esotéricos se misturam com rock em “Arcana”, novo single do EPICA. A banda holandesa, um dos maiores nomes do metal sinfônico, retorna com seu primeiro single inédito desde o álbum Omega e o EP colaborativo The Alchemy Project. Chegando junto de um clipe, a faixa traz um vislumbres dos caminhos que a banda projeta para 2025, já tendo sido tocada ao vivo nos shows “Symphonic Synergy”, realizados na Holanda e no México, onde o grupo se apresentou ao lado de uma orquestra. “Arcana” já está disponível em todas as plataformas de streaming e inclui “The Ghost in Me”, uma colaboração especial com o parque temático mais popular da Holanda, o ‘Efteling’. O vídeo pode ser visto no canal da banda no YouTube.

Ouça “Arcana

Assista ao clipe “Arcana

“‘Arcana’ guia você pelos estágios universais da evolução espiritual na vida. Abre o caminho para uma consciência elevada e autoconhecimento espiritual”, comenta a banda. “Escrever essa música foi um processo espontâneo, aconteceu de forma rápida e natural, como se tivesse se escrito sozinha. A música contém elementos clássicos do Epica, mas também traz vibrações que podem lembrar o rock alternativo dos anos 80 ou o metal moderno”. A banda liderada por Simone Simons (vocal) e Mark Jansen (guitarra) tem mais de 20 anos de estrada e 400 milhões de streams no catálogo. Conhecida pelos sons orquestrais, vocais operísticos e riffs pesados, a banda é dona de hits como “Cry for the Moon” e “Sensorium”. Além disso, o Epica tem uma longa relação com o Brasil (o segundo lugar no mundo que mais ouve a banda): já são 35 shows realizados no país (incluindo o próprio festival, Epic Metal Fest, realizado somente no Brasil e Holanda), sendo o último como uma das principais atrações do Summer Breeze 2024.


Top Link Music anuncia turnê de despedida do Uriah Heep na América do Sul

A Top Link Music anunciou em suas redes sociais a turnê de despedida da lendária banda britânica Uriah Heep pela América do Sul. Com mais de 50 anos de carreira e incontáveis clássicos do Rock em seu catálogo, um dos mais importantes nomes do rock mundial retorna ao continente para oito shows, no mês de abril de 2025. O guitarrista Mick Box, membro da formação original, comentou sobre a decisão de realizar a turnê de despedida: “Quem pode acreditar que ano que vem serão 55 anos desde que a banda começou? Isso é muito incrível. Sei que muitos de vocês estão conosco desde o começo, e agradecemos por isso. Isso significa muito para nós. Infelizmente, tomamos a decisão de encerrar com as turnês no ano que vem, sob o título The Magician’s Farewell. Nos próximos dois a três anos, pretendemos tocar na maior quantidade possível de lugares e ver todos vocês pela última vez. Então, esperamos ver todos vocês por aí”.

O Uriah Heep trará aos fãs sul-americanos um repertório repleto de canções que marcaram gerações. Os shows serão realizados em:

April 4 – Montevideo, Uruguai @ Montevideo Music Box

April 5 – Buenos Aires, Argentina @ Groove

April 6 – Santiago, Chile @ Teatro Teleton

April 9 – Rio de Janeiro, Brasil @ Teatro Clara Nunes

April 10 – Porto Alegre, Brasil @ Opinião

April 11 – São Paulo, Brasil @ Tokio Marine Hall

April 12 – Curitiba, Brasil @ Ópera de Arame

April 13 – Belo Horizonte, Brasil @ Mister Rock

Os ingressos estão disponíveis em todas as praças. No repertório, a banda deve apresentar um apanhado dos momentos mais marcantes da carreira, e não devem faltar clássicos atemporais como “Gypsy”, “Easy Livin’”, “July Morning” e “Lady in Black”. Formado no final dos anos 1960, o Uriah Heep conquistou o mundo com álbuns clássicos como Look At Yourself e Demons and Wizards, e seguiu em atividade no decorrer das décadas, lançando outros discos incríveis e mantendo uma sólida e fiel base de fãs ao redor do mundo.

Atualmente, o grupo é formado pelo membro original Mick Box (guitarra), o vocalista Bernie Shaw e o tecladista Phil Lanzon – ambos na formação há quase quatro décadas; o baixista Davey Rimmer e o baterista Russell Gilbrook. Durante a carreira, lançaram incontáveis registros ao vivo e 25 álbuns de estúdio, sendo o mais recente, o aclamado Chaos & Colour, de 2023.


VULCANO: Confirmados como headliner no ‘Dia Municipal do Rock de Santo André’

A lenda do Metal Extremo mundial VULCANO já se prepara para levar, ainda neste ano de 2024, a turnê do seu atual álbum, Epilogue, até a região do ABC paulista. Isso mesmo! A banda, junto com o Viper, foi confirmada como atração principal do ‘Dia Municipal do Rock’ de Santo André/SP, que acontece no dia 24 de novembro, das 11h às 19h, no Parque Central. Além deles, o evento contará com as bandas Seventh Seal, Cras, 3 Loucos, Manolo’s, Lorena Tá Com Fome e será apresentado pelo icônico Vitão Bonesso, da Kiss FM. Confira abaixo o serviço completo do evento:

SERVIÇO:
Show: VULCANO, Viper, Seventh Seal e mais no ‘Dia Municipal do Rock de Santo André’
Local: Parque Central (@parquecentralsa)
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n, V. Assunção – Santo André/SP (Próxi a Parada Sta. Teresa do Trólebus em frente ao Shopping ABC)
Data: 24/11/2024 (sábado)
Horário: Das 11 horas às 19 horas
Ingressos: GRATUITO
Realização: Sec. de Cult. de Santo André e Coletivo Rock Abc (@coletivo_rock_abc)
Apoio Cultural: G2 Especialista em Bebidas, TC7 Produções, Programa Metal Mania, Bay Area Studio, Rota 77, BlackBird Bar, Metal Music, Rádio BlackOut, Rising Power, Bucho Attack, Programa Tarde Rock e União Headbanger ABC

Epilogue é o décimo oitavo trabalho do VULCANO ao longo dos seus 43 anos de dedicação ao Metal Extremo mundial. Lançado no dia 16/04/2024, o álbum pode ser encontrado em TODAS as principais plataformas de streaming e download do mundo acessando o ListenTo oficial do disco (disponibilizado pela assessoria de imprensa SFP – Press & PR) CLICANDO AQUI. Saiba tudo sobre o lançamento físico de Epilogue AQUI.

Sites relacionados:
Facebook
Twitter
Instagram
Site oficial
SFP – Press & PR59


OUR LAST CREATION LANÇA NOVO SINGLE “SU1C1D3 IN SLOW MOTION”

A banda paulista de Heavy/ProgMetal Our Last Creation lançou seu novo single, “Su1c1d3 in SlowMotion”, em todas as plataformas digitais acompanhado de videoclipe. A nova música funciona como ferramenta de expansão da identidade, trazendo uma sonoridade mais densa, com linhas de cordas e bateria ainda mais virtuosas, guiadas pelo estreante e técnico baixista Eduardo Milani, além de uma nova roupagem vocal que bebe em fontes que vão do metal tradicional ao moderno. O novo single viola parte daspráticas mercadológicas em seus mais de seis minutos, construindo sem pressa uma atmosfera de tensão que se resolve em refrões marcantes, solos técnicos e melódicos combinados com arranjos orquestrados que guiam o ouvinte.

“A premissa aqui foi ir contra nós mesmos e sair da zona de conforto. Em nossas composições, o desafio é cruzar ao menos uma nova linha, seja ela técnica ou emocional. E aqui estamos felizes em apresentar uma banda mais agressiva, intrincada e que ainda assim soa palatável”, diz Vitor Acácio, guitarrista. Os influenciadores Rafael Tonello(@R_tonelo) e Gabriela Marques(@gab.marx) como as entidades “Virtude e “Vício”. Em sua letra, a Our Last Creation evidencia a sensação de desesperança que paira sobre o nosso dia a dia enquanto exalta os contrastes entre vício e virtude, bem e mal, técnica e simplicidade.

“É nas palavras que construímos a nossa realidade, e a Su1c1d3 é uma carta para nos lembrar que a vida é isso, nada além de altos e baixos e, por mais que as pessoas acreditem, não foi feita para sermos felizes. A gente está aqui para tentar controlar os nossos extremos, controlar o que nos controla”, reflete Maycon Ernesto, vocalista e letrista. “Su1c1d3 In Slow Motion” possui produção de Samuel Bassani, edição de Ale Magno (OLC e Pense)e Chris Wiesen (Treva), arranjos por Maycon Ernesto e Fernando Gherini, além demarcar a primeira participação de Maurício Wolf (Mona Ugoz) nas atividades da banda.O lançamento vem acompanhado de um clipe dirigido pela Mazze Filmes, de Bia Mazarak e Livia Fanuchi (ambas dab anda Bruxax), que conta com os influenciadores Rafael Tonello (@R_Tonello) e Gabriela Marques (@Gab.Marx) representando os extremos da vida no papel das entidades Vício e Virtude.

Sobre a OLC

De São Paulo, a Our Last Creation(OLC) é uma banda de Heavy Metal que complementa o estilo e transita por influências de Metalcore, Prog, Thrash e Power Metal. “Su1c1d3 in Slow Motion” faz partedo vindouro álbum da banda que está em fase de composição e produção.

Our Last Creation é: Alexandre Magno: Bateria; Bruno Ascêncio: Guitarra; Maycon Ernesto: Vocal; Eduardo Milani: Baixo; Vitor Acácio: Guitarra; Maurício Wolf: Guitarra


Karen Francis e MARTTE cantam sobre amor na parceria “Cinco Dias”

A cantora e compositora amazonense Karen Francis apresenta como novo single a ensolarada “Cinco Dias”, desta vez em parceria com o artista paulistano MARTTE, que tem lançado seus novos singles, como “BOTA A CARA” e “NÃO PRECISA PEDIR”, pela Algohits. A música chegou às principais plataformas de streaming no dia 13/11. A faixa conta ainda com um videoclipe gravado na ilha do Combú, no Pará.

Escute “Cinco Dias” nas plataformas de streaming

Assista ao clipe de “Cinco Dias” no YouTube

Inspirada pelo pôr-do-sol na praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), a composição assinada pela própria Karen Francis é uma declaração de amor no ritmo dançante do afrobeats. A música foi produzida por Gu$T, que já trabalhou com nomes como Delacruz, Camila Zasoul, entre outros. “Eu escrevi essa música em 2022, depois de todas as músicas do ‘Anos Luz’ [disco de estreia da artista]. Foi uma imersão no meu próprio processo de escrita, só com o violão, retomando minhas origens como compositora”, conta Karen. “Eu queria uma música para se dedicar a alguém. É uma canção para falar de um amor não tão explícito que escolhe um momento sob um pôr-do-sol para se declarar”.

De acordo com Karen, a parceria com MARTTE surgiu naturalmente, a partir das referências de afrobeats e R&B brasileiro comuns aos dois artistas. “Tô interessada em colaborar com quem tá fazendo esse som baseado no afrobeats, e a gente tá em momentos parecidos de sonoridade”, completa ela. “Foi muito legal concretizar essa parceria. A lírica me chamou muito a atenção, além do fato de ser um afrobeats, que se conecta muito com meu trabalho e faz parte das minhas influências”, destaca MARTTE. “Eu trouxe também esse romantismo, que acho que tem muito a ver com a música”.

Clipe

Apesar da inspiração na Ponta Negra, o videoclipe de “Cinco Dias” foi gravado sob o sol de outro cenário paradisíaco: a ilha do Combú, ponto turístico localizado na Baía do Guajará, de frente para Belém, no Pará. O audiovisual tem direção-geral e criativa assinada pela artista Anna Suav e é mais um produto resultante da iniciativa Black Voices Music, do YouTube, em que Karen foi selecionada como um dos talentos de 2023. “Eu queria mostrar como é o nosso passeio aqui na região, como uma ida com amigos ao Combú proporciona uma viagem com uma paisagem linda. A proposta era fazer uma imersão visual no que é um rolê desses aqui no Pará e o quanto isso pode ser um cenário encantador para uma nova paixão aflorar”, conta Karen. “Voltei maravilhado com essa experiência transformadora. Tenho certeza de que o público vai gostar também”, completa MARTTE.

Sobre MARTTE

O cantor, compositor, ator, apresentador e criador de conteúdo digital, paulistano, preto e LGBTQIAP+, traz em suas canções temas como amor, aceitação e autoestima. Entre as influências sua música passa Afrobeats Pop, R&B, e Brasilidades. Seu primeiro disco Vem Bem Vindo‘ foi indicado a “Álbum do Ano” pela RedBull. O lançamento conta com mais de 3 milhões de streams só no Spotify, e ganhou também uma versão Deluxe. Em 2022, MARTTE lançou seu 2º álbum: AMOR É ARTE e teve show de lançamento com direito a banda e ballet no SESC. O artista também conta com mais de 1 Milhão de plays nas faixas “Cacto”, “SEU SOL” e “Sua Pele” no Spotify, 350 mil seguidores em todas as suas redes sociais, e mais de 2,7 milhões de likes só no TikTok, onde soma mais de 230 mil seguidores, e faz parte do projeto de artistas emergentes do TikTok, o “Generation NXT”.

O músico já pôde se apresentar em conferências de música e palcos importantes como Rio2C, Festival Mix Brasil,Fetival Coma, Festival Convida, FIMS, Festival DiverCidade, Cine Joia, Festival Siacalme, no Aniversário da Fábrica de Cultura da Brasilândia, nos SESCs Santo Amaro, Avenida Paulista e Vila Mariana, na SIM SP 2023, no Centro Cultural da Diversidade, Olido, Vila Itororó, entre outros. Em abril, o artista assinou com a Algohits onde lançará seus próximos trabalhos, sendo o primeiro single, “BOTA A CARA” que chegou acompanhado de um videoclipe urbano (assista) e “NÃO PRECISA PEDIR” com vídeo performance filmado durante o Festival CoMa (assista).

Sobre Karen Francis

Karen Francis é uma voz potente do afrobeats e R&B contemporâneos produzidos no Norte do Brasil, que une sua lírica sensível à musicalidade carregada de sonoridades africanas e influências de rap e MPB. Nascida em Maués, no interior do Amazonas, criada em Manaus e hoje residente em Belém (PA), ela reflete em sua obra tanto a música brasileira quanto as raízes da música negra africana, herança de sua mãe moçambicana. Em 2023, a cantora e compositora lançou seu disco de estreia, Anos Luz, encabeçado por singles como “Expectativa, “Confissão”, “Cardume” e “Se Você Ficar”, e destacado em listas de melhores álbuns do ano em veículos como Música Instantânea e PopMatters. Ela também conta com o EP Acontecer (2018), e sua releitura, Acontecer – Ao Vivo (2021), no repertório. Seu lançamento mais recente foi o single “BPM”, em parceria com a carioca BIAB.

Além disso, a artista já foi destaque na programação de festivais como o Primavera Sound Brasil (2022), o Rio2C (2023) e o AFROPUNK Bahia (2023). Em 2023, ela também foi anunciada como uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.


Weed And Black Candles, quarto disco do FALLEN IDOL, é lançado após seis anos sem algo inédito

Em outros tempos, seis anos sem lançar um disco cheio inédito poderia ser uma vida. Mas, atualmente, é um bom período para se divulgar algo, principalmente quando se trata de um material com lançamento físico de Heavy Metal e independente. Foi este o tempo que o Fallen Idol, banda paulista de Heavy / Doom Metal, demorou pra lançar seu quarto disco, Weed And Black Candles, que já está disponível para compra. O álbum sucede Mourn the Earth, que saiu em 2018, e consolidou a banda no cenário independente da música pesada.

A justificativa, segundo Márcio Silva, baixista da banda, foi que “em 2020 a gente estava com um CD praticamente pronto pra começar a gravar, coisa de uns 80%, inclusive com algumas músicas novas sendo tocadas ao vivo. Daí veio a pandemia né? Nenhum de nós ficou recluso na pandemia. Por dois anos a gente mal se viu pessoalmente, e eram ocasiões em que a gente preferiu beber e bater papo do que se preocupar com a banda, afinal não dava pra fazer apresentação mesmo…”

Porém, durante este período, a Fallen Idol não ficou sem lançar nada. Em 2019, saiu o EP Fallen Idol Salutes Cirith Ungol – A Tribute to the Servants of Chaos, com três músicas homenageando a banda clássica de Epic Doom Metal, Cirith Ungol, e em 2020 soltaram Disciples of Evil – Black Sabbath Tribute, com cinco composições dos inventores do Heavy Metal. 2019 os integrantes também lançaram o disco autointitulado do projeto paralelo Blasphematorium, que aposta numa sonoridade voltada para o Speed/Heavy com pitadas de Black Metal, ou seja, algo um tanto quanto diferente da proposta do trio.

Com o abrandamento da pandemia, o Fallen Idol começou a repensar o disco. “E naturalmente começamos a pensar em fazer um disco novo, mas dessa vez sem prazos, sem pressa e o mais próximo possível de um produto final que não tenho tivesse nenhum detalhe pra causar arrependimento ou a sensação de que poderia ser melhor”, conta o baixista. “Nisso, surgiram muitas músicas que foram substituindo as anteriores que julgávamos que poderiam melhorar. Enfim, do CD que estava quase pronto em 2020 a única coisa que sobrou foi a música “Grey”.

Weed And Black Candles mantém as características do Fallen Idol, obviamente mostrando uma evolução natural, tanto em termos de composição, execução quanto de produção. O trabalho mostra também a banda mais independente, onde apenas não conceberam a capa, que ficou por conta de Cesar Benatti. A produção, mixagem e masterização ficou por conta do guitarrista, vocalista e tecladista Rodrigo Sitta, que extraiu a melhor sonoridade do trio, que é completado pelo baterista Ulisses Campos, até então. O álbum conta com participação especial da violoncelista Cielinszka Wielewski na faixa “Grey”.

Confira o tracklist:

1. Weed and black candles

2. Yag-koshas farewell (and all of us)

3. Grey

4. Mathews ark

5. Little particle of sand

6. Down and broken

7. Ghosts (part1)

Informações:

Instagram

Bandcamp


Catarinenses do Scumbags lançam edição deluxe do album Sour Days com 36 faixas

Para marcar os cinco anos de seu álbum de estreia, Sour Days, a banda catarinense Scumbags lança uma edição deluxe com versões remixadas e remasterizadas das faixas originais. Sour Days Deluxe traz uma nova abordagem para o álbum, com atualizações sonoras que ampliam a identidade musical que a banda construiu ao longo dos últimos anos. Com essa edição deluxe, a Scumbags revisitou as gravações de Sour Days, trazendo nova produção para as faixas que foram remixadas e remasterizadas, destacando as composições originais do trio. Canções como “On The K Street” e “The Kids Aren’t the Same” apresentam novas camadas e texturas, preservando o estilo cru e a energia característica do grupo. As atualizações visam uma experiência sonora diferente da versão de 2019, sem deixar de lado a essência do punk rock.

Sour Days” Deluxe Edition

A edição deluxe oferece um total de 36 faixas, incluindo demos inéditas, versões acústicas e registros ao vivo, que expandem o álbum original. Músicas como “My Sour Days”, “Disorder and Regress” e “Nowhere” foram compostas no mesmo período, mas ficaram de fora do lançamento de 2019. Agora, essas faixas completam a narrativa do Sour Days, com letras e arranjos que refletem o desenvolvimento da banda. Sour Days Deluxe não apenas celebra o álbum de estreia, mas também revisita a trajetória da Scumbags, consolidando seu espaço no cenário underground.

My Sour Days” [Official Music Video]

Sobre a Scumbags: Fundada em 2017 em Joinville, Santa Catarina, a Scumbags é formada por José Farias (guitarra e vocal), Christian Oliveira (bateria e vocal) e Jorge Siementkowski (baixo). Com uma sonoridade que mescla punk rock e post-hardcore, a banda se inspira em nomes como Green Day, Descendents, blink-182 e Fugazi. As composições da Scumbags abordam temas que vão de reflexões pessoais a mensagens de crítica social, sempre com um estilo que dialoga com a cena underground. Além de Sour Days, a discografia da banda inclui So Many Ways, lançado em 2023, com referências adicionais de emo e ska, refletindo o amadurecimento musical do trio.


Silvertape relança “Mundo em Pedaços” com peso e modernidade

A banda Silvertape, com mais de 25 anos de trajetória no cenário musical alternativo, apresenta uma nova versão de “Mundo em Pedaços”. A faixa, que originalmente integrou o segundo disco da banda (Faça o seu caminho, de 2002) ganha um relançamento ao vivo, registrado no icônico estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro. A nova versão atualiza a balada com uma abordagem moderna com o peso característico do grupo se destacando onde a faixa original era uma balada.

Assista “Mundo em Pedaços

Com uma trajetória de amadurecimento nos palcos, participando de grandes eventos e dividindo palco com artistas como Bad Religion e The Vandals, a banda se destacou por unir rock e letras poéticas. Com vocais fortes de Nelsin, a nova versão teve produção musical do guitarrista Marcos Almir, que também contribuiu com os synths, enquanto a mixagem e masterização foram assinadas por Márcio Gama. A gravação contou com os músicos adicionais Guila (baixo) e Phillipi Zopellaro (bateria), além da direção de fotografia de Felipe Nephlin, que também ficou responsável pela montagem, com câmera operada por Leonardo.

Ficha Técnica:

Gravado ao vivo no Estúdio Toca do Bandido/RJ por Rafael Moita

Mixado por: Marcio Gama

Produção Musical: Marcos Almir

Synth: Marcos Almir

Baixo: Guila

Bateria: Phillipi Zopelaro

Silvertape: Nelsin: Voz; Marcos Almir: Guitarras;

Direção de Imagens: Felipe Monteiro

Fotografia: Léo Mello

Edição: Felipe Monteiro

Direção: Camisa Preta Filmes

Siga Silvertape:

Instagram

Facebook


Isa Roddy lança videoclipe do cover de “I Am the Fire”, do Halestorm

No dia 13 de novembro, a cantora Isa Roddy lançou o videoclipe de uma versão acústica da música “I Am the Fire”, da banda americana de hard-rock Halestorm. Assista ao videoclipe. A artista explica que a música traduz perfeitamente a força e a determinação que busca expressar em sua jornada. “É sobre abraçar nossa paixão e coragem, superando obstáculos e tomando controle das nossas próprias decisões. O ‘fogo’ é a energia que me impulsiona a seguir em frente, sem medo de mostrar quem eu sou. Acredito que todos, independentemente do caminho que escolhem, têm esse fogo dentro de si, pronto para ser (re)acedido”, reflete.

Isa Roddy despontou no cenário musical ainda na adolescência. Aos 11 anos de idade, passou a participar de concursos musicais de escola, ganhando por quatro anos seguidos o título na categoria composição. A cantora seguiu realizando performances em casas de shows e bares na cidade de Curitiba. Com o tempo, Isa gravou diversos vídeos e conquistou uma presença marcante nas redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube, onde compartilha conteúdo regularmente. Ela também aprimorou sua técnica vocal com aulas de canto com Ralf Scheepers (ex-Gamma Ray, Primal Fear), reconhecido como uma das vozes mais influentes do heavy metal alemão ao longo das últimas décadas.

Redes sociais:

Insta: @isaroddy

YouTube: @isaroddy


Projeto espanhol Kintano y la Venerea lança segundo álbum da trilogia El Bucle Infinito

El Kintano y la Venerea acaba de lançar em novembro seu novo álbum, a segunda parte da trilogia UN CONCEPTO CREADO PARA TIEMPO DIFFICILES (The Infinite Loop) novamente do produtor Hans Kruger. Composto por 10 músicas, o álbum reflete a boa forma musical em que o artista se encontra. Para este álbum, El Kintano se cercou de colaborações como o guitarrista Juan Saez Comet da banda WhitePolo e seu irmão Javier Polo nos vocais do corte.

Oceanos Sangrentos.

Com a chegada de El Bucle Infinito, o zaragonês anunciou que em breve lançará vários remixes de algumas de suas músicas antes de lançar os novos singles daquela que será a terceira parte da trilogia chamada Mundo Acido e que está prevista para final de 2025.

El Bucle infinito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.