Review Exclusivo: Rick Wakeman (Porto Alegre, 11 de Abril de 2024)

Review Exclusivo: Rick Wakeman (Porto Alegre, 11 de Abril de 2024)

Por Micael Machado

* Nota: As fotos que ilustram esta matéria foram encontradas nas redes sociais. Se você for o autor ou publicou alguma delas, entre em contato pelos comentários para lhe darmos o devido crédito!

Jogos de luzes, pirotecnia, telões enormes de alta definição, instrumentos de vários tipos e cores diferentes, fumaça pelo palco, plataformas elevadas, e muitos outros tipos de “truques” são, frequentemente, usados em espetáculos musicais para “amplificar” a experiência de se assistir a um concerto, causando uma sensação de euforia e encantamento aos espectadores na plateia. Mas as mesmas sensações, vez por outra, podem ser causadas com um mínimo de iluminação, um palco sem nenhum ornamento para servir de enfeite, ocupado apenas por um piano de cauda, um pedestal segurando alguns teclados sobrepostos (no caso, do ângulo onde eu estava, eram aparentemente apenas dois, mas confesso que podiam ser três) e um único músico extremamente carismático e, acima disto, exuberantemente talentoso em sua arte, no caso, extrair música dos instrumentos citados acima. Pois um destes músicos, cada vez mais raros de encontrar, esteve no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no último dia 11 de abril, iniciando a parte brasileira de sua “Final Solo Tour” (alegadamente, a “turnê de despedida” do músico dos palcos mundiais), e presenteando aos ocupantes das cadeiras do local (que estava cheio, mas não lotado) com uma hora e meia de puro talento e muita musicalidade, sem o suporte de nenhum outro aparato que não seus instrumentos e seu dom para tocá-los!

Entrando no teatro, fiquei um tanto surpreso de ver apenas o piano e os dois teclados posicionados no palco. Sabia que o show seria no formato “solo”, mas, para quem já presenciou Wakeman se apresentar com pelo menos uma dúzia de instrumentos o rodeando durante seus shows, achei “muito pouco” “apenas” dois teclados para o show inteiro. Pois, confesso, mesmo prestes a completar 75 anos de idade, Rick não precisou de mais do que isto para encantar a todos! Precisamente às 21 horas em que o show estava marcado para começar (ah, a “famosa” pontualidade britânica), um tema instrumental começou a tocar no sistema de som do Salão de Atos, com o músico adentrando o palco poucos segundos depois, acenando brevemente para a plateia, sentando-se aos teclados, e acompanhando as últimas notas do tema introdutório. Depois de alguns segundos improvisando sobre as teclas, iniciou “Jane Seymour”, abrindo a noite com uma bela redenção de um tema presente em um de seus mais famosos discos em carreira solo. Ao final, Rick caminhou até o centro do palco, agradeceu as palmas, desculpou-se pelo seu “português terrível” (“frangôu frita“, “Pelé“, disse, em um sotaque forçadamente engraçado, antes de emendar “that’s about it, really!”) e anunciar que a música anterior havia sido feita para uma das esposas de Henrique VIII (“Henry teve seis esposas, eu só tive quatro“, declarou, para risos do pessoal), e que a próxima música seria para outra das esposas de Henrique, voltando ao teclado para interpretar “Catherine Howard”.

Rick Wakeman ao piano

Terminada a parte dedicada ao disco The Six Wives of Henry VIII, Rick voltou ao centro do palco para dizer que “eu já toquei em muitos discos, alguns melhores do que outros, e com muitas pessoas diferentes… e arruinei alguns discos de muitas pessoas, também. Mas a pessoa com quem mais gostei de tocar foi David Bowie, a quem amo muito“. Com isto, anunciou que tocaria duas músicas de Bowie, “Space Oddity” e “Life on Mars?”, interpretadas uma em sequência da outra no piano, para delírio do pessoal. Ao final, Wakeman caminha novamente pelo palco para dizer que, “em 1975, quando eu era muito pequeno (fazendo o gesto de uma pessoa baixinha com a mão), eu gravei um disco chamado King Arthur and the Knights of the Round Table, e o gravei com uma enorme orquestra, um enorme coro, uma enorme banda e muitos cantores. Hoje, sou apenas eu e…“, apontando para os teclados de forma triste e cabisbaixa (além de tudo, o sujeito é um grande ator, tenho de reconhecer), anunciando logo depois um medley de músicas daquele disco, que passou por “Arthur”, “Guinevere”, “Merlin the Magician” e “The Last Battle”. Depois dos quase vinte minutos dedicados à saga do Rei Arthur, Rick volta a pegar o microfone, desta vez para anunciar que iria tocar uma música sobre cavalos-marinhos, gravada em um álbum chamado Rhapsodies, “uma música que vocês provavelmente não conhecem, não é algo muito conhecido. Portanto, se eu cometer algum erro, vocês nem vão notar“, voltando na sequência aos teclados para executar “Sea Horses” (a qual eu, como ele já havia previsto, realmente não conhecia).

Com pouco mais de quarenta e cinco minutos de espetáculo, Wakeman sentou-se ao piano para dizer que “pensei que gostaria, nesta turnê, de tocar algumas músicas do Yes, mas seria complicado tocar muitas músicas completas sozinho, então, peguei muitos dos principais temas de algumas músicas que toquei com a banda, e os coloquei todos juntos em uma única composição! Espero que vocês reconheçam várias das canções, tem quase trinta delas nesta peça, a qual é muito longa, com cerca de três horas de duração!“, emendando na sequência, “não, não é tão ruim assim!“, para risos do pessoal. “Espero que vocês reconheçam algumas das melodias, eu chamo isto de ‘Yessonata’!“, disse, antes de iniciar uma medley de cerca de vinte minutos de trechos de clássicos de sua ex-banda, passando, dentre muitas que não reconheci, por “Close To The Edge”, “Roundabout”, “Wonderous Stories”, “Awaken”, “South Side Of The Sky”, e encerrando com um trechinho de “And You And I” (confesso que não fiquei surpreso de não ter reconhecido nenhum trecho de alguma música do disco Tales from Topographic Oceans, álbum que, notoriamente, não é do agrado de Rick). Voltando ao centro do palco, após a imensa aclamação da plateia ao que havia acabado de testemunhar, Wakeman anuncia que gostaria de encerrar o show com duas composições que ele não havia escrito: “uma de John Lennon, que compôs ‘Help’, a qual eu tentarei tocar ao estilo do compositor francês Samson” (se é que eu entendi bem, e que, se minha pesquisa estiver correta, deve se referir ao pianista e compositor Samson Pascal François, o qual confesso não conhecer), “e ‘Eleanor Rigby’, a qual tentarei interpretar ao estilo do compositor russo Prokofiev” (este eu sabia a quem o músico se referia, por causa de suas composições para “Romeu e Julieta” e “Pedro e o Lobo”).

Rick Wakeman falando com o público de Porto Alegre

Os dois temas dos Beatles interpretados em sequência nos teclados fecharam oficialmente a noite, mas é claro que o público queria mais de Wakeman. Sem muita enrolação para voltar para o bis, Rick agradeceu aos presentes, e disse que “em 1974, antes de vocês nascerem – mais uma tremenda ironia do músico, pois a maioria dos presentes já havia até passado da adolescência naquele ano-, eu escrevi uma peça musical para o livro de Júlio Verne ‘Jornada ao Centro da Terra’. Eu a gravei com uma enorme orquestra, um enorme coro, uma enorme banda e muitos cantores, mas a escrevi inteira no piano, e foi assim que eu compus esta peça!“, interpretando assim pouco menos de doze minutos dos principais trechos do disco Journey to the Centre of the Earth! Ao final, Rick acenou para a plateia, a aplaudiu, e saiu consagrado, mostrando que talento e genialidade musical dispensam aparatos tecnológicos ou alegóricos para encantar uma audiência.

Infelizmente, não houve sessão de autógrafos depois do espetáculo (segundo o pessoal da produtora, Wakeman estava com a saúde um pouco debilitada, além de precisar embarcar muito cedo no dia seguinte para São Paulo, onde se apresentaria no dia seguinte), na primeira vez em que algo assim ocorre em um show do simpático músico inglês a que estive presente. Finalizando, posso dizer que já assisti Wakeman acompanhado “apenas” de sua banda, junto com orquestra e coro, e agora “solo” no palco, e que o formato do espetáculo desta “última turnê” não deixou nada a dever aos anteriores. Coloco “última turnê” entre aspas porque, na camiseta vendida na banca de merchandising antes do show (e que não tinha muitos itens disponíveis, segundo a atendente, porque a maioria já havia sido vendida nos shows anteriores desta turnê latino-americana, que já havia passado por México, Chile e Argentina antes de chegar ao Brasil), a turnê era anunciada como “The Final Solo Tour – Part I“, o que deixa um restinho de esperança de que uma eventual “Part II” traga este gênio novamente a estas terras! Vamos aguardar!

Set List:

1. Jane Seymour

2. Catherine Howard

3. Space Oddity / Life on Mars?

4. Arthur / Guinevere / Merlin the Magician / The Last Battle

5. Sea Horses

6. Yessonata

7. Help! / Eleanor Rigby

Bis:

8. Journey Medley

6 comentários sobre “Review Exclusivo: Rick Wakeman (Porto Alegre, 11 de Abril de 2024)

  1. Muito legal… Queria ter estado presente. Assisti Jon Anderson em uma turnê solo que gostei muito, assisti o Yes (ainda com Chris, mas com Benoit David no vocal), e adoraria ter assistido Rick Wakeman. Infelizmente os compromissos profissionais não permitem! Ver Rick sozinho aos teclados deve ser muito mais emocionante do que com uma banda; e não dá para esquecer que dos Três Grandes (Emerson, Lord e Wakeman) do começo dos anos 70, ele é o único sobrevivente.

    1. Valeu, Marcello! Tem resenha dessa turnê solo do Jon Anderson aqui no site! Wakeman é mestre, simplesmente assim! E foi bem lembrado, dos três maiores, é o único que ainda pode nos propiciar momentos mágicos como estes!

    1. Bom questionamento, Fernando! Não entendo muito de jazz, mas será que tem alguma “lenda” do estilo ainda viva e maior do que Wakeman? No mundo do rock, talvez mereçam ser citados Jagger e Richards, pela importância histórica, e Sir Paul McCartney, que dispensa maiores explicações (e que, ao meu ver, estaria acima da dupla dos Stones)… penso que, tirando estes, as demais “lendas” do rock estão no máximo no mesmo patamar de Wacko, não acima!

      1. Sonny Rollins ainda está vivo, aos 93 anos, mas já faz tempo que se aposentou. Herbie Hancock também está vivo aos 84, e faz shows esporadicamente. Já faz mais de dez anos que gravou um álbum de estúdio e quase vinte que lançou um ao vivo – mas ainda pode ser considerado na ativa. Sonny e Herbie, no jazz, acho que podem ser considerados figuras maiores do que Wakeman, mas, é claro, é um estilo diferente.

  2. Acho que dá de incluir o Dylan, Ozzy, Iommi e Plant nessa tb, mas não como músicos. Difícil achar um músico do tamanho do Wacko ainda vivo. Pensando aqui talvez John McLaughlin, Steve Howe e o Robert Fripp, só que os dois últimos com carreiras solos bem abaixo do Wacko. Já o mcLaughlin penso que está uns dois níveis acima do Wacko. Valeu a resenha Micael. Não deu de ir, e não me arrependo, até pq já vi o cara duas vezes. Mas pelo teu relato, certeza que foi um baita show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.