Ensiferum – Iron [2004]

Ensiferum – Iron [2004]

Por André Kaminski

O ano de 2004 foi de ótimos lançamentos dentro do heavy metal. Bandas como Nightwish, Angra, Orphaned Land, Ayreon e Therion lançaram discos que hoje são destaques em suas discografias. E esta banda pouco falada no Brasil mas com uma base de fãs grande na Europa também lançou o seu segundo e, em minha opinião, melhor trabalho.

O Ensiferum é uma banda finlandesa de folk metal que foi fundada em 1995, mas que apareceu para o mundo com o seu primeiro álbum auto-intitulado apenas em 2001. Conseguindo ótimas resenhas em uma época em que o folk metal estava em ascensão graças à bandas como Skyclad, Vintersorg e Falkenbach, o Ensiferum logo ganha destaque como uma das grandes do estilo ao longo das duas últimas décadas com ótimos discos e alguns poucos tropeços nesse meio de caminho.

O guitarrista e vocalista Markus Toivonen tem sido o líder e o principal compositor da maioria das faixas da banda e o único membro original que segue na banda. Meiju Enho (teclados), Jukka-Pekka Miettinen (baixo) e Oliver Fokin (bateria) o acompanhavam na gravação deste disco, além do vocalista Jari Mäenpää, conhecido por ser a voz e o principal líder do Wintersun. Nesta época, ele se dividia entre as duas bandas.

Além dos instrumentos principais de heavy metal, a banda se caracteriza por usar também flautas, gaitas, bouzoukis, mandolins e vários outros instrumentos em suas músicas, além de volta e meia convidar alguma cantora para fazer vocais femininos.

O álbum inicia calmo, com uma bela linha melódica de flauta, percussões e violão toda instrumental, o que passa a impressão de que seria um disco apenas folk medieval. Ledo engano. A segunda faixa “Iron” já demonstra que a banda veio para arrasar com uma linha mais power, velocidade e teclados junto a um mix de vocais rasgados e limpos. Curiosamente, esses vocais rasgados são bem compreensíveis, diferente de várias outras bandas as quais parecem muito gritos aleatórios.

“Sword Chant” novamente inicia mais bonitinha e medieval mas dura pouco para logo em seguida vir o peso do heavy metal com destaque aos vocais limpos e agudos à la Andre Matos. Jari varia bem entre o rasgado e o limpo, dando a impressão de ser dois vocalistas diferentes tamanha a habilidade do sujeito.

Após um pequeno interlúdio acústico, chega “Tale of Revenge”. Mais cadenciada e mais melódica, a música encanta com uma história de um guerreiro e todas as suas reflexões em busca de uma vingança possivelmente pelos seus entes queridos. Além de outras boas músicas que mantém um bom nível durante toda a audição, ainda destaco a balada “Lost in Despair” com um ar melancólico e depressivo ainda que enxergo beleza em seus versos (os caras escrevem letras bem acima da média para mim, que já estou acostumado com a frivolidade do estilo). “Slayer of Light” é a mais pesada do disco e praticamente um thrash metal se não fosse toda a instrumentação pomposa do folk metal. Grandes riffs aqui.

Por fim, ainda destaco “Tears” que é outra balada medieval com vocais femininos que fecha um disco muito bom, variado e muito bem arranjado pelos seus compositores.

O Ensiferum tem seguido ao longo dos anos com vários outros ótimos discos. Infelizmente logo após o lançamento de Iron, banda perdeu o vocalista Jari Mäenpää que não conseguia conciliar seus compromissos com o Ensiferum e sua banda Wintersun, preferindo então dedicar-se ao seu projeto paralelo (que aí então viraria principal) e deixar de vez o Ensiferum. A banda seguiu com outros membros (entre eles mesmos de agora e os outros que viriam depois) para fazerem os vocais nos próximos discos. Hoje em dia, só o baterista da banda não canta.

Recentemente declararam que estão com um álbum novo inteirinho gravado. Só ainda não vi  divulgarem o nome do trabalho e nem a data de lançamento. Espero que venha logo e seja tão bom quanto este!

Tracklist

01. Ferrum Aeternum

02. Iron

03. Sword Chant

04. Mourning Heart (Interlude)

05. Tale of Revenge

06. Lost in Despair

07. Slayer of Light

08. Into Battle

09. Lai Lai Hei

10. Tears

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.