Histórias Que o Vinil Conta: “The Warner / Reprise Loss Leaders” Series

Histórias Que o Vinil Conta: “The Warner / Reprise Loss Leaders” Series

Por Marco Gaspari

Fundada em 1958 como a divisão de gravações musicais dos estúdios da Warner Bros. Pictures, a hoje Warner Music Group (WMG) é o terceiro maior dos três grandes conglomerados internacionais de música. Foi um longo caminho de fusões e aquisições desde seu princípio e, se voltarmos ao início dos anos 60, ninguém lhe daria crédito a não ser pelo fato de estar ligada a um dos gigantes americanos do ramo do entretenimento. Na época da Invasão Britânica, por exemplo, a única grande estrela da gravadora era Petula Clark e foi graças à aquisição do então quase falido selo Reprise, pertencente a Frank Sinatra e seus comparsas do Rat Pack, que a Warner pode contar em seu catálogo com a distribuição dos ingleses Kinks, além de florescer graças ao sucesso representado pela volta dos Velhos Olhos Azuis e de sua filha Nancy Sinatra. Outra jogada importante nessa fusão foi a manutenção de Mo Ostin como gerente da gravadora Reprise. Ostin era um visionário de instintos infalíveis e sua relação com os artistas provou ser crucial para o crescimento sólido da Warner/Reprise nas próximas duas décadas.

Imagem 2.1Mo Ostin, por exemplo, esteve presente no Festival de Monterey, já que seus contratados The Associations foram a banda de abertura do evento. Ele também tinha acabado de adquirir os direitos norte-americanos dos lançamentos da The Jimi Hendrix Experience e ficou absolutamente impressionado com a performance do guitarrista e o nascente movimento hippie na música. Lá ele conheceu Andy Wickham, um artista comercial londrino que já esteve ligado ao selo Immediate Records de Andrew Loog Oldham e que veio a Monterey como assistente de Lou Adler, o promotor do festival. Wickham foi imediatamente contratado por Ostin para se relacionar e contratar artistas novos. Seus primeiros frutos, entre tantos outros posteriores, foram Eric Andersen, Jethro Tull, Van Morrison e Joni Mitchell.

Imagem 2.2)Claro que esses são apenas alguns dos vários artistas contratados pela gravadora nesses anos chamados de formativos, seja por parte da Reprise comandada por Mo Ostin, seja pela Warner Bros encabeçada por Joe Smith. A lista completa, pelo menos no final dos anos 60 e começo dos 70, transformaram a Warner e a Reprise em árbitros não oficiais do gosto musical americano. E junte-se a isso a associação dos artistas dos selos Bizarre e Straight, ambos de Frank Zappa, a aquisição da Atlantic no final dos anos 60 e da Elektra em 1970.

Mesmo que tenha havido pouca sinergia entre todos esses rótulos e eles continuassem sendo operados como empresas separadas, desde o final de 1968 a realidade do mercado americano apresentava um desafio para qualquer gravadora que ambicionasse um lugar ao sol: em um mercado que lançava 8.000 novos álbuns todos os anos, como impedir que mais de 90% desses lançamentos (a fatia não mainstream) não caíssem na obscuridade por falta de conhecimento e interesse do público consumidor?

Mo Ostin e a Reprise, mais do que qualquer outro selo do conglomerado e devido à quantidade de novos artistas nacionais e internacionais em seu catálogo, pôs todo o seu departamento de marketing para trabalhar e responder a esse desafio. Na primavera de 1969 ele inaugurou uma ousada e genial estratégia promocional que ficou conhecida como The Warner/Reprise Loss Leaders series.

Imagem 2.3)

Mo Ostin e o Rat Pack

Para quem não sabe (e não tem obrigação de saber), loss leader, líder de prejuízos em bom português, é uma já consagrada estratégia de preços para fazer crescer um negócio qualquer. É usada para aumentar vendas, fidelizar novos clientes e atrair de volta os antigos. Também é uma estratégia arriscada, pois aplicada de forma incorreta pode acarretar uma perda fantástica de dinheiro. Loss leader é o seguinte: você oferece um produto popular com um enorme desconto, mesmo sabendo que terá prejuízo. Mas ao oferecer essa pechincha, você vai atrair clientes ao seu negócio com a intenção de que eles comprem também outros produtos que não têm desconto. Se tudo der certo, as compras dos outros produtos vão gerar lucros suficientes para cobrir com vantagem o prejuízo.

Imagem 3 - Propaganda

Pois bem, voltando à primavera de 1969, qualquer um que abrisse uma revista ou jornal poderia dar de cara com um anúncio cuponado oferecendo um álbum duplo sampler com os lançamentos da Warner/Reprise que estavam chegando às lojas. Dois discos com 23 artistas diferentes pelo incrível preço de $2.00 (dois dólares). Não era uma coletânea de faixas manjadas, mas um apanhado de artistas novos e consagrados que estavam desovando suas novidades no mercado. E detalhe: esse sampler não era vendido em loja, mas apenas via correio. Você enviava dinheiro ou fazia um cheque de dois dólares para a Warner/Reprise e recebia na sua casa, sem despesas de correio, um álbum duplo luxuoso, capa gatefold, com várias páginas encartadas em seu miolo contando um pouco da história de cada artista representado naquele pacote.

interno de um dos lps da série

Texto interno de um dos LPs da série

O nome desse primeiro sampler: The 1969 Warner/Reprise Songbook. E a idéia, claro, é que ao lado de faixas de artistas consagrados como The Everly Brothers, Tiny Tim e Miriam Makeba, desfilassem outros mais novos, desconhecidos, e que a empresa temia que, sem um aperitivo generoso, ninguém se daria ao trabalho de conhecê-los, principalmente com o declínio e falta de interesse das rádios pelas antes famosas paradas Top 40 nas estações AM. Entre os desconhecidos desse Songbook estavam Jethro Tull, Family, Joni Mitchell, Pentangle e vários outros (a lista completa de alguns discos eu revelo mais para frente). E o texto de apresentação do álbum reforçava de forma brilhante seu propósito promocional e convidava o ouvinte a experimentar mais dos artistas oferecidos ali. Esses textos e a apresentação de cada artista a partir dos anos 70 seriam feitos por ninguém menos que o musicólogo Barry Hansen, o famoso Dr. Demento.

Imagem 1

O sucesso do Songbook foi enorme e logo foi seguido por outro sampler: The 1969 Warner/Reprise Record Show, ou Son of Songbook. A gravadora chegou a lançar de dois a quatro samplers por ano nos anos seguintes até invadir os anos 80. Alguns eram álbuns simples ($1.00), mas também havia os duplos ($2.00) e até triplos ($3.00). Os cupons para solicitar os álbuns da série Loss Leader também passaram a ser impressos nos envelopes internos dos discos, assim como a relação dos álbuns já lançados. Os artistas mainstream por conta do catálogo da Warner e os novos abrigados no leque de contratações da Reprise. E se pensarmos que na época um lançamento simples era vendido por volta de $5.00 e um duplo por volta de $10.00, a venda dos discos alavancados por esses samplers compensou com folgas os prejuízos que eles poderiam contabilizar.

Exemplo de envelope de disco cuponado

E aqui ainda cabe uma curiosidade: eu contei antes que a Warner/Reprise havia acrescentado ao seu catálogo os discos lançados por Frank Zappa em seus selos Bizarre e Straight. Pois em 1970 foi lançado um sampler só com artistas desses selos. Um disco que faz parte da discografia oficial do Zappa e que não foi vendido em loja (na verdade, foi lançado comercialmente na Austrália), mas apenas dentro da promoção Loss Leaders da Warner/Reprise. O nome dessa belezinha: Zappéd.

Anúncio para o sampler dos selos de Frank Zappa

Pra finalizar vou apresentar a seguiro conteúdo de sete samplers da série, lembrando que até o final foram lançados mais de 3 dezenas de álbuns. Se fosse me deter em cada um deles, a Consultoria do Rock teria que inaugurar mais um site para ter espaço suficiente.

The 1969 Warner / Reprise Songbook (1969)

A1 – Wild Man Fischer – Songs for Sale- 0:29
A2 – Jethro Tull – My Sunday Feeling – 3:38
A3 – The Pentangle – Sweet Child – 5:10
A4 – Van Morrison – Slim Slow Slider – 3:20
A5 – Family – Second Generation Woman – 3:19
A6 – Neil Young – I’ve Been Waiting for You – 2:30
A7 – Tom Northcott – Sunny Goodge Street – 3:15
B1 – Wild Man Fischer – Songs for Sale – 0:15
B2 – The Everly Brothers – T for Texas -3:25
B3 – The Everly Brothers – Lordof the Manor – 4:45
B4 – Van Dyke Parks – The All Golden – 3:12
B5 – Van Dyke Parks – Music for a Datsun Television Commercial – 0:58
B6 – Sal Valentino – Alligator Man – 2:37
B7 – The Beau Brummels – Deep Water – 2:29
B8 – Randy Newman – Davy the Fat Boy – 2:50
C1 – Tiny Tim – Mr. Tim Laughs – 0:25
C2 – The Mothers of Invention – The Voice of Cheese / The Mothers Play “Louie Louie” at the Royal Albert Hall / Our Bizarre Relationship – 4:13
C3 – The Mothers of Invention – The Air – 2:57
C4 – The Fugs – The Divine Toe (Part I) / Grope Need (Part I) / Tuli, Visited by the Ghost of Plotinus / More Grope Need (Grope Need-Part II) / Robinson Crusoe / The National Haiku Contest / The Divine Toe (Part II)- 3:02
C5 – The Fugs – Wide, Wide River – 2:47
C6 – Arlo Guthrie – The Pause of Mr. Claus – 7:50
D1 – Sweetwater – Why Oh Why – 3:00
D2 – Joni Mitchell – Nathan La Franeer – 3:13
D3 – Eric Andersen – So Good to Be WithYou – 3:08
D4 – The Electric Prunes – Finders Keepers – 3:00
D5 – The Kinks – Picture Book – 2:34
D6 – Jimi Hendrix – Red House – 3:45
D7 – Miriam Makeba – I Shall Be Released – 2:55

The 1969 Warner / Reprise Record Show (1969)

A1 – Neil Young – Cinnamon Girl – 2:58
A2 – Grateful Dead – Doin’ That Rag [Abridged] – 2:20
A3 – Geoff & Maria Muldaur – All Bowed Down – 2:42
A4 – The Everly Brothers – Empty Boxes – 2:40
A5 – Doug Kershaw – Son of a Louisiana Man – 2:14
A6 – David Blue – Atlanta Farewell [Abridged] – 1:47
A7 – Arlo Guthrie – Every Hand in the Land – 2:19
A8 – Blue Velvet Band – Weary Blues From Waitin’ – 3:02
B1 – Theodore Bikel – Piggies – 3:16
B2 – Joni Mitchell – My American Skirt [Recorded Live at Carnegie Hall] – 0:40
B3 – Joni Mitchell – The Fiddle and the Drum – 2:45
B4 – John Renbourn – Transfusion – 1:58
B5 – Bert Jansch – Poison – 3:13
B6 – The Pentangle – Once I Had a Sweetheart – 4:40
B7 – Joni Mitchell – Spoony’s Wonderful Adventure [Recorded Live at Carnegie Hall] – 0:40
B8 – Peter, Paul and Mary – Going to the Zoo – 3:09
C1 – Sweetwater – Day Song – 1:45
C2 – Louie Shelton – A Walk in the Country – 1:58
C3 – Lorraine Ellison – Stay With Me – 3:29
C4 – Van Dyke Parks – Music for Ice Capades T.V. Commercials – 2:00
C5 – Randy Newman – Yellow Man – 2:13
C6 – Pearls Before Swine – These Things Too – 3:24
C7 – Hamilton Camp – Star Spangled Bus – 2:34
C8 – Ella Fitzgerald – The Hunter Gets Captured by the Game – 2:55
D1 – The Fugs – Yodellin’ Yippie – 2:14
D2 – The Mothers of Invention – Electric Aunt Jemima – 1:58
D3 – Jethro Tull – Fat Man – 2:48
D4 – Mephistopheles – Take a Jet – 2:39
D5 – Jimi Hendrix – Stone Free – 3:33
D6 – The Kinks – Nothing to Say – 3:15
D7 – Fats Domino – Everybody’s Got Something to Hide Except Me and MyMonkey – 2:30

The Big BallThe Big Ball (1970)

A1 – The Fifth Avenue Band – Nice Folks – 2:25
A2 – John Sebastian – Red-Eye Express – 2:53
A3 – The Beach Boys – This Whole World – 1:55
A4 – Geoff & Maria Muldaur – New Orleans Hopscop Blues – 2:45
A5 – Arlo Guthrie – Coming In to Los Angeles – 3:08
A6 – Eric Andersen – I Wasthe Rebel, She Wasthe Cause – 2:34
A7 – Norman Greenbaum – Jubilee – 2:56
A8 – Savage Grace – Ivy – 4:00
B1 – Van Morrison – Caravan – 4:57
B2 – Fleetwood Mac – Oh Well – Parts1& 2 – 9:00
B3 – The Pentangle – Sally Go Round the Roses – 3:36
B4 – Jethro Tull – Nothing Is Easy – 4:20
B5 – Small Faces – Flying – 4:12
B6 – Family – No Mule’s Fool – 3:14
B7 – The Kinks – When I Turn Out the Living Room Light – 2:15
C1 – The Everly Brothers – I’m on My Way Home Again – 2:25
C2 – Tim Buckley – Happy Time – 3:15
C3 – Joni Mitchell – Big Yellow Taxi – 2:16
C4 – Neil Young – The Loner – 3:55
C5 – Gordon Lightfoot – Approaching Lavender – 2:56
C6 – Randy Newman – Mama Told Me Not to Come – 2:12
C7 – James Taylor – Fire and Rain – 3:20
C8 – Dion – Sit Down Old Friend – 3:22
D1 – Ed Sanders – The Iliad – 4:05
D2 – G.T.O.’s – Kansas & The GTO’s – 1:13
D3 – Captain Beefheart – Ella Guru – 2:23
D4 – G.T.O.’s – The Original GTO’s – 1:06
D5 – Mothers of Invention – WPLJ – 3:02
D6 – Wild Man Fischer – The Taster & the Story of the Taster – 2:55
D7 – Pearls Before Swine – Footnote – 1:16
D8 – Grateful Dead – Turn On Your Love Light (Abridged) – 6:30

Anúncio para o sampler dos selos de Frank ZappaZappéd (1970)

A1 – Alice Cooper – Titanic Overture – 1:09
A2 – Captain Beefheart & His Magic Band – The Blimp (Mousetrapreplica) – 2:04
A3 – Judy Henske & Jerry Yester – St. Nicholas Hall – 3:35
A4 – Tim Buckley – I Must Have Been Blind – 3:40
A5 – Wild Man Fischer – Merry-Go-Round – 1:56
A6 – Alice Cooper – Refrigerator Heaven – 2:17
A7 – Tim Dawe – Little Boy Blue – 2:15
A8 – Lord Buckley – Governor Slugwell – 5:02
B1 – Jeff Simmons – Lucille Has Messed My Mind Up – 3:14
B2 – Captain Beefheart & His Magic Band – Old Fartat Play – 1:54
B3 – The Mothers of Invention – – Holiday in Berlin, Full Blown – 6:27
B4 – G.T.O.’s – Do Me in Onceand I’ll Be Sad, Do Me in Twice and I’ll Know Better (Circular Circulation) – 2:19
B5 – Frank Zappa – Willie the Pimp – 9:25

Non-DairyCreamer (1971)

A1 – Little Feat – Snakes on Everything – 3:04
A2 – Rosebud – Panama – 3:02
A3 – Peter Green – Hidden Depth – 4:58
A4 – Curved Air – It Happened Today – 4:55
A5 – Tony Joe White – Five Summers for Jimmy – 3:44
B1 – John & Beverley Martyn – Primrose Hill – 2:53
B2 – Ohio Knox – Pound or My Dog Dad for Robert Downy (A Prince) – 3:00
B3 – Jeffrey Cain – Mr. Governor – 2:38
B4 – Zephyr – Going Back to Colorado – 2:48
B5 – Ron Nagle – Family Style – 2:40
B6 – Brownsville Station – Rumble – 3:07

ApetizersAppetizers (1973)

A1 – Little Feat – Dixie Chicken – 3:55
A2 – Arlo Guthrie – Lovesick Blues – 2:33
A3 – Bert Jansch – The First Time Ever I SawYour Face – 2:59
A4 – Linda Lewis – Rock-a-Doodle-Doo – 3:21
A5 – Paul Butterfield – Baby Please Don’t Go – 3:28
A6 – Seals & Crofts – Jessica – 2:53
A7 – Van Morrison – Warm Love – 3:22
B1 – Faces – Borstal Boys – 2:53
B2 – Todd Rundgren – Is It MyName? – 3:50
B3 – Fanny – All Mine – 3:23
B4 – Alice Cooper – Billion Dollar Babies – 3:39
B5 – John Cale – Paris 1919 – 4:03
B6 – Procol Harum – Toujours L’Amour – 3:31
C1 – The Incredible String Band – Second Fiddle – 2:23
C2 – Steeleye Span – One Misty Moisty Morning – 3:24
C3 – The Doobie Brothers – Dark EyedCajunWoman – 4:12
C4 – Wet Willie – Airport – 3:30
C5 – T. Rex – Born to Boogie – 2:03
C6 – DeepPurple – I’m Alone – 3:04
C7 – Lorraine Ellison – Many Rivers to Cross – 3:08
D1 – Martin Mull – Licks Off of Records – 2:59
D2 – William Truckaway – Roller Derby Starr – 3:45
D3 – Flo& Eddie – Another Pop Star’s Life – 3:44
D4 – Seatrain – Bloodshot Eyes – 2:58
D5 – The Beach Boys – Susie Cincinnati – 3:04
D6 – Foghat – What a Shame – 3:54

The ForceThe Force (1975)

A1 – Leo Sayer – Long Tall Glasses – 3:05
A2 – Jethro Tull – Bungle in the Jungle – 3:34
A3 – Kenny Rankin – In the Name of Love – 3:22
A4 – Fleetwood Mac – Silver Heels – 3:25
A5 – PercySledge – I’ll Be Your Everything – 3:19
A6 – Graham Central Station – Feel the Need – 3:53
B1 – Trapeze – Turn It On – 5:12
B2 – Foghat – Rock and Roll Outlaw – 3:48
B3 – Montrose – I Got the Fire – 3:06
B4 – Utopia – Freedom Fighters – 4:01
B5 – Brave Belt – Goodbye, Soul Shy – 3:45
B6 – Deep Purple – Stormbringer – 4:03
C1 – The Marshall Tucker Band – This Ol’  Cowboy – 6:42
C2 – John Sebastian – Wild About MyLovin’ – 3:02
C3 – Debbie Dawn – Hands – 3:09
C4 – Maria Muldaur – It Ain’t the Meat (It’s the Motion) – 2:58
C5 – Jan & Dean – Laurel and Hardy – 2:44
C6 – Mike McGear – Norton – 2:35
D1 – The Doobie Brothers – Black Water – 4:17
D2 – Ron Wood – I Can Feel the Fire – 4:52
D3 – Tower of Power – Only So Much Oil in the Ground – 3:00
D4 – Gregg Allman – Double Cross – 4:26
D5 – Van Morrison – ComfortYou – 4:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.