Slade – Play It Loud [1970]

Slade – Play It Loud [1970]

Por Daniel Benedetti

Em 1964, o baterista Don Powell e o guitarrista Dave Hill faziam parte de um grupo chamado Vendors. Atuando constantemente no circuito de clubes noturnos, o conjunto também gravou um EP de quatro faixas. Na mesma época, Noddy Holder tocava guitarra e contribuía com os vocais na Steve Brett & the Mavericks. Pertencendo à Columbia Records, a banda lançou três singles em 1965.

O Vendors mudou de nome e, como ‘N Betweens, ganhou maior reconhecimento e começou a fazer shows com artistas como Hollies, Yardbirds, Georgie Fame e Spencer Davis.

O Mavericks e o ‘N Betweens estavam a caminho de shows diferentes na Alemanha quando se encontraram em uma balsa em 1965. Powell e Hill perguntaram a Holder se ele estaria interessado em ingressar no The ‘N Betweens, mas Holder recusou. Posteriormente, de volta à sua cidade natal, Wolverhampton, os músicos se encontraram novamente e desta vez Holder concordou em se juntar ao grupo. Jim Lea, cuja formação musical e fortes habilidades no baixo foram consideradas uma vantagem, já havia sido recrutado. Lea, que também tocava piano e violino, estava na Staffordshire Youth Orchestra.

Jim Lea

Em 1966, esta nova versão do ‘N Betweens gravou um single promocional da faixa “Security”, de Otis Redding, e uma canção de sua autoria, “Evil Witchman”, lançada pela Highland Records. Entre 1966 e 1967, a performance da banda centrou-se nos estilos R&B e Tamla Motown, enquanto o talento e o carisma de Noddy começaram a trazer foco à banda.

Durante 1967, a banda gravou a faixa “Delighted to See You”. Embora o grupo não tenha gravado novamente por cerca de dois anos, eles construíram uma reputação respeitável no circuito ao vivo.

Um promotor local, Roger Allen, viu o grupo em 1969 e alertou o chefe de recrutamento da Philips Records, Jack Baverstock. O grupo passou uma semana no estúdio Philips, em Stanhope Place, gravando um álbum, após o qual Baverstock se ofereceu para ‘fechar’ o grupo com a Fontana Records se eles mudassem de nome e obtivessem uma administração com sede em Londres. A banda estava inicialmente hesitante por causa da reputação adquirida como ‘N Betweens’, mas acabou concordando com “Ambrose Slade”, um nome inspirado pela secretária de Baverstock, que batizou sua bolsa de Ambrose e seus sapatos de Slade. Baverstock também ofereceu ao grupo um manager, John Gunnel.

O álbum de estreia da banda, Beginnings, lançado em meados de 1969, foi um fracasso comercial, assim como o single instrumental “Genesis” e o single seguinte “Wild Winds Are Blowing”.

Enquanto o álbum estava sendo gravado, a banda recebeu a visita de Gunnel e de seu parceiro de negócios, o baixista do Animals, Chas Chandler. Chandler ficou impressionado com o que ouviu no estúdio e, após ver a banda ao vivo no dia seguinte, ofereceu-se para gerenciá-los. Como Chandler tinha experiência gerencial anterior com Jimi Hendrix, o grupo aceitou. Em 1970, a banda encurtou seu nome para Slade e lançou um novo single, um cover de “Shape of Things to Come” que, apesar de uma apresentação no popular programa musical Top of the Pops do Reino Unido, não repercutiu nas paradas de sucesso.

Noddy

Além disso, por sugestão de Chandler, a banda concluiu que deveria projetar uma imagem skinhead no esforço de gerar interesse junto ao público. Tanto o guitarrista Dave Hill quanto o baixista Jim Lea ficaram bem insatisfeitos com a imagem revisada, mas a banda concordou em tentar a ideia e adotou botas Dr Marten, suspensórios, cabelo curto e postura agressiva de “bovver boy”.

Chandler transferiu o Slade para a Polydor Records, acreditando que uma gravadora de alto perfil aumentaria as vendas. Letras foram adicionadas ao instrumental de “Genesis”, retirada do álbum de estreia da banda, sendo o resultado lançado como “Know Who You Are”, mas, novamente, o single falhou em causar qualquer impressão nas paradas do Reino Unido. A banda continuou gravando músicas para seu próximo álbum, com Chandler assumindo a responsabilidade pela produção do grupo. Para o álbum, grande parte do material era de composições próprias.

Destaca-se o baixo de Jim Lea como o instrumento central de Play It Loud e boa parte das virtudes do trabalho estão concentradas na atuação do baixista. A introdução de “Raven” é uma boa amostra. Os Beatles são uma influência óbvia, evidenciada em “Dapple Rose”, enquanto faixas mais pesadas e diretas são ouvidas em canções como “I Remember” e na excelente “Sweet Box”.

O álbum traz uma mescla de uma sonoridade dos anos 1960, especialmente dos Beatles, sendo fundida a uma abordagem mais agressiva, especialmente o então nascente Hard Rock. Outro destaque são as inegáveis habilidades vocais de Noddy Holder. Play It Loud foi lançado em 28 de novembro de 1970 e também foi um fracasso comercial. Logo depois, a banda decidiu abandonar sua imagem skinhead e alcançaria o sucesso comercial com seu single de meados de 1971 “Get Down and Get with It”.

Mais tarde, em 1973, o álbum alcançaria sucesso comercial no Canadá depois de ser lançado naquele país, pela Polydor, alcançando a posição 40. Com a banda conseguindo enorme sucesso comercial durante a década de 1970, Play It Loud começou a vender mais e ter suas qualidades reconhecidas.

Faixas:

  1. Raven
  2. See Us Here
  3. Dapple Rose
  4. Could I
  5. One Way Hotel
  6. The Shape of Things to Come
  7. Know Who You Are
  8. I Remember
  9. Pouk Hill
  10. Angelina
  11. Dirty Joker
  12. Sweet Box

2 comentários sobre “Slade – Play It Loud [1970]

  1. Muito legal recuperar o começo da carreira do Slade. A maioria das pessoas só conhece a banda do Alive! em diante, mas as sementes estão lançadas nos dois primeiros discos. Acho o Jim Lea um músico um tanto subestimado, um baixista extremamente talentoso que sabia como poucos usar os pedais de distorção no instrumento – e como esquecer de sua capacidade de violinista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.