Mindmaze – Mask of Lies [2013]

Mindmaze – Mask of Lies [2013]

Por Ulisses Macedo

Formado em 2004 pelos irmãos Sarah e Jeff Teets (vocal e guitarras/teclado, respectivamente), o MindMaze só estreou de fato com o empolgante Mask of Lies em 2013. O registro é formado de várias composições de quando o quarteto ainda se chamava Necromance, e o tempo fez questão de torná-las bem maduras, fazendo o grupo soar veterano. É o caso da fantástica abertura com “Never Look Back” e “Breaking the Chains“, mostrando um Metal tradicional com flertes de Power Metal, além de um excelente senso melódico. A jovem Sarah mostra bom domínio da voz e sabe quando precisa ser mais calma ou mais assertiva, embora ainda haja bastante espaço para melhoras. Sua voz demonstra a confiança necessária para acompanhar o talento do irmão na guitarra: a instrumental “Cosmic Overture” mostra que ele não está para brincadeiras, valendo-se do violão, da guitarra e do teclado. Vale lembrar que é dele o crédito de produtor do álbum, que é independente e teve financiamento dos fãs pelo Kickstarter.

Sarah e Jeff ao vivo
Sarah e Jeff ao vivo

Mas não me esquecerei da sessão rítmica, que não está lá só para enfeitar. Kalin Schweizerhof veio junto desde o Necromance, fazendo um ótimo (mas não espetacular) trabalho na bateria. Já Rich Pasqualone foi efetivado no meio do período de gravação, enquanto John Gaffney (do Sinister Realm) fazia a sua metade do trabalho. Honestamente, eu percebi pouca diferença entre os dois, já que a mixagem esconde um pouco o instrumento e o limita à um paredão de graves, com ocasionais linhas bem feitas, caso o ouvinte preste atenção, como em “Fading Skies”.

Um ótimo exemplo do grupo trabalhando em conjunto é na “já-nasceu-clássica” “This Holy War“, uma das composições criadas especialmente para o debut e que mostra um lado bem progressivo, evidenciado influências de Dream Theater e Symphony X. Ela começa relativamente calma, mas vai ficando cada vez mais rápida, com ótimos riffs e solos e o pedal duplo que depois que começa, não para. Outra canção épica, “Dark City (Dreaming This Life)“, baseada no filme Cidade das Sombras, é um colosso de 11 minutos alternando momentos mais controlados com outras porradarias, mostrando numa faixa só tudo o que o quarteto tem de melhor. Esse lado progressivo não é surpresa: a banda é conhecida por executar covers de Rush em apresentações ao vivo.

Jeff, Sarah
Jeff Teets, Sarah Teets, Rick Pasqualone e Kalin Schweizerhof

 

Tracklist:

1. Never Look Back

2. Breaking the Chains

3. This Holy War

4. Cosmic Overture

5. Fading Skies

6. Mask of Lies

7. Dark City (Dreaming This Life)

8. Remember

9. Destiny Calls

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.