DVD: Pearl Jam – Live in Texas [2010]

DVD: Pearl Jam – Live in Texas [2010]
Por Micael Machado
Já há algum tempo a gravadora Coqueiro Verde vem prestando um inestimável serviço aos fãs de música do Brasil, ao lançar no mercado CDs e DVDs “não oficiais” com apresentações ao vivo de importantes nomes da música mundial, geralmente em programas especiais de televisões gringas, ou naqueles festivais transmitidos somente pela internet. Do vasto catálogo lançado até aqui, poucas foram as bolas fora entre os títulos escolhidos.
Um grande acerto do pessoal da gravadora é este Live in Texas, dos ícones do grunge Pearl Jam. Gravado numa apresentação para o programa americano Austin City Limits, em outubro de 2009, o registro captura o grupo no início da tour de promoção do álbum Backspacer, lançado em setembro daquele ano. No ambiente controlado e mais clean dos estúdios da TV, para uma plateia que se comporta de modo bastante diferente dos fãs nos shows usuais da banda, o quinteto (aqui acrescido, como nos últimos anos, do tecladista Kenneth “Boom” Gaspar) aparece um pouco mais contido, mas nem por isso menos excelente.

Mike McCready, Jeff Ament, Eddie Vedder, Stone Gossard, Matt Cameron.
O DVD inicia com seis canções do então novo disco, em sequência. Praticamente apresentadas ao vivo pela primeira vez, as músicas mostram-se fortes ao vivo, assim como no álbum, e o grupo, como é usual, permite-se ousar nos arranjos, como na presença de um quarteto de cordas que abrilhanta “Just Breathe” e “The End” (e que também é destaque mais à frente na versão acústica de “Lukin”).
Depois de Backspacer ter sido introduzido, vem “Army Reserve”, do álbum Pearl Jam (o popular “disco do abacate”, de 2006), para então começar o mergulho no passado da banda, com “Do the Evolution” abrindo a máquina do tempo e nos levando de volta a 1998 e ao álbum Yield. A viagem ao passado continua quase sem escalas, até encerrar em uma exuberante versão para “Porch”, do disco de estreia, Ten, quase tão boa quanto a presente em Unplugged MTV (1992).
Pearl Jam, ao vivo no Texas
De diferente dos outros DVDs do Pearl Jam, uma maior presença de solos por parte do guitarrista Stone Gossard (que aparece com um cabelão que o afasta bastante do visual nerd que ele manteve por anos), algumas falhas na voz de Eddie Vedder (daquele tipo que você só encontra em DVDs como esses, sem a super pós-produção feita nos lançamentos oficiais), as quais, apesar de bastante perceptíveis, não chegam a comprometer, e a presença do músico Ben Harper fazendo um brilhante trabalho na steel guitar durante a execução de “Red Mosquito” (apesar dos grosseiros e inacreditáveis cortes de partes da canção, também do tipo que você só encontra em lançamentos não-oficiais como esse… neste vídeo a canção está completa, mas no DVD falta a parte que vai de “I was bitten” até “He was just paying me”, além de ser notável mesmo no site YouTube a falta de parte do solo de Ben Harper).
Poster da apresentação do Pearl Jam, que originou o DVD
Live In Texas é uma preciosa oportunidade para que os fãs do grupo confiram com imagens como soam as canções de Backspacer ao vivo (já que o áudio de algumas já estava disponível em outros locais, como no ao vivo Live on Ten Legs), mas também é um imperdível registro do Pearl Jam em um ambiente mais intimista e próximo ao público do que o dos grandes shows que normalmente executam. Vale a aquisição, com certeza.
“Did I say that I need you? Did I say that I want you?”
Track list:
1. Just Breathe 
2. The End 
3. The Fixer 
4. Johnny Guitar 
5. Amongst The Waves 
6. Untought Known 
7. Army Reserve 
8. Do The Evolution 
9. Lukin 
10. Red Mosquito 
11. Inside Job 
12. Porch

Um comentário em “DVD: Pearl Jam – Live in Texas [2010]

  1. A Coqueiro verde realmente tem feito um belo trabalho de lançamento de DVD. Concentrando-se nesse do Pearl Jam, é outra banda que fz anos que parei de ouvir (e tb não me animo mais a ouvir). Mas o repertorio é bem interessante.

    Boins tempos que Eddie Vedder dava seus moshs na plateia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.