Notícias da Semana {12 a 18 de outubro}

Mark Farner’s American Band anuncia turnê pelo Brasil em maio de 2026
O vocalista e guitarrista Mark Farner, ex-integrante do Grand Funk Railroad, retorna ao Brasil em maio de 2026 com sua banda para uma série de seis apresentações que prometem reviver grandes clássicos do rock setentista. A turnê da Mark Farner’s American Band começa no dia 20 em Porto Alegre e segue por Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. O repertório deve incluir os grandes sucessos da carreira do Grand Funk Railroad, além de faixas menos óbvias do riquíssimo catálogo da banda. A banda de apoio conta com músicos experientes que acompanham Farner há anos, garantindo uma performance fiel e energética.
Os ingressos estão disponíveis com valores entre R$200 e R$1.700, incluindo opções de meia-entrada solidária mediante doação de alimento. A classificação etária varia entre 16 e 18 anos, dependendo da cidade. Os shows são organizados pela Estética Torta e os ingressos podem ser adquiridos pelo Clube do Ingresso.
Porto Alegre (20/05, 19h, Teatro AMRIGS)
Curitiba (21/05, 19h, Tork n’ Roll)
São Paulo (23/05, 17h30, Carioca Club)
Belo Horizonte (24/05, 17h30, Mister Rock)
Brasília (26/05, 19h30, Toinha Brasil Show)
Rio de Janeiro (27/05, 19h, Teatro Clara Nunes)
Mark Farner
Natural de Flint, Michigan, Mark Farner é um dos fundadores e o principal compositor do Grand Funk Railroad, um dos nomes mais emblemáticos do rock n’ roll norte americano da década de 1970. Com uma sonoridade de misturava hard rock, soul e blues, a banda se destacou por sua energia ao vivo e por rivalizar em popularidade com titãs como Led Zeppelin. Após deixar o Grand Funk em 1998 por divergências criativas, Farner seguiu carreira solo e passou a incorporar temas espirituais em suas composições, refletindo sua conversão ao cristianismo nos anos 1980. Além da música, ele se engajou em causas sociais e mantém uma postura ativa em defesa de veteranos de guerra e agricultores. Aos 76 anos, continua em atividade com a Mark Farner’s American Band, levando aos palcos a mesma intensidade que marcou sua trajetória desde os anos 1960.
Forbidden, Vio-Lence e Venom Inc. unem forças em turnê sul-americana!
A produtora Dark Dimensions orgulhosamente anuncia uma turnê inédita pela América do Sul que reunirá em 2026 três nomes importantíssimos do metal e do thrash metal mundial: Forbidden, Vio-Lence e Venom Inc. Serão cinco datas confirmadas em países-chave da região, passando por Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Essa turnê promete trazer intensas apresentações, repertórios que atravessam décadas e a oportunidade única de ver três monstros consagrados compartilhando o mesmo palco.
03/02 – Capital Music, Bogotá, Colômbia
04/02 – CC Teatro Leguia, Lima, Peru
06/02 – Coliseo, Santiago, Chile
07/02 – Arena Sur, Buenos Aires, Argentina
08/02 – Burning House, São Paulo/SP
Formada no berço do thrash da Bay Area, Forbidden vive um de seus momentos mais importantes desde a sua fundação. Após uma reformulação na formação e dez anos de hiato sem lançar material inédito, a banda já vem apresentando novas composições em 2025. Recentemente, foram lançados os singles “Divided By Zero” e “Mutually Assured Dysfunction”, que antecipam o próximo álbum de estúdio — o primeiro dessa nova fase e sucessor de Omega Wave (2010). O grupo atualmente é formado por Craig Locicero (guitarra), Matt Camacho (baixo), Norman Skinner (vocais), Chris Kontos (bateria, ex-Machine Head) e Daniel “Chewy” Mongrain (guitarra, VoiVod). Uma trajetória que começou com clássicos como Forbidden Evil (1988) e Twisted Into Form (1990) segue agora renovada, com um futuro promissor no horizonte. A primeira apresentação da banda no Brasil, em 2024, foi avassaladora, e o grupo promete superar as expectativas do público nesta nova passagem.
A também icônica Vio-Lence, surgida em 1985 na Bay Area, prepara sua nova fase com line-up renovado para a turnê “Oppressing The Masses”, celebrando os 35 anos do álbum homônimo. A atual formação reúne Sean Killian (vocal, único membro original remanescente), o retorno de Ira Black (guitarra, ex-Vicious Rumors, ex-Heathen), além dos novos integrantes Claudeous Creamer (guitarra, Possessed), Jeff Salgado (baixo, Psychosomatic) e Nick Souza (bateria, Hatriot) — este último filho de Steve “Zetro” Souza (ex-Exodus, ex-Hatriot). A novidade dá continuidade a uma trajetória que inclui clássicos como Eternal Nightmare (1988), o excepcional ” (1990) e o mais recente EP Let The World Burn (2022), que marcou o retorno da banda ao estúdio após quase três décadas.
Representando o metal britânico, o Venom Inc. chega com sua sonoridade crua e direta, mantendo vivo o legado do Venom que ajudou a moldar o metal nos anos 80. Formada em 2015, a banda lançou em 2017 seu álbum de estreia Avé, seguido por There’s Only Black (2022). Atualmente, o trio trabalha em novas composições que devem compor o terceiro disco de estúdio, previsto para 2026. A formação atual conta com Tony “Demolition Man” Dolan (vocal/baixo), Curran “Beleth” Murphy (guitarra) e Marc “JXN” Jackson (bateria), mantendo o espírito visceral que fez do Venom Inc. uma das forças mais relevantes do metal mundial.
Ingressos online para o show de São Paulo já estão disponíveis via DDTickets, por meio do site www.ddtickets.com.br. Não perca a chance de testemunhar essa reunião histórica do metal sob a assinatura da Dark Dimensions e assessoria da JZ Press.
SERVIÇO: Forbidden, Vio-Lence e Venom Inc. em São Paulo
Data: 8 de fevereiro de 2026 (domingo)
Local: Avenida Santa Marina, 247, Água Branca – São Paulo/SP – 05036000
Produção: Dark Dimensions
Assessoria: JZ Press
Abertura da casa: 14h
Início do Evento: 15h
Classificação: +18 anos
Ingressos online (*)
(*) Ingressos promocionais mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento.
Meia entrada, levar documentação que comprove o direito.
Valores sujeitos a alteração conforme virada de lote.
Ponto físico (sem taxa de serviço – pagamento em dinheiro):
Animal Records – Galeria do Rock/SP
Links relacionados:
Ava Toton lança novo single “DECAY” com participação de Ace Arze Freeman
A jovem prodígio da guitarra e compositora Ava Toton faz um retorno marcante com seu novo single “DECAY”, que conta com a participação do baterista Ace Arze Freeman. A faixa marca uma nova era para Ava, após se afastar de um turbulento projeto de “supergrupo” que quase interrompeu sua carreira musical. “DECAY” é um lançamento catártico — tanto musical quanto pessoalmente. Impulsionada pelos riffs afiados de Ava e pela bateria poderosa de Ace, a faixa canaliza a intensidade bruta do rock moderno, ao mesmo tempo em que mostra as habilidades refinadas de composição e produção de Ava, desenvolvidas ao longo de mais de uma década.
O single chega antes do próximo lançamento de Ava, “Phoenix”, uma canção que ela coescreveu originalmente com membros da banda Black Seraphim. Após assistir a estreia da versão da banda em uma transmissão ao vivo, Ava percebeu que precisava lançar sua própria visão de “Phoenix” para garantir que sua arte e reputação como compositora fossem plenamente representadas. Ava e Ace não são estranhos em trabalhar juntos. Anteriormente conhecidos como Alpha Z, o duo já havia dividido palco e estúdio, mas “DECAY” marca sua colaboração mais impactante até agora. Embora atualmente não estejam ligados a nenhum nome de banda ou acordo formal, Ava e Ace mantêm a porta aberta para futuros projetos conjuntos.
Com apenas 16 anos, Ava Toton já construiu uma reputação como guitarrista e compositora destemida, com sensibilidade tanto para riffs pesados quanto para narrativas profundas. Sua música se apoia em bases de rock e metal, mas reflete uma maturidade muito além de sua idade. Com “DECAY” e “Phoenix” a caminho, Ava está recuperando sua voz e preparando o terreno para um novo capítulo poderoso. Antes de cofundar sua atual banda Cataclysmic com o colaborador Derek Romero, Ava lançou de forma independente dois EPs (A.V.A. e Charm School Dropout) e singles como “Embers” e “Like A Girl.” O Cataclysmic lançou seu single de estreia “Death is Just a Doorway” em julho de 2025. Com “DECAY” e futuros projetos, Ava está assumindo de vez seu papel como produtora e artista, entregando um som mais sombrio e evoluído que reflete sua verdadeira visão. Essa nova identidade musical moldará tanto seu trabalho solo quanto o material futuro do Cataclysmic.
“DECAY”
Abrahones Lança Álbum Central dos Desejos
Você chegou na Central dos Desejos, pode jogar a toalha. Não há para onde correr. A onipresença e a inevitabilidade da internet e das redes sociais são os temas de conversas em todo o lugar. Aquele cardápio, ao mesmo tempo infinito e personalizado, de opções não só de comidas mas também de estilo de vida, que nos empareda e nos faz correr como ratos de laboratório. Fazendo a roda girar e sem sair do lugar. Central dos Desejos é um álbum de canções em rock and roll e afins, onde Abrahones coloca pra fora toda a angústia de quem tenta viver uma vida leve em meio ao peso amplificado do sistema capitalista turbinado pela internet.
“Central dos Desejos”, a canção de trabalho, é um rock clássico, a la Black Crowes, que resume um pouco o tema do disco, com uma pitada de deboche. Backing vocals femininos de Laura Zandonadi e Bia Grieco, além do baixo de Felipe Fuscaldo e da guitarra solo de Hugo Rosas elevam a canção ainda mais. Ouça o álbum.
Abrahones: Meu ar é a música
Vocalista, guitarrista e compositor niteroiense, Abrahones começou a tocar violão aos 13 anos de idade. Sua paixão pela música teve início ainda na infância, quando assistiu ao show do beatle Paul McCartney no Maracanã e encontrou na icônica banda inglesa uma de suas principais referências. Formado em medicina, profissão que exerce paralelamente aos talentos musicais, Abrahones é um cronista do cotidiano e faz de suas canções um processo terapêutico, um diário de experiências pessoais e de sua relação com o mundo. Através de suas incessantes composições em português e inglês, o artista mostra uma sonoridade visceral calcada no rock clássico dos anos 1960 e 1970, somada ao alternativo grunge dos anos 1990. Sua versatilidade mistura ainda outros estilos como reggae, folk e surf music.
Com quatro álbuns lançados de forma independente (O Astronauta, de 2014, Abrahones, de 2016, Desquadrato, de 2017 e Running Wild, de 2019) e três EP’s (Outro Lugar e Death to Robots, de 2020 e The Night de 2021), todos produzidos em parceria com o amigo e músico Bronze, o médico-compositor faz de seu processo artístico uma fonte inesgotável de criatividade e prazer. “Musicalmente, o rock é a minha forma preferida, na qual expresso amor, raiva, ternura, inconformismo, gratidão e tudo que fervilha em mim. Mas, não consigo me restringir a um estilo, pois não acredito que ninguém é ou deva ser uma coisa só, como um produto em uma prateleira. Tem dias que dá vontade de gritar, em outros de sussurrar… daí vem o folk, reggae, blues, baião. Meu ar é a música“, descreve o artista.
Desde 2016, Abrahones carrega junto ao seu nome a banda Os Incuráveis, ao lado de Yuri Siqueira na bateria, Edvaldo Santos no baixo e Luis Felipe Sá na guitarra, companheiros de palco que traduzem ao vivo o seu som temperado por influências de Neil Young, Pearl Jam, Tom Petty, The Beatles, Wilco, Ben Harper, Rolling Stones, Raul Seixas, Barão Vermelho, Bob Dylan, Jack Johnson, Rita Lee… Sua discografia está disponível em formato físico e nas principais plataformas digitais. Algumas canções ganharam ainda videoclipes que podem ser assistidos no youtube.
Contatos e redes sociais
Facebook
Instagram
Youtube
Instagram
LEPROSY: ‘Brasil Tour 2025’ desembarca em São Paulo para duas apresentações neste fim de semana
O LEPROSY, um dos nomes proeminentes do Death Metal goiano, dá continuidade à ‘Brasil Tour 2025’, focada na divulgação de seu mais recente álbum, “Reborn In Yourself”. Neste fim de semana, o grupo desembarca no estado de São Paulo para duas apresentações importantes nas cidades de Várzea Paulista, no sábado (18/10), e Mogi Guaçu, no domingo (19/10).
Apresentação em Várzea Paulista
A primeira performance acontece no sábado, 18 de outubro, no Bar’Phomet (@barphomet_). O evento, intitulado “Varzea ‘Death’vastation II”, terá início às 18h e contará com a participação do lendário Oligarquia. Confira abaixo o cartaz e serviço completo para mais informações:
https://sanguefrioproducoes.com/upload/imagens/mediaset/GLADIO_TEMPUS_LEPROSY_Varzea_Paulista.jpg
SERVIÇO:
Show: LEPROSY no “Varzea ‘Death’vastation II”
Local: Bar’Phomet
Endereço: Rua Pacaembu, nº 620, Jardim Paulista – Várzea Paulista/SP
Data: 18/10/2025 (sábado)
Horário: 18 horas
Entrada: R$ 15,00 (antecipados via PIX – chave celular: 11994707727 – Juliano Honorio) | R$ 20,00 na hora
Mais informações: @barphomet_
Nota: Conforme informado, o Gladio Tempus, previamente anunciado nos cartazes, cancelou sua participação e não se apresentará.
Apresentação em Mogi Guaçu
No domingo, 19 de outubro, o LEPROSY segue para Mogi Guaçu, onde será uma das atrações principais do ‘Guaçu Metal Fest’. O evento será realizado no O Profeta Pub (@profetapub) a partir das 17h e também contará com os shows dos grupos Vulture, Head Krusher e Bastard God. Confira abaixo o cartaz e serviço completo para mais informações:
https://sanguefrioproducoes.com/upload/imagens/mediaset/LEPROSY_Guacu_Metal_Fest.jpg
SERVIÇO:
Show: LEPROSY no ‘Guaçu Metal Fest’
Local: O Profeta Pub
Endereço: João da Rocha Franco, nº 39, Centro – Mogi Guaçu/SP
Data: 19/10/2025 (sábado)
Horário: 18 horas
Entrada: R$ 25,00 (antecipados via PIX – chave celular: (19) 9 9523-3650) | R$ 30,00 na hora
Mais informações: @profetapub
A ‘Brasil Tour 2025’ tem sido um marco na trajetória do LEPROSY, consolidando o material de “Reborn In Yourself” junto ao público. Para mais informações sobre a turnê e o trabalho do grupo, acompanhe suas redes sociais oficiais.
Divulgação e Merchandising Oficial
Paralelamente à turnê, o LEPROSY continua a promover o álbum “Reborn In Yourself”, lançado em 2025 e que consolidou a posição do grupo na cena nacional. O material está disponível em formato físico e em combos especiais. Além disso, a banda oferece uma camiseta beneficente em prol da causa animal.
CD Físico “Reborn In Yourself”:R$ 30,00 (+ frete)
Combo (CD + Camiseta):R$ 100,00 (+ frete)
Camiseta Beneficente “Adote Um Animal de Rua”:Consulte o valor. Renda revertida para a causa animal.
Para adquirir qualquer item, entre em contato pelos canais oficiais:
Instagram:https://www.instagram.com/leprosy_br/(via mensagem direta)
WhatsApp:(62) 98574-0553 (Rinaldo Macedo)
Facebook:https://www.facebook.com/profile.php?id=100063630188102
https://sanguefrioproducoes.com/upload/imagens/mediaset/LEPROSY_Camisetas_Adote_Pre.jpg
Para ouvir o álbum “Reborn In Yourself” nas principais plataformas de streaming, acesse: https://li.sten.to/LEPROSY_Reborn_In_Yourself
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100063630188102
https://www.instagram.com/leprosy_br/
https://li.sten.to/LEPROSY
Fonte: SFP – Press & PR
Lobão inicia nova fase da carreira com show no Teatro Bradesco, em São Paulo, com seu power-trio
A nova turnê de Lobão, ícone do rock brasileiro, terá início no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 19 de dezembro. Em formato de power-trio, Lobão apresentará grandes clássicos de sua carreira e músicas novas ao lado do baterista/vocalista de apoio Willian Paiva e do baixista/vocalista de apoio Guto Passos.
Um dos destaques da noite será a música “Canções de um Novo Show”, que, após mais de trinta anos, retoma a parceria de Lobão com Bernardo Vilhena, co-autor de clássicos como “O Rock Errou”, “Vida Bandida” e “Vida Louca Vida”. Até o momento, a canção é o único single de Vale da Estranheza, que será o primeiro disco de inéditas do compositor desde O Rigor e a Misericórdia, de 2016, e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.
O show marca o início do próximo ciclo da carreira de Lobão, que será justamente focado na divulgação de seu próximo álbum. Segundo o compositor, o trabalho busca pavimentar o caminho para uma nova era: “temos de imprimir um fundo musical da nossa época e deixar pra trás essa coisa de tributos, comemorações, flashbacks, achar que o melhor já passou. Não, o melhor está por vir e o presente tem que ser a manufatura disso”, afirma.
Mesmo com a grande procura, ainda há ingressos disponíveis no site da Uhuu. Os preços variam entre R$60 e R$100, com parcelamento até 12x disponível.
Serviço
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Local: Teatro Bradesco
Endereço: Rua Palestra Itália, 500, Perdizes – São Paulo/SP
Horário: 21h
Ingressos: a partir de R$60
Venda online: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/lobao-power-trio-2025-14895
Lobão
Uma das figuras mais icônicas do rock brasileiro, Lobão começou sua carreira ainda nos anos 1970, como baterista da banda de rock progressivo Vímana. Antes de ingressar em carreira solo, integrou a primeira formação da Blitz, também como baterista.
Seu trabalho como compositor nos anos 1980 rendeu alguns dos maiores hits da história do rock nacional, como “Me Chama”, “Radio Blá (Blá… Blá… Blá… Eu Te Amo”, “Vida Bandida” e “Corações Psicodélicos”.
Nas décadas seguintes, a trajetória artística de Lobão foi marcada pela inquietude, com álbuns que apresentam diferentes influências e facetas distintas de sua personalidade musical. Seu trabalho de estúdio mais recente é O Rigor e a Misericórdia, lançado em 2016, no qual produziu e tocou todos os instrumentos. O sucessor será Vale da Estranheza, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026.
Além de músico, Lobão também é um escritor aclamado que soma cinco livros publicados: 50 Anos a Mil, Manifesto do Nada na Terra do Nunca, Em Busca do Rigor e da Misericórdia – Reflexões de um Ermitão Urbano, O Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock e 60 Anos a Mil.
THE CROSS: Banda divulga guitar playthrough de David Shankle (ex-Manowar) e single desponta em gigante canal grego
As notícias continuam a surgir para a lendária banda de Doom Metal sul-americana THE CROSS. O grupo acaba de anunciar dois importantes destaques internacionais para seu atual single, “Cycle of Suffering (Samsara Wheel)”.
O primeiro é o vídeo do guitar playthrough apresentado pelo mundialmente renomado David Shankle (ex-Manowar), que participou da gravação da faixa. O vídeo demonstra o talento e virtuosismo de Shankle, elevando a visibilidade da produção. Assista ao playthrough aqui:
Adicionalmente, “Cycle of Suffering (Samsara Wheel)” foi publicado no influente canal grego 666MrDoom. Com mais de 284 mil inscritos, este é reconhecido como o maior canal global dedicado integralmente ao Doom Metal, consolidando a presença internacional do single. Confira:
THE CROSS Confirmado no ‘Bodes Metal Force Festival’ em Salvador
Em paralelo aos lançamentos digitais, THE CROSS foi confirmado como uma das atrações principais do aguardado ‘Bodes Metal Force Festival’. O evento acontecerá em 06 de dezembro de 2025, no Teatro Solar Boa Vista, em Salvador (BA), prometendo ser um marco para o cenário local.
O festival contará com um lineup de peso, incluindo:
Síndrome K, promovendo seu novo single “7.000 Giros”.
Os veteranos do War Death Metal Crucificator.
A lendária Vulcano, retornando à capital baiana após um hiato de oito anos.
Para mais informações e detalhes sobre o evento, acesse o serviço completo:
SERVIÇO:
Show: THE CROSS no ‘Bodes Of Metal Force’
Local: Teatro Solar Boa Vista (@cinetsolarboavista)
Endereço: Parque Marquês de Abrantes, s/n, Engenheiro Velho de Brotas – Salvador/BA
Data: 06/12/2025 (sábado)
Horário: 20 horas
Ingressos LIMITADOS: R$ 100,00 (antecipado)
Adquira online de forma rápida e segura: https://bodesmetalforcefestival.com.br/
Organização e informações sobre ingressos: @bodes_metalforce
Receba essa e outras notícias em primeira mão participando do canal oficial da SFP – Press & PR no WhatsApp AQUI: https://bit.ly/SFPWhatsAppChannel
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/thecrossdoom
https://www.instagram.com/thecrossdoom/
https://www.youtube.com/channel/UCAQmIpSnteUj6HDItI1oE_w
https://thecrossdoom.bandcamp.com/
https://thecrossdoom.smallbio.com.br/
https://li.sten.to/thecross
Fonte: SFP – Press & PR
The Allan Parkinson’s Project lança o novo EP Sounds From the Center of the Earth
O produtor, guitarrista e vocalista Anderson Mattiello lança oficialmente hoje, 10 de outubro, o novo EP do projeto The Allan Parkinson’s Project, intitulado “Sounds From the Center of the Earth”. O trabalho reforça a constante evolução sonora do projeto, apresentando três faixas inéditas — “Wanderers of the Deep”, “Echoes from Eternity” e “Falling Stars” — que exploram novas atmosferas e acrescentam camadas à identidade musical já consolidada por Mattiello.
A formação do EP conta com Anderson Mattiello (guitarra base e voz), Marcos Janowitz (guitarra solo), Belau Jones (baixo) e Robson Caffé (bateria). Toda a produção, mixagem e masterização foram realizadas por Mattiello no Mattiello Music Production, mantendo a essência independente e a atenção aos detalhes que caracterizam o projeto.
“Sounds From the Center of the Earth” já está disponível em todas as plataformas digitais.
Ouça agora: https://onerpm.link/256217105356
Para mais informações sobre Anderson Mattiello, entre em contato através de suas redes sociais:
Facebook: Mattiello Music Production
Instagram: @mattiellomusicproduction
YouTube: Mattiello Music Production
Festival DoSol 2025 anuncia lineup com Terno Rei, Felipe Cordeiro, Tuyo e Black Pantera entre os destaques
Com atrações que vão do indie ao punk, passando pelo samba, reggae e música eletrônica, o festival chega à 22ª edição, de 13 a 29 de novembro, como um dos mais importantes da cena independente. Na programação, artistas do Brasil, Portugal e Coreia do Sul
Acesse aqui as imagens de divulgação
Um dos festivais independentes mais longevos do país, o Festival DoSol chega à sua 22ª edição em novembro de 2025 com mais de 80 shows em cinco cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Currais Novos. Reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do RN, o evento acontece entre os dias 13 e 29 de novembro com entrada gratuita no interior e ingressos a preços populares na capital.
A programação reúne nomes de destaque da música nacional, como o indie-rock do Terno Rei (SP), o folk pop do Tuyo (PR), o hardcore do Rancore (SP), o punk do Mukeka di Rato (ES) e o baile tropical do paraense Felipe Cordeiro, que cruza guitarrada e carimbó com o pop contemporâneo. No cenário internacional, os portugueses da banda Linda Martini e o sul-coreano Octopoulpe acrescentam peso e diversidade ao line-up.
Sem perder sua essência, o festival reafirma o compromisso de ser vitrine da música potiguar, trazendo novidades como Bixanu, Dani Cruz, Gracinha, Sourebel e Taj Ma House, além de encontros históricos com Talma&Gadelha, Camarones Orquestra Guitarrística e Dusouto, nomes que marcaram a cena musical do RN nas últimas décadas.
Em Natal, o evento ocupa o Centro Histórico da Ribeira, espalhando-se por cinco palcos – Largo da Rua Chile, Galpão 292, Armazém Ribeira e Frisson (interno e externo) – em dois dias de maratona cultural que seguem até o amanhecer. Já no interior, a proposta é democratizar o acesso à música: todas as apresentações em Caicó, Currais Novos, Assu e Mossoró são gratuitas.
“O DoSol nasceu e cresceu ocupando espaços da cidade e do estado. Incluir o interior na nossa agenda é sempre um desafio, mas também é nossa maior alegria. É uma forma de espalhar cultura para além dos grandes centros”, diz Ana Morena, coordenadora geral do festival.
Com 22 anos de trajetória, o DoSol se mantém como símbolo de resistência cultural e espaço de experimentação artística, integrando a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e fortalecendo a cena alternativa no país.
O festival conta com o patrocínio da Cerveja Sol através da Lei Câmara Cascudo, Governo do RN, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Cultura; patrocínio da Unimed Natal via Lei Djalma Maranhão e Prefeitura de Natal; além de apoio cultural de instituições locais.
SERVIÇO
22ª edição do Festival DoSol
13, 14, 23 e 27 de novembro – Sede Cultural DoSol (Natal/RN)
Sábado , 15 de novembro – Caicó/RN
Domingo, 16 de novembro – Currais Novos/RN
Sexta, 21 de novembro – Assu/RN
Sábado, 22 de novembro – Mossoró/RN
Sexta e sábado, 28 e 29 de novembro – Natal/RN
Entrada gratuita no interior do RN e na primeira hora em Natal
Ingressos: https://outgo.com.br/festivaldosol2025
Confira programação em www.instagram.com/festivaldosol
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FESTIVAL DOSOL – SIDESHOWS
NATAL – SEDE CULTURAL DOSOL
Quinta, 13/11
19h – Lllucas (SE)
20h – Cidade Dormitório (SE)
Sexta, 14/11
19h – Truve (RN)
20h – The Sinks (RN)
21h – The Mönic (SP)
Domingo, 23/11
17h – Vagalumes do Mar (RN)
19h – Black Pantera (MG)
Quinta, 27/11
19h – Sarah Oliver (RN)
20h – Àiyé (SP)
FESTIVAL DOSOL INTERIOR
CAICÓ – ILHA DE SANTANA
Sábado, 15/11
18h – Cacto Neon (RN)
19h – O Pantim (RN)
20h – Unokkai (RN)
21h – Sertão Sangrento (RN)
22h – The Mönic (SP)
23h – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
00h – Black Pantera (MG)
CURRAIS NOVOS – PRAÇA TETÊ SALUSTINO
Domingo, 16/11
17h – Julhin de Tia Lica (RN)
18h – Wescley Gama (RN)
19h – Noscopia (RN)
20h – The Mönic (SP)
21h – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
22h – Black Pantera (MG)
ASSÚ – CASA DE CULTURA – SOBRADO DA BARONESA
Sexta, 21/11
18h – Gracinha (RN)
19h – Cinthia (RN)
20h – Scavenger (RN)
21h – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
22h – Black Pantera (MG)
MOSSORÓ – MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
Sábado, 22/11
Palco BNB
17h30 – V’Motta (RN)
18h30 – Cabocla de Jurema (RN)
19h30 – Swave (SP)
20h40 – Gracinha (RN)
21h50 – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
23h – Black Pantera (MG)
Palco Memorial
18h – Crise (RN)
19h – Boats (RN)
20h10 – Manjeronna (RN)
21h20 – Ocular Jack (RN)
22h30 – Mess the Cage (RN)
FESTIVAL DOSOL NATAL
GALPÃO 292
Sexta, 28/11
Palco Blackout
19h – Bixanu (RN)
20h – Valvulosa (RN)
21h – Backdrop Falls (CE)
22h – Kobracaio e os Vida Cobra (DF)
23h20 – Antiklan (RN)
Palco Galpão 292
19h30 – Iara Gomes (DF)
20h30 – Naimaculada (SP)
21h30 – Swave (SP)
22h30 – Menores Atos (RJ)
23h50 – Zimbra (SP)
LARGO DA RUA CHILE
Sábado, 29/11
PALCO SOL
17h – Talma&Gadelha (RN)
18h20 – Dani Cruz (RN)
19h40 – Tuyo (PR)
21h20 – Rancore (SP)
23h – Terno Rei (SP)
00h50 – Felipe Cordeiro (PA)
PALCO UNIMED
17h40 – Gracinha (RN)
19h – Linda Martini (Portugal)
20h30 – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
22h10 – Pelados (SP)
00h – Dusouto (RN)
01h50 – Vibrações (AL)
ARMAZÉM RIBEIRA
18h20 – Maré Tardia (ES)
19h40 – Jovens Ateus (PR)
21h20 – Terraplana (PR)
23h – Octopoulpe (Coréia do Sul)
00h50 – Sourebel convida Cami Santiz e Ale Du Black (RN)
02h20 – Taj Ma House (RN)
GALPÃO 292
17h40 – Test & Deaf kids (RJ/SP)
19h – Zepelim e o Sopro do Cão (PB)
20h30 – Desalmado (SP)
22h10 – The Renegades Of Punk (SE)
00h – Mukeka Di Rato (ES)
01h20 – Leptospirose (SP)
SLAM NA RUA
18h40 – Santos Noctua (RN)
19h50 – Zael (RN)
21h – Ravia (RN)
22h10 – Dona Liberdade (RN)
CLUBE FRISSON
18h20 – DJ Tesoura (RN)
19h40 – Nandrill (RN)
21h – Marti (RN)
22h20 – Bessa (RN)
23h40 – T-Light (RN)
01h – Dandarona (PE)
02h20 – Jennify C. (RN)
03h40 – Emma (RN)
Ribeirão Preto institui “Dia Municipal do Rock” no aniversário de Kiko Zambianchi
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) votou na noite do dia 13/10 o Projeto de Lei 295/2025 que institui o “Dia Municipal do Rock” em 14 de outubro, data do aniversário do cantor e compositor Kiko Zambianchi, nascido na cidade. O músico, que completou 65 anos, esteve presente no Plenário da Câmara para acompanhar a deliberação do projeto de lei de autoria do vereador Danilo Scochi (MDB), e sua presença reforçou o vínculo simbólico com a cidade e o reconhecimento de uma geração que ajudou a projetar Ribeirão Preto no cenário musical brasileiro. Após os trabalhos, Kiko Zambianchi subiu à tribuna para agradecer ao Danilo Schochi por protocolar o projeto. “Para mim é um grandissíssimo presente de aniversário. Eu vou fazer de tudo para que a gente consiga fazer eventos culturais durante esse período do mês. Muito obrigado, e contem comigo”, disse o artista.
A iniciativa nasceu do diálogo entre artistas, produtores e o poder público, articulada pelo músico e produtor Tiago Adorno, e reflete o papel de Ribeirão Preto como polo cultural de relevância no interior paulista. “A cidade tem uma história musical muito forte, artistas que marcaram gerações e um festival como o João Rock, que há mais de 20 anos projeta Ribeirão pro Brasil inteiro”, afirma Adorno. “Essa iniciativa é uma forma de reconhecer tudo isso e deixar um legado pra quem faz e pra quem vive o rock aqui. O Kiko Zambianchi representa bem esse caminho, ele saiu daqui, conquistou o país e sempre manteve essa ligação com Ribeirão. Por isso, nada mais justo do que ter o nome dele nessa homenagem”.
Nascido também em Ribeirão Preto, o músico, ator e manipulador de bonecos Álvaro Petersen, responsável por dar vida à personagens do “Castelo Rá-Tim-Bum” e do “Cocoricó” na TV Cultura, comentou a homenagem. “O Kiko e eu começamos a carreira juntos, tocando juntos e mostrando as nossas composições nos festivais. Eu tô na tv brasileira há mais de 30 anos e o Kiko é o nosso grande representante do rock nacional”. Petersen reforçou a importância de oficializar o dia municipal do rock na cidade “É muito bom para nós artistas, e para os futuros artistas de Ribeirão Preto, que nos dá acolhimento e pertencimento”.