Selos Lendários: Chrysalis

Selos Lendários: Chrysalis

Por Ronaldo Rodrigues

Voltando para a Inglaterra, a pauta deste capítulo da nossa série Selos Lendários é a Chrysalis.

A criação da Chrysalis tem alguma semelhança com a história de outro selo que já abordamos aqui, a Charisma (veja matéria aqui). Seus fundadores, Chris Wright e Terry Elis eram (antes da fundação do selo) agenciadores de bandas de rock no fim dos anos 60, assim como Tony Straton Smith, da Charisma.

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Terry Ellis e Chris Wright

Chris Wright era filho de fazendeiros na região de Lincolnshire, em Illinois, nos EUA. E quando jovem, se mandou para Manchester na Inglaterra, em meados dos anos 60, para estudar na universidade local. Lá, ele descolou o papel de secretário no diretório acadêmico e ali começou a agendar apresentações musicais na universidade. Em 1965, por exemplo, ele já tinha levado para tocar lá bandas como o Moody Blues e o The Who. Terry Ellis fazia mais ou menos a mesma coisa em Londres. Estavam na faixa dos 22-23 anos de idade, nos idos de 1967, quando se conheceram e resolveram juntar forças. Entre as bandas para as quais estavam buscando agendamento estavam as nascentes Jethro Tull e Ten Years After.

Passaram a dividir um pequeno apartamento como escritório e fundaram juntos a Ellis-Wright Agency. Já desde o início, eles gostariam de poder lançar os álbuns dos grupos que agenciavam, mas isso demandava um investimento que ainda não estava no calibre da dupla. Eles conseguiram fazer um acordo com o proeminente selo Island, de Chris Blackwell. Este acordo previa que, caso as bandas que eles agenciassem se saíssem bem nas vendas de seus discos (que seriam lançados pela Island), a Island lhes criaria uma estampa própria.

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Terry Ellis

Era uma aposta que tinha grande chance de não dar certo. Mas o sucesso e a repercussão suficientes para tal não tardaram a aparecer. Em 1969, é fundada a Chrysalis Records, com o financiamento da Island. Seu nome é uma fusão do primeiro nome de Chris Wright com o segundo nome de Terry Ellis. Devido a semelhança com a palavra “crisálida”, uma simpática borboleta se tornou a identidade visual do selo.

Ainda sim, a trajetória não foi simples. O Jethro Tull, por exemplo, depois de uma impressionante performance no Windsor Jazz Festival despertou o interesse de muitos selos e a Chrysalis teve que ter muita habilidade e seriedade para conquistar a confiança da banda e tê-los em seu cast.

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Terry Ellis e Ian Anderson (acima); Jethro Tull (abaixo) – trajetória ligada à Chrysalis

O primeiro lançamento com a estampa “Chrysalis” é uma versão do disco de estréia do Jethro Tull, This Was, ainda que lançado ao mercado pela Island, foi lançado na Alemanha com a logo da Chrysalis. Mas depois de iniciadas as atividades pra valer, em 17 de outubro de 1969, o primeiro lançamento foi o compacto com “Sweet Dreams” e “17″ do Jethro Tull, cujas faixas não constavam do segundo álbum do grupo, Stand Up, lançado pela Island. Os 5 primeiros lançamentos da estampa eram todos do Jethro Tull. Como disco completo, o primeiro a ser lançado pela Chrysalis foi de um dos filhos do Jethro Tull – a fantástica e desconhecida Blodwyn Pig, com seu disco Getting to This, formada pelo guitarrista Mick Abrahms, que abandonou o Jethro Tull antes do lançamento de seu primeiro disco.

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Capa de compacto do Ten Years After lançado pela Chrysalis

Esse início da Chrysalis estava muito vinculado à Island, seja em acordos de distribuição ou relançando os contratados da Island em outros países. O mesmo ocorreu com o Ten Years After. O primeiro disco da trupe do guitarrista Alvin Lee que saiu pela estampa da Chrysalis foi o ótimo A Space in Time, em 1971. Neste mesmo ano, também sai Broken Barricades, do Procol Harum.

Cartaz promocional de Broken Barricades, do Procol Harum – uma das bandas favoritas de Chris Wright
Cartaz promocional de Broken Barricades, do Procol Harum – uma das bandas favoritas de Chris Wright

A Chrysalis, apesar da pouca variedade de nomes em seu cast, começava pelo alto. Jethro Tull, Ten Years After e Procol Harum desfrutavam de ótima reputação e tinham boas vendagens no início dos anos 70. Essa alavanca permitiu ao selo, gradualmente, incluir novos nomes. Nesta época, Chris Wright toma uma decisão da qual se arrepende e menciona expressamente em sua biografia – não contratar David Bowie. Na época, Bowie era uma espécie de “one-hit wonder”, por conta da canção “Space Oddity”, lançada em 1969. O disco que apresentou à Chrysalis era Hunky Dory e esse não conseguiu convencer os cabeças do selo à contratá-lo. No ano seguinte, Bowie estaria na boca do mundo com seu Ziggy Stardust, devidamente abocanhado pela RCA-Victor. Situações parecidas Chris Wright viveu com o Dire Straits no fim dos anos 70 e, nos anos 90, com as Spice Girls. Ambos não foram contratados e venderam milhões em outras estampas.

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Resenha de Phenomenon, da banda UFO, no semanário “Sounds” no encarte do disco 

Já exemplos de apostas bem sucedidas da Chrysalis foram o UFO e Robin Trower. Todos seus lançamentos mais clássicos (no caso do UFO, a partir do disco Phenomenon) sairam pelo selo. A Chrysalis tem uma peculiaridade de ter lançado, de modo geral, a maioria das bandas derivadas de bandas que eram suas contratadas. No caso do Ten Years After, discos solos de Alvin Lee e de Chick Churchil; do Jethro Tull, o Wild Turkey (do baixista Glenn Cornick), o Blodwyn Pig (de Mick Abrahms) e os próprios discos solos de Mick Abrahms; do Procol Harum, os discos do guitarrista Robin Trower; no caso do UFO, a Michael Schencker Group nos anos 80, entre outros exemplos.

Em 75 também a Chrysalis passa abrigar o Gentle Giant, lançando o clássico Free Hand, durante o auge de popularidade do grupo. Terry Ellis havia ficado embasbacado com a musicalidade dos caras em shows que abriram para o Jethro Tull em 1972 e quando soube de quem estavam desapontados com a WWA, não perdeu a oportunidade de lhes oferecer um bom contrato.

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Chris Wright e Debbie Harry, do Blondie

A partir de 1976, importantes mudanças no mercado e no cenário do rock inglês e americano não passaram despercebidas pelos olhares atentos de Chris Wright e Terry Ellis. A Chrysalis tratou de buscar sua colocação na cena punk e new-wave, apostando acertadamente no Blondie, de Debbie Harry e no Generation X, de Billy Idol. Tanto a carreira solo de Billy Idol quanto os discos solo de Debbie também foram lançados pela estampa, nos anos 80. Com o avançar dos anos 80, a Chrysalis foi se afastando do rock e dando preferência a artistas pop de maior envergadura, como Pat Benatar, o grupo new-wave Ultravox ou o Huey Lewis and the News. Todos trouxeram muitos dividendos ao selo, que por repetidas apostas acertadas e um claro entendimento dos mercados musicais, sempre se manteve no topo, com um ritmo constante de lançamentos e relançamentos.

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Pat Benatar, sucesso da Chrysalis durante os anos 80

Em 1985, Terry Ellis vende sua parte da sociedade à Chris Wright e em 1990, a Chrysalis foi adquirida pela gigante EMI. Chris Wright é, até hoje, um empresário multi-milionário de muito renome, com investimento em outras mídias, como a TV, e no ramo dos esportes. Mas em entrevistas e depoimentos recentes, se diz desapontado com os rumos da música e da indústria fonográfica.

Chris Wright, executive chairman of Chrysalis
Foto recente de Chris Wright

Com relação ao design do selo, o bom gosto desde o início prevaleceu. Apenas com a alterações de cores no fundo e nas letras, o emblema do selo permaneceu por muitos anos, tendo apenas pequenas variações no desenho da borboleta.

2 comentários sobre “Selos Lendários: Chrysalis

  1. Chrysalis nunca teve muitos contratados, mas só tinha coisa boa no selo. No final dos anos 80 o selo ficou muito bonito, com a borboleta em azul sobre fundo branco! Se me lembro bem ela ocupava quase todo o espaço do selo.

  2. Engraçado que aqui no Brasil tinha um outro selo de disco que trazia uma borboleta como mascote: quem não se lembra da lendária Copacabana Discos? Famosa principalmente por editar LPs sertanejos que hoje se tornaram clássicos.
    PS: Quando vão falar do selo EPIC aqui no site? Foi o selo que editou no Brasil quase todos os discos do meu ídolo-mor Richard Clayderman – pelo menos durante a década de 1980, que foi a década de ouro dele (aquele logotipo cursivo é um clássico, é demais).

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