Discos Que Parece Que Só Eu Gosto: 2wo – Voyeurs [1998]

Discos Que Parece Que Só Eu Gosto: 2wo – Voyeurs [1998]

Por Pablo Ribeiro

Quando o cantor Rob Halford anunciou sua saída do Judas Priest em julho de 1991, o mundo do Metal ficou em choque. Halford, descontente com os rumos musicais do grupo, formou o Fight, que após dois discos de estúdio se dissolveria, em 1995. Rob então, partiu para a gravação daquele que se tornaria o disco mais polêmico de sua carreira. Intitulado Voyeurs, e lançado em 1998, era cria, na verdade, não de uma banda, mas de uma dupla, com o excelente guitarrista John 5 (Marylin Manson, Rob Zombie, David Lee Roth, Sebastian Bach e outros) tocando todas as linhas de guitarra e baixo.

two-halford-lowery
Halford e John 5, ao vivo

O produtor do álbum, o experiente Bob Marlette (que tocou e/ou produziu material de Al Stewart, Tracy Chapman, John Wetton, Black Sabbath, Quiet Riot, Alice Cooper e inúmeros outros) ficou responsável pelas linhas de teclado, efeitos e bateria eletrônica. Sim: teclados, efeitos e bateria eletrônica. Voyeurs não é um disco de metal, no sentido estrito da palavra. O que não quer dizer, no entanto, que o álbum não seja pesado.

Peso há de sobra aqui. Não tanto em linhas de guitarra ou em andamentos esmagadores como se esperaria de Halford. O que pesa aqui, é o clima soturno, a áurea pessimista e as linhas melódicas hipnóticas. O ritmo bate-estaca se faz presente apenas quando necessário, em contraponto com a melancolia impressa principalmente pelos teclados, tudo embalado na sujeira das guitarras – que não são poucas – de John 5. Se fosse para rotular o álbum de alguma forma específica, seria de “Rock Industrial”, mas por mais que o termo seja o mais próximo de algo que possa definir a espinha central musical de Voyeurs, não é só isso.

Halford_Em_1998
Rob Halford em 1998

Há, sim um padrão “metálico” que permeia certas passagens. Um possível (ainda que imprecisa referência com algumas semelhanças musicais), é a “One Man Band” Nine Inch Nails. De fato, Trent Reznor (o mentor do NIN) chegou a pre-produzir Voyeurs, mas Marlette (juntamente com uma mão de Dave Ogilvie) acabou por tomar as rédeas do material em estúdio, o que permitiu uma maior acessibilidade das músicas, distanciando-as um pouco da dureza industrial do NIN.

Ouça com calma – e sem preconceito – o material, e conheça um lado de Halford totalmente diferente (e até mesmo oposto) do que ele fez na grande maioria de seus trabalhos, mas ainda assim pesado, denso e agressivo. Apenas de uma forma diferente do que se esperaria do cara que ficou conhecido – com justiça – como “Metal God”. Diferente e até estranho, sim! Mas muito bom.

1. I Am A Pig
2. Stutter Kiss
3. Water’s Leaking
4. My Ceiling’s Low
5. Leave Me Alone
6. If
7. Deep In The Ground
8. Hey, Sha La La
9. Wake Up
10. Gimp
11. Bed Of Rust
12. In My Head (Somente na edição japonesa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.