Benedictum: Por Que Ouvir

Benedictum: Por Que Ouvir

Por Ulisses Macedo

“A versão feminina de Ronnie James Dio”. É assim que muitos costumam categorizar a vocalista do Benedictum, Veronica Freeman. E não é por menos, pois ela costumava tocar em uma banda tributo ao baixinho, junto com os ex-companheiros Blackie e Chris (que tocaram no debut Uncreation), fora o fato de que muitas pessoas que já tocaram com Dio aparecerem em álbums da banda, como Craig Goldy, Jeff Pilson (que produziu três discos dos caras) e Jimmy Bain. Ou seja, ao invés das vocalistas com aquela típica voz doce e meiga, Veronica tem um timbre mais grave e forte, puramente feito para o Metal.

O som do grupo, formado em 2005 em San Diego, Califórnia, é diretamente relacionado à carreira solo de Dio, assim como sua fase Rainbow e Black Sabbath, além de diversas outras influências como Savatage, Queen e até Rush!

O talento nato de cada integrante foi percebido cedo pela mídia, como a revista Classic Rock os elegendo uma das “bandas pra ficar de olho em 2006”, assim como as aparições em inúmeros festivais, entre eles o Wacken Open Air.

Por Onde Começar?

benedictum-dominion

É difícil escolher entre Seasons of Tragedy (2008) ou o Dominion(2011), então eu sugiro o último, pois foi onde conheci a banda. As primeiras quatro músicas são um absurdo de tão boas, e o restante só faz o disco crescer ainda mais no coração do ouvinte.

O guitarrista Pete Wells utiliza riffs de extremo bom gosto, e não desfila solos sem pé nem cabeça o tempo todo. A cozinha da banda é precisa e brutal, principalmente a bateria que não entedia jamais (vide “Bang”, ou durante o solo de “Dark Heart”). Nesse álbum tem tudo o que o fã de Metal quer: música pra bater cabeça (“At The Gates”, “Grind It”), performances vocais impressionantes (“Seer”), hinos de adoração ao Metal (“Bang”) e faixas mais progressivas (“Epsilon”), e até um cover de Rush, “Overture/Temples of Syrinx”, que todo mundo sabe de qual disco é!

Seasons of Tragedy e Uncreation (2006) também não devem ser ignorados, principalmente este último, pois traz ótimos covers de Black Sabbath (“Heaven And Hell” e “Mob Rules”). E claro, falando em Sabbath, o então último disco do grupo, Obey, que completará 10 anos em novembro de 2023, traz a participação mais que especial de Tony Martin na belíssima “Cry”.

Benedictum

Gênero: Heavy Metal

Origem: San Diego, Califórnia

Atividade: 2005 – Atualmente

Discografia:

Uncreation (2006)

Seasons of Tragedy (2008)

Dominion (2011)

Obey (2013)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.