Cinco Discos Para Conhecer: Tommy Clufetos

Cinco Discos Para Conhecer: Tommy Clufetos

Tommy_Clufetos_live_with_Black_Sabbath

Por Pablo Ribeiro

Nota do autor: Geralmente só entram discos (álbuns) nessa seção, mas como pelo menos dois dos mais importantes lançamentos que contam com a participação de Tommy Clufetos são audiovisuais – um deles fundamental – me permiti um “desvio” na regra e inclui esse material, já que são fundamentais para conhecer a carreira do músico.

Nascido no penúltimo dia de 1979, em Detroit, Tommy Clufetos começou a tocar bateria com apenas 7 anos de idade, e durante sua carreira tocou tanto com alguns artistas pouco conhecidos como com alguns dos maiores expoentes do rock. Dono de um estilo que transita tranquilamente entre a modernidade e o clássico, emprestou sua técnica precisa mesclada ao grose característico a medalhões do rock como  Alice Cooper, Ted nugent, e Black Sabbath, além de artistas de outros estilos, como a cantora Pop Lesley Roy. Ficou famoso na banda do cantor/diretor/ator/designer Rob Zombie, onde foi descoberto pelo “madman” Ozzy Osbourne, com quem toca até hoje.


520505033225094Ted Nugent – Full Bluntal Nugity Live [2003]

O primeiro grande trabalho de Clufetos foi com o polêmico Ted Nugent, em seu DVD Full Bluntal Nugity, lançado em 2003. Com uma seleção de faixas que cobrem toda a carreira de “Nuge”, e a participação do ótimo baixista Marco Mendoza, Clufetos se sentiu confortável para detonar atrás de seu kit, apresentando uma performance cheia de groove, sem perder a técnica. Apesar de estar praticamente irreconhecível de cara limpa e cabelos curtos, o baterista aqui já demonstra todo o profissionalismo que iria marcar sua carreira daqui em diante. Uma gravação em CD com esse mesmo nome também foi lançada, 2 anos antes, mas nesse lançamento, o baterista é Tommy Aldridge. Destaque para “Wang Dang Sweet Poontang”, “Pralyzed” e claro, “Catch Scratch Fever“.

Ted Nugent (guitarras, vocais), Marco Mendoza (baixo,backing vocals, vocais em 9), Tommy Clufetos (bateria, backing vocals)

Track list – DVD

1. Intro
2.Great Nuge Buffalo
3. Paralyzed
4. Stormtroopin’
5. Nuzenoizcheck
6. Snakeskin Cowboyz
7. Nuge Gear Abuse
8. Free For All
9. Hey Baby
10. Nugeradio
11. Wang, Dang, Sweet Poontang
12. Nuge Manager-Doug Banker and Supansa Wedding
13. Kiss My Ass
14. Full Uzinage
15. Yank Me, Crank Me
16. Spirit W/ Garlic, Butter & Gutpiles
17. Dog Eat Dog
18. Cat Scratch Fever
19. Derek St. Holmes La Jam
20. Stranglehold
21. Motor City Madhouse
22. Buffalo Entrance II
23. Fred Bear


[1000plastinok.net] Dirty Diamonds (Alice Cooper (Элис Купер))-frontAlice Cooper – Dirty Diamonds [2005]

Depois de alguns discos não tão memoráveis nos anos 80 e 90, e o flerte (as vezes bem evidente) com a música industrial, a Tia Alice retornou às raízes com seu 24º álbum de estúdio em 36 anos. Ainda que o álbum não seja exatamente um total retorno àquela veia mais rock clássicos de alguns dos seus melhores discos, o álbum é recheado de bons momentos, muito por causa da banda. Acompanhando o veterano Cooper, estão os guitarristas Ryan Roxie (que tocou com os ex- Guns’n’Roses Gilby Clarke e Slash) e Damon Johnson (Sammy Hagar, Damn Yankees, Black Star Riders), o baixista Chuck Garric (L.A. Guns, Dio, ESP), e claro, Clufetos na bateria, que formam um grupo bem entrosado e inspirado. Clufetos faz o que tem que ser feito, com competência. Repare na praticamente punk faixa título, onde o baterista não passa do ponto, mas imprime sua marca em momentos específicos. “Run Down The Devil“, por exemplo, mantém o odor dos anos 70, mas com alguns detalhes – principalmente no andamento – remetem aos lançamentos mais modernos de Alice. Aqui, claro, Clufetos encara e se sai bem. com sobras.

Alice Cooper (vocais, harmônica), Ryan Roxie (guitarras), Damon Johnson (guitarras), Chuck Garric (baixo), Tommy Clufetos (bateria)

1. Woman of Mass Distraction
2. Perfect
3. You Make Me Wanna
4. Dirty Diamonds
5. The Saga of Jesse Jane
6. Sunset Babies (All Got Rabies)
7. Pretty Ballerina
8. Run Down the Devil
9. Steal That Car
10. Six Hours
11. Your Own Worst Enemy
12. Zombie Dance


Rob_Zombie_-_Hellbilly_Deluxe_2Rob Zombie – Hellbilly Deluxe 2 [2010]

Depois de tocar – e excursionar – com Alice Cooper, Clufetos se juntou à banda de Rob Zombie, gravando dois álbuns de estúdio, sendo esse Hellbilly Deluxe 2 (que recebeu o curioso subtítulo de Noble Jackals, Penny Dreadfuls and the Systematic Dehumanization of Cool), o segundo deles. Com o característico som de Zombie no auge da criatividade, Clufetos se encaixa muito bem na proposta musical do disco – e da banda – que mescla fortes influências dos anos 70, música industrial, pos-punk, histórias em quadrinhos e filmes de terror, transitando sem dificuldades entre o mais orgânico dos fraseados, as quase sufocantes batidas marciais da música industrial e do pessimismo claustrofóbico pós-punk, criando a cama perfeita para a proposta sonora única do Zumbi. Ouça maravilhas insanas como “Sick Bubblegum“, “What?” e “Werewolf Women Of The SS” (que TÍTULO maravilhoso!) e comprove! Logo depois do lançamento do disco, Clufetos deixou a banda de Rob Zombie para se juntar à banda de Ozzy Osbourne (juntamente com outro ex-Rob Zombie, o baixista Rob “Blasko”), o que enfureceu Zombie, levando o vocalista a relançar o álbum no mesmo ano, com algumas faixas regravadas, onde o então Slipknot Joey Jordison substituindo Clufetos. Por mais competente que Jordison seja, as frases de Clufetos ainda se encaixam melhor no resultado final, quando comparadas as versões dos álbuns.

Rob Zombie (vocais), John 5 (guitarras), Piggy D. (baixo), Tommy Clufetos (bateria)

1. Jesus Frankenstein
2. Sick Bubblegum
3. What?
4. Mars Needs Women
5. Werewolf, Baby!
6. Virgin Witch
7. Death and Destiny Inside the Dream Factory
8. Burn
9. Cease to Exist
10. Werewolf Women of the SS
11. The Man Who Laughs


screamOzzy Osbourne – Scream [2010]

No mesmo ano em que saltou fora da banda de Rob Zombie, outro insano lança um álbum com a participação de Tommy Clufetos. Desta feita, o responsável pelo lançamento é o “Madman” original: Ozzy Osbourne. Primeiro álbum de Ozzy depois da saída de Zakk Wylde – substituído aqui por Gus G, Scream conta com um som bastante próximo ao seu disco anterior (Black Rain, de 2007), mas tem a adição de algumas – discretas – sonoridades mais modernas e até mesmo industriais (ainda que em uma mínima escala), principalmente na execução quase marcial da cozinha, não por acaso a cargo da dupla anteriormente responsável pela função na banda de Rob Zombie. Juntamente com o baixista Blasko, Clufetos faz uma dobradinha extremamente coesa e sólida, e destrói em faixas como o single “Let Me Hear You Scream“, o ataque perturbador de “Soul Sucker” ou ainda a “metralhadora” de “Diggin’ Me Down“. A bateria de Clufetos acaba por ser, talvez, o maior destaque do álbum, que serviu de degrau para que o baterista chegasse ao ponto mais alto de sua carreira, um objetivo almejado por virtualmente qualquer músico.

Ozzy Osbourne (vocais), Gus G. (guitarra), Rob Nicholson (baixo), Adam Wakeman (teclados), Tommy Clufetos (bateria, percussão)

1. Let It Die
2. Let Me Hear You Scream
3. Soul Sucker
4. Life Won’t Wait
5. Diggin’ Me Down
6. Crucify
7. Fearless
8. Time
9. I Want It More
10. Latimer’s Mercy
11. I Love You All


Black_Sabbath_Live_GatheredBlack Sabbath – Live… Gathered In Their Masses [2013]

Em 2012 o Black Sabbath anunciou o retorno de suas atividades com os seus 4 integrantes originais: O guitarrista Tony Iommi, o Baixista Geezer Butler, o Vocalista Ozzy Osbourne e o baterista Bill Ward. Pouco depois do anúncio, entretanto, foi divulgado que Ward não participaria da gravação de um novo álbum, tampouco de sua touro de divulgação. Os motivos que deixaram o baterista original do quarteto de fora da reunião até hoje não foram totalmente esclarecidos. O fato é que o grupo tinha pressa (muito devido à saúde debilitada de Iommi, que lutava contra um linfoma) para entrar em estúdio, e para o posto de baterista a banda recrutou o limitadíssimo Brad Wilk (Rage Against The Machine, Audioslave), que se não comprometeu o resultado final do disco, deixou muito a desejar em relação ao peso e ao groove das músicas. Assim, em 2013, quando a banda saiu em tournê após o lançamento de 13, lançado no mesmo ano, Wilk ficou de fora, para alívio dos fás da banda. Para seu lugar, a escolha foi óbvia: Tommy Clufetos, que não só tinha provado há muito tempo que tinha condições de sobra para encarar a responsabilidade de tocar com esses gigantes, além de conhecer uma parte considerável do material do Sabbath (canções que tocava com Ozzy em sua carreira solo). Ainda no final de 2013, o grupo lança o vídeo contendo as gravações de 2 shows da tour, gravados entre maio e abril, em Melbourne na Austrália. Live… Gathered In Their Masses, lançado principalmente em DVD e Blu-Ray, traz um Black Sabbath pesadíssimo e violento, e que, a despeito da idade avançada – e os problemas de saúde – de seus integrantes originais, o grupo se sai extremamente bem na execução das faixas e na performance em si. E Tommy Clufetos? Bem, todos esperavam mesmo, era ver o velho Bill Ward atrás do seu Kit, mas já que isso era claramente impossível, Clufetos não deixou barato e substituiu com honra o antigo batera do Sabbath. Assistindo o baterista esmurrar a bateria com tanta propriedade, é difícil imaginar que um outro músico poderia estar ali, senão o próprio Tommy. Mesmo sem desvirtuar as canções originais dos anos 70, de suas frases clássicas, Clufetos coloca sua personalidade, seja em alguma virada, algum groove ou determinada passagem. Já nas recentes canções de 13, o baterista mostra que deveria te-las gravado, ora injetando – mais – peso nas músicas, ora preenchendo passagens originalmente mais, simples com quebradas e viradas inspiradíssimas. Tudo isso completando o estupendo trabalho de Butler no baixo. Clássicos do naipe de “Into The Void” (repare no peso da bateria), “Snowblind” e “Children Of The Grave” (onde o Clufetos reduz a pó tudo à sua frente) mostram o quão preparado o batera está para o posto. A mesma coisa com as mais recentes “God Is Dead” e “Methademic” por exemplo. Se ainda resta dúvida, dê uma sacada no solo de bateria do cara – também presente no material: Tommy Clufetos é um animal, e merece ter chegado até aqui, e com certeza ainda vai mais longe!

Ozzy Osbourne (vocais), Geezer Butler (baixo), Tony Iommi (guitarras), Tommy Clufetos (bateria), Adam Wakeman (teclados)

Track list DVD

1. War Pigs
2. Into The Void
3. Loner
4. Snowblind
5. Black Sabbath
6. Behind The Wall Of Sleep
7. N.I.B.
8. Methademic
9. Fairies Wear Boots
10. Symptom Of The Universe (Intro) / Drum Solo
11. Iron Man
12. End Of The Beginning
13. Children Of The Grave
14. God Is Dead?
15. Sabbath Bloody Sabbath (Intro) / Paranoid

e19956bbfc7c2bbba6faf64da657301b

Um comentário em “Cinco Discos Para Conhecer: Tommy Clufetos

  1. Excelente baterista, que só entrou no meu radar depois que foi trabalhar com Ozzy. O que lhe falta em feeling nas músicas do Black Sabbath ele compensa com peso e uma técnica diferenciada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.