Faces – First Step [1970]

Faces – First Step [1970]

Por Daniel Benedetti

Em 24 de maio de 1968, a banda britânica Small Faces lançava seu terceiro álbum de estúdio, o consagrado Ogdens’ Nut Gone Flake. O grupo era formado pelo vocalista e guitarrista Steve Marriott, o baixista Ronnie Lane, o tecladista Ian McLagan e o baterista Kenney Jones.

No final de 1968, Marriott deixou oficialmente a banda, saindo do palco durante um show ao vivo na véspera de Ano Novo, gritando “Eu desisto”. Citando frustração com o fracasso em romper com sua imagem pop e sua incapacidade de reproduzir o material mais sofisticado adequadamente no palco, Marriott já estava olhando na formação de uma nova banda, que seria a Humble Pie, com Peter Frampton.

Um álbum pós o final do Small Faces, The Autumn Stone, foi lançado no final de 1969, que incluía uma rara apresentação ao vivo e uma série de faixas inéditas gravadas para um quarto álbum.

Mas as coisas caminhariam para os três membros remanescentes do Small Faces: Ian McLagan, Ronnie Lane e Kenney Jones. Rod Stewart e Ronnie Wood iriam se juntar aos caras. A primeira colaboração entre os membros futuros do Faces foi em uma formação chamada Quiet Melon, que também apresentava o irmão mais velho de Wood, Art Wood, e Kim Gardner; eles gravaram quatro músicas e fizeram alguns shows em maio de 1969, durante uma pausa nos compromissos de Ronnie Wood e Rod Stewart, os quais faziam parte do The Jeff Beck Group.

Em meados de 1969, Wood e Stewart se separaram de Beck e se juntaram a Lane, McLagan e Jones em tempo integral. Antes de qualquer lançamento da nova formação do Faces, Wood e McLagan apareceram no primeiro álbum solo de Rod Stewart naquele mesmo ano, An Old Raincoat Won’t Ever Let You Down.

Com a adição de Wood e Stewart, a parte “pequena” do nome original da banda foi descartada, em parte porque os dois recém-chegados eram significativamente mais altos do que os três ex-Small Faces. Na esperança de capitalizar o sucesso anterior dos Small Faces, os executivos da gravadora Warner Bros., queriam que a banda mantivesse seu antigo nome; no entanto, o novo grupo se opôs, argumentando que as mudanças de pessoal resultaram em um conjunto muito diferente do Small Faces.

Entretanto, como um compromisso, nos Estados Unidos, seu álbum de estreia foi creditado ao Small Faces, enquanto os álbuns subsequentes apareceriam com seu novo nome.

First Step é o álbum de estreia do grupo britânico Faces lançado em fevereiro de 1970 e que foi gravado entre dezembro de 1969 e janeiro do ano seguinte no De Lane Lea Studios, em Londres, na Inglaterra.

A capa do álbum mostra Ronnie Wood segurando uma cópia do tutorial de guitarra seminal de Geoffrey Sisley, chamado First Step: How to Play the Guitar Plectrum Style.

Embora o álbum tenha sido gravado após a formação oficial do grupo e assinatura de seu contrato com a Warner Bros. Records, no segundo semestre de 1969, os membros da banda ensaiaram, apresentaram-se e gravaram juntos em diferentes oportunidades desde maio daquele ano. Com mais de 46 minutos, First Step é o trabalho mais longo da banda e, bem possivelmente, o mais democrático dos lançamentos do Faces, destacando os talentos da banda como um todo e permitindo a cada membro pelo menos um crédito de compositor, em oposição ao domínio estabelecido por Stewart e sua parceria de composição com Wood conforme a carreira da banda progrediu.

Entre as canções, destaca-se a ótima versão para “Wicked Messenger”, de Bob Dylan, agressiva e intensa. “Shake, Shudder, Shiver” segue na mesma linha, flertando deliberadamente com o nascente Hard Rock. “Three Button Hand Me Down” expõe os talentos vocais de Stewart e “Nobody Knows”, apesar das melodias belíssimas, consegue ser menos brilhante por conta dos vocais menos inspirados de Lane.

De modo geral, First Step é um álbum de Rock com pegada inegavelmente bluesy, muitas vezes flertando com Hard Rock – e nestes flertes é que se encontram seus melhores momentos. Individualmente, os vocais de Stewart são uma amostra da qualidade deste vocalista, bem como o Hammond de McLagan seja um inegável protagonista. First Step conquistou a 45ª posição da principal parada britânica de discos enquanto ficou com a 119ª colocação na principal parada norte-americana, a Billboard 200.

“Flying” foi lançada como single, uma composição creditada a Stewart, Lane e Wood, mas sem maiores repercussões em termos de paradas de sucesso.

A crítica especializada da época recebeu o disco de maneira morna, mas, com o passar do tempo, o álbum passou ter os seus méritos mais reconhecidos. Em fevereiro de 1971 sairia o segundo álbum do grupo, Long Player.

Formação:

Rod Stewart – Vocal, Gaita, Banjo (em 4)

Ronnie Lane – Baixo, Guitarra base e Violão, Backing Vocal, Vocal principal (em 4), Vocal Compartilhado (em 2,3 & 8)

Ronnie Wood – Guitarra Solo, Guitarra base e Violão, Baixo (em 10), Backing Vocal

Ian McLagan – Hammond, Wurlitzer Piano, Backing Vocal

Kenney Jones – Bateria e Percussão

Faixas:

01 – Wicked Messenger (Bob Dylan) – 4:00

02 – Devotion” (Lane) – 4:48

03 – Shake, Shudder, Shiver (Lane/Wood) – 3:09

04 – Stone (Lane) – 5:33

05 – Around The Plynth (Stewart/Wood) – 5:45

06 – Flying (Lane/Stewart/Wood) – 4:10

07 – Pineapple and the Monkey (Wood) – 4:23

08 – Nobody Knows (Lane/Wood) – 4:05

09 – Looking Out the Window (Jones/McLagan) – 5:00

10 – Three Button Hand Me Down (McLagan/Stewart) – 5:30

 

3 comentários sobre “Faces – First Step [1970]

  1. Um disco simplesmente fantástico, que só obtive recentemente, mas me fez pensar o quanto de tempo perdi. Na Inglaterra do final dos anos 60 só Rod Stewart poderia substituir Steve Marriott como cantor – afinal, quase todo mundo que cantava bem já estava empregado. Acho Ronnie Lane um cara extremamente injustiçado, que nunca obteve o merecido sucesso na sua carreira solo – as composições dele são sempre interessantes, e não conheço música ruim escrita por ele para o Faces, mas realmente deveria deixar a tarefa de cantar para Rod The Mod. A versão para “Wicked Messenger” chega a assustar quem, como eu, só conhecia o original de Dylan. Gosto muito de “Around the Plynth”, e ainda não consegui decidir se prefiro esta versão ou “Plynth (Water Around the Drain”), que saiu no “Beck-Ola” do Jeff Beck Group.

  2. Primeiro disco que comprei do The Face. Contudo, o trabalho que mais gosto dele é o A Nod is Good as a Wink… To a Blind Horse

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